Autor Tópico: Sujidade na LC  (Lida 4024 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Sujidade na LC
« em: Maio 17, 2007, 11:56:03 am »
Não sei como, mas a LC do meu C6 ficou, no espaço de 2 min, com uma finissima camada de poeiras. Foi estranhíssimo, tinha o dew shield e tudo, embora estivesse com o tubo quase na horizontal. A camada é muito leve, só se vê com luz enviesada e de início até pensei que a lente tinha condensado, pois o aspecto era igual, mas apenas com se tivesse condensado pouquíssimo. Como disse, mal se vê.
Já tentei 1001x soprar as particular com a pêra mas não saem. Experimentei numa pequena zona com o LensPen e limpou +- embora tive de fazer muitas passagens, o que não me parece bom.

O que aconselham? Ouvi falar de um aspressor de ar comprimido, de baixa pressão, normalmente usado em estenografia...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel Lopes »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #1 em: Maio 17, 2007, 04:17:19 pm »
LC é a  Lente Correctora, certo?

A minha sugestão é usares uma dose grande de NTP (Não Te Preocupes) e combinares isso com LD2A (Limpa Daqui a 2 Anos) :)
Ou melhor, se isso é o que dizes de não ser ver, quer dizer que se não tiveres uma fonte de luz a iluminá-las, não vão afectar muito a qualidade da imagem.

Tens a certeza que isso apareceu em 2 minutos, ou não será um acumulado normal de porcaria com o tempo de uso?

Ainda assim, as farmácias vendem umas pêras, ou bombas manuais que deitam menos "gafanhotos" que as assopradelas com a boca :)

Outras hipóteses que os "maníacos dos refractores" costumam falar é usar líquido próprio para limpeza de óptica e bolinhas de algodão do que não deixa fiozinhos. Ir indo limpando em círculos concêntricos do centro para a periferia, evitando usar um pedaço de pano/algodão que já se usou, e muito ao de leve, só com a pressão do pano/algodão, e sem ter o pano/algodão demasiado ensopado no líquido. A ideia é que não pingue nem se forme líquido a mais que "manche" e seja preciso limpar outra vez..

Ainda se pode desmontar o corrector e lavar à mão, um pouco como se fosse limpar o espelho primário a um Dob.. Já tenho lido relatos de fazer isso.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

(sem assunto)
« Responder #1 em: Maio 17, 2007, 04:17:19 pm »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #2 em: Maio 17, 2007, 04:32:03 pm »
Não parece afectar a qualidade da imagem, mas também não sei avaliar. O que fiz foi desfocar imenso até que fico com a imagem do primário a ocupar toda a ocular. Vi alguns defeitos. Rodei a ocular e conseguia assim distinguir defeitos da propria ocular de outros. Mas não vi nada.

Tenho uma pera comprada num kit de limpeza da galactica, mas não retira estes....

A LC não tem coating?  Pode-se lavar????
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel Lopes »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #3 em: Maio 17, 2007, 08:41:51 pm »
Não tem coating, mas é preciso cuidado também na sua limpeza.
Não te esqueças de marcar correctamente a orientação da LC no OTA.
Cuidado que ao desmontar, a LC tem uns pedaços de papel/cortiça entre a LC e o bordo do telescópio.
Já li relatos de malta que depois de remover a LC ficou com graves problemas de colimação. :?

Cumps  :wink:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por xumaxer »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline joao marum

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 388
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #4 em: Maio 17, 2007, 09:08:42 pm »
Olá. Eu diria que o melhor era não te preocupares. Quanto menos se limpar qualquer óptica, melhor. Nunca se deve avaliar o estado de limpesa de uma óptica com uma luz apontada a ela. Qualquer luz vai fazer com que qualquer pequena camada de sugidade seja muito maior do que realmente é , mas não afecta em nada a performance.
É normal a condensação deixar marcas. Pelo menos no meu caso, costuma deixar, tanto em espelhos como oculares.
De qualquer modo, sempre tenho ouvido dizer que o ar comprimido não é boa ideia, pois pode deitar "gafanhotos" juntamente com o jacto de ar.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por joao marum »
------------------
João Marum
GOAAA

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
(sem assunto)
« Responder #5 em: Maio 17, 2007, 11:12:36 pm »
Olá! Eu também tenho um telescópio com LC, e é quase impossivel manter aquilo livre de poeiras e afins. O meu tem sempre uma camadinha de pó, que não sai soprando (só lavando) e tem tambem umas marcas onde escorreu a última humidade condensada. Tudo isto não afecta em nada o desempenho. Ainda só passou 1 ano desde a ultima limpeza, portanto ainda tenho mais 1 de descanso.  :D

Uma última dica ali pro amigo xumaxer... as LC têm "coatings" anti-reflexão e para melhorar a transmissão de luz... Merecem o mesmo cuidado que qualquer outra superficie óptica.

