Autor Tópico: Observação: 4 de fevereiro de 2012 Dornelas  (Lida 3355 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline cscunha1984

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 112
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • O blog das coisas fantásticas ;)
Observação: 4 de fevereiro de 2012 Dornelas
« em: Fevereiro 05, 2012, 10:51:37 pm »
A pedido de várias famílias, um relato a dar conta do encontro de ontem na cortiçada.

Começamos bem cedo. Pouco antes das 17h00 já tinha o vitalício à minha porta e com ele, mais três pessoas, o Pedro Almeida, o Paulo Almeida, e o Ricardo, novo nestas andanças e que vai passar a acompanhar-nos!
Saímos pontuais, às 17h00, e fomos em direcção ao local de observação, a meros 4km de minha casa! Os termómetros apontavam para a meia-dúzia de graus, e uma vez chegados ao local das observações, declinava então o sol. Depois de uns dedos de conversa, dá-se o ocaso, e paulatinamente, começam a ver-se o planetas! Primeiro Vénus, pouco depois júpiter, e enquanto durou o crepúsculo, começámos a montar o material. O David Marques, também ele novo nestas andanças e mais ainda nos nosso encontros, chegara pouco antes.

Ele trouxera um belíssimo SN 8" da meade numa LXD55, o Miguel Pinto, um SW reflector de 8" a f5 sobre uma Vixen, o Pedro Almeida um pequeno mak da SW de 90mm sobre uma eq2-3 da SW, e eu o Vixen VMC200L e a Heq-5. Além desse material, duas canon's, uma nikon, uma Philips SPC900, uns pares de binóculos e um tripé! Tudo ganhava forma para uma noite, mais uma, memorável, e pela primeira vez, sob um lua já adiantada.

Caiu a noite, e com ela, o frio que se previa para estes dias! Começámos a observar vénus, muito brilhante, a mostrar o melhor de si com um filtro polarizador! Estava realmente brilhante. Depois foi tempo de ver júpiter e os seus galileanos nos vários telescópios e excursões focais dos 800mm aos 1950mm e com as várias aberturas, dos 35mm dos meus binóculos (7*35) aos 203 de três dos quatro telescópios no campo.

Espreitámos a lua, os vários mares, algumas crateras presentes no então terminator e pelas 19h00, momento gastronómico da noite.
Umas bôlas para partilhar, queijo da serra como fora prometido, vinho da região, água (ainda que a desidratação não estivesse na lista dos riscos) e ainda sumo!

Depois de um jantar de lordes à luz da lua, tempo para "fazer sala" com um café que de tão quente, impossibilitava que se pegasse no copo pela base! Café solúvel, da Nescafé (ainda que eles não precisem de publicidade, muito menos da minha), feito com muito amor pela minha mammy! Estava quente, e não muito forte! Para nos manter acordados bastava o frio, e se fosse forte, impediria o descanso merecido dos corajosos que em tão fria noite, desafiaram os céus.

As conversas continuaram noite dentro enquanto a terra girava, paulatinamente, 15º por hora. Fiz até uma foto de uma hora, precisamente, com o star trail a não deixar dúvidas de que "ela" eppur si muove.

No entretanto o David foi buscar o PC dele para uns vídeos a Jupo! Houve um pequeno pormenor, é que o PC dele estava a fazer mais barulho que uma CG5! Aquela ventoinha (de refrigeração do PC), talvez por ele ser piloto, é arraçada às hélices de uma aeronave pequena, tipo o Land Africa  ;D ;D ;D

Depois dos planetas, com a barriguinha cheia, estávamos dispostos, não sem as reservas ditadas pelo moon shine, a observar o céu profundo.
Plêiades, Hyades, Behive Cluster, M31, M42, algumas estrelas duplas...

Não pudemos delongar-nos no céu profundo, seja porque o brilho da lua não possibilitava a observação de objectos mais ténues, seja porque os termómetros, lá pelas 22h00, baixaram dos 0º graus. Mais uma vez,  como de resto me tinha acontecido nas duas noites anteriores, houve geada negra, e portanto, condensação igual a zero!

