Autor Tópico: Ajuda sobre Telescopio  (Lida 12973 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline TiG

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 112
  • Karma: +0/-1
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Ajuda sobre Telescopio
« em: Janeiro 31, 2012, 11:37:13 am »
Bons dias caros foristas,

Ando com intenções de comprar um telescopio para depois começar a dedicar-me à astro fotografia.
Sabem dizer-me seexiste algum telescopio que fique ligado ao PC e assim vejo a imagem do telescopio no PC?

Se sim essa será a melhor opção?

Ou o melhor é outra opção? E se sim qual?

Offline waldju

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 376
  • Karma: +11/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Ajuda sobre Telescopio
« Responder #1 em: Janeiro 31, 2012, 12:17:04 pm »
Olá TiG,

Olha, tudo depende do que queiras fotografar. Se fôr planetas e a Lua consegues fazer isso com relativa facilidade e com um orçamento "baixo". Para fotografia de céu profundo, aí é mais complicado e mais CARO!

Em relação a ver no pc o que vês no telescópio, apenas consegues fazer em planetas e Lua (com uma webcam - em foco primário ou afocalmente- ou camera planetária).

Tens que ser mais específico no que procuras, para não ter que te dar dicas que não te interessam.
Orion XT12i
Maksutov OMC140 Deluxe
Refrator SkyWatcher 102/500
Go-To Synscan Altazimutal
Cam Celestron NexImage
10X50 Bresser
Antares Speers Waler 9,4mm 82º
Baader Hyperion 24mm 68º

Re: Ajuda sobre Telescopio
« Responder #1 em: Janeiro 31, 2012, 12:17:04 pm »

Offline TiG

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 112
  • Karma: +0/-1
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Ajuda sobre Telescopio
« Responder #2 em: Janeiro 31, 2012, 03:18:29 pm »
Tens algo que recomendes para uma coisa ou outra?

Eu por acaso pensei que já ouvesse telescópios que passassem a imagem para o computador e ai seria mais facil fotografar depois. Mas isso só da com Webcam é isso?

Offline waldju

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 376
  • Karma: +11/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Ajuda sobre Telescopio
« Responder #3 em: Janeiro 31, 2012, 07:43:58 pm »
Ora bem, a compra de um telescópio depende sempre do que pretendes gastar. Fotografar o céu profundo exige material bom e a qualidade sai cara também.
Fotografar planetas é relativamente fácil e bem mais em conta.

Para planetas tens que ter uma distancia focal longa (telescópios catadióptricos) e para céu profundo convem ter distancias focais mais curtas, para obter um campo de visão mais alargado e menor tempo de exposição (telescópios com f/5 ou f/6 é o ideal).

Claro que tanto para um tipo de fotografia como para o outro, tens que ter uma montagem motorizada (seguimento). Para planetas podes ter uma altazimutal, enquanto para céu profundo tem que ser equatorial.

A camara para planetas pode ser uma webcam modificada, uma máquina digital (DSLR em foco primário ou digital normal com adaptador para fotografia afocal) ou um ccd planetário. Uma webcam consegues por cerca de 20/30€ (depois precisas modificá-la) ou ccd planetário por volta dos 100€. Para céu profundo menos de 500€ acho muito improvável...

Para além de o céu profundo precisares de um telescópio guia (não sei bem como funciona fotografar o céu profundo, pois só faço astrofotografia planetária)...

Como vês as diferenças são muitas e então preços e materiais que podes ou não precisar.......  :o

Mas vou-te dar uma ideia do que podes ter para fotografar planetas (tendo em conta gastar o menor dinheiro possível, para obter resultados razoáveis):

http://www.galactica.pt/ver/1446/1/1/14/bresser-telescopio-pollux-1501400-eq-2.php
Em vez de um catadióptrico, coloquei um reflector newtoniano por ser mais barato e possuír um distancia focal relativamente longa.

http://www.galactica.pt/ver/1312/1/13/33/bresser-motor-ra.php
Motor de seguimento (penso que dá para a montagem que referi em cima)

http://www.worten.pt/ProductDetail.aspx?pid=04403477&oid=30|35|134&c=1191537
Exemplo de webcam que tens que a modificar depois.

Espero que fiques com umas luzes depois deste testamento todo  ;D
Orion XT12i
Maksutov OMC140 Deluxe
Refrator SkyWatcher 102/500
Go-To Synscan Altazimutal
Cam Celestron NexImage
10X50 Bresser
Antares Speers Waler 9,4mm 82º
Baader Hyperion 24mm 68º

Offline TiG

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 112
  • Karma: +0/-1
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Ajuda sobre Telescopio
« Responder #4 em: Fevereiro 01, 2012, 10:40:07 am »
Muito obrigado waldju. Fiquei com umas boas luzes sim. foi uma otima ajuda e deu para perceber muito melhor como as coisas funcionam....

Vou agora partir para a fase de investigação para depois me decidir. Quando chegar a uma decisão posto aqui para dizerem o que acham :)

Só para saberem eu de momento tenho um Konus que me costou 250€ ha uns 7 anos. Mas é terrivel transporta-lo e quando chega o inverno como o tempo depois não ajuda tenho de o desmontar. E desmontar e montar aquilo não é muito saudavel.

