Autor Tópico: Boas  (Lida 4995 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Hugo Monteiro

  • Mensagens: 7
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Boas
« em: Janeiro 09, 2012, 06:49:48 pm »
Boas pessoal, o meu nome é Hugo, tenho 14 anos e sou de gaia. Sou novo nisto apessar de já ter um telescópio que veio com um Kit ele não vale nada, por isso queria que me dessem ideias. Não pode passar dos 150 euros :S . O que me entusias ma é conseguir apanhar um meteorito nem que seja pequenino, esse é um dos meus sonhos :D, gosto muito de astrofotografia. Espero que me possam ajudar

Cumprimentos

Offline Joao Correia

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 73
  • Karma: +2/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Boas
« Responder #1 em: Janeiro 09, 2012, 08:19:15 pm »
Ola Hugo eu também  tenho 14 anos e também comecei a pouco tempo, em relação ao telescópio do kit por norma não valem grande coisa, mas com o orçamento que deste também não sei o que recomendar, quanto aos meteoritos também percebo pouco mas de certeza que que alguém te ira dar uma mãozinha !!! ;)
vza

Re: Boas
« Responder #1 em: Janeiro 09, 2012, 08:19:15 pm »

Offline Hugo Monteiro

  • Mensagens: 7
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Boas
« Responder #2 em: Janeiro 09, 2012, 08:37:22 pm »

Offline Joao Correia

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 73
  • Karma: +2/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Boas
« Responder #3 em: Janeiro 09, 2012, 09:09:25 pm »
Bom Hugo pelo preço a qualidade das lentes e da sua estrutura em si não será uma boa aquisição, a abertura tem e quase a abertura dos meus binóculos, pela razão que conselho, que uns bons binóculos são melhores que um telescópio barato intendes  ;).
Um telescópio como deves saber para ser um bom telescópio tem de ter uma boa abertura porque se não, não vais ver o que queres e a qualidade do telescópio também conta porque se as lentes não tiverem certos cuidados podem originar ilusões de óptica :P
O meu concelho e que devias primeiro adequerir mais alguns conhecimentos e mais algum para depois poderes comprar um brinquedo mais jeitosinho !!!! :)
Mas claro espera pelo concelho de quem sabe, que eu também comecei a pouco tempo.

« Última modificação: Janeiro 09, 2012, 09:12:15 pm por Joao Correia »
vza

Offline cscunha1984

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 112
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • O blog das coisas fantásticas ;)
Re: Boas
« Responder #4 em: Janeiro 09, 2012, 10:22:45 pm »
Olá Hugo! Pois sê bem-vindo. Aqui encontrarás sempre quem te possa ajudar no que precisares! E se não soubermos responder, melhor ainda. Teremos todos muito a aprender, o que é sempre óptimo. Sobre o telescópio, esse é um telescópio entry-level, mas acho que dá para o gasto. Eu comprei o meu primeiro telescópio já neste século ( ;D) em 2001, e era bem mais fraquinho que esse. Era um bresser, refractor (ou seja, com esse desenho óptico) e trazia três lentes. Nenhuma valia nenhum, mas a primeira vez que vi a lua por ele ainda me está na retina! As primeiras aventuras são sempre emocionantes, independentemente da abertura do telescópio ou da qualidade!
João, dizes que para ser um bom telescópio tem que ter uma boa abertura? O tamanho é importante porque tamanho significa poder de colecção de luz. Mas quanto maior a abertura, mais difícil será transportar, mais tempo demora a aclimatar, mais problemática se torna a poluição luminosa! Porque os telescópio colhem luz, não colhem apenas fotões de um determinado objecto. Se há muita PL, isso nota-se mais num telescópio de maior abertura. Além do mais, há pequenos telescópios que são pequenas maravilhas. O takahashi de 60, o quadruplete de 65 da TS, e outras marcas caras como Pentax, William Optics ou Televue!

