Autor Tópico: Astronomia de Luto  (Lida 5427 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline AJC

  • Moderador Global
  • Astro-Curioso
  • *****
  • Mensagens: 144
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • Astronomia e Música
Astronomia de Luto
« em: Novembro 08, 2011, 09:04:16 pm »
Hoje, 08 de novembro de 2011, o AJC, foi banido do CosmoForum no Brasil. Mataram, esquartejaram...de forma truculenta e grosseira. Pura covardia. Espero, caros amigos portugueses, que isto jamais ocorra aqui no Galactica. Que divergencias possam convergir para o conhecimento.

Espero que, do outro lado do oceano atlantico, essa barbarie não aconteça. Discussões e debates devem sempre fazer parte dos encontros sobre ciência.

400 anos depois da inquisição ter perseguido Galileu temos a nova inquisição à brasileira. São os novos inquisidores na semana em que acontece o ENAST, o maior encontro de astronomia amadora do Brasil.

Mas para o desespero deles AJC ressuscitará no segundo dia...mais forte, mais polemico.
Estamos apenas começando.
AstroSaudações,
http://astronomiaemusica.no.comunidades.net/index.php?pagina=1980008586
Três Marias - Minas Gerais - Brasil
AJC - pesquisador da AAVSO 100 ANOS - 1911 / 2011

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: Astronomia de Luto
« Responder #1 em: Novembro 09, 2011, 09:49:36 am »
Caro AJC,

Pelo que sei aqui isso dificilmente acontecerá, mas pode acontecer a qualquer um que não cumpra as regras mais básicas e elementares de qualquer fórum. Fora isso, assuntos polémicos e que gerem discussão, desde que relacionados com Astronomia e sempre respeitando os outros, não serão objecto de expulsão... digo eu!  ;D
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Re: Astronomia de Luto
« Responder #1 em: Novembro 09, 2011, 09:49:36 am »

Offline joao marum

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 388
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Astronomia de Luto
« Responder #2 em: Novembro 09, 2011, 01:23:56 pm »
Eu por acaso vi o video e não vi lá o que quer que fosse que motivasse esse tipo de reacção
------------------
João Marum
GOAAA

Offline Vitor AD

  • Mensagens: 29
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Astronomia de Luto
« Responder #3 em: Novembro 11, 2011, 04:18:35 pm »
Eu por acaso vi o video e não vi lá o que quer que fosse que motivasse esse tipo de reacção

Pois é. Acontece com todos que não lêem as letras miudas dos contratos... de participação dos fórums...

Imagino que por aqui também aqueles que se árvorem donos da verdade, que sejam arrogantes, que ataquem membros do fórum só porque não participam de grupos de astronomia ou façam curvas de varíaveis, ou quiçá, que pratiquem spam no forum com o intuito de apenas divulgar seus videos sejam banidos também...

Espero que os astrocolegas Portugueses me perdoem o meu direito de defesa já que fui citado nominalmente.

Mas, se os colegas considerarem em contrário, abandonem seus equipamentos e adquiram o mais rápido possível um refrator clone de 50 ou 60 mm, destes chineses vendidos por aí, e dediquem-se a elaborar curvas de estrelas varíaveis. E sim, é importante participar da AAVSO, e também apenas saber como se faz para obter visualmente uma magntiude estelar a partir das estrelas de referência. Não precisam utilizar telescópios automatizados, para que? Um altazimutal manual é mais do que suficiente.

Esqueçam-se que existem outros trabalhos importantes como os da ALPO e outros. Dediquem-se exclusivamente a obter sua sigla da AAVSO e construir curvas de estrelas variáveis. Esqueçam que a astronomia instrumental amadora evoluiu a níveis que apenas se sonhava a decádas atrás. E esqueçam também que apenas discutir em um fórum é uma forma de divulgação da astronomia, pelo menos para aqueles que o considerem como tal e saibam defender seus pontos de vista sem agredir os dos colegas.

Por fim, apenas como um adendo ao AJC, eu não irei ao ENAST por motivos pessoais. Mas EU sei de outros participantes que irão. Fazer o que?

Abraços.



