Autor Tópico: 1ª Arouca Star Party dia 23 Junho  (Lida 19456 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline waldju

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 376
  • Karma: +11/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: 1ª Arouca Star Party dia 23 Junho
« Responder #30 em: Junho 04, 2012, 12:31:56 pm »
Espero poder levar dois telescópios, um para o céu profundo e um segundo para a lua, planetas, duplas e alguns dso's.

Óptimo!!! Não vai faltar quem queira "pôr olho" neles ;D

Há muito que não perco uma noite inteira a ver o céu. Acho que vai ser desta  :)

Assim o espero também!!!  ::)

Orion XT12i
Maksutov OMC140 Deluxe
Refrator SkyWatcher 102/500
Go-To Synscan Altazimutal
Cam Celestron NexImage
10X50 Bresser
Antares Speers Waler 9,4mm 82º
Baader Hyperion 24mm 68º

Offline A.P.C.

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 55
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: 1ª Arouca Star Party dia 23 Junho
« Responder #31 em: Junho 06, 2012, 10:09:22 am »
Olá Waldju, e restantes participantes do tópico!

Sendo novo cá no Forum, vou aproveitando para ir lendo tópicos variados, e descobri este há pouco.

Excelente iniciativa! E não fosse tão longe para mim, vinha mesmo a calhar, para me iniciar nestas coisas e sobretudo aprender com quem já anda nisto há mais tempo.

Tenho de ir procurando, a ver se há encontros desses mais perto da minha zona, porque de facto parecem-me uma excelente forma não só de evoluir, mas também pelo convívio com outros apaixonados pelo Universo.

A propósito do transporte seguro do material em saídas desse género, levantada mais abaixo neste tópico, por um outro membro do Forum, por acaso pus-te uma pergunta nesse sentido no tópico onde me tens estado a aconselhar (e ensinar!) sobre as minhas dúvidas de principiante.
No meu caso, sendo o meu telescópio um Newton, já me começo a aperceber que quanto mais depressa tiver um colimator melhor...

Caso alguém saiba ou de encontros regulares de astrónomos amadores perto de Lisboa, ou de "Star Parties" como esta em Arouca, digam-me qualquer coisa. Obrigado.

Espero que a 23 deste mês, o tempo esteja favorável aquando da vossa "Star Party", e que consigam fazer excelentes observações!

Cmpts,

A.P.C.

Re: 1ª Arouca Star Party dia 23 Junho
« Responder #31 em: Junho 06, 2012, 10:09:22 am »

Offline waldju

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 376
  • Karma: +11/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: 1ª Arouca Star Party dia 23 Junho
« Responder #32 em: Junho 06, 2012, 11:09:02 am »
Sim, de facto iniciativas destas começam já a ser "mais regulares". O pessoal começa a sentir necessidade de dair do seu céu poluído onde faz regularmente as suas observações. E estes encontros são pensados para que haja o máximo de condições favoráveis para a observação e a ausência de poluição luminosa é o 1º ponto a ter em conta.
E claro, o convívio!  ;)

No meu caso, sendo o meu telescópio um Newton, já me começo a aperceber que quanto mais depressa tiver um colimator melhor...

De facto um colimador dá jeito, MUITO jeito. Mas se tem o telescópio "parado" em casa descolima mais lentamente. Eu tenho um colimador laser e sozinho consigo fazer a colimação do meu XT12i. Enquanto o tubo se ambienta com a temperatura exterior, eu colimo-o  ;D
Orion XT12i
Maksutov OMC140 Deluxe
Refrator SkyWatcher 102/500
Go-To Synscan Altazimutal
Cam Celestron NexImage
10X50 Bresser
Antares Speers Waler 9,4mm 82º
Baader Hyperion 24mm 68º

Offline A.P.C.

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 55
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: 1ª Arouca Star Party dia 23 Junho
« Responder #33 em: Junho 06, 2012, 11:24:10 am »
Waldju,

Veja o link dum colimador que coloquei no outro tópico das dicas/conselhos.
Em princípio será esse que vou encomendar. Diga-me a sua opinião.