Os primeiros a sair do local de observação, o Paulo e o Ricardo, fizeram-no não antes de 6 horas bem passadas no campo, pelas 23. Pouco depois, seriam o Miguel e o Pedro Almeida a arrancar, e já nas horas pequeninas, depois da meia-noite, saímos o David e eu. Estivemos de volta da AF com a pequena maravilha que ele trouxe, a F4. A lua, brutal, a m42, não obstante o facto de estar a menos de 25º da lua, a mostrar as suas cores numa exposição de 30", as plêiades a mostrarem o melhor de si no visor da dSLR, e por fim, um "busilis". Ao sair o Pedro e o Miguel, os restantes, quisemos fotografar Andrómeda. Mas como ela declinava e o goto não estava operacional, tivemos que a procurar "à mão". Não foi fácil. Até usei uma expressão "vitalíciana": "Eu seja cão..." se não encontrar a galáxia de Andrómeda. Posto isto, boas notícias! Precisamente quando me estava a crescer o nariz e as orelhas, passou-me a dita pela retina, e já não foi preciso ser... Cão ::)

Tentámos várias exposições, mas o brilho da Lua não permitiu grandes fotos à nossa vizinha! E assim, com esta vicissitude, terminámos a noite, com a certeza, clara para o David e para mim, que nos iremos juntar, daqui a menos de 15 dias, quando o mês de fevereiro passar a meada, e a lua estiver uns 150º para este, para nos delongarmos em AF do deep sky, independentemente do frio que fizer. Pior que os últimos dias parece-me improvável, e tudo o resto é "lucro"!

Sem mais, um ponto final neste relato que é pobre, e diz muito pouco do que se viveu! É o limite deles, narram o que se viu mas não dizem nada do que se viveu

P.S. Não fiz fotos do encontro, a reportagem fotográfica ficou a cargo do Paulo Almeida que já partilhou as fotos no grupo do facebook. Passem por lá: https://www.facebook.com/groups/196400023771177/250191398392039/?notif_t=group_activity

Um abraço
Cristóvão
« Última modificação: Fevereiro 06, 2012, 12:51:23 pm por cscunha1984 »
Orion Optics UK SPX250 f4,8, Orion Optics UK OMC140, PST
SW eq3-2, SW eq-6, GSO azt e muita, muita vontade de aprender :)

Offline waldju

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 376
  • Karma: +11/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Observação: 4 de fevereiro de 2012 Dornelas
« Responder #1 em: Fevereiro 06, 2012, 01:29:30 am »
Deu gosto ler. Sem dúvida um texto que prende e nos transporta para o vosso lado, tal como se lá estivessemos também.
Pelo que parece, foi uma noite bem passada e que se irá rapetir com certeza.

Para a próxima tenho que ir... "Eu seja cão!" ;D
Orion XT12i
Maksutov OMC140 Deluxe
Refrator SkyWatcher 102/500
Go-To Synscan Altazimutal
Cam Celestron NexImage
10X50 Bresser
Antares Speers Waler 9,4mm 82º
Baader Hyperion 24mm 68º

Re: Observação: 4 de fevereiro de 2012 Dornelas
« Responder #1 em: Fevereiro 06, 2012, 01:29:30 am »

Offline cscunha1984

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 112
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • O blog das coisas fantásticas ;)
Re: Observação: 4 de fevereiro de 2012 Dornelas
« Responder #2 em: Fevereiro 06, 2012, 06:58:36 am »
Deu gosto ler. Sem dúvida um texto que prende e nos transporta para o vosso lado, tal como se lá estivessemos também.
Pelo que parece, foi uma noite bem passada e que se irá rapetir com certeza.

Para a próxima tenho que ir... "Eu seja cão!" ;D

Cá te esperamos ;)
Orion Optics UK SPX250 f4,8, Orion Optics UK OMC140, PST
SW eq3-2, SW eq-6, GSO azt e muita, muita vontade de aprender :)

Offline TiG

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 112
  • Karma: +0/-1
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Observação: 4 de fevereiro de 2012 Dornelas
« Responder #3 em: Fevereiro 06, 2012, 09:38:52 am »
Otimo relato :D

E acima de tudo parece que foi um otimo inicio e meio de noite :D

Vi uma otima foto de jupiter e a de uma hora de exposição também ficou muito boa :D
Meteste a Polaris mais ou menos no centro da mira certo? :P

Offline cscunha1984

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 112
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • O blog das coisas fantásticas ;)
Re: Observação: 4 de fevereiro de 2012 Dornelas
« Responder #4 em: Fevereiro 06, 2012, 12:46:34 pm »
Sim TIG, coloquei a polaris no centro da mira ;)
Abraço
Orion Optics UK SPX250 f4,8, Orion Optics UK OMC140, PST
SW eq3-2, SW eq-6, GSO azt e muita, muita vontade de aprender :)

Re: Observação: 4 de fevereiro de 2012 Dornelas
« Responder #4 em: Fevereiro 06, 2012, 12:46:34 pm »