Autor Tópico: Ajuda com Binóculos  (Lida 11139 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline pipiland

  • Mensagens: 8
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Ajuda com Binóculos
« em: Fevereiro 09, 2012, 01:45:29 pm »
Boa tarde a todos,

O meu nome è Filipe, tenho 30 anos e moro na Amadora, e tenho uma dúvida que muitas vezes é aqui colocada.

Tendo em conta que sou um perfeito leigo na observação astronomica, mas um profundo apaixonado pelo espaço, gostaria que me indicassem neste momento qual os binoculos mais indicados para inicar a observação do "céu", e que por sua vez já me permitam ir um pouco mais além, aquando do adquirir de alguma experiência.

Obrigado pela vossa ajuda.

Offline waldju

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 376
  • Karma: +11/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Ajuda com Binóculos
« Responder #1 em: Fevereiro 09, 2012, 02:07:35 pm »
Olá Filipe e sê bem vindo ao fórum.

O mundo das observações noturnas não são meras "olhadelas" pró céu, mas ler e interpretar o que estamos a observar. É quase como olhar para um mapa e saber onde ficam os países e cidades...

Para isso aconselho-te a comprar o livro "Roteiro do Céu" de Guilherme de Almeida e uns binóculos. Dependesdo que pretende, acho que deverá optar por uns 7X50 ou uns 10X50. O 1º número indica a ampliação (nos exemplos que indiquei, um amplia 7 e o outro 10 vezes), o 2º número indica o diâmetro de cada objetiva (ambos têm"abertura" de 50mm).

Tanto um como o outro são leves o suficiente para se conseguir aguentar na mão algum tempo a observar sem tremores e cansaço. E como não têm grandes ampliações, temos um campo de visão mais alargado e sente-se menos os tremores.

Uma coisa que também é importante é o sistema que usam. Os mais aconsehados devem ter sistema de porro e Bak4 (para uma maior nitidez).

Eu tenho uns binóculos 10X50 (porro e Bak4) e é fantástico observar por eles, pois a visão binocular é mais confortável que a de um telescópio e o "wide field" que vemos por eles é muito bom!!!
Orion XT12i
Maksutov OMC140 Deluxe
Refrator SkyWatcher 102/500
Go-To Synscan Altazimutal
Cam Celestron NexImage
10X50 Bresser
Antares Speers Waler 9,4mm 82º
Baader Hyperion 24mm 68º

Re: Ajuda com Binóculos
« Responder #1 em: Fevereiro 09, 2012, 02:07:35 pm »

Offline pipiland

  • Mensagens: 8
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Ajuda com Binóculos
« Responder #2 em: Fevereiro 09, 2012, 04:30:52 pm »
Muito obrigado pela ajuda.

Dentro das carateristica dos binóculos que indicastes, consegues me indicar alguns em concreto? Relativamente ao livro, também ja tinha dado conta que para poder observar melhor o "céu" não basta olhar para cima, temos que o conhecer.

O meu objetivo é ganhar conhecimento, para mais tarde poder comprar um telescópio, e ir por ai fora.

Offline waldju

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 376
  • Karma: +11/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Ajuda com Binóculos
« Responder #3 em: Fevereiro 09, 2012, 05:14:44 pm »
Como sou adepto de ter alguma ampliação, pendo mais para uns 10X50.
O ideal seriam uns dest tipo:

http://www.teleskop-express.de/shop/product_info.php/info/p1406_TS-10x50-WP-Porro-binoculars---wide-angle---Nitrogen---Outdoor.html

Mas existe algo mais em conta (claro que a qualidade também baixa):

http://www.teleskop-express.de/shop/product_info.php/info/p1408_10x50-Porro-Binoculars---LE-Series---Wide-Angle---All-Purpose.html

Mais uma coisa, se o objetivo é observação noturna, não escolha binóculos com zoom. Dão imagens mais escuras, são mais pesados e têm um campo de visão mais estreito. Eu tenho uns e tive que comprar os 10X50, pois não gostei!
Orion XT12i
Maksutov OMC140 Deluxe
Refrator SkyWatcher 102/500
Go-To Synscan Altazimutal
Cam Celestron NexImage
10X50 Bresser
Antares Speers Waler 9,4mm 82º
Baader Hyperion 24mm 68º

Offline pipiland

  • Mensagens: 8
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Ajuda com Binóculos
« Responder #4 em: Fevereiro 09, 2012, 08:43:09 pm »
obrigado pela ajuda, vou investigar o que existe no mercado.

Offline pipiland

  • Mensagens: 8
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Ajuda com Binóculos
« Responder #5 em: Fevereiro 13, 2012, 07:18:08 pm »
Bom agora que já descobri em que consiste o sistema porro e lentes Bak4, ando aqui às voltas com as marcas de binóculos, sendo que nenhuma me diz nada, porque não percebo ainda nada disto.

