Autor Tópico: Algumas sugestões e questões à consideração da administração do Forum  (Lida 3429 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline A.P.C.

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 55
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Boa noite!

Aderi recentemente a este Forum, mas já frequento/frequentei muitos outros antes deste.

Algo que salta de imediato à vista, é a falta de uma "caixa", que a maioria dos Forums que conheço possui, e que normalmente está na página de Início dos Forums, onde aparecem (o número depende da grandeza do Forum, do número de membros, da média de posts e/ou tópicos por dia) os 10 posts + recentes, ou os 20 últimos, etc
É extremamente útil, mesmo para um frequentador assíduo, porque evita que andemos às cegas.

Regra geral a maioria dos Forums também tem uma outra "caixa" onde se anunciam os X últimos tópicos abertos. è um complemento à anterior.

Ainda outra forma de ajudar à navegação, é nas opções do topo de qualquer página do Forum, uma que regra geral se chama "O que há de novo". Ao clicar nessa opção aparecem todos os novos posts desde a última visita do utilizador. Muito útil também.

Uma outra sugestão tem a ver com a abertura total deste Forum, ou seja, tudo aquilo a que um membro inscrito no Forum tem acesso (excepto postar mensagens) é também acessível a qualquer visitante não inscrito.
Na minha humilde opinião não deveria ser assim. Há coisas às quais apenas os membros inscritos deveriam ter acesso. Conheço Forums completamente privados, que nem sequer aparecem nos motores de busca da Net, conheço outros que permitem aos visitantes não inscritos o acesso apenas à página de Início, mas não permitem o acesso ao conteúdo de tópicos nem de posts, outros há que limitam o acesso dos visitantes a certas áreas dos Forums, enfim, há uma série de opções possíveis, que garantam alguma forma de privacidade aos membros efectivos, o que me parece uma boa opção.


Quanto às questões: de cada vez que acedo ao Forum (e não sei se isto se passa apenas comigo ou se é geral), depois de preencher os espaços reservados ao "nick" e à "password" (e são as únicas opções que aí aparecem) após clicar em Entrar, recebo sempre uma mensagem de erro, dizendo que este Forum necessita de autenticação. E aí tenho novamente de escrever a "password", e aparece então aquelas letras que é preciso copiar, além duma pergunta sobre ou o planeta onde vivo, ou a nossa estrela, ou o nosso satélite natural.
Tudo bem. Só não entendo é porque é que estas linhas de preenchimento obrigatório não aparecem logo quando faço inicialmente o Log in e porque é que depois de o fazer inicialmente tenho de voltar a repetir a "pass" e só nesta segunda fase aparecem as outras formas de autenticação!

Básicamente é isto por agora.

Caso me possam esclarecer sobre a minha questão referente ao Log in, agradeço desde já.

Quanto às sugestões penso que poderiam ser fácilmente implementadas com o "software" aqui utilizado, e que seriam para benefício de todos os membros inscritos. Deixo-as à consideração da equipa que gere e administra e modera o Forum (curiosamente desde que aqui cheguei ainda não vi nenhum post/tópico de nenhum Moderador ou membro da equipa!).

Obrigado.

Cmpts,

A.P.C.






Offline waldju

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 376
  • Karma: +11/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Caro amigo A.P.C.

A maioria das tuas sugestões não tenho nada a acrescentar, mas há umas coisas que posso tentar dar umas dicas:

falta de uma "caixa", que a maioria dos Forums que conheço possui, e que normalmente está na página de Início dos Forums, onde aparecem (o número depende da grandeza do Forum, do número de membros, da média de posts e/ou tópicos por dia) os 10 posts + recentes, ou os 20 últimos, etc

Se reparares perto do fim da página tens um atalho para os últimos posts.

Penso que é isto a que te referes ;)

Ainda outra forma de ajudar à navegação, é nas opções do topo de qualquer página do Forum, uma que regra geral se chama "O que há de novo". Ao clicar nessa opção aparecem todos os novos posts desde a última visita do utilizador. Muito útil também.

Talvez seja isto o que procuras:


Caso me possam esclarecer sobre a minha questão referente ao Log in, agradeço desde já.

Eu apenas fiz log in uma vez. Escrevi o nome e password, selecionei “para sempre” e depois de entrar no fórum adicionei-o aos favoritos (como vês na imagem abaixo). Depois é só clicar no atalho dos favoritos, cada vez que quero entrar, e vou direto (sem pedir password).



Espero ter ajudado. Grande abraço
« Última modificação: Junho 14, 2012, 08:58:47 pm por waldju »
Orion XT12i
Maksutov OMC140 Deluxe
Refrator SkyWatcher 102/500
Go-To Synscan Altazimutal
Cam Celestron NexImage
10X50 Bresser
Antares Speers Waler 9,4mm 82º
Baader Hyperion 24mm 68º


Offline A.P.C.

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 55
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Olá Waldju,

Citar
Se reparares perto do fim da página tens um atalho para os últimos posts. Penso que é isto a que te referes

Confesso que ainda não tinha reparado nessa opção. Não é bem isso, mas na prática faz mais ou menos o mesmo efeito daquilo que conheço noutros Forums.

Citar
Talvez seja isto o que procuras

Esse entretanto já o tinha descoberto, mas só depois de ter postado o meu post inicial deste tópico.
Não é bem isso. No fundo aquilo de que falo é mais ou menos quase a mesma coisa que a funcionalidade acima referida, mas com outro formato. Uma espécie de complemento à outra opção mas mais completa.

Citar
Eu apenas fiz log in uma vez. Escrevi o nome e password, selecionei “para sempre” e depois de entrar no fórum adicionei-o aos favoritos (como vês na imagem abaixo). Depois é só clicar no atalho dos favoritos, cada vez que quero entrar, e vou direto (sem pedir password).

Ok, percebo. Eu não uso esse sistema. Quando saio do Forum (deste ou doutro qualquer Forum ou site que necessite Login) faço sempre Logout ao terminar a visita/sessão. É uma questão de segurança.

O facto de ter de repetir a inscrição da "pass", etc, é com certeza um "bug" que poderia ser corrigido. Basta alguém da equipa meter mãos à obra  ;)


Abraço,

A.P.C.