Caro Hugo, para terminar, os telescópios não se medem aos palmos! Uns binóculos, no entanto, como bem disse o João, talvez sejam a escolha mais sensata. São baratos e provavelmente acompanhar-te-ão toda a vida! Um bom telescópio não prescinde de uns binóculos ao pé! Há até uns que por vezes estão à venda no Lidl que custam bem quanto valem: €20.
Não importa também aumentar muito. Se tens 14 anos e por hipótese viveres até aos 94, tens 80 anos pela frente de telescópios de todos os tamanhos, preços e feitios. Não tenhas pressa! Comprar um bom livro, tipo o livro do Guilherme de Almeida "Roteiro do Céu" é uma excelente maneira de começar por uns €10. Depois, com o tempo, vais juntando uns cobres aos €150 que já tens. Podes ir com os teus pais ao observatório aí de Gaia. Podes organizar com eles um fim-de-semana diferente e ir a um encontro de astrónomos amadores. Assim poderás ver como "funcionam" grandes máquinas, ver os vários desenhos ópticos (newtoniano, refractor, catadióptrico), ver os vários tipos de montagem (equatorial, azimutal, dobsoniana), ver os vários tipos de oculares. E depois de saber meia-dúzia de constelações, o nome de uma dúzia de estrelas das mais brilhantes, já podes comprar um telescópio melhor porque, provavelmente em meio ano, os teus €150 já se multiplicaram pelo menos por dois e terás assim mais por onde escolher! Pensa nisso! O tempo é  bom conselheiro.
Se estiveres mesmo "à rasca" para comprar um telescópio, podes ir à secção de usados! Há lá três telescópios com oculares e montagem dentro do teu budjet e que serviriam como uma luva! Espreita: http://forum.galactica.pt/index.php/board,57.0.html.

Sobre o teu sonho de ver um meteorito, nas cidades é complicado por causa das luzes, se tiveres familiares na aldeia e se olhares com a atenção, numa noite com sorte realizas o teu sonho várias vezes.  ::) ::) ::)

Um abraço e... continua a sonhar! A astronomia é a ciência que mais nos faz puxar pela imaginação, e ter sonhos aos 14 é um excelente princípio.
Alguma dúvida é só apitar ;)
« Última modificação: Janeiro 09, 2012, 10:34:26 pm por cscunha1984 »
Orion Optics UK SPX250 f4,8, Orion Optics UK OMC140, PST
SW eq3-2, SW eq-6, GSO azt e muita, muita vontade de aprender :)

Offline Hugo Monteiro

  • Mensagens: 7
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Boas
« Responder #5 em: Janeiro 10, 2012, 08:51:45 pm »
Olá Hugo! Pois sê bem-vindo. Aqui encontrarás sempre quem te possa ajudar no que precisares! E se não soubermos responder, melhor ainda. Teremos todos muito a aprender, o que é sempre óptimo. Sobre o telescópio, esse é um telescópio entry-level, mas acho que dá para o gasto. Eu comprei o meu primeiro telescópio já neste século ( ;D) em 2001, e era bem mais fraquinho que esse. Era um bresser, refractor (ou seja, com esse desenho óptico) e trazia três lentes. Nenhuma valia nenhum, mas a primeira vez que vi a lua por ele ainda me está na retina! As primeiras aventuras são sempre emocionantes, independentemente da abertura do telescópio ou da qualidade!
João, dizes que para ser um bom telescópio tem que ter uma boa abertura? O tamanho é importante porque tamanho significa poder de colecção de luz. Mas quanto maior a abertura, mais difícil será transportar, mais tempo demora a aclimatar, mais problemática se torna a poluição luminosa! Porque os telescópio colhem luz, não colhem apenas fotões de um determinado objecto. Se há muita PL, isso nota-se mais num telescópio de maior abertura. Além do mais, há pequenos telescópios que são pequenas maravilhas. O takahashi de 60, o quadruplete de 65 da TS, e outras marcas caras como Pentax, William Optics ou Televue!