Podem me dar umas dicas quanto a modelos 10x50, sendo que desde já agradeço a ajuda dada pelo membro waldju, a quem até já andei a cobiçar o telescópio que tem para venda, mas para já não vale a pena, seria apenas gastar dinheiro.

Obrigado
« Última modificação: Fevereiro 14, 2012, 11:51:54 am por pipiland »

Offline waldju

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 376
  • Karma: +11/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Ajuda com Binóculos
« Responder #6 em: Fevereiro 14, 2012, 04:24:51 pm »
Aguardei a ver se alguem dissesse alguma coisa, mas...
Porque não envias um e-mail ou visitas o site ou mesmo a loja da galáctica?

http://www.galactica.pt/

Nada melhor que eles para te retirar as dúvidas. Como possuem binóculos para venda, experimentas alguns, vês os preços e com a conversa as dúvidas começam a deixar de fazer sentido   ;)

O meu telescópio, é já um bom telescópio para principiantes. Claro que compreendo quando dizes que "seria apenas gastar dinheiro" pois ainda olhas para o céu com alguma confusão à mistura . Mas não deixaria de ser um bom negócio  ;D

É verdade, todas as ajudas aqui ao Sr. Filipe são bem vindas pessoal!!!
Orion XT12i
Maksutov OMC140 Deluxe
Refrator SkyWatcher 102/500
Go-To Synscan Altazimutal
Cam Celestron NexImage
10X50 Bresser
Antares Speers Waler 9,4mm 82º
Baader Hyperion 24mm 68º

Offline TiG

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 112
  • Karma: +0/-1
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Ajuda com Binóculos
« Responder #7 em: Fevereiro 14, 2012, 05:20:29 pm »
Quanto aos binoculos recomendo-te 8x50 ou 10x50. É que superior a isto como a ampliação é bem maior vai ser muito mais dificil focares o que quer que seja pois como o nosso corpo treme sempre um bocado torna-se dificil a imagem ficar estável.

Espero que a dica tenha sido útil :)

Possivelmente até já sabia :P

Offline Oxydus

  • Mensagens: 8
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Ajuda com Binóculos
« Responder #8 em: Fevereiro 16, 2012, 01:07:47 am »
Só para adicionar um pouco mais de informação, para a escolha dos binóculos é necessário ter-se em atenção à pupila de saìda dos mesmos.
O olho humano, aquando da falta de luz, a pupila dilata até perto dos 7mm ( nas pessoas de idade superior é de cerca de 5 mm), por isso, ao escolher-mos uns binóculos, devemos escoljer uns que se adaptem às nossas condições.

Por isso, e como o nosso objectivo é efectuar um "varrimento" ao céu, o ideal é que tenhamos um bom angulo de visão (largo), assim, penso que uns 8x50 serão os melhores.

(Se pegarmos no diâmetro de abertura da objectiva (50mm) e a dividirmos pelo número de ampliações (8) = 50/8=6.25mm).

Não entres em loucuras no preço dos binóculos, mas, evita comprar binóculos com as lentes das objectivas de cor avermelhada ou alaranjada, pois isso é sinal de lentes de má qualidade.
Marco Pereira

Offline pipiland

  • Mensagens: 8
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Ajuda com Binóculos
« Responder #9 em: Fevereiro 16, 2012, 03:19:37 pm »
Agradeço a todos a ajuda, realmente não é facil saber o que comprar, mas com todas as vossas informações o processo já fica um pouco mais simples. Quanto a preços, e tendo em conta as caracteristicas que me indicam como sendo as melhores, até agora o melhor que vi foram estes que Waldju me indicou http://www.teleskop-express.de/shop/product_info.php/info/p1406_TS-10x50-WP-Porro-binoculars---wide-angle---Nitrogen---Outdoor.html

Mas continuo a procurar, até porque não consigo avaliar a qualidade desta marca. ( tudo indica que deve ser já boa )

Entretanto e com o livro Roteiro do céu, já consigo identificar constelações que antes nem sabia que lá estavam, pena não ter um local limpo de iluminação artificial para poder apreciar melhor o céu que tem estado optimo para observar.

Obrigado

Offline Oxydus

  • Mensagens: 8
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Ajuda com Binóculos
« Responder #10 em: Fevereiro 16, 2012, 11:32:19 pm »
Estes Binóculos são muito bons sim, mas o preço é elevado, e tratando-se de uma loja fora do país, ao valor dos mesmos deve-se somar o valor dos portes.
Falando por mim (meu orçamento é muito envergonhado), acho que mesmo na loja galactica, ou até numa fnac tu consegues encontrar uns binóculos francamente aceitáveis por metade do valor.

Mas, se não tiveres limite de budget, estes são uma excelente escolha.

Se tiveres em atenção alguns factores, mesmo sem conheceres marcas, podes encontrar binóculos bons para o destino que tens em mente.

