Autor Tópico: Duvidas no preço das oculares  (Lida 4125 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Anders

  • Mensagens: 39
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Duvidas no preço das oculares
« em: Maio 27, 2012, 12:54:19 pm »
Eu tenho um Orion XT8 e uma ocular Plossl 25 mm e estou a pensar comprar uma 10 mm e uma Barlow 2x e queria saber o porque de haver uma diferença tão grande no preço entre certas marcas (20€ - +200€). Vale a pena investir numa lente mais cara?
Eu sei que o preço é muito influenciado pelo campo aparente e pelo conforto e afastamento do olho
Que outros factores influenciam o preço?
Vou conseguir ter uma visão mais "limpa" ou capturar mais luz de objectos distantes com uma lente mais cara?

Offline waldju

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 376
  • Karma: +11/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Duvidas no preço das oculares
« Responder #1 em: Maio 27, 2012, 01:52:00 pm »
Bem, eu só há bem pouco tempo é que comecei a dar importância às oculares e a compreender o porquê de algumas custarem muito e outras pouco.
Se pensarmos em carros, um Ferrari custa mais que um Fiat. Um Fiat serve para fazermos a nossa vida sem problemas e custa MUITO MENOS!  Porém, o Ferreri tem uma maior acelaração e uma velocidade de ponta feroz (e serve também para fazer o dia a dia) e o preço é elevado. Com as oculares é a mesma coisa (tal como os telescópios). O preço normalmente significa a qualidade óptica da ocular.

As oculares Plossl são as mais acessíveis e que dão resultados aceitáveis, mas têm um campo de visão (FOV - Field Of View) estreito - 50º a 52º de campo aparente. Alo mesmo nível temos também as Ortoscópicas. O importante é as oculares serem corrigidas e terem anti-reflexo, para dar um bom contraste e imagens melhores.
A partir daqui o preço começa a aumentar. Qualquer detalhe extra é um custo acrescido. Desde serem oculares com 5 ou 8 elementos, o FOV maior (de 60º das Wide Field aos 82º Ultra Wide Field), serem coatted (algumas superfícies ar-vidro receberam tratamento sumário anti-reflexão), fully coated (todas as superfícies ar-vidro receberam um tratamento anti-reflexão, que pode ser de uma só camada), [/i]fully multi-coated (todas as camadas ar-vidro receberam tratamento multicamada, pelo que a transmissão de luz e o contraste são melhores que as anteriores).
A acrescentar à lista é sem dúvida uma lente Barlow (2X por exemplo) que duplica a distancia focal do teu telescópio. Assim sendo, uma ocular de 25mm converte-se numa de 12,5mm, uma de 10mm numa de 5mm e por aí fora...
A pupila de saída é também importante, pois no caso de se usar óculos, uma longa pupila de saída dá jeito, mas há outros factores que influenciam o cálcilo da pupila de saída...
Orion XT12i
Maksutov OMC140 Deluxe
Refrator SkyWatcher 102/500
Go-To Synscan Altazimutal
Cam Celestron NexImage
10X50 Bresser
Antares Speers Waler 9,4mm 82º
Baader Hyperion 24mm 68º

Re: Duvidas no preço das oculares
« Responder #1 em: Maio 27, 2012, 01:52:00 pm »

Offline waldju

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 376
  • Karma: +11/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Duvidas no preço das oculares
« Responder #2 em: Maio 27, 2012, 07:17:27 pm »
Dia 23 podes ver a diferença entre uma Plossl (50º-52º) e uma UWA (Ultra Wide Field 82º). Já vai dar para te retirar muitas dúvidas  ;)
Orion XT12i
Maksutov OMC140 Deluxe
Refrator SkyWatcher 102/500
Go-To Synscan Altazimutal
Cam Celestron NexImage
10X50 Bresser
Antares Speers Waler 9,4mm 82º
Baader Hyperion 24mm 68º

Offline Anders

  • Mensagens: 39
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Duvidas no preço das oculares
« Responder #3 em: Maio 27, 2012, 10:58:41 pm »
Obrigado
Isso era fantástico
Eu ia comprar as oculares a tempo da Star Party, mas se eu puder primeiro experimentar as tuas, dá uma ajuda enorme
Teoricamente eu sei o que fazer, mas sem pratica no assunto, tenho sempre duvidas. Assim fica bem mais fácil

Offline waldju

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 376
  • Karma: +11/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Duvidas no preço das oculares
« Responder #4 em: Maio 27, 2012, 11:06:45 pm »
Acho que fazes bem em esperar. É para isso também que os encontros servem, para podermos eliminar as nossas dúvidas, contactar com material diferente e conhecer o pessoal com quem "contactamos online".

Experimentas as oculares que quizeres e logo te decides por que deves optar. É melhor que "comprar às cegas". Digo isto pois já passei pelo mesmo e agora ando a alterar o meu stock (para melhor  ;)).
Orion XT12i
Maksutov OMC140 Deluxe
Refrator SkyWatcher 102/500
Go-To Synscan Altazimutal
Cam Celestron NexImage
10X50 Bresser
Antares Speers Waler 9,4mm 82º
Baader Hyperion 24mm 68º

Re: Duvidas no preço das oculares
« Responder #4 em: Maio 27, 2012, 11:06:45 pm »