Autor Tópico: Principiante agradece dicas e conselhos  (Lida 7607 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline A.P.C.

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 55
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Principiante agradece dicas e conselhos
« em: Junho 05, 2012, 07:09:47 pm »
Boa tarde!

Aderi hoje a este Forum, e esta é a minha primeira mensagem.

Saúdo desde já todos os outros membros, que decerto partilham este interesse e paixão pelo Universo, com tantas maravilhas já conhecidas, e todas aquelas ainda por descobrir.
Olhar para o céu, admirar a beleza do desconhecido que nos rodeia, sempre me fascinou.

No entanto só agora (e já ultrapassei o meio-século de vida  :)) decidi dedicar-me à Astronomia amadora.
Não tenho grandes conhecimentos sobre o assunto, excepto algumas noções básicas, pois não é de todo a minha área de formação (sou de Letras/Línguas, e este é um campo das Ciências), mas não é a 1ª vez que me interesso por temas e assuntos fora da minha área. E como gosto de aprender coisas novas, e como digo o Universo fascina-me desde criança (por variadas razões, algumas das quais nada têm a ver com a Astronomia), decerto vou depressa evoluir, espero que com a ajuda de quem já anda nisto há mais tempo e queira partilhar alguns dos conhecimentos adquiridos.

Adquiri recentemente um par de binóculos 10x50 da Celestron (estes: http://www.astroshop.eu/celestron-binoculars-nature-10x50-porro/p,19930), que permitem portanto entre outras funções, observação astronómica, e agora adquiri também o meu primeiro telescópio.
É um Skywatcher Explorer 200/1000, um Reflector Newtoniano, com uma montagem NEQ-5 (este: http://www.teleskop-express.de/shop/product_info.php/info/p2891_Skywatcher-Explorer-200P---200-1000mm-Newtonian-on-NEQ-5.html).

Iniciei a noite passada as primeiras observações, e como suponho que seja o caso com bom número de principiantes, centrei a minha observação na Lua (que linda que ela é! Sobretudo vista "de perto"! :D).
Usei para o efeito uma Ocular 1.25" de 25mm.
O céu na minha zona estava a noite passada bastante nublado, ainda tentei ver se conseguia ver alguma coisa com a outra Ocular que vem com o telescópio, mas não foi possível ver nada  :( Fica para outra vez, ocasiões não hão-de faltar com certeza.

Entretanto, do que tenho andado a ler, já percebi que não é aconselhável a observação de dentro de casa, mesmo com as janelas abertas (claro ;)).
Mas para já, e enquanto não tiver algumas informações sobre onde e quando, é seguro ir com ele para o exterior (suponho que os astrónomos amadores que não disponham de um local adequado em casa, jardim, terraço, etc, se reunam em encontros para fazerem observação), e não souber mais algumas coisinhas sobre o assunto, mas também porque o telescópio (mais o tripé, mais a montagem, mais os pesadíssimos contra-pesos) pesa cerca de 35Kg, e finalmente porque não me sinto à vontade para sair por aí sózinho com o "monstro" a fazer observação no exterior, para já, a única opção é fazer observação do interior de casa, de janelas abertas.

Esta é pois a 1ª pergunta que deixo: há outros astrónomos amadores na área de Lisboa-Sintra-Cascais, que se reunam de vez em quando no exterior para se dedicarem como deve ser ao hobby? Onde? Quando?

A 2ª pergunta tem a ver com acessórios que seriam úteis para um principiante, e para este telescópio.
Estou a pensar mais cedo ou mais tarde motorizar o "monstro" com um sistema GoTo. Recomendaram-me este: http://www.teleskop-express.de/shop/product_info.php/info/p415_Skywatcher-SynScan-GoTo-upgrade-kit-for-GP---EQ-mounts.html

Mas para o imediato, talvez se justificasse a compra duns filtros, a começar por um para observação da Lua. Ontem reparei que quando não havia nuvens, o brilho da Lua fere a vista, portanto suponho que seja aconselhável utilizar um filtro apropriado. Recomendaram-me este: http://www.teleskop-express.de/shop/product_info.php/language/en/info/p322.html

Sendo este telescópio um newtoniano, outro acessório que talvez se justifique nos tempos mais próximos, talvez seja um "collimator" (ainda não sei como se diz em português  :-[). Aconselharam-me este: http://www.teleskop-express.de/shop/product_info.php/info/p164.html


Dicas, conselhos e a ajuda possível serão bem-vindos e desde já agradeço.

Cmpts,

A.P.C.

Offline waldju

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 376
  • Karma: +11/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Principiante agradece dicas e conselhos
« Responder #1 em: Junho 05, 2012, 08:17:04 pm »
Olá A.C.P., bem vindo ao fantástico mundo da astronomia!  ;)
Antes de mais deixe-me dar-lhe os parabéns pelo belo setup (telescópio e montagem) que possui. Com esse telescópio e montagem (mesmo que não adquira posteriormente os motores GoTo) vai poder ver muita coisa e deliciar-se.

Ora bem, o primeiro conselho que lhe posso dar é pegar nos seus binóculos, arranjar um livro ou mapa celeste (como livro aconselho o "Roteiro do Céu" de Guilherme de Almeida) e vá lá para fora. Uma varanda, telhado, quintal... O que precisa inicialmente é conhecer o céu que possui. Só assim saberá para onde "apontar o canhão" para poder observar o que pretende  :)

De facto o filtro solar dá jeito. Ajuda a não obter tanta luz da Lua (funciona como se fosse "uns óculos de sol" durante o dia).