- Diâmetro da objectiva de 50mm (para visão nocturna, quanto maior a abertura melhor),
- Nº de ampliações não muito elevado, entre 7 e 10x (quanto menor for a ampliação, maior o campo de visão),
- evitar a coloração das lentes das objectivas (pelo menos laranja, vermelho ou amarelo), este tipo de filtros é colocado nas lentes de fraca qualidade para disfarçar aberrações cromáticas...
Uma lente neutra (sem coloração) é uma lente de qualidade, se tiver coloração levemente azulada ou azul esverdeada, é sinal de lente de excelente qualidade...
Se tiveres estes itens em mente, à partida já encontras uns quantos aceitáveis, depois, se fores mais exigente e quiseres mais extras (porroprism, bak4, anti-reflexo nas lentes, e por aí fora) aí, os preços vão inflacionar.

Marco Pereira

Offline waldju

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 376
  • Karma: +11/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Ajuda com Binóculos
« Responder #11 em: Fevereiro 17, 2012, 01:27:34 am »
Os portes nesse site até não são caros. São 20€...
Se for como eu que tenho que fazer de Arouca a Gaia para ir a uma fnac, passa bem o valor dos portes  ;D

Concordo com o que dizes da coloração das lentes utilizadas. Convém que sejam transparentes, nunca avermelhadas (em norma).

Como referi anteriormente, eu prefiro alguma ampliação, pelo que prefiro uns 10X em vez dos 7X ou 8X. Em relação à abertura, mais que 50mm vai começar a pesar. Menos que 50 não aconselho, mais que 50 é bom, mas tem o contra do peso... Por mim, os 10X50 são ideais, mas cada um é como cada qual  ;)

A marca desses binóculos são da marca do site (Teleskop-Service), daí não ser fácil encontrar revews deles ou assim. Eu confio nessa marca, pois compro tudo nesse site e nunca me arrependi de nada. Filtros, buscador polar, redutor focal, etc... tudo da marca TeleskopService e nada me desiludiu. Contudo, estes binóculos são quase a mesma coisa que os mais caros (excepto que não têm nitrogénio no interior para  não embaciar por dentro e não são impermeáveis) e custam metade do preço:

http://www.teleskop-express.de/shop/product_info.php/info/p1408_10x50-Porro-Binoculars---LE-Series---Wide-Angle---All-Purpose.html

Acho que já os tinha colocado em cima...  ::)

Uma coisa que se pode comprar também, é este adaptador para utilizar os binóculos em tripé de camera fotográfica ou no anel de dovetail como tem no meu telescópio que está à venda:

http://www.teleskop-express.de/shop/product_info.php/info/p1402_Tripod-Adaptor-for-Binoculars.html

 Na Galáctica têm estes 10X50 por um preço agradável:

http://www.galactica.pt/ver/8003/2/33/164/bresser-hunter-10x50.php

E uns 7X50 também baratos::

http://www.galactica.pt/ver/8001/2/33/164/bresser-hunter-7x50.php

São ambos com sistema porro, mas não sei se são Bak4 ou Bak7...
Orion XT12i
Maksutov OMC140 Deluxe
Refrator SkyWatcher 102/500
Go-To Synscan Altazimutal
Cam Celestron NexImage
10X50 Bresser
Antares Speers Waler 9,4mm 82º
Baader Hyperion 24mm 68º

Offline TiG

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 112
  • Karma: +0/-1
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Ajuda com Binóculos
« Responder #12 em: Fevereiro 17, 2012, 11:44:50 pm »
Eu comprei uns Bressen 10x50 no Lidl há coisa de um ano e tal e estou muito satisfeito com eles :D

Offline waldju

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 376
  • Karma: +11/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Ajuda com Binóculos
« Responder #13 em: Fevereiro 18, 2012, 12:05:43 am »
Eu comprei uns Bressen 10x50 no Lidl há coisa de um ano e tal e estou muito satisfeito com eles :D

Então compramos os 2 na mesma altura  ;D
Orion XT12i
Maksutov OMC140 Deluxe
Refrator SkyWatcher 102/500
Go-To Synscan Altazimutal
Cam Celestron NexImage
10X50 Bresser
Antares Speers Waler 9,4mm 82º
Baader Hyperion 24mm 68º

Offline pipiland

  • Mensagens: 8
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Ajuda com Binóculos
« Responder #14 em: Fevereiro 29, 2012, 01:40:06 pm »
Depois de muito procurar, neste momento estou com três modelos em vista, e que são os seguintes:

https://www.teleskop-express.de/shop/product_info.php/info/p1406_TS-10x50-WP-Porro-binoculars---wide-angle---Nitrogen---Outdoor.html
http://www.astroshop.eu/celestron-binoculars-nature-10x50-porro/p,19930#tab_bar_1_select
http://www.astroshop.eu/bresser-binoculars-corvette-10x50/p,12628#tab_bar_1_select

Qual deles escolhiam? Parece-me que são todos muito indênticos, mas algumas opiniões são bem vindas, sobretudo porque quero encomenda-los ainda esta semana.

Obrigado

Re: Ajuda com Binóculos
« Responder #14 em: Fevereiro 29, 2012, 01:40:06 pm »