Para já estou bastante satisfeito com o apoio a todos os níveis do pessoal da Teleskop Service (confesso que no meu caso superaram os da Astroshop de longe) e é de lá que penso continuar a encomendar os acessórios que for comprando (além de que os preços são mais em conta, para os mesmos produtos, do que os da Astroshop!).

Tenho realmente pena de não poder ir desta vez à vossa "Star Party", mas hão-de com certeza surgir mais ocasiões. E quando tiver mais experiência, mas também o colimator, e malas apropriadas para transporte do material espero poder então participar num evento desses.
Pela observação com céu limpo, pelo convívio, pela troca de ideias, e claro, para aprender mais qualquer coisa com quem sabe  ;)

Cmpts,

A.P.C.




Offline Joao Costa

  • Mensagens: 18
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: 1ª Arouca Star Party dia 23 Junho
« Responder #34 em: Junho 06, 2012, 03:41:49 pm »


Caso alguém saiba ou de encontros regulares de astrónomos amadores perto de Lisboa, ou de "Star Parties" como esta em Arouca, digam-me qualquer coisa. Obrigado.





Tens o grupo da Atalaia, que se encontra todos os Sábados se as condicoes climatéricas fore indicadas.
Deixo aqui o site:
www.atalaia.org

Offline A.P.C.

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 55
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: 1ª Arouca Star Party dia 23 Junho
« Responder #35 em: Junho 06, 2012, 03:58:17 pm »
Boas,

Obrigado João.
O Cristóvão e/ou o Waldju já me tinham falado disso num outro tópico onde respondi.

Entretanto apercebi-me que há várias terras de nome Atalaia, que aparecem ao pesquisar no mapa do Google!
Inicialmente fui dar a uma Atalaia a 150Km da minha zona (lá para os lados do Entroncamento), mas pelos vistos há outras Atalaia mais perto e fiquei sem perceber qual delas!...
Agora com o teu link (obrigado ;) ) fiquei 100% esclarecido. Trata-se de Atalaia do outro lado do Tejo, perto do Montijo. E assim de facto já fica bem mais perto e já se justifica umas idas e vindas até lá de vez em quando ;D

Cmpts,

A.P.C.
 

Offline waldju

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 376
  • Karma: +11/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: 1ª Arouca Star Party dia 23 Junho
« Responder #36 em: Junho 06, 2012, 04:11:15 pm »
Veja o link dum colimador que coloquei no outro tópico das dicas/conselhos.
Em princípio será esse que vou encomendar. Diga-me a sua opinião.

É igual ao meu colimador. Não é o melhor do mundo (nem anda lá perto), mas serve para o efeito  ;D
Orion XT12i
Maksutov OMC140 Deluxe
Refrator SkyWatcher 102/500
Go-To Synscan Altazimutal
Cam Celestron NexImage
10X50 Bresser
Antares Speers Waler 9,4mm 82º
Baader Hyperion 24mm 68º

Offline Joao Costa

  • Mensagens: 18
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: 1ª Arouca Star Party dia 23 Junho
« Responder #37 em: Junho 06, 2012, 04:34:19 pm »
Boas,

Obrigado João.
O Cristóvão e/ou o Waldju já me tinham falado disso num outro tópico onde respondi.

Entretanto apercebi-me que há várias terras de nome Atalaia, que aparecem ao pesquisar no mapa do Google!
Inicialmente fui dar a uma Atalaia a 150Km da minha zona (lá para os lados do Entroncamento), mas pelos vistos há outras Atalaia mais perto e fiquei sem perceber qual delas!...
Agora com o teu link (obrigado ;) ) fiquei 100% esclarecido. Trata-se de Atalaia do outro lado do Tejo, perto do Montijo. E assim de facto já fica bem mais perto e já se justifica umas idas e vindas até lá de vez em quando ;D

Cmpts,

A.P.C.
 

Eu de momento nao posso ir aos Sábados porque trabalho, mas fui ao local onde o grupo se encontra no Domingo da semana passada e realmente vale a pena, pois aqui pelas nossas zonas é dificil arranjar um bom sitio para observações (devido principalmente a poluição luminosa).
E de carro é rapido, daqui de Lisboa, meia hora aproximadamente.
Nao sei onde vives, mas se quiseres podemos fazer um topico para combinarmos um encontro, e ver se alguem alinha.
Abraços

Offline A.P.C.