Não sei se só possui 1 ocular. Se sim, deverá posteriormente obter mais 2 ou 3. 1 para baixas amplificações (tipo 32 ou 35mm) e 1 de grandes amplificações para planetas (5 ou 3,5mm). Uma lente barlow dará muito jeito também, pois aumenta-lhe a distância focal do telescópio e de 1 ocular ficará com 2 medidas diferentes (1 barlow 2X juntamente com 1 ocular de 25mm ficará com uma nova medida de 12,5mm).

Com o tempo e a utilização do seu telescópio começará a perceber melhor o que irá precisar mais para o seu "bom funcionamento". Mas o mais importante mesmo é começar a conhecer o céu e entender o que está a observar! Vai ver que a visão que terá com os seus binóculos vai-lhe mostrar muita coisa  ;)

Espero ter ajudado e qualquer coisa que precisar pode contar com a ajuda do pessoal, pois "todos sofremos do mesmo mal"  ;D
Orion XT12i
Maksutov OMC140 Deluxe
Refrator SkyWatcher 102/500
Go-To Synscan Altazimutal
Cam Celestron NexImage
10X50 Bresser
Antares Speers Waler 9,4mm 82º
Baader Hyperion 24mm 68º

Re: Principiante agradece dicas e conselhos
« Responder #1 em: Junho 05, 2012, 08:17:04 pm »

Offline A.P.C.

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 55
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Principiante agradece dicas e conselhos
« Responder #2 em: Junho 05, 2012, 11:26:55 pm »
Waldju,

Muito obrigado pela resposta e dicas.

Os binóculos já os tenho utilizado, desde que o tempo (o atmosférico) o permita. Infelizmente, tanto para o uso dos binóculos, como do telescópio, o céu por aqui tem andado mais vezes enevoado do que limpo, e tanto ontem como hoje não tem ajudado nada  :(

Estive a pesquisar sobre o livro que sugere, e descobri que o Guilherme de Almeida tem mais alguns publicados, incluindo pelo menos dois em co-autoria com outros autores.
Tenho de dar um salto à FNAC, a ver o que por lá encontro disponível.

Pois, para já a varanda/marquise, terá de servir.

Com o telescópio vieram 2 oculares, uma de 10mm e outra de 25mm. Achei mais apropriado utilizar a de 25mm para observar melhor a Lua. Dá para a ver inteira, enquanto que com a de 10mm só vejo parte, claro  :)
Aliás, além de partes da Lua, com a de 10mm ainda não consegui observar mais nada... não entendo! O "finderscope" é de 9x50, centro-o numa estrela, e depois, por mais que tente focar com a ocular de 10mm... nada! Devo estar a fazer alguma coisa errada provávelmente  :-[

Segui todos os passos do Manual de Instruções, desde a montagem, calibragem dos contra-pesos, equilíbrio (?) dos R.A. e Dec.... Só ainda não pude alinhar com a estrela Polar (de casa só tenho acesso ao Leste, ao Oeste, e um pouco ao Sul; para o Norte não tenho ângulo de visão  :'( ). Não sei se será por isso que não consegui ainda ver nada de jeito com a ocular de 10mm...  ???

Também veio uma lente Barlow 2x, como parte dos acessórios do telescópio.
Uma Barlow 2x juntamente com uma ocular de 25mm "transforma-a" numa de 12,5mm?!
Ok! E eu a pensar que seria o contrário, que "transformaria" a ocular de 25mm numa de 50mm...

Curioso, esta numeração das oculares, que neste caso parece funcionar ao contrário do que um leigo poderia supôr, ou seja, quanto maior o número melhor se vêm objectos mais perto, quanto menor o número, pelo que percebo, mais longe se consegue ver, certo? Espero não estar a dizer nenhuma barbaridade, mas é o que me pareceu das observações da noite passada.

Com efeito, com os binóculos, já vi umas coisas engraçadas. E não me refiro apenas a astros, mas também a outros objectos que também andam por aí nos céus... (uma outra área de interesse, uma paixão diria mesmo,  no que me diz respeito, essa já com muitos anos, e sem dúvida também uma das razões que me levou a adquirir tanto os binóculos como o telescópio)

Mais uma vez obrigado pelas dicas/conselhos.

Cmpts,

A.P.C.


« Última modificação: Junho 05, 2012, 11:29:32 pm por A.P.C. »

Offline waldju

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 376
  • Karma: +11/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Principiante agradece dicas e conselhos
« Responder #3 em: Junho 06, 2012, 02:04:34 am »
Vamos ver se eu consigo explicar direitinho ;):

Aliás, além de partes da Lua, com a de 10mm ainda não consegui observar mais nada... não entendo! O "finderscope" é de 9x50, centro-o numa estrela, e depois, por mais que tente focar com a ocular de 10mm... nada! Devo estar a fazer alguma coisa errada provávelmente  :-[

Isto é de facto estranho…
Já tentou observar com a ocular de 25mm e de seguida colocar-lhe a barlow? É que assim seria como ter uma ocular de 12,5mm (quase a de 10mm) a ver se o objecto estava lá. O que pode ser é o buscador não estar bem alinhado. Quando alinhar de novo o buscador, tente alinhá-lo por uma luz (de um candeeiro público, uma luz qualquer que esteja longe) e comece por alinhar pela ocular de 25mm, depois confirme com a de 10mm a ver se bate tudo certo e por fim coloque a barlow com a ocular de 10mm e confirme de novo se está bem alinhado o buscador com a ocular.

