Autor Tópico: Sonda da Nasa estabelece órbita circular em torno de Marte.  (Lida 1046 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Sonda da Nasa estabelece órbita circular em torno de Marte.
« em: Setembro 13, 2006, 01:02:19 pm »
Após seis meses de mudanças na sua trajetória, a sonda Mars Reconnaissance Orbiter estabeleceu finalmente a sua órbita circular em torno de Marte e poderá iniciar os estudos do planeta, informou hoje o Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da Nasa.

As operações complementarão a prospecção iniciada há quase três anos levada a cabo sobre a superfície de Marte pelos veículos Spirit e Opportunity.

Também terão como objetivo determinar potenciais pontos de pouso para missões tripuladas ao planeta nas próximas décadas.

Um comunicado do JPL afirmou que a