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 55
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: 1ª Arouca Star Party dia 23 Junho
« Responder #38 em: Junho 06, 2012, 04:39:35 pm »
Waldju,

Ok, obrigado.
Para não estar a postar "off-topic", eventualmente falamos disso no outro tópico.

Cmpts,

A.P.C.

Offline A.P.C.

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 55
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: 1ª Arouca Star Party dia 23 Junho
« Responder #39 em: Junho 06, 2012, 04:57:46 pm »
João,

Citar
Nao sei onde vives, mas se quiseres podemos fazer um topico para combinarmos um encontro, e ver se alguem alinha.

Estou perto de Sintra.
Já estive a ver no mapa do Google, daqui lá são +/- 50Km. Faz-se bem.
Outra coisa que fiz entretanto foi ver todo o conteúdo do site do grupo que postaste antes.
Curiosamente o último encontro lá mencionado já data de 30/10/2010, portanto quase 2 anos! Será que os encontros ainda se continuam a realizar naquele local?
Outra coisa foi que logo na página de Início dizem, referindo-se aos dias dos ditos encontros (e cito) "todos os sábados depois da Lua Nova, ou quando as espontaneamente as pessoas decidem encontrar-se".
No entanto na página Local dizem, ainda sobre as datas dos encontros (e cito) "Todos os sábados, desde que haja condições meteorológicas favoráveis para a prática da astronomia".

Portanto, é todos os sábados (desde que haja condições para tal)? Ou é só nos sábados a seguir à Lua Nova?

Força então com esse tópico, decerto haverá mais gente aqui da zona Lisboa-Sintra-Cascais, e margem Sul, interessada.

Tal como eles também referem nesse site "Quantos não serão os que não fazem observações porque não têm nenhum local seguro para onde ir? Quantos não têm de arriscar, por vezes totalmente sozinhos, ficando vulneráveis a vários perigos?", o que é sem dúvida um factor importante a ter em conta, sobretudo nos dias que correm...


Cmpts,

A.P.C.

Offline Joao Costa

  • Mensagens: 18
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: 1ª Arouca Star Party dia 23 Junho
« Responder #40 em: Junho 06, 2012, 06:56:57 pm »
João,

Citar
Nao sei onde vives, mas se quiseres podemos fazer um topico para combinarmos um encontro, e ver se alguem alinha.

Estou perto de Sintra.
Já estive a ver no mapa do Google, daqui lá são +/- 50Km. Faz-se bem.
Outra coisa que fiz entretanto foi ver todo o conteúdo do site do grupo que postaste antes.
Curiosamente o último encontro lá mencionado já data de 30/10/2010, portanto quase 2 anos! Será que os encontros ainda se continuam a realizar naquele local?
Outra coisa foi que logo na página de Início dizem, referindo-se aos dias dos ditos encontros (e cito) "todos os sábados depois da Lua Nova, ou quando as espontaneamente as pessoas decidem encontrar-se".
No entanto na página Local dizem, ainda sobre as datas dos encontros (e cito) "Todos os sábados, desde que haja condições meteorológicas favoráveis para a prática da astronomia".

Portanto, é todos os sábados (desde que haja condições para tal)? Ou é só nos sábados a seguir à Lua Nova?

Força então com esse tópico, decerto haverá mais gente aqui da zona Lisboa-Sintra-Cascais, e margem Sul, interessada.

Tal como eles também referem nesse site "Quantos não serão os que não fazem observações porque não têm nenhum local seguro para onde ir? Quantos não têm de arriscar, por vezes totalmente sozinhos, ficando vulneráveis a vários perigos?", o que é sem dúvida um factor importante a ter em conta, sobretudo nos dias que correm...


Cmpts,

A.P.C.