Só ainda não pude alinhar com a estrela Polar

O alinhamento pela estrela polar só vai trazer benefícios quando tiver os motores de seguimento (com ou sem GoTo). Para já (penso que terá que fazer o seguimento manual, com 2 manípulos – 1 AR e outro Dec) o alinhamento polar não faz grande sentido.

Uma Barlow 2x juntamente com uma ocular de 25mm "transforma-a" numa de 12,5mm?!

Sim, é verdade. A lente barlow multiplica a distância focal do telescópio pelo número que ela indica. No seu caso, a sua distância focal é multiplicada por 2 e passa a ter um telescópio de 200mm de abertura e com 2000mm de distância focal (passou de um f/5 para um f/10). Assim sendo, uma ocular de 25mm passará (com a barlow) a fazer uma amplificação de uma ocular de 12,5mm e a de 10mm passará a 5mm.

Curioso, esta numeração das oculares, que neste caso parece funcionar ao contrário do que um leigo poderia supôr, ou seja, quanto maior o número melhor se vêm objectos mais perto, quanto menor o número, pelo que percebo, mais longe se consegue ver, certo? Espero não estar a dizer nenhuma barbaridade, mas é o que me pareceu das observações da noite passada.

O número que está implícito em cada ocular é “a sua distância focal”. Neste caso você tem uma ocular com 25mm de distância focal e 1 de 10mm. Como já reparou, a sua ocular de 25mm dá uma imagem menos amplificada que a de 10mm (onde a Lua “cabia toda” na ocular de 25mm e apenas “uma parte” na de 10mm). E, muito resumidamente, o que acontece é o seguinte:

Para calcularmos a amplificação de cada ocular (o número de vezes que a imagem “é ampliada”) basta dividir a distância focal do telescópio pela distância focal da ocular. Por exemplo:
1000mm (distância focal do seu telescópio) / 25mm (distância focal da ocular de 25mm) = 40X
1000mm / 10mm =100X
Como pode constatar, a sua ocular de 25mm amplifica menos que a sua de 10mm. Daí a Lua “não caber” na sua ocular de 10mm ;D
Orion XT12i
Maksutov OMC140 Deluxe
Refrator SkyWatcher 102/500
Go-To Synscan Altazimutal
Cam Celestron NexImage
10X50 Bresser
Antares Speers Waler 9,4mm 82º
Baader Hyperion 24mm 68º

Offline A.P.C.

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 55
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Principiante agradece dicas e conselhos
« Responder #4 em: Junho 06, 2012, 08:48:01 am »
Bom dia Waldju,

Muitíssimo obrigado pelas explicações detalhadas.
Isso foi uma autêntica aula para principiantes, que muito agradeço. Vai provávelmente levar algum tempo até começar a assimilar tudo, mas faz parte do processo de aprendizagem.

A noite passada estava ainda mais enevoado do que na noite anterior, de modo que não insisti e aproveitei para me deitar mais cedo que de costume, também estava a precisar de algum descanso.

Mas hoje durante o dia (para já está o céu coberto de nuvens  >:( embora o Sol comece agora a querer despontar) a ver se consigo de novo alinhar o buscador (o "finderscope" certo) com as 2 oculares, como recomenda.
A propósito, mais uma questão de principiante: é normal que a imagem que obtenho no buscador seja "invertida"? Ou seja, não só os objectos aparecem de pernas para o ar, como a esquerda e a direita também se invertem?...

O alinhamento com os manípulos AR. e Dec. (na realidade são 4, dois principais e mais dois) foi feito, mas ainda é difícil eu perceber como mexer o tubo, sobretudo no sentido vertical e de cima para baixo (não sei se me explico correctamente, sei que há termos específicos para isso). Há ainda mais dois outros manípulos, para a Altitude e Azimuth, que também entram nesta configuração, não é?

Há uma série de pequenos detalhes que só com a prática, e se calhar alguns só vendo como fazem os peritos, ou pelo menos os que já dominam mínimamente estas coisas, é que vou perceber.

Fico mais descansado por saber que para já o alinhamento com a estrela Polar não é ainda essencial, porque para isso terei mesmo de sair com o "monstro" para a rua, não há outra hipótese.

Pensando nisso, há "malas" apropriadas de transporte para estas coisas, imagino. Sobretudo para protecção das partes (tubo, tripé, montagem, etc) que para andar dum lado para o outro terão sempre de ser desmontadas, e voltadas a montar, e de novo desmontadas para o regresso a casa... E imagino que de cada vez que isso aconteça tenha de novo de se calibrar, alinhar, etc, tudo de novo, certo?

Os cálculos para a amplificação das oculares, graças à explicação detalhada, começam agora a fazer sentido  ;)

Um grande obrigado!

Cmpts,

A.P.C.