Quanto à web cam o modifica-la é arranjar maneira de a meter no local de onde olho  certo? :)

« Última modificação: Fevereiro 01, 2012, 10:43:22 am por TiG »

Offline waldju

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 376
  • Karma: +11/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Ajuda sobre Telescopio
« Responder #5 em: Fevereiro 01, 2012, 12:03:49 pm »
Se é protabilidade que queres, então vai para os catadióptricos (maksutov ou chmidt cassegrain). São mais caros, mas têm uma qualidade de imagem boa e são muito compactos.
Comprá-los novos por vezes roubam-nos a carteira, mas podes sempre comprar em 2ª mão. Adequiri á bem pouco tempo um maksutov de 127/1500mm em 2ª mão e está impecável!

Posso saber mais ou menos quanto dinheiro estás disposto a gastar pelo telescópio e montagem?

Em relação à webcam, dá uma vista de olhos neste post que eu expliquei o que se deve fazer para coloca uma webcam para astrofotografia planetária: http://forum.galactica.pt/index.php/topic,3862.0.html
Orion XT12i
Maksutov OMC140 Deluxe
Refrator SkyWatcher 102/500
Go-To Synscan Altazimutal
Cam Celestron NexImage
10X50 Bresser
Antares Speers Waler 9,4mm 82º
Baader Hyperion 24mm 68º

Offline TiG

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 112
  • Karma: +0/-1
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Ajuda sobre Telescopio
« Responder #6 em: Fevereiro 01, 2012, 04:09:18 pm »
Obrigado mais uma vez waldju.

quanto ao orçamento não sei ao certo. queria estudar as possibilidades e ver o que vale a pena. Porque não me interessa comprar uma coisa mais barata só para safar entendes? Prefiro dar mais e ter algo como deve ser que comprar só porque já é bom. Nunca sabemos o dia de amanhã :)

É que quando começamos com a pratica todos nós queremos mais. Eu com o meu telescopio já vi praticamente todos os planetas do sistema solar.  E não me canso de ver sempre que posso. Mas agora com o telescopio Konus desmontado só tenho os meus binoculos. E é claro que não é a mesma coisa.

Por exemplo no topico que me destes as fotos que o rapaz tirou depois das tuas dicas ficaram muito melhores mas depois com o tempo todos nós vamos querer melhor ainda e assim escuso de gastar dinheiro duas vezes estás a entender? :)

Ás vezes até posso não estar a pensar bem. Se for o caso corrigam-me :P têm muito mais experiência que eu logo neste campo eu só tenho a aprender com vocês :)

PS: Os Dobson parecem-me bem portateis.
« Última modificação: Fevereiro 01, 2012, 05:24:46 pm por TiG »

Offline waldju

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 376
  • Karma: +11/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Ajuda sobre Telescopio
« Responder #7 em: Fevereiro 01, 2012, 08:02:39 pm »
Os dobsons são de facto muito bons e têm o preço em conta. Mas esquece a astrofotografia com eles! Ou são motorizados nos 2 eixos (apenas fotografia planetária) ou é à mãozinha e nada de fotografia do céu pofundo.

Mas que são excelentes para uso visual, disso não tenho dúvidas!
Eu até já ando a juntar dinheiro para comprar um dob de 12"  ;)

Já agora, visto que não tem no teu perfil, que idade tens?
Orion XT12i
Maksutov OMC140 Deluxe
Refrator SkyWatcher 102/500
Go-To Synscan Altazimutal
Cam Celestron NexImage
10X50 Bresser
Antares Speers Waler 9,4mm 82º
Baader Hyperion 24mm 68º

Offline TiG

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 112
  • Karma: +0/-1
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Ajuda sobre Telescopio
« Responder #8 em: Fevereiro 02, 2012, 10:00:24 am »
Vou agora actualizar o perfil. Deve estar invisivel não sei porquê. Tenho 26.

É pena porque os Dobson pelo que tenho visto eram aqueles para que estava mais virado. Não existe mesmo nenhuma maneira de fazer astrofotografia com eles? em com adaptadores oculares para ligar à maquina ou assim? :/

Offline waldju

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 376
  • Karma: +11/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Ajuda sobre Telescopio
« Responder #9 em: Fevereiro 02, 2012, 12:33:02 pm »
Astrofotografia com dobsons dá, mas só planetária.
Os dobsons são mais virados para visualização e não para fotografia.
Para fotografia precisas de uma montagem equatorial e com motores de seguimento (as montagens equatoriais têm um "seguimento" mais correcto e consegues ter o objecto muito mais tempo na objectiva).
Orion XT12i
Maksutov OMC140 Deluxe
Refrator SkyWatcher 102/500
Go-To Synscan Altazimutal
Cam Celestron NexImage
10X50 Bresser
Antares Speers Waler 9,4mm 82º
Baader Hyperion 24mm 68º

Offline TiG

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 112
  • Karma: +0/-1
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Ajuda sobre Telescopio
« Responder #10 em: Fevereiro 02, 2012, 03:24:59 pm »
Os Dobsons não têm montagem equatorial devido à sua portabilidade certo?

