Autor Tópico: Problema estranho na colimação  (Lida 3075 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Taxus

  • Mensagens: 4
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Problema estranho na colimação
« em: Março 02, 2012, 11:53:41 pm »
Olá!

Ontem ao espreitar uns planetas cheguei à conclusão que precisava de colimar o meu telescopio.

É um reflector de 114mm f/4,3.

Como sou novo nestas coisas passei uma boa parte do dia a estudar a teoria e a ver tutoriais até achar que já percebia o esquema.

O meu problema é o seguinte, na colimação do secundário é suposto ver as 3 pinças que prendem o primário... Ora, daquilo que já experimentei, parece-me impossível chegar a essa situação. Mesmo com o primário completamente centrado no secundário, consigo ver apenas uns 80% do espelho primário. Isto, com uma collimation cap improvisada (caide de rolo fotografico 35mm).
Já experimentei tentar afastar o primário, mas não há espaço de manobra...

Esta situação é normal? Serei eu que estou a fazer asneira?
No caso de não conseguir ver as bordas do primario em todo o seu diametro, como faço para o centrar?

Agradeço imenso qualquer dica, ajuda....

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: Problema estranho na colimação
« Responder #1 em: Março 05, 2012, 09:53:36 am »
Provavelmente precisas de deslocar mais o secundário para dentro ou pra fora do tubo para que este fique bem centrado por debaixo do focador. Para o mover pra fora, despertas bastante os 3 parafusos de colimação e apertas o parafuso central (que é o que segura o secundário) até que o secundário pareça centrado sob o focador. Depois apertas os de colimação para fixar e recolimas. Para o mover para dentro, desapertas o parafuso central e quando em posição sob o focador, apertas os de colimação. Depois recolimas. Usa sempre a outra mão para segurar o secundário para evitar que rode muito e/ou que fique tão desapertado solto que caia.

Boa sorte!
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Re: Problema estranho na colimação
« Responder #1 em: Março 05, 2012, 09:53:36 am »

Offline joao marum

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 388
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Problema estranho na colimação
« Responder #2 em: Março 05, 2012, 08:58:42 pm »
Olá. Antes de fazeres isso que o amigo Nelson disse, roda o parafuso do focador para ele ir todo para dentro e vê se já ves o primário todo.
------------------
João Marum
GOAAA

Offline Guilherme de Almeida

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Principiante
  • *****
  • Mensagens: 316
  • Karma: +6/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • artigosediversos
Re: Problema estranho na colimação
« Responder #3 em: Agosto 10, 2012, 10:48:56 pm »
Meu caro

Esse problema é bem conhecido nesse modelo de telescópio especificamente. E esse modelo aparece sob várias marcas. Dei por esse problema quando testei um modelo desses, por volta de 1996 ou coisa parecida.

Na verdade, esse telescópio tem o secundário  subdmensionado, de modo que nem sequer  capta toda a luz que vem do primário. Foi um recurso do fabricante, pois o primario e esf+erico e devia ser parabólico. Se trabalhasse a f/4,3 a aberração de esfericidade seria tante que nada se aproveitava.
O fabricante faz um secundário muito pequeno de modo que o telescópio de 114 mm fundiona como se fosse de uns 70 mm de abertura. Como a distância focal desse modelo é usualmente de 500 mm, a funcionar com 70 mm de abertura passará a trabalhar como um f/7,14, e nesse caso o facto de ser esférico já incomoda pouco.
Não é um recurso honesto do fabricante, lá isso não é. Mas nunca conseguirá, espreitando pelo porta-oculares vazio, ver a totalidade do primário.

Nesse caso, o recurso é usar um laser.

Abraço
Guilherme de Almeida
Guilherme de Almeida

Re: Problema estranho na colimação
« Responder #3 em: Agosto 10, 2012, 10:48:56 pm »