De facto ja tinha reparado que a ultima menção de um encontro do grupo tinha sido postada em 2010, mas como tambem li que se encontram todos os Sábados, presumi que ainda o fizessem...é caso de experimentares ir lá um Sábado a seguir a Lua Nova e conferires :)
Leva o teu Newton, pois mesmo nao estando la ninguem aproveitas uma noite de observação.
O local é bom, com boa visão para todas as direcções, principalmente para Sul.
É remoto, e nao me pareceu perigoso pois nao tem nada de interessante a fazer lá a nao ser para nos e os nosso telescopios; logo nao vais encontrar ninguem a 'chatear-te'.

A que dias tens disponibilidade de ir a uma noite de observações?

Abraços
Joao Costa

Offline A.P.C.

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 55
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: 1ª Arouca Star Party dia 23 Junho
« Responder #41 em: Junho 06, 2012, 07:18:00 pm »
João,

Citar
Leva o teu Newton, pois mesmo nao estando la ninguem aproveitas uma noite de observação.
O local é bom, com boa visão para todas as direcções, principalmente para Sul.
É remoto, e nao me pareceu perigoso pois nao tem nada de interessante a fazer lá a nao ser para nos e os nosso telescopios; logo nao vais encontrar ninguem a 'chatear-te'.

He!He!He!... Sózinho lá para o meio dum monte?... Não me parece... lol...
Bem sei que há mais hipóteses de ter maus encontros quando levo o cão à rua às tantas da matina aqui na minha zona, mas também há sempre hipóteses de os haver em locais remotos onde ninguém esperaria que acontecesse.
Não, sózinho não me sinto seguro para aventuras dessas.

E claro, além de maus encontros com "amigos do alheio" cá do nosso globo, em locais desses há ainda outro tipo de encontros possíveis, esses com outro tipo de "gente" que vem doutros cantos do Universo  ;) Ainda se tivesse a garantia que fossem dos benevolentes, aí ia até já agora a correr, mas como nisto não há certezas de quem nos possa visitar... Caso ainda por aí andem Grays a fazerem das deles seria muito complicado...  ;)

Citar
A que dias tens disponibilidade de ir a uma noite de observações?

Em qualquer dia da semana ou domingo. Sábado é (em teoria, pois na prática também seria possível) o dia de menor disponibilidade.


Cmpts,

A.P.C.

Offline Joao Costa

  • Mensagens: 18
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: 1ª Arouca Star Party dia 23 Junho
« Responder #42 em: Junho 06, 2012, 08:06:30 pm »
João,

Citar
Leva o teu Newton, pois mesmo nao estando la ninguem aproveitas uma noite de observação.
O local é bom, com boa visão para todas as direcções, principalmente para Sul.
É remoto, e nao me pareceu perigoso pois nao tem nada de interessante a fazer lá a nao ser para nos e os nosso telescopios; logo nao vais encontrar ninguem a 'chatear-te'.

He!He!He!... Sózinho lá para o meio dum monte?... Não me parece... lol...
Bem sei que há mais hipóteses de ter maus encontros quando levo o cão à rua às tantas da matina aqui na minha zona, mas também há sempre hipóteses de os haver em locais remotos onde ninguém esperaria que acontecesse.
Não, sózinho não me sinto seguro para aventuras dessas.

E claro, além de maus encontros com "amigos do alheio" cá do nosso globo, em locais desses há ainda outro tipo de encontros possíveis, esses com outro tipo de "gente" que vem doutros cantos do Universo  ;) Ainda se tivesse a garantia que fossem dos benevolentes, aí ia até já agora a correr, mas como nisto não há certezas de quem nos possa visitar... Caso ainda por aí andem Grays a fazerem das deles seria muito complicado...  ;)

Citar
A que dias tens disponibilidade de ir a uma noite de observações?

Em qualquer dia da semana ou domingo. Sábado é (em teoria, pois na prática também seria possível) o dia de menor disponibilidade.


Cmpts,

A.P.C.


Nao tenhas medo do desconhecido, mas sim curiosidade! E duvido muito que 'eles' andem ai, pois se andassem penso que ja se saberia, e provavelmente seriam seres com boas intenções se não não teriam avançado tecnologicamente ao ponto se sairem do seu proprio planeta!