Caro Hugo, para terminar, os telescópios não se medem aos palmos! Uns binóculos, no entanto, como bem disse o João, talvez sejam a escolha mais sensata. São baratos e provavelmente acompanhar-te-ão toda a vida! Um bom telescópio não prescinde de uns binóculos ao pé! Há até uns que por vezes estão à venda no Lidl que custam bem quanto valem: €20.
Não importa também aumentar muito. Se tens 14 anos e por hipótese viveres até aos 94, tens 80 anos pela frente de telescópios de todos os tamanhos, preços e feitios. Não tenhas pressa! Comprar um bom livro, tipo o livro do Guilherme de Almeida "Roteiro do Céu" é uma excelente maneira de começar por uns €10. Depois, com o tempo, vais juntando uns cobres aos €150 que já tens. Podes ir com os teus pais ao observatório aí de Gaia. Podes organizar com eles um fim-de-semana diferente e ir a um encontro de astrónomos amadores. Assim poderás ver como "funcionam" grandes máquinas, ver os vários desenhos ópticos (newtoniano, refractor, catadióptrico), ver os vários tipos de montagem (equatorial, azimutal, dobsoniana), ver os vários tipos de oculares. E depois de saber meia-dúzia de constelações, o nome de uma dúzia de estrelas das mais brilhantes, já podes comprar um telescópio melhor porque, provavelmente em meio ano, os teus €150 já se multiplicaram pelo menos por dois e terás assim mais por onde escolher! Pensa nisso! O tempo é  bom conselheiro.
Se estiveres mesmo "à rasca" para comprar um telescópio, podes ir à secção de usados! Há lá três telescópios com oculares e montagem dentro do teu budjet e que serviriam como uma luva! Espreita: http://forum.galactica.pt/index.php/board,57.0.html.

Sobre o teu sonho de ver um meteorito, nas cidades é complicado por causa das luzes, se tiveres familiares na aldeia e se olhares com a atenção, numa noite com sorte realizas o teu sonho várias vezes.  ::) ::) ::)

Um abraço e... continua a sonhar! A astronomia é a ciência que mais nos faz puxar pela imaginação, e ter sonhos aos 14 é um excelente princípio.
Alguma dúvida é só apitar ;)
Eu já fui várias vezes ao planetário do Porto ;D
Quanto aos binóculos eu preferia mesmo um telescópio pois já estou habituado a manobrar o meu (e olha que é difícil xD).
Sou capaz de esperar mais um mês ou dois para aumentar os meus 150.
Quanto aos meteoritos eu queria muito apanhar um, não só por o misterio da rocha que já viajou milhões de kilómetros por desconhecidos.
Eu até estava a pensar se não gostavam de organizar tipo "uma caçada" aos meteoritos. E as regras seriam o objecto ter mais de 1cm e ser confirmado por um geologo que é um meteorito. Acho que motivariam o pessoal a uma actividade mais "espacial" ;D O que acham?

Cumprimentos

Offline Hugo Monteiro

  • Mensagens: 7
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Boas
« Responder #6 em: Janeiro 13, 2012, 08:41:12 pm »
por acaso não conhecem algum anuncio ou alguem que tenha um telescopio com + de 100mm a vender? É que para maio já sou capaz de ter um :D

Offline Joao Correia

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 73
  • Karma: +2/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Boas
« Responder #7 em: Janeiro 13, 2012, 11:57:34 pm »
Nao estou a perceber?! queres comprar um ou vais ter um?
vza

Offline Hugo Monteiro

  • Mensagens: 7
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Boas
« Responder #8 em: Janeiro 14, 2012, 11:44:00 am »
Eu tenho de começar a ver uns telescópios para em maio (meu aniversario) comprar um :D

Offline Joao Correia

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 73
  • Karma: +2/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Boas
« Responder #9 em: Janeiro 14, 2012, 12:23:21 pm »
Ha ok!!
Olha da uma espreitadela aqui neste site:
http://www.astroshop.eu/  ;)
vza

Offline Hugo Monteiro

  • Mensagens: 7
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Boas
« Responder #10 em: Janeiro 14, 2012, 08:00:48 pm »
e que tal este:
Celestron Telescope N 114/1000 Astromaster EQ

Offline Joao Correia

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 73
  • Karma: +2/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Boas
« Responder #11 em: Janeiro 14, 2012, 08:19:57 pm »
Não e mau, mas se não houver problemas com espaço vê este? ;)
http://www.astroshop.eu/omegon-telescope-n-114-900-eq-1/p,11266
Tenho um igual com montagem equatorial mas e um Konus.
vza

Offline Hugo Monteiro

  • Mensagens: 7
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Boas
« Responder #12 em: Janeiro 14, 2012, 08:55:25 pm »
Mas eu prefiria o outro em relaçao a este

Re: Boas
« Responder #12 em: Janeiro 14, 2012, 08:55:25 pm »