« Última modificação: Junho 06, 2012, 08:52:13 am por A.P.C. »

Offline cscunha1984

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 112
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • O blog das coisas fantásticas ;)
Re: Principiante agradece dicas e conselhos
« Responder #5 em: Junho 06, 2012, 09:38:10 am »
Olá A.P.C.  Bem-vindo ao forum. É este o sítio certo para desfazer as duvidas. Esse telescópio é um excelente instrumento para começar. Parabéns. Quanto à familiarização com os conceitos, leva tempo mas é fácil. Para o seguimento dos objectos, é apenas preciso que se movimente um dos eixos. Para isso é necessário um alinhamento básico, ou seja, a "pata" onde está escrito o "N", mais grau menos grau deve apontar para norte, e o circulo graduado deve estar nos 38º, mais ou menos.
Quanto à imagem invertida é normal. Os conjuntos de lentes fazem isso. Para fazer observações terrestres, de dia, até se usam nos refractores uma diagonal que em vez do espelho tem um prisma erector, que coloca a imagem direita.
Quanto às malas, há malas para tudo e mais alguma coisa, com as mais variadas medidas, preços e materiais. E parece-me uma boa aposta. É como ter uma garagem para o carro ;)
Abraço.
Boas observações e se houver duvidas, basta perguntar.

Cristóvão.

P.S. Na linha de Sintra-Cascais há muita gente. Reúnem-se por vezes na Atalaia, Barragem da Mula, Observatório de Lisboa... Há mesmo muito pessoal. Mas sob o ponto de vista dinâmico, parece-me difícil que se encontrem as várias disponibilidades e as observações acabam por ser em pequenos grupos, de dois ou três, e a título esporádico e não constante.
Há também varias associações, de astrónomos. É uma questão de procurar.
Abraço
Orion Optics UK SPX250 f4,8, Orion Optics UK OMC140, PST
SW eq3-2, SW eq-6, GSO azt e muita, muita vontade de aprender :)

Offline A.P.C.

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 55
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Principiante agradece dicas e conselhos
« Responder #6 em: Junho 06, 2012, 10:54:06 am »
Olá Cristóvão,

Muito obrigado pela resposta. E pelas dicas/conselhos e clarificações, a juntar às do Waldju.

Portanto, a inversão dos objectos é apenas para o buscador? Ou é igualmente válido para as oculares?
É que se for válido também para as oculares, há uma pergunta (desculpa se parecer parva, mas suponho que terá passado pela cabeça de todos os principiantes  :-[) que surge: isso não faz com que estejamos a ver o céu de "pernas para o ar"?!...
Ou essa inversão dos objectos só acontece nas observações terrestres?

Ok! Ainda não tinha percebido que devia manter o tripé quieto, com a perna em frente ao "N" virada para o Norte!...  :-[
Esse pormenor é com certeza importante e eu andava para aqui a rodar tudo, tripé incluído... Sobretudo para tentar alinhar o tubo do "monstro" com o objecto que estava a tentar visualizar, quando o objecto em questão (neste caso essencialmente a Lua) se começava a afastar do centro do meu campo de visão (caramba, a olho nu nunca me tinha apercebido o quanto ela se move rápido! Enfim, o movimento da Lua + o movimento da Terra, claro).

Dúvidas é o que mais há de momento  ;D E como tal, perguntas haverá com fartura pelo menos durante uns tempos  :D

Quanto às malas, vou então começar a dar uma vista de olhos nisso, porque de facto parece-me indispensável, se quiser fazer observação no exterior.

Já estive a ver onde fica a Atalaia. Isso fica a +/- 150Km da minha zona! Ou seja, ir e vir, 300Km... Para uma ocasião especial valerá com certeza a pena, mas para saídas mais regulares tenho de ver se há algo mais perto.
Claro, para se ter um céu mais limpo, sem poluição, só mesmo indo para longe da cidade...

Não me recordo agora onde, mas li em qualquer lado sobre um encontro em Coruche, ou lá perto, já é um pouquinho mais perto. Mas não fixei se era um encontro ocasional, ou se lá se fazem encontros regulares.

Associações de astrónomos, até agora só descobri uma, a APAA. Creio que essa é de âmbito nacional, certo?
Se souberes de outras, de preferência regionais (e na área de Lisboa-Sintra-Cascais) diz-me qualquer coisa por favor, ok?

Cmpts,

A.P.C.



Offline waldju

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 376
  • Karma: +11/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Principiante agradece dicas e conselhos
« Responder #7 em: Junho 06, 2012, 04:08:00 pm »
Portanto, a inversão dos objectos é apenas para o buscador? Ou é igualmente válido para as oculares?
É que se for válido também para as oculares, há uma pergunta (desculpa se parecer parva, mas suponho que terá passado pela cabeça de todos os principiantes  :-[) que surge: isso não faz com que estejamos a ver o céu de "pernas para o ar"?!...
Ou essa inversão dos objectos só acontece nas observações terrestres?

O seu telescópio, por ser um newtoniano faz inversão de imagem (a imagem é “espelhada” 2 vezes, fazendo como que víssemos “o mundo de pernas para o ar”). Mas todos os telescópios fazem inversões. Alguns têm correctores de inversão (as diagonais nos refractores por exemplo).
Para uso visual do céu, a inversão não faz diferença. Pode meter confusão nas primeiras utilizações, mas habitua-se ;D

Ok! Ainda não tinha percebido que devia manter o tripé quieto, com a perna em frente ao "N" virada para o Norte!...  :-[
Esse pormenor é com certeza importante e eu andava para aqui a rodar tudo, tripé incluído... Sobretudo para tentar alinhar o tubo do "monstro" com o objecto que estava a tentar visualizar

Eu nunca trabalhei com uma EQ5, mas não deve ser muito diferente duma EQ3-2.
De facto a montagem deverá estar com a letra “N” virada para Norte. Se reparar, existe uma escala com graus e 2 “parafusos” (não são bem parafusos, são como 2 apertos em que um solta e o outro levanta a montagem em graus e vice versa). Esses graus indicam a “altitude da estrela polar”. Nas coordenadas GPS dizemos que estamos a -8º e não sei quantos minutos Oeste e 40º e não sei quantos minutos Norte. São esses 40º e tal que deverá estar na sua montagem (não sei se me fiz entender…)
Quando quizer passar de um objecto para outro, não precisa de rodar o setup (até porque irá retirar o “N” do Norte). O que tem de fazer é desapertar os travões da montagem e “guiar manualmente” o tubo até ao local pretendido. E aí trava novamente a montagem (não sei se estou a fazer-me compreender).

