Autor Tópico: Maratona Messier em Dornelas dia 21 de Março  (Lida 2484 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline cscunha1984

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 112
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • O blog das coisas fantásticas ;)
Maratona Messier em Dornelas dia 21 de Março
« em: Março 23, 2012, 04:25:38 pm »
Olá a todos. Serve o presente post para dar conta do próximo encontro de AA em Dornelas. Quer dizer, para ser exacto, não se trata de Dornelas, mas de uma pequena aldeia a norte de Dornelas com o nome de Cortiçada. O local do encontro será, como no anterior, no campo de futebol, longe das luzes, num planalto a 700m de altitude, com o horizonte completamente desobstruído em todas as direcções, bem melhor que o campo de Dornelas/colherinhas onde fizemos o grande encontro de Junho.
As coordenadas são 40º 45' 23 N e 7º 32' 40 O. Há estrada alcatroada até lá, e o local fica não longe da municipal que vai de Dornelas a Aguiar da Beira. Acho que é o lugar perfeito para os encontro do NAV (agora associação Ofiuco!

O dia não será o ideal para a maratona Messier porque a lua estará bem visível quase toda a noite junto de gémeos, mas atendendo às previsões para o fim‑de‑semana de lua nova de Março, esta é a única oportunidade de espreitar os objectos de Messier. 

O encontro começará às 18h00. Quem não sabe ir até lá, venha ter a minha casa. Coloquem no GPS, Dornelas "centro". É onde eu moro. De lá sairemos em caravana e em 5 minutos ou 4km estamos no lugar de observações.
Absolutamente indispensável são os agasalhos. Sobretudo para os pés. Vesti os pares de meias que entenderdes necessários. Com o frio não se brinca, sobretudo àquela altitude. Não é alta montanha, mas vem um ventinho da serra da estrela que tira qualquer um do sério. Já estamos em Março mas o frio mantém-se,msobretudo à noite.

Até lá.

Como anfitrião, espero-vos numerosos 

Para mais informações, cscunha1984@gmail.com ou             926 670 528       ou ainda http://www.ofiuco.org.pt/index_ficheiros/Page568.htm
Orion Optics UK SPX250 f4,8, Orion Optics UK OMC140, PST
SW eq3-2, SW eq-6, GSO azt e muita, muita vontade de aprender :)

Maratona Messier em Dornelas dia 21 de Março
« em: Março 23, 2012, 04:25:38 pm »