Autor Tópico: Gravidade no exterior do planeta terra  (Lida 4606 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline Phelps

  • Mensagens: 2
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Gravidade no exterior do planeta terra
« em: Abril 26, 2012, 10:54:08 pm »
Boa noite a todos.

A gravidade é uma força que ainda me faz alguma confusão...não a gravidade dentro do nosso planeta, mas sim a gravidade no exterior dela.
Na lua a gravidade existente é ainda exercida pelo planeta terra. Mas a partir de onde começamos a ser influenciados pelo planeta Marte :. por exemplo...

Gostaria de saber apartir de que altura/distância, deixamos de ser puxados para a terra e passamos a ser puxados para Marte?

Cumps
Phelps
« Última modificação: Abril 26, 2012, 11:00:07 pm por Phelps »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Gravidade no exterior do planeta terra
« Responder #1 em: Abril 28, 2012, 12:22:04 pm »
Viva,

Pois, é uma pergunta interessante.. E eu acho que parte da questão está no facto de nós não termos, literalmente, uma coisa a que nos agarrar! Não estou no gozo.. O "dentro" da Terra, para nós significa que há aqui uma atmosfera, e que estamos aqui abrigados.. Temos esta "atmosfera" a que nos agarrar como referência, não só porque a atmosfera é gás supostamente leve que fica preso ao nosso planeta por causa da gravidade, mas também porque dentro da atmosfera há outras coisas que bem conhecemos que só servem para baralhar e que não existem no "lá fora". Refiro-me nesta última parte à impulsão que coisas como balões podem usar para subir, ou à pressão que pode ser usada pelas asas dos aviões para voar... Tudo isto baralha porque não existe "lá fora".. Por isso, é melhor esquecermos estas coisas!
Por outro lado, como no espaço "não há nada", perdemos a noção do que uma distância quer dizer.. só vemos pontinhos planetários a flutuar no escuro, e um Sol brilhante ali algures.. É difícil medir ao certo os pensamentos sobre estas distâncias..


Mas também podemos agarrar nessa pergunta e fazê-la ao contrário! O que é que nós "aqui dentro" sentimos de Marte, ou do Sol, ou mesmo da Lua? E colocada a questão assim, se calhar vêm-nos à cabeça algumas pistas de imediato: Marés!
A Lua, aqui ao lado, puxa-nos! Não sentimos, nós humanos, por sermos muito pouco sensíveis a isso, mas podemos ver em coisas que se deformem à mínima sugestão de força muito facilmente, como um objecto enorme e líquido: o Mar. A força gravitacional da Lua é suficiente para convencer uma massa de água considerável a subir e descer uns metros em 6h... E se formos reparando nas diferentes alturas a que o mar sobe ou desce, e nas variações, vemos que a amplitude também varia consoante a fase da Lua (que dito por outras palavras corresponde à posição do Sol relativamente à Lua e a nós). Quando a Lua e o Sol estão do mesmo lado ou em lados opostos, lá vêm as Marés Vivas! Se estiverem a 90º, é uma Maré Morta meio "fraca"..
Quando a Marte, ele é pequenino (pouca massa) demais para ser sentido da mesma forma..  Bom, a Lua também é pequena e sente-se bem, portanto a distância também tem que se lhe diga! A massa influencia linearmente na força, mas a distancia enfraquece com o quadrado da distância.. Portanto, para a mesma força, uma coisa ao dobro da distância tinha que ter 4x mais massa..

< tive aqui que fazer uma pausa para almoço ;) >

Se agora passarmos das palavras de explicação a números com significado podemos tentar fazer umas continhas.. Agarrar na massa dos planetas, nas distâncias a que eles estão, e ver o que (segundo essas contas) será a força sentida em certo sítio.. Podemos até vir a descobrir que existem sítios onde a força que nos puxa para um lado ou para o outro são iguais! O caso mais óbvio é a meia distância entre dois planetas com a mesma massa, mas também pode ser estarmos 1/3 do caminho entre dois planetas, em que o mais perto tem 1/4 da massa do mais longe. Portanto, entre estar a metade da distância ou estar a 1/3 da distância, um dos planetas teve que ficar logo 4x mais "pesado" para manter o equilíbrio.. Assim se percebe que aqui na Terra, só mesmo uma coisa muuuuito pesada como uma estrela é que acaba por ter uma influência relativamente sensível nas coisas que conseguimos ver à nossa volta (Mar). Mas isto não quer dizer que não haja instrumentos sensíveis a, por exemplo, manadas de elefantes a correr num continente distante! Se imaginarmos um grupo de manadas de elefantes (super manada) com 100 elefantes de 10 Toneladas cada, estamos a falar de uma coisa 1/6000000000000000000 (18 zeros) mais pequena que a massa da Terra.. Se se detecta isto, tem-se um instrumento bem sensível..

Então deixa cá ver qual a ordem de grandeza da força gravítica que se sente cá de Marte, comparada com a da Terra. Nós estamos a 1 raio terrestre do centro de um objecto com a massa da Terra. Mas nas ocasiões em que a Terra e Marte estão mais próximos, chegamos a estar a 8999 raios terrestres (para facilitar as contas :) ). Quando está mais afastado Marte fica a 58000 raios terrestres de distância. Marte tem 1/10 da massa da Terra. Portanto, a força com que Marte nos puxa quando está perto é 1/810000000 daquela com que a Terra nos puxa. E quando está mais afastado a força é 1/33000000000 da força que a Terra nos puxa (aproximadamente 40x menos que no caso anterior).
Voltando às manadas de elefantes, o que se sente cá de Marte é o mesmo que nós sentimos se 100 elefantes de 10T se aproximarem de nós até aos 70m, e se depois se afastarem até aos 2800m.
Isto também quer dizer que se, na próxima ocasião de Marte ficar perto de nós, a Terra desaparecesse à excepção de nós e uma manada de Elefantes a 70m de nós, nós íamo-nos sentir igualmente atraídos por Marte e pelo que teria restado da fauna deste planeta!.. :)

Já agora, se depois tivermos em conta os movimentos das órbitas dos planetas, os pontos (zonas) nos quais todas as forças que se somam praticamente se anulam chamam-se Pontos de Lagrange.
« Última modificação: Abril 28, 2012, 03:22:27 pm por Fil »
Fil.
GOAAA

Re: Gravidade no exterior do planeta terra
« Responder #1 em: Abril 28, 2012, 12:22:04 pm »

Offline Phelps

  • Mensagens: 2
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Gravidade no exterior do planeta terra
« Responder #2 em: Abril 28, 2012, 08:08:50 pm »
< pausa para lanchar enquanto lia a tua resposta  ;D>

Muito boa a resposta, percebi  ;)

Gravidade no exterior do planeta terra
« Responder #2 em: Abril 28, 2012, 08:08:50 pm »