Uma coisa MUITO IMPORTANTE é que o tubo esteja bem balanceado com os contrapesos. E como se faz isso?
Com cuidado, desaperta os travões que falei à pouco, e veja primeiro se o tubo está balanceado com ele próprio (se não “foge” na direcção do espelho primário nem do espelho secundário). Se não estiver bem balanceado (não estiver “quieto” quando o soltamos) estão deverá desenroscar com calma os parafusos dos aneis que seguram o tubo e “andar” com o tubo para a frente ou para trás até estar equilibrado. Quando o tubo estiver balanceado com ele próprio, tente colocar o tubo na horizontal. Para o tubo ficar na horizontal os contrapesos subirão e irão estar ao mesmo nível que o tubo. Aí terá que equilibrar o tubo com os contrapesos (se não estiver equilibrado, vá andando com os contrapesos até “nada se mexer”).

Associações de astrónomos, até agora só descobri uma, a APAA.

Existe também a OFIUCO, mas esta tem sede em Viseu ;)
Orion XT12i
Maksutov OMC140 Deluxe
Refrator SkyWatcher 102/500
Go-To Synscan Altazimutal
Cam Celestron NexImage
10X50 Bresser
Antares Speers Waler 9,4mm 82º
Baader Hyperion 24mm 68º

Offline A.P.C.

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 55
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Principiante agradece dicas e conselhos
« Responder #8 em: Junho 06, 2012, 06:02:26 pm »
Waldju,

Citar
Para uso visual do céu, a inversão não faz diferença. Pode meter confusão nas primeiras utilizações, mas habitua-se

Ok, então confirma-se que vemos mesmo o céu de "pernas para o ar"?... Curioso!...
Pois, faz de facto alguma confusão! Por exemplo, ao tentar fixar um objecto no céu com o buscador, a tendência é, caso ele esteja para a direita do centro, virar o telescópio para a direita, mas de facto é o inverso que se deve fazer  ;D Fico todo baralhado! lol...  ;D

Portanto, existe solução para isso nos Refractores (as tais diagonais de que fala, assim como o Cristóvão). E para os Newtonianos não existe nada semelhante?

Citar
Se reparar, existe uma escala com graus e 2 “parafusos” (não são bem parafusos, são como 2 apertos em que um solta e o outro levanta a montagem em graus e vice versa).

Sim, nesta montagem NEQ-5 há 4 manípulos para isso, como referi anteriormente. Parece-me que os 2 principais se chamam R.A. Lock Knob e Dec. Lock Knob, e os 2 outros, para ajustes mais "finos", R.A. Control Knob e Dec. Control Knob.

Os 2 principais, nesta montagem, movem-se muito pouco, são ambos peças em plástico rígido, fixas à montagem.
Os dois outros, para os ajustes mais "finos", esses vinham soltos, tive de os inserir nos "buracos" respectivos, e são peças também em plástico rígido, tipo parafusos grandes, cuja cabeça, digamos assim, é circular, com cerca de 4cm de diâmetro, e esses posso rodá-los para a esquerda ou direita à vontade, justamente quando vejo por exemplo a Lua a afastar-se do ângulo de visão, para a manter centrada, ou então quando tento pôr um objecto no centro do buscador, e o telescópio vira para a esquerda ou direita com um deles, ou vai para cima ou para baixo com o outro.

Mas além destes dois, há também duas outras peças, essas também tive de as inserir nos respectivos "buracos", são em metal, parecem uns enormes parafusos, com longas roscas (1 mais curta do que a outra) e rodam-se porque nas pontas têm cada uma delas uma espécie de lamela também em metal, e que se chamam Altitude Adjustment T-bolts. Além dessa, e só agora ao rever o desenho que vem no manual, me apercebi que existe também um 5º elemento nisto tudo, que se chama Azimuth Adjustment Knob. Essa está integrada na montagem, tem 2 manípulos redondos dum lado e do outro, e ainda nem sequer lhe tinha mexido, porque fiquei com a impressão que era um dos elementos que estava a segurar a montagem ao tripé, e portanto tem estado fixa, e apertada.

Já percebi que vou ter de rever melhor os passos todos destes ajustes, "balancing", e regular a altitude (para cima e para baixo) e a direcção "azimuth" (para a esquerda e para a direita).

Só queria que o raio do céu ficasse limpo, mas é o 3º dia consecutivo em que as nuvens preenchem a maior parte  do céu...

Citar
Esses graus indicam a “altitude da estrela polar”. Nas coordenadas GPS dizemos que estamos a -8º e não sei quantos minutos Oeste e 40º e não sei quantos minutos Norte. São esses 40º e tal que deverá estar na sua montagem (não sei se me fiz entender…)

Pois, esse é um dos pontos em que ainda tenho dúvidas.
A escala com graus mexe-se sózinha?... Quero dizer, ao alinhar o telescópio com a estrela Polar (enfim, os tais "-8º e não sei quantos minutos Oeste e 40º e não sei quantos minutos Norte") essa escala acompanha por si só o movimento?
Curioso porque no Manual de Instruções (creio que foi aí que li isso embora agora não consiga encontrar isso!) referem-se não a essas coordenadas mas a +/- 30º (creio), penso que nessa escala (isso chama-se R.A. setting circle?).