Amigo Miguel: Esqueça para já esse pequeno depósito de sujidade e basta que sopre, de preferência com uma "pêra de sopro", as particulas maiores e disfrute do seu telescópio. Logo se limpa isso daqui a muito mais tempo...

Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Astrolupa »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #6 em: Maio 18, 2007, 01:53:47 am »
Fico mais descansado. Já agora podem-me confirmar se o método rudimentar que encontrei para ver defeitos funciona? O de desfocar para ver todo o disco....
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel Lopes »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline joao marum

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 388
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #7 em: Maio 18, 2007, 10:29:53 am »
Nesse método vês tudo o que é pequeníssimos defeitos e partículas de pó que não são visíveis quando a imagem está focada. Se fosse a ti não iria por aí.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por joao marum »
------------------
João Marum
GOAAA

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #8 em: Maio 18, 2007, 11:18:17 am »
Pelo que percebi, ao desfocares dessa maneira, estás a focar para mais perto, logo para mais perto do espelho e como tal, a focar melhor o "pó".. é certo que se vê melhor o pó, mas basicamente o "defeito" que o pó introduz mesmo na fotografia/imagem na ocular, é de pó desfocado, e não do focado! :)
"Pó desfocado" é uma zona grande ligeiramente escura. Quanto mais pequeno for o grão de pó, mais ténue é essa zona. Estas zonas escuras, ou sombras, quando forem muuuuuuuuuuuui.. mas mesmo muuuuuitas, é que vão piorar o contraste da imagem..  Disposições "interessantes" de pó, podem introduzir variações de "faltas de contraste" igualmente "interessantes".. por exemplo um fio, ou pata de uma aranha de um espelho secundário, ou um risco na lente, pode ser visto como um aglomerado de pó bem espeço em linha recta :) Claro que tinha que ser pó "mesmo" opaco..

A dimensão da sombra do "pó" varia muito com a distância a que esse pó está do plano focal, ou do plano que estiver focado. Isto significa que há que ter muito mais cuidado em ter os filtros bem limpos que a lente correctora :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline Guilherme de Almeida

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Principiante
  • *****
  • Mensagens: 316
  • Karma: +6/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • artigosediversos
Re: Sujidade na LC
« Responder #9 em: Maio 18, 2007, 08:28:53 pm »
Citação de: "Miguel Lopes"
Não sei como, mas a LC do meu C6 ficou, no espaço de 2 min, com uma finissima camada de poeiras. Foi estranhíssimo, tinha o dew shield e tudo, embora estivesse com o tubo quase na horizontal. A camada é muito leve, só se vê com luz enviesada e de início até pensei que a lente tinha condensado, pois o aspecto era igual, mas apenas com se tivesse condensado pouquíssimo. Como disse, mal se vê.
Já tentei 1001x soprar as particular com a pêra mas não saem. Experimentei numa pequena zona com o LensPen e limpou +- embora tive de fazer muitas passagens, o que não me parece bom.

O que aconselham? Ouvi falar de um aspressor de ar comprimido, de baixa pressão, normalmente usado em estenografia...

Olá, Miguel

Assim de repente, como diz, uma camada tão uniforme, tão fina e tão agarrada, isso á mesmo poeira ou será pólen? Onde estava o telescópio quando isso aconteceu? Como era o ambiente em volta, árvores, etc?

A LC tem coating de certeza. Não é vidro nu. Não o aconselho, de momento a desmontar a LC.
A limpeza de uma LC nunca é feita por violênca mecânica nem por abrasão, mas semre por dissolução, ou por amolecimento, seguido de remoção por arrastamento suave com o líquido de limpeza. Mas não abuse dos líquidos, não deixe ir líquido para dentro do OTA.
Se fosse poeira saía com o sopro de ar (de uma pêra grande de borracha). Se for pólen, cada vez agarra mais.
Informação sobre limpeza:
http://www.astro-physics.com/products/a ... ctions.pdf


http://www.weasner.com/etx/alerts/pollen.html
http://www.weasner.com/etx///////////// ... ollen.html (estes falam mesmo do pólen)
http://www.arksky.org/asoclean.htm
Abraço
Guilherme de Almeida
« Última modificação: Maio 19, 2007, 03:38:03 pm por Guilherme de Almeida »
Guilherme de Almeida

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #10 em: Maio 18, 2007, 11:00:43 pm »
O telescópio estava na varanda de minha casa. Tenho algumas àrvores a 20 metros. Mas muito poucas.
Acho que para já não lhe mexo, até porque vou estar knockout durante um mês.
Mas deve ser mesmo pólen, nenhuma saía com a pera.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel Lopes »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

(sem assunto)
« Responder #10 em: Maio 18, 2007, 11:00:43 pm »