Vitor
http://vitord70.multiply.com
Dob 270 mm F/5
Orion Astroview 150 mm F/5 Newt
EQ3 convertida para guiagem
Refrator Jaegers 80 mm F/4.88  (homemade)
SPC900NC SC-1.5 + Meade LPI
Tasco: Bino 50x10 + Refrator 60mm F/13.33

Offline cscunha1984

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 112
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • O blog das coisas fantásticas ;)
Re: Astronomia de Luto
« Responder #4 em: Novembro 12, 2011, 11:05:53 pm »
Olá. Concordo que no caffe se possa falar de tudo, mas vejo este "caffe" diferentemente e não sei o que ganhamos com o levar para a frente esta conversa. Sinceramente.

Se o tópico fosse sobre a diferença entre aberturas, o que fazer com cada uma, quais os limites delas bem como dos desenhos ópticos, talvez desse uma achega também eu. Vir para um fórum de outro país, sobre a mesma área cientifica, falar dos podres próprios não me parece nem sensato nem inteligente.
Problemas há em todos os lados, e é o bom senso que deve prevalecer sempre, mas acho que a comunidade científica Amadora e astrónoma em Portugal nada ganha com estes "mexericos".
Sem mais, os melhores cumprimentos a todos.

Cristóvão Cunha
Orion Optics UK SPX250 f4,8, Orion Optics UK OMC140, PST
SW eq3-2, SW eq-6, GSO azt e muita, muita vontade de aprender :)

Offline Bruno vieira gonçalves

  • Mensagens: 9
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Astronomia de Luto
« Responder #5 em: Novembro 13, 2011, 01:34:49 am »
Bem, concordo então com o colega cscunha1984, isso já está sendo levado para o lado pessoal, apenas fiquei indignado com o que anda acontecendo em certos fóruns, porém vejo aqui em portugal ares com aroma de tolerância e boa conduta.
Daqui para frente farei uso desse espaço de forma que contribua para o crescimento do Galática, e promover a união e não ressentimentos. E muito obrigado pela acolhida que recebí deste fórum.
Se desvirtuei então a meta do tópico, prefiro me deter em assuntos realmente edificantes. Realmente isto está tomando ares de mexericos e então abrirei mão da minha mensagem.
Atenciosamente Bruno.

Offline cscunha1984

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 112
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • O blog das coisas fantásticas ;)
Re: Astronomia de Luto
« Responder #6 em: Novembro 13, 2011, 02:09:53 am »
Olá Bruno. A minha posição é pessoal. Haverá quem discorde mas o bom senso por norma impera por terras lusas.
Estamos aqui todos para o mesmo: APRENDER. ;) Não há ninguém tão ignorante que não tenha algo a ensinar, nem tão inteligente que não tenha a aprender.

Sobre a "acolhida"/acolhimento ::), ainda não to tinha dito: Sê bem vindo  8)
Cumprimentos deste lado do Atlântico

Céus limpos ;)
Orion Optics UK SPX250 f4,8, Orion Optics UK OMC140, PST
SW eq3-2, SW eq-6, GSO azt e muita, muita vontade de aprender :)

Offline Bruno vieira gonçalves

  • Mensagens: 9
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Astronomia de Luto
« Responder #7 em: Novembro 13, 2011, 09:48:28 am »
Obrigado irmão Lusitano,
é um prazer receber acolhimento por colegas do além Atlântico, e espero sinceramente poder ajudar a manter esse "intercâmbio astronômico" em um nível cada vez mais propício à edificação da astronomia.
Sou um observador de superfícies planetárias, e vou tentar contribuir com os relatos das minhas observações.
Um grande abraço do lado de cá do atlântico.
Céus limpos por aí também ;).