Offline waldju

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 376
  • Karma: +11/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Ajuda sobre Telescopio
« Responder #11 em: Fevereiro 02, 2012, 06:47:26 pm »
Os dobsons não são mais que um telescópio refletor newtoniano, mas numa montagem dobsoniana (daí chamarem-se dobsons).
Podes sempre comprar uns aneis e uma dovetail de ligação a uma montagem equatorial. Assim podes utilizar o OTA nas 2 montagens, mas precisas de uma boa montagem para suportar o peso do OTA. Normalmente os dobsons são comprados de 150mm para cima, logo o peso costuma ultrapassar os 5/6Kg. Uma montagem EQ3 já não é o suficiente.

Mas o que te aconselho é teres calma! Vai comprando as coisas aos poucos. Assim dá-te tempo para pensares bem o que vais precisar ou não.

Já tens um telescópio, portanto tenta começar a fazer umas fotografias planetárias com uma webcam. Vais ver que vais ficar com umas luzes de como tudo vai funcionar e gastas pouco dinheiro.

O que precisas de ter, e isso é o que te aconselho neste momento, é investires numa boa montagem!!! Vai fazer toda a diferença  ;)

Podes especificar melhor que material já tens? OTA, montagem (motorizada ou não), camera digital (se tens ou não), etc. Assim dá para avaliar melhor o que podes mais tarde precisares...
Orion XT12i
Maksutov OMC140 Deluxe
Refrator SkyWatcher 102/500
Go-To Synscan Altazimutal
Cam Celestron NexImage
10X50 Bresser
Antares Speers Waler 9,4mm 82º
Baader Hyperion 24mm 68º

Offline TiG

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 112
  • Karma: +0/-1
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Ajuda sobre Telescopio
« Responder #12 em: Fevereiro 02, 2012, 09:09:09 pm »
Eu tenho um Konus Start 900 mas aquilo só me dá para ver os planetas e mesmo assim Urano e Neptuno só vejo uma pequena bola LOL

Mas para ver planetas e lua já não é mau :P

Mas pelo que já me disse e pelo que tenho visto por ai também como para céu profundo o melhor é ter um telescopio bem mais fixo eu onde vivo é dificil ter algo mais fixo por não ter visibilidade para todo o céu. Teria de transportar o telescopio para outro lado. Por isso é melhor ir indo aos poucos e depois com o tempo vou avançando no terreno para o mundo da astrografia fazendo apenas mais umas pequenas compras que desejar. Se não como acontece no futebol sofro golo em contra ataque :P

Offline ridineuzz

  • Astro-Novato
  • *
  • Mensagens: 1
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Ajuda sobre Telescopio
« Responder #13 em: Março 12, 2012, 12:58:01 pm »
bom dia!! este é o meu primeiro post, preciso de apoio. queria comprar um telescopio mas como sou novato preciso de indicações, estive a ver um telescopio, que tem estas caracteristicas:
- Estabilizador de horizontal
- Estabilizador de base
- 2 Lentes: de 6mm e de 20mm
- Abertura de 70mm
- Distância focal de 300mm
- Foco manual
- Altura: 57 cm
- Largura: 43 cm
- Peso: 2 Kg

acham que para começar está bom?

obrigado.

Offline waldju

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 376
  • Karma: +11/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Ajuda sobre Telescopio
« Responder #14 em: Março 12, 2012, 02:55:43 pm »
Olá ridineuzz. Se quizeres podes fazer uma breve apresentação na secção Galactica Caffe  ;)

Olha, antes de te responder quero fazer-te uma pergunta: Já conheces alguma coisa do céu noturno ou tens algumas noções de onde fica a Ursa Maior, Menor e Cassiopeia?
Antes de adequirires um telescópio essas noções são importantes. Uns binóculos e um livro de iniciação é sempre o melhor começo  :)

Agora para a tua pergunta. Esse telescópio é de iniciante. Não especificas a marca, nem o diâmetro das oculares, nem a montagem onde "ele se apoia", mas a medida dele é certamente de um telescópio para iniciação. Com 70mm de abertura e 30 mm de distancia focal (f/5) é quase de certeza um refractor acromático. O "estabilizador de horizontal" e "estabilizador de base" não sei bem o que quer dizer, mas deve ser para indicar algo sobre a montagem.
Faz-me um pequeno favor, indica a marca e modelo para ter uma noção do tipo de material de que estamos a falar.

Abraço

PS- Indica também qual o valor do mesmo e quanto (mais ou menos) estás a pensar em gastar num telescópio. Se possível, indica também para que efeito pretendes o telescópio (para uso visual, para fotografia, se pretendes mobilidade ou se o peso não tem importancia, etc...)
Orion XT12i
Maksutov OMC140 Deluxe
Refrator SkyWatcher 102/500
Go-To Synscan Altazimutal
Cam Celestron NexImage
10X50 Bresser
Antares Speers Waler 9,4mm 82º
Baader Hyperion 24mm 68º

Re: Ajuda sobre Telescopio
« Responder #14 em: Março 12, 2012, 02:55:43 pm »