Confesso que há várias escalas na montagem, e ainda não percebi muito bem para que serve cada uma delas.
Também não tenho tido muito tempo disponível para me voltar a debruçar sobre o Manual e rever melhor todos esses detalhes, a ver se depois de amanhã e no fim de semana consigo dedicar-me a isso de corpo e alma  :D

Citar
O que tem de fazer é desapertar os travões da montagem e “guiar manualmente” o tubo até ao local pretendido. E aí trava novamente a montagem (não sei se estou a fazer-me compreender).

Sim, essa parte já comecei a perceber. E para isso tenho usado os tais 2 manípulos R.A Control Knob e Dec. Control Knob, que viram o tubo para a esquerda ou direita (1 deles) e para cima ou para baixo (o outro).

Citar
Uma coisa MUITO IMPORTANTE é que o tubo esteja bem balanceado com os contrapesos. E como se faz isso?

Pois, eu fiz isso durante a montagem, mas é uma operação delicada, e há o medo que o tubo caia... Fazer isso sózinho é complicado. Em princípio no fim de semana deverei ter ajuda e então volto a rever essa parte.

A propósito dos contrapesos: é mesmo absolutamente necessário ter aqueles 2 pesos pesados (pesadíssimos!)?
Já vi em imagens (incluindo a do Manual) que 1) eles não estão juntos/encostados um ao outro e 2) que um deles parece mais pequeno (enfim, como se fosse só uma "rodela", metade portanto dos que tenho) que o outro.
No entanto, os dois que vieram são exactamente iguais, cada um deles composto de 2 "rodelas" como que "coladas" uma à outra. E no meu caso optei por juntar os 2 contrapesos um ao outro no tubo onde se inserem.
Tudo correcto aqui?


Mais uma vez muito obrigado pela "aula"  ;D


Cmpts,

A.P.C.






Offline A.P.C.

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 55
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Principiante agradece dicas e conselhos
« Responder #9 em: Junho 06, 2012, 07:35:45 pm »
Waldju,

Então o colimador do link que pus no 1º post do tópico, está aprovado. Óptimo, assim não preciso de procurar mais!

E quanto aos outros acessórios (o filtro para a Lua e o sistema GoTo) o que dizes?

Há 2 noites, quando estive algum tempo a olhar para a Lua, a certa altura tive mesmo de pôr uns óculos escuros porque a luminosidade fere mesmo a vista! Ainda por cima estava ou Lua Cheia, ou por lá perto.

A propósito, se bem entendi as explicações sobre as oculares, para ver o máximo de detalhes de perto (sei lá, por exemplo se lá andar um ET a passear e eu quiser saber a côr da camisa dele... lol...) a ocular ideal seria uma quê, de 5mm? São as mais potentes? Ou ainda há mais potente do que isso para este telescópio?

E este filtro para o céu profundo?

http://www.teleskop-express.de/shop/product_info.php/info/p943_TS-1-25--Premium-UHC-Filter---more-Contrast.html

Há também este outro, mas pelas imagens reparo que se por um lado tem a vantagem de dar maior contraste ao objecto alvo da observação, por outro faz desaparecer práticamente tudo o resto, tornando tudo demasiado negro ao redor do objecto alvo.

http://www.teleskop-express.de/shop/product_info.php/info/p2702_1-25--Premium-O-III-filter-by-TS-Optics.html

Talvez este seja interessante para certo género de fotos, não sei.

Cmpts,

A.P.C.

Offline waldju

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 376
  • Karma: +11/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Principiante agradece dicas e conselhos
« Responder #10 em: Junho 06, 2012, 09:44:44 pm »
Em relação à NEQ5 não sou a pessoa mais indicada para te retirar as dúvidas. A EQ3-2 (que tive, mas já não tenho) só tem 2 manípulos (1AR e 1 Dec). Se a NEQ5 tem 4 de certeza que te irei dar informações erradas.

A propósito dos contrapesos: é mesmo absolutamente necessário ter aqueles 2 pesos pesados (pesadíssimos!)?

Não. Apenas precisas de equilibrar o tubo. Pode ou não ser preciso os 2 contrapesos. Se utilizares uma ocular como a Scopos de 35mm (que pesa cerca de 1Kg) de certeza que vai ser preciso os 2 contrapesos. Quem diz uma ocular diz um CCD para fotografia de céu profundo, uma DSLR, etc.
O contrapeso dependerá do que estiver “do outro lado”.

E quanto aos outros acessórios (o filtro para a Lua e o sistema GoTo) o que dizes?

O filtro lunar aconselho vivamente. Existem vários filtros, como por exemplo:
http://www.teleskop-express.de/shop/product_info.php/info/p130_TS-Moon-Filter-for-1-25--Eyepieces.html
Que é o que eu tenho e não o acho mau de todo.

A propósito, se bem entendi as explicações sobre as oculares, para ver o máximo de detalhes de perto (sei lá, por exemplo se lá andar um ET a passear e eu quiser saber a côr da camisa dele... lol...) a ocular ideal seria uma quê, de 5mm? São as mais potentes? Ou ainda há mais potente do que isso para este telescópio?

