Autor Tópico: Principiante agradece dicas e conselhos  (Lida 7593 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline A.P.C.

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 55
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Principiante agradece dicas e conselhos
« Responder #15 em: Junho 09, 2012, 12:14:43 pm »
Waldju,

Citar
agora tens que decidir se UHC ou O-III

Penso que pelo menos para já vou optar pelo UHC. O que achas?

Citar
para o GoTo funcionar a 100% a montagem terá que estar alinhada com a estrela polar

Ok. Esclarece-me uma coisa por favor. O alinhamento só precisa de ser feito uma vez, ou com as saídas, com as idas e vindas, transporte, etc, é uma operação que tem de ser feita de cada vez que fizer observação (de campo ou de interior)?

Citar
E se quiseres levar o telescópio para “o campo” terás que ter uma fonte de alimentação…Ou tens o carro sempre à beira para dar "mama ao menino"

Ou seja, não dá para "carregar" antes de sair, por exemplo, e que dê para X tempo (sei lá, 1 hora, por exemplo)  antes de precisar de recarregar?
Ou para arrancar com o GoTo ele tem sempre de estar ligado à corrente (bateria, ou isqueiro do carro, etc)?

A opção de ligar ao isqueiro do carro parece-me arriscada, no sentido em que se estiver 1 hora a "sacar corrente", a gente arrisca-se a ficar depois sem bateria para pôr o carro a funcionar ou não é assim!
Ainda há dias umas pessoas conhecidas deixaram uma carrinha estacionada em frente a minha casa com os 4 piscas ligados durante +/- 1 hora e foi o suficiente para ficarem sem bateria! E depois nem de empurrão pegou.

Obrigado.

Segue MP.

Abraço,

A.P.C.




Offline waldju

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 376
  • Karma: +11/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Principiante agradece dicas e conselhos
« Responder #16 em: Junho 09, 2012, 12:53:49 pm »
Os filtros são diferentes na teoria. São sensíveis a comprimentos de onda diferentes. Eu optei pelo UHC pela imagem que vi na Teleskop Service, pois como tinha um telescópio com uma pequena abertura e escurece a imagem por natureza, se optasse pelo O-III tinha medo de não ver nada  ;D
Pelo que tenho visto neste site (http://www.asod.info/?cat=48&paged=1) o pessoal usa mais o O-III, mas não te posso falar bem nem mal deste filtro pois nunca o usei...  :-\

é uma operação que tem de ser feita de cada vez que fizer observação (de campo ou de interior)?

Sim. A não ser que se tenha a montagem quieta no mesmo sítio. O que acontece é que a montagem, por ser equatorial, tem que estar alinhada pelo eixo polar Norte. Se não estiver o seguimento será defeituoso.
Imagina uma coisa, a estrela polar “mantém-se estática no céu todo o ano” (coloquei entre aspas, pois ela roda, nós é que não damos por isso). A Ursa Maior, Cassiopeia e o resto das constelações vão-se alterando durante o ano e apenas a polar se mantém lá. Se a tua montagem não estiver alinhada pelo eixo polar norte (praticamente onde está a Polar), a tua montagem vai-se comportar como se a Polar estivesse para onde o alinhamento estiver. Então automaticamente faz um percurso que o objeto que estás a observar não irá fazer.

Se for para uso visual o alinhamento não precisa ser tão preciso, pois com o comando colocamos de novo o objeto centrado. Mas se for para fotografar (principalmente o céu profundo) o alinhamento tem que estar impecável!

Ou seja, não dá para "carregar" antes de sair, por exemplo, e que dê para X tempo (sei lá, 1 hora, por exemplo)  antes de precisar de recarregar?
Ou para arrancar com o GoTo ele tem sempre de estar ligado à corrente (bateria, ou isqueiro do carro, etc)?


Mais uma vez digo que nunca usei uma EQ5, nem GoTo numa montagem equatorial. A minha montagem altazimutal tem GoTo e precisa de alimentação. Em casa uso um transformador e no campo uso um “saco com pilhas” que veio com a montagem.
Ao que me parece, não li nada que me informasse se dá para usar pilhas com o GoTo ou que tivesse uma bateria que possa ser carregada (como um telemóvel ou um portátil). Ao que parece existe tipo uma bateria de carro ou uma lanterna com uma bateria que dá para dar alimentação “portátil”.
Orion XT12i
Maksutov OMC140 Deluxe
Refrator SkyWatcher 102/500
Go-To Synscan Altazimutal
Cam Celestron NexImage
10X50 Bresser
Antares Speers Waler 9,4mm 82º
Baader Hyperion 24mm 68º

Re: Principiante agradece dicas e conselhos
« Responder #16 em: Junho 09, 2012, 12:53:49 pm »

Offline A.P.C.

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 55
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Principiante agradece dicas e conselhos
« Responder #17 em: Junho 09, 2012, 01:26:28 pm »
Waldju,

Citar
Eu optei pelo UHC pela imagem que vi na Teleskop Service

Pois, essa é exactamente a mesma razão que me leva a inclinar-me mais para o UHC em vez do O-III  :)

O resto abordo na MP.

Cmpts,

A.P.C.

Re: Principiante agradece dicas e conselhos
« Responder #17 em: Junho 09, 2012, 01:26:28 pm »