Luneta Jaegers 103mm de abertura  F/15.
« Última modificação: Novembro 13, 2011, 09:54:21 am por Bruno vieira gonçalves »

Offline joao marum

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 388
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Astronomia de Luto
« Responder #8 em: Novembro 13, 2011, 07:16:55 pm »
Eu não sou frequentador do cosmoforum, pelo que não sei o que se passou por lá. Apenas concluí do que vi no vídeo. Acho que o importante é cada um fazer o que lhe dá prazer e ponto final. Se houver ataques pessoais ou algo do género é obvio que se pode estar a violar regras do forum. Isto é pra se partilhar conhecimentos. Não para se impôr o que quer que seja. Eu faço exclusivamente observação visual. Comecei em miúdo com um 60mm, depois passei para um 250mm e agora com o amigo Nelson Viegas observamos quase exclusivamente com um 450mm e já não me imagino a voltar atrás. Não faço estudos sérios do que quer que seja, nem astrofotografia. O que me dá prazer mesmo é observar objectos inacessíveis à maioria dos telescópios apenas pelo desafio de os encontrar.
------------------
João Marum
GOAAA

Offline Bruno vieira gonçalves

  • Mensagens: 9
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Astronomia de Luto
« Responder #9 em: Novembro 14, 2011, 05:49:15 pm »
Olá joao marum,
eu também só faço observações visuais da Lua e de superfícies planetárias. Às vezes me aventuro em objetos de céu profundo porém sempre através da observação visual, e isso há mais de 30 anos. Além disso sou amante dos desenhos astronômicos (astro-desenhos), o que me torna um observador à moda antiga. Não possuo a menor vontade de realizar registros fotográficos pois por mais perfeitos que eles sejam, não repoduzem as imagens tridimensionais de quando um planeta é observado visualmente.
Comecei com uma lunetinha de 40mm aos 10 anos de idade, depois uma de 60mm e hoje faço as minhas observações com uma velha Luneta Jaegers do ano de 1965 com 103mm de abertura e 1575mm de distância focal (F/15). A grande distância focal dessa objetiva acromática ameniza os efeitos da aberração cromática fazendo dessa luneta um instrumento praticamente apocromático, além dos belos contrastes que ela proporciona nas imagens, principalmente nos planetas.
Atenciosamente, Bruno.

Offline AJC

  • Moderador Global
  • Astro-Curioso
  • *****
  • Mensagens: 144
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • Astronomia e Música
Re: Astronomia de Luto
« Responder #10 em: Dezembro 02, 2011, 03:33:24 am »

Imagino que por aqui também aqueles que se árvorem donos da verdade, que sejam arrogantes, que ataquem membros do fórum só porque não participam de grupos de astronomia ou façam curvas de varíaveis, ou quiçá, que pratiquem spam no forum com o intuito de apenas divulgar seus videos sejam banidos também...

Mas, se os colegas considerarem em contrário, abandonem seus equipamentos e adquiram o mais rápido possível um refrator clone de 50 ou 60 mm, destes chineses vendidos por aí, e dediquem-se a elaborar curvas de estrelas varíaveis.

E esqueçam também que apenas discutir em um fórum é uma forma de divulgação da astronomia, pelo menos para aqueles que o considerem como tal e saibam defender seus pontos de vista sem agredir os dos colegas.

Por fim, apenas como um adendo ao AJC, eu não irei ao ENAST por motivos pessoais. Mas EU sei de outros participantes que irão. Fazer o que?

Abraços.

Caros astroamigos do Galáctica,
...por tão ásperas palavras proferidas pelo Sr. Vitor AD, moderador do fórum que exterminou o moribundo AJC, podeis perceber o quanto de hostilidade e ódio a minha opinião pelas pequenas aberturas causou. E como pode uma opinião causar o ódio?

Mais um vez parabenizo o presente fórum por assimilar divergências e respeitar as pessoas. Vocês não tem idéia do quanto admiro vocês. Nestes tantos anos como forista, o polemico AJC nunca se defrontou com a intolerância, aqui no Galáctica. Comemorem isso pois reflete a vossa virtude.

Com relação ao ENAST 2011, em São Paulo, até onde pude saber, nenhum dos moderadores do Cosmoforum, que foram cúmplices do covarde fim do AJC, estiveram presente. E mais uma vez venho a parabenizar os foristas do Galáctica que se encontram no mundo real (GOAAA), se confraternizam em astrofestas e fazem da Astronomia um ponto de encontro apesar de se permitirem dirvergências de opiniões.

