Autor Tópico: Mood à Microsoft Lifecam HD  (Lida 3507 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline cscunha1984

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 112
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • O blog das coisas fantásticas ;)
Mood à Microsoft Lifecam HD
« em: Fevereiro 07, 2012, 03:14:05 pm »
Olá a todos, com o passar dos meses no fórum, e já alguns posts, vou passando a escrever noutros "domínios", onde até então era apenas leitor!
Fiquei espantado há uns meses ao ver uma webcam a ser modificada, ou melhor, a caber num adaptador para o qual é perfeita! No entanto o adaptador que aparece no vídeo custa tanto ou quase como uma lifecam em segunda mão, ou seja , 15 libras, vinte e poucos euros.

Esta era a minha ::)

http://www.youtube.com/watch?v=8n4etw1YllI&feature=g-user-u

Com o passar das semanas consegui ter uma e não resisti a alterá-la para fotografia planetária. As indicações estão todas, passo a passo, no site: http://ghonis2.ho8.com/lifecam/lifecam1.html

Ontem coloquei mãos à obra.  Este era o aspecto da cam uns minutos depois:


O mod é simples de fazer. Fiquei no entanto curioso com a necessidade de ter que des-soldar duas ligações (step nº 20).
Depois vim a saber os porquês. Estava previsto tirar a placa onde está a "objectiva" minúscula para ter o sensor à mostra e assim não se ver um "túnel" de luz como eu vi várias vezes  :)
Mas para isso não é necessário retirar os dois parafusos! Basta desapertar a objectiva! E foi o que eu fiz! Até porque os parafusos são difíceis de sair! E até porque nem está previsto sequer que cheguemos até eles :)
O aspecto dela, "de fora", é este:


Como o corpo dela é "demasiado fino", levou fita isoladora para não andar a dançar dentro de uma ocular de 25mm que canibalizei!

E para não andar para a frente e para trás dentro do barril, usei a mesma fita para prender o fio, e consequentemente a webcam ao barril da ocular!


Para terminar, fiz todos os passos propostos, aldrabei o passo nº 20 porque não des-soldei as ligações mas apenas as "rebentei" com uma chave de fendas :o, em vez de tirar toda a parte da frente da objectiva, tirei apenas a objectiva rodando-a (para a esquerda) :) e a derradeira diferença é que, no passo 21, ignorei a inserção do microfone! Sim, porque eu quero a cam para planetária e eventualmente fotografia lunar e solar! Se quisesse radioastronomia, iria usar outro material que não uma webcam barata ::) Nem os vídeos em HD me iriam ajudar :P
Também "rebentei", - verbo que gosto bastante de usar ::) - a luz azul, o led que se liga sempre que se liga a cam! Se fosse vermelha talvez a deixasse, assim não :)
É até bastante fácil rebentar com o led! talvez das coisas que dá mais prazer! Sobretudo se estiver ligado :P

Até há pouco, a objectiva permanecia enroscada! ainda não tinha "chegado lá". Fui no entanto advertido por um astrónomo amador amigo, David Marques, que o sensor tinha que estar "à mostra", e fiz assim as vontades ao sensor!
Così mi piace :)

Colocando a webcam dentro de um barril de ocular temos a vantagem de conseguir usar filtros, sem qualquer problema.
Para fotos durante o dia, a cor que aparece é violácea por causa do IR cut filter que agora não está lá e que aparecia na câmara até hoje, bem perto do sensor! Mas não as pretendo fazer! Fica mesmo assim! E espero que ela me possa dar muitas alegrias :)

As fotos, essas, terão que esperar! Já apontei lá para fora e dá para usar bem! consigo foco e tudo. A cor não é a real, é violácea, mas para AF planetária, lunar e solar não deve dar problemas.
A ver se logo apanho uma aberta e consigo algo. Tenho uma montagem azimutal o que não será optimal! Em último recurso espero até chegar a casa.
Um abraço
Cristóvão
« Última modificação: Fevereiro 07, 2012, 04:00:16 pm por cscunha1984 »
Orion Optics UK SPX250 f4,8, Orion Optics UK OMC140, PST
SW eq3-2, SW eq-6, GSO azt e muita, muita vontade de aprender :)

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: Mood à Microsoft Lifecam HD
« Responder #1 em: Fevereiro 07, 2012, 03:24:40 pm »
Olá Cristóvão!

Não sou adepto de rebentar coisas mas gostei do teu relatório da modificação da webcam. ;) Parabéns pelo mod!
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Re: Mood à Microsoft Lifecam HD
« Responder #1 em: Fevereiro 07, 2012, 03:24:40 pm »

Offline cscunha1984

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 112
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • O blog das coisas fantásticas ;)
Re: Mood à Microsoft Lifecam HD
« Responder #2 em: Fevereiro 08, 2012, 08:38:29 am »
Olá Cristóvão!

Não sou adepto de rebentar coisas mas gostei do teu relatório da modificação da webcam. ;) Parabéns pelo mod!

Obrigado Nelson. Eu rebente mas com muito jeitinho ::)
Orion Optics UK SPX250 f4,8, Orion Optics UK OMC140, PST
SW eq3-2, SW eq-6, GSO azt e muita, muita vontade de aprender :)

Re: Mood à Microsoft Lifecam HD
« Responder #2 em: Fevereiro 08, 2012, 08:38:29 am »