Autor Tópico: OV-104 Atlantis (Relatório n.º 23 da missão STS-115)  (Lida 1167 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Tiago Dias

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 166
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
OV-104 Atlantis (Relatório n.º 23 da missão STS-115)
« em: Setembro 10, 2006, 07:58:44 pm »
O vaivém espacial OV-104 Atlantis encontra-se em órbita terrestre no seu primeiro dia completo no espaço. A tripulação iniciou um período de descanço de oito horas às 2115UTC do dia 9 e foi acordada às 0515UTC do dia 10.

Durante a ascensão para a órbita terrestre o Controlo da Missão instruiu a tripulação para reconfigurar um sistema de arrefecimento que aparentemente havia acumulado algum gelo. A reconfiguração acabou por limpar o sistema, denominado Flash Evaporator System, que operou normalmente. A formação de gelo nesta unidade não é um caso raro e já ocorreu em missões anteriores.

Momentos após o final da queima dos três motores principais do vaivém espacial, 8,5 minutos após a decolagem, os astronautas Joseph Tanner e Steven MacLean utilizaram câmatas de vídeo manuais e câmaras fotográficas para obterem imagens do tanque exterior de combustível líquido à medida que se afastava do Atlantis. Estas imagens, bem como outras imagens obtidas por câmaras localizadas na ligação umbilical entre o vaivém espacial e o tanque exterior de combustível líquido onde este se ligava ao veículo, serão transmitidas para o solo para serem revistas.

No momento do lançamento do Atlantis a ISS encontrava-se a 354 km de altitude sobre o Atlântico Norte, entre a Gronelândia e a Islândia. A bordo da ISS encontram-se o Comandante da Expedição 13 Pavel Vinogradov, o Engenheiro de Voo e Oficial de Ciência Jeffrey Williams, e o Engenheiro de Voo Thomas Reiter. Os três homens observaram o lançamento do Atlantis através de uma transmissão em directo proporcionada pelo Controlo da Missão em Houston. A acoplagem do Atlantis com a ISS deverá ter lugar no dia 11 de Setembro.

A tripulação do Atlantis irá instalar a estrutura P3/P4 com um peso de 17500 kg e o tamanho de um autocarro, e que inclui um segundo conjunto de painéis solares, baterias e equipamento electrónico associado. Esta estrutura irá eventualmente duplicar a capacidade da ISS para gerar energia eléctrica a partir da luz solar. A estrutura tem um comprimento de 14 metros. Três saídas para o exterior da ISS serão levadas a cabo para instalar a estrutura, abrir os paineis solares e prepará-los para o seu funcionamento. Duas equipas, Joseph Tanner e Heidemarie Stefanyshyn-Piper, e Daniel Burbank e Steven MacLean, irão levar a cabo as saídas para o espaço.

Durante a missão, será levada a cabo uma inspecção detalhada do escudo térmico do vaivém espacial tal como foi levada a cabo nos dois últimos voos. O tempo de permanência do Atlantis na ISS pode ser prolengado por um ou dois dias para proporcionar mais tempo para se completar essas inspecções ou outras operações. Uma segunda inspecção do escudo térmico está planeada após o Atlantis se separar da ISS já no final da sua missão para garantir que permanece em boas condições para a aterragem.

Quando o Atlantis acoplar com a ISS será a segunda vez que quatro países que colaboram na construção da estação estarão representados a bordo. A missão STS-155 é a 116ª missão do vaivém espacial e a19ª visita à ISS, com o vaivém espacial Atlantis a levar a cabo a sua 27ª missão espacial e a 6ª visita à estação.

A tripulação da missão STS-115 é composta pelos astronautas Brent Ward Jett, Jr. (Comandante - 4); Christopher John Ferguson (Piloto - 1); Joseph Richard 'Joe' Tanner (Especialista de Missão - 3); Daniel Christopher Burbank (Especialista de Missão - 2); Steven Glenwood MacLean (Especialista de Missão - 2) e Heidemarie Martha Stefanyshyn-Piper (Especialista de Missão - 1).
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Tiago Dias »

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #1 em: Setembro 11, 2006, 01:04:42 pm »
Excelente relatório Tiago :wink:
Cumps
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

(sem assunto)
« Responder #1 em: Setembro 11, 2006, 01:04:42 pm »