Finalmente arranjo alguem com a mesma disponibilidade que eu!
Posso qualquer dia da semana sem contar com Quintas, Sextas e Sábados, e estava a pensar em ir ate ao Montijo no Domingo, se as condições forem boas.
Vai estar quase meia-lua, e so vai aparecer lá para o fim da madrugada.
Se quiseres ir tambem, dizme. Vou levar carro, podes vir comigo.

Offline A.P.C.

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 55
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: 1ª Arouca Star Party dia 23 Junho
« Responder #43 em: Junho 06, 2012, 09:18:15 pm »
João,

Citar
Nao tenhas medo do desconhecido, mas sim curiosidade!

Medo do desconhecido, desse desconhecido a que te referes, não tenho absolutamente nenhum, o que disse foi só uma brincadeira.
Esse é o meu interesse principal na vida, já me dedico a isso há mais de 40 anos, portanto não tenho medo nenhum. Receio sim (medo não porque o medo atrofia), tenho dos seres humanos que como sabemos são ainda muito primitivos na sua imensa maioria.
E curiosidade, a minha não tem limites em relação a esse tema, tenho muitos milhares de horas a queimar as pestanas na busca de informação (séria) sobre o tema  ;)

Citar
E duvido muito que 'eles' andem ai, pois se andassem penso que ja se saberia, e provavelmente seriam seres com boas intenções se não não teriam avançado tecnologicamente ao ponto se sairem do seu proprio planeta!

Se ainda tens dúvidas que "eles" andem por aí é porque ainda não acedeste à informação séria que existe, e a um zilião de evidências disso mesmo.
Andam, andam, podes ter a certeza disso. Tanto andam que até eu já os vi!
E não andam só agora, se vires todos os episódios de todas as séries dos "Ancient Aliens" (nem precisas de ver cada episódio dezenas de vezes como é o meu caso, basta veres apenas uma vez) já tens aí uma excelente base para começares a reflectir, e a única conclusão a que podes chegar (se te conseguires desligar da versão "oficial" da História da Humanidade, com uma mente aberta) é a mesma a que eu cheguei, ou seja, eles sempre cá andaram  ;)

Já se saberia por quem? Não estás à espera que os que escondem a verdade há sabe-se lá quanto tempo, e que dominam e controlam tudo, incluindo os "media", venham anunciar isso à TV...
Não... Infelizmente a "disclosure" terá de ser muito provávelmente feita por "eles". E há fortes chances que esteja para muito breve, portanto vai-te preparando...  ;)

Claro que os há com boas intenções (os benevolentes), mas também os há (os "little Grays, entre outros) com intenções pouco claras e por vezes declaradamente malévolas. E esses (embora esteja convencido que  actualmente estão fora de acção) prefiro não os encontrar...

Citar
Finalmente arranjo alguem com a mesma disponibilidade que eu!
Posso qualquer dia da semana sem contar com Quintas, Sextas e Sábados, e estava a pensar em ir ate ao Montijo no Domingo, se as condições forem boas.
Vai estar quase meia-lua, e so vai aparecer lá para o fim da madrugada.
Se quiseres ir tambem, dizme. Vou levar carro, podes vir comigo.

Good!
Olha, se calhar o melhor é combinarmos os detalhes por MP, ok?
Agora vou jantar, mas mais logo envio-te uma MP para acertarmos os detalhes e combinarmos isso  :)

Cmpts,

A.P.C.


« Última modificação: Junho 06, 2012, 09:21:47 pm por A.P.C. »

Offline waldju

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 376
  • Karma: +11/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: 1ª Arouca Star Party dia 23 Junho
« Responder #44 em: Junho 19, 2012, 12:54:47 pm »
Estamos a poucos dias da Star Party. Mais alguém está interessado em aparecer?
Vai ser uma noite daquelas!  ;)
Orion XT12i
Maksutov OMC140 Deluxe
Refrator SkyWatcher 102/500
Go-To Synscan Altazimutal
Cam Celestron NexImage
10X50 Bresser
Antares Speers Waler 9,4mm 82º
Baader Hyperion 24mm 68º

Re: 1ª Arouca Star Party dia 23 Junho
« Responder #44 em: Junho 19, 2012, 12:54:47 pm »