Autor Tópico: Colimação  (Lida 4093 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Oxydus

  • Mensagens: 8
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Colimação
« em: Fevereiro 16, 2012, 01:28:09 am »
Boas, retirei o espelho primário do meu telescópio para o lavar (estava mesmo a precisar). A célula do meu espelho não possui molas nos parafusos de alinhamento, assim, para efectuar a colimação do mesmo, eu tenho de conjugar os 3 pares de parafusos existentes (enquanto um puxa, o outro empurra) e com isto, eu não tenho um parafuso de bloqueio propriamente dito...

Que sistema é este? Eu pensava que o sistema de molas era universal, qual é o mais eficiente?

Obrigado
Marco Pereira

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: Colimação
« Responder #1 em: Fevereiro 16, 2012, 12:01:56 pm »
As molas não são imprescindíveis, mas dão jeito para evitar as normais folgas que as roscas dos parafusos têm. A falta de parafusos de bloqueio também é discutível, mas tal como as molas, também dariam jeito se tivesse. Em resumo, esse é um sistema básico. Ele assim como está vai funcionar bem, mas talvez descolime mais facilmente especialmente se for sujeito a transporte em viatura.
Se tiveres jeito para a bricolage, é fácil abrires 3 buracos perto dos parafusos de colimação, roscar esses buracos e colocares tu mesmo 3 parafusos de bloqueio. A questão das molas também resolves bem... Encontra 3 molas fortes que caibam nos parafusos de colimação e está feito! Nas lojas de material auto talvez as encontres.

Boa sorte!
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Re: Colimação
« Responder #1 em: Fevereiro 16, 2012, 12:01:56 pm »

Offline Joao Correia

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 73
  • Karma: +2/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Colimação
« Responder #2 em: Fevereiro 16, 2012, 01:54:56 pm »
E nao sera preciso um colimador? tambem fiz o mesmo no telescopio a tempos tive de utilizar este intrumento para o colimar. Ou há alguma tecnica que me primita colimar sem utilizar o colimador  ???
vza

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: Colimação
« Responder #3 em: Fevereiro 16, 2012, 04:32:30 pm »
Um colimador, por mais básico que seja é sempre preferível ter.
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline Oxydus

  • Mensagens: 8
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Colimação
« Responder #4 em: Fevereiro 16, 2012, 11:38:14 pm »
Obrigado pela atenção que dispensaram.

Vou fazer as alterações recomendadas, as molas já as encontrei ( nos carros à escala com motor de explosão, as molas dos amortecedores).

Marco Pereira

Re: Colimação
« Responder #4 em: Fevereiro 16, 2012, 11:38:14 pm »