Começamos a entrar num campo difícil para tomarmos uma decisão.
Como deve ter reparado, o preço das oculares varia muito (a mesma medida de ocular pode variar entre o dobro ou o triplo do seu preço – comparando a mais barata com a mais cara). Já se sabe que o preço indica (quase sempre) oculares melhores e o baixo preço por vezes desiludem quem as compra. O mais importante (e digo isto com experiência própria) é não comprar para desenrascar. Uma boa ocular não precisará de ser substituída enquanto uma ocular média/fraca mais cedo ou mais tarde queremos mudá-la e gastamos dinheiro por 2 ou mais vezes…
Tudo isto para dizer o quê?
Que mais vale ter 2 ou 3 boas oculares que um conjunto inteiro de oculares rasca. 2 ou 3 oculares e 1 barlow dará 4 ou 6 oculares com medidas diferentes  ;)

Com esse telescópio aconselhava uma ocular de 2” para baixas amplificações:
http://www.teleskop-express.de/shop/product_info.php/info/p1755_Baader-Hyperion-Aspheric-31mm---2----72--Wide-Angle-Eyepiece.html
Qualidade/preço, infelizmente não tenho dinheiro para ter uma destas para mim…  :'(

1 ocular para média amplificação:
http://www.teleskop-express.de/shop/product_info.php/info/p136_Baader-Hyperion-Eyepiece-21mm---1-25----Wide-Angle-68-.html

1 ocular para maiores amplificações:
http://www.teleskop-express.de/shop/product_info.php/info/p138_Baader-Hyperion-Eyepiece-8mm---1-25----Wide-Angle-68-.html

Com estas oculares e 1 barlow (a que tens) ficarias com 1 ocular de 21mm, 1 de 10,5mm, 1 de 8mm e 1 de 4mm (47X, 95X, 125X e 250X). Só a de 2” é que não dá para a barlow, ficarias com uma ocular para grandes campos com amplificação de 32X.

O filtro que me indicou (UHC) tenho um igual (o meu material é todo comprado na Teleskop Service) e estou agradado com o desempenho dele. O O-III não o tenho. O filtro UHC é mais indicado para nebulosas planetárias, nebulosas de emissão e restos de supernovas. O O-III é mais indicado para nebulosas planetárias, realça as nebulosas de emissão, observação de nebulosas difusas muito fracas.
Orion XT12i
Maksutov OMC140 Deluxe
Refrator SkyWatcher 102/500
Go-To Synscan Altazimutal
Cam Celestron NexImage
10X50 Bresser
Antares Speers Waler 9,4mm 82º
Baader Hyperion 24mm 68º

Offline A.P.C.

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 55
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Principiante agradece dicas e conselhos
« Responder #11 em: Junho 07, 2012, 07:05:28 pm »
Waldju,

Muito obrigado, excelente!

Estou a tomar nota de todos os teus conselhos e tenho aprendido muita coisa!

Algumas coisas ainda vão óbviamente levar algum tempo a assimilar, mas acho que com estas autênticas aulas teóricas, se juntar a isso alguma prática, incluindo de campo, daqui por uns tempitos domino isto... lol...

As oculares: ora bem, eu tenho uma de 10mm e uma de 25mm. Mais a Barlow 2x.
Tendo uma de 25mm justifica-se uma de 21mm? Não serão muito próximas uma da outra? Ou há diferenças significativas?

E tendo também uma de 10mm, valerá realmente a pena uma de 8mm para grandes ampliações? Não serão também muito próximas uma da outra?
Que tal uma de 5mm, por exemplo esta (da mesma marca) :
http://www.teleskop-express.de/shop/product_info.php/info/p134_Baader-Hyperion-Okular-5mm---1-25----68--Weitwinkel.html

(Pensando bem, como tenho uma de 10mm, com a Barlow 2X... não devo precisar duma de 5mm... a não ser para com a Barlow 2X "fazer" uma de 2,5mm, talvez...)

Ou uma de 2,5mm ou uma de 3,2mm (estas a Baader acho que não tem, mas tem a TS; serão de boa qualidade?...) :
http://www.teleskop-express.de/shop/product_info.php/info/p3500_HR-Planetenokular---2-5mm-Brennweite---1-25----60--WW-Feld.html

http://www.teleskop-express.de/shop/product_info.php/info/p156_HR-Planetenokular---3-2mm-Brennweite---1-25----60--WW-Feld.html

Citar
Só a de 2” é que não dá para a barlow, ficarias com uma ocular para grandes campos com amplificação de 32X.

Referes-te à de 31mm? Tenho um adaptador para 2".
Pois, essa é carota...
E para já haverá outras prioridades, por exemplo o colimador, uns 2 filtros e dependendo das finanças, o sistema GoTo que referi antes.

Ainda quanto às oculares, com as 2 que já tenho + a Barlow 2X, de facto é como se tivesse 4, né?
Uma de 10mm, 1 de 25mm, e graças à Barlow 2X, uma de 5mm (certo?) e uma de 12,5mm (certo?).

Os zooms também são carotes... São práticos? Valerão o investimento? Já li críticas negativas em relação aos zooms, mas claro, há gostos diferentes.

O filtro UHC e o filtro prá Lua acho que vou mesmo avançar com isso.

Obrigado.

Abraço,

A.P.C.