Um parabens todo especial para o FIL que transborda conhecimento e amizade. No meu dicionário, MODERADOR é aquele que atenua, que contem nos limites justos, que tem prudência, que é ameno. E o moderador do Galáctica é SENSACIONAL. É alguém que nos inspira a continuar, a prosseguir. É a tolerância necessária, a direção certa, o caminho a ser seguido.

Parabenizo o administrador, João Clérigo, que com seu talento de imparcialidade, mantém a todos unidos, em harmonia. Mas eu não estou na Europa. Estou num país de cultura subdesenvolvida onde a barbárie assola o conhecimento e a amizade.

Perdoem por este desabafo, é um momento de luto, de perda e de tristezas. Espero que isto jamais ocorra aqui no Galáctica. É como algo arrancado, amputado. Confesso que depois de mais de 30 anos na prática e divulgação da astronomia, fui pego de surpresa. Não esperava tamanha hostilidade onde sempre busquei o diálogo. Não sabia ter o poder de despertar o ódio apenas por exprimir opiniões divergentes e críticas.

2011 foi um ano lindo para a minha astronomia: participei do primeiro EREA da minha cidade, do ENAST na maior cidade do Brasil e da FETAGE, feira de tecnologia. Observei cometas, eclipses lunares e jovianos, ocultações, atingi a gloriosa marca de 1.000 observações de estrelas variáveis me juntando a um seleto grupo de apenas 11 brasileiros e conheci, pessoalmente, pessoas maravilhosas como Alexandre Amorim, João Batista Canalle, Tasso Napoleão, Nelso Travnik e Oscar Matsuura. Mas ficou a marca triste do Cosmoforum. Um dia isso tudo passará e tenho comigo que o tempo vai soterrar esse vexame na minha trajetória na Astronomia.

Lembro-me de quando entrei no Cosmoforum, em 2006, o Sr. Vitor AD indicava a minha página sobre observações em 60mm na cidade de Belo Horizonte. Aquele que era meu amigo se tornou meu inimigo. Valeu à pena? Fica o questionamento se é válido participar de um fórum aonde não podemos divergir nem criticar, aonde não podemos ser nós mesmos. Se eu pudesse voltar no tempo não teria me inscrito naquele fórum em 08/09/2006. Sim, foi um erro. A minha inscrição no Cosmoforum foi um erro do qual muito me arrependo.

Que meus amigos de além mar releiam essas palavras a cada divergência e se motivem à tolerância, ao bom senso e à amizade, razão de tudo.

Todas as mensagens de AJC foram apagadas do Cosmoforum, todos os tópicos criados pelo AJC foram deletados assim como tudo que todos os outros foristas escreveram em resposta às mensagens, foram eliminados. Um prejuízo material e imaterial muito grande. Quantas horas debruçado ao computador escrevendo, escrevendo, escrevendo e depois de 5 anos tudo fora eliminado, sem aviso, sem chance, apenas pelo prazer da covardia. Imaginem, dezenas e dezenas de horas, talvez até centenas de horas de trabalho do AJC e dos outros foristas: tudo fora perdido. Me faz lembrar a santa inquisição na idade média que queimava os livros de ciência em fogueiras. Me faz refletir na destruição da grande biblioteca de Alexandria pela barbárie enfurecida e rancorosa. Não há disfarce para tanta decepção e por isso tudo minha astronomia está de luto.

Peço incontáveis desculpas por esse meu melancólico momento de fraqueza e solidão e se os perturbo com um texto chato como esse, peço generosa compreensão pois vocês são meu ombro astronômico nessa hora, onde busco algum apoio, algum colo.

Que a amizade supere a intolerância, que o diálogo sobreviva ao ódio e que o desenvolver-se na ciência seja motivo de progresso a cada um dos foristas do Galáctica e a cada um dos habitantes do planeta Terra, sempre.

Mais que carinhosamente,
AstroSaudações,
http://astronomiaemusica.no.comunidades.net/index.php?pagina=1980008586
Três Marias - Minas Gerais - Brasil
AJC - pesquisador da AAVSO 100 ANOS - 1911 / 2011

Re: Astronomia de Luto
« Responder #10 em: Dezembro 02, 2011, 03:33:24 am »