« Última modificação: Junho 07, 2012, 07:25:36 pm por A.P.C. »

Offline waldju

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 376
  • Karma: +11/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Principiante agradece dicas e conselhos
« Responder #12 em: Junho 07, 2012, 07:50:47 pm »
Acho que já me estou a antecipar  ???
Quando falei nas oculares, estava já a pensar que irias trocar as tuas. Quando olhares com o teu telescópio por uma ocular das que te falei, não vais querer olhar novamente pelas que tens  ;D Não quero dizer que as que tens sejam más, as outras é que são melhores  ;)
Para já as que tens servem bem! Se comprares algums, compra para maiores amplificações (para planetas).

Referes-te à de 31mm? Tenho um adaptador para 2".

Sim, eu sei que tens um adaptador para 2”, daí ter falado dessa ocular. Iria-te dar um grande campo de visão para enxames abertos, por exemplo.

Ainda quanto às oculares, com as 2 que já tenho + a Barlow 2X, de facto é como se tivesse 4, né?
Uma de 10mm, 1 de 25mm, e graças à Barlow 2X, uma de 5mm (certo?) e uma de 12,5mm (certo?).

Sim, as oculares que tens mais a barlow é como que tivesses 4 de medidas diferentes. As tuas “contas” estão certas (25mm, 12.5mm, 10mm e 5mm).

Os zooms também são carotes... São práticos? Valerão o investimento? Já li críticas negativas em relação aos zooms, mas claro, há gostos diferentes.

As de zoom valem a pena se forem boas (ouvi falar muito bem das Baader Hyperion Zoom), mas nunca usei. Mas uma coisa é certa, são práticas. Conseguimos alterar a amplicação sem mudar a ocular nem a focagem.

Ou uma de 2,5mm ou uma de 3,2mm (estas a Baader acho que não tem, mas tem a TS; serão de boa qualidade?...) :
http://www.teleskop-express.de/shop/product_info.php/info/p3500_HR-Planetenokular---2-5mm-Brennweite---1-25----60--WW-Feld.html

http://www.teleskop-express.de/shop/product_info.php/info/p156_HR-Planetenokular---3-2mm-Brennweite---1-25----60--WW-Feld.html

Entre a de 2,5mm e a de 3,2mm eu optaria pela de 3,2mm. E essa ocular não me parece má de todo.

Grande abraço
Orion XT12i
Maksutov OMC140 Deluxe
Refrator SkyWatcher 102/500
Go-To Synscan Altazimutal
Cam Celestron NexImage
10X50 Bresser
Antares Speers Waler 9,4mm 82º
Baader Hyperion 24mm 68º

Offline A.P.C.

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 55
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Principiante agradece dicas e conselhos
« Responder #13 em: Junho 08, 2012, 02:52:06 am »
Boas Waldju!

Mais uma vez, meu caro amigo, as tuas preciosas explicações/conselhos/dicas, são valiosas e muito bem-vindas. Muito obrigado!

Citar
Quando falei nas oculares, estava já a pensar que irias trocar as tuas.


Bom, claro que mais tarde ou mais cedo vou ter de acrescentar mais opções às poucas que tenho, mas como há outros acessórios que como referi me parecem ter mais prioridade, e que como é óbvio há que fazer opções, vou ter de ir aos poucos.
Os filtros, o colimador, e em princípio o sistema GoTo, serão as opções + prioritárias.
O GoTo, porque tenho a impressão que para um principiante (sobretudo com conhecimentos muito básicos/rudimentares de astronomia), pode ser extremamente útil, na ajuda da pesquisa de objectos do Universo. Confesso que além dos planetas do nosso sistema solar (esses conheço-os todos de cor, claro, e para mim, digam o que disserem, Plutão continua a fazer parte deles!  ;)), de algumas das luas (não conheço todas de cor  :-[) e de 2-3 galáxias... o resto estou quase a zeros...
Vou ter de me pôr a estudar isso! Comprar um bom livro com bons mapas astrais e depois pôr isso em prática nas observações.
O resto é óbvio porque é prioritário.
As oculares terão de ficar para 2º plano para já. Talvez uma, a de 3,2mm de que falei antes e que também aprovas.


Abraço,

A.P.C.





Offline waldju

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 376
  • Karma: +11/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Principiante agradece dicas e conselhos
« Responder #14 em: Junho 08, 2012, 12:30:05 pm »
Mais uma vez, meu caro amigo, as tuas preciosas explicações/conselhos/dicas, são valiosas e muito bem-vindas. Muito obrigado!


Não precisas de agradecer. Tenho todo o gosto em ajudar no que puder, pois também foi aqui que aprendi muita coisa e sem essa ajuda não teria evoluído. E, se calhar, teria desistido.

Os filtros, o colimador, e em princípio o sistema GoTo, serão as opções + prioritárias.

Acho que fazes bem. Filtro lunar, filtro de poluição luminosa (agora tens que decidir se UHC ou O-III), colimador laser e GoTo. Mas uma advertência, para o GoTo funcionar a 100% a montagem terá que estar alinhada com a estrela polar. E se quiseres levar o telescópio para “o campo” terás que ter uma fonte de alimentação…  :o Ou tens o carro sempre à beira para dar "mama ao menino" ;D
« Última modificação: Junho 08, 2012, 12:38:28 pm por waldju »
Orion XT12i
Maksutov OMC140 Deluxe
Refrator SkyWatcher 102/500
Go-To Synscan Altazimutal
Cam Celestron NexImage
10X50 Bresser
Antares Speers Waler 9,4mm 82º
Baader Hyperion 24mm 68º

Re: Principiante agradece dicas e conselhos
« Responder #14 em: Junho 08, 2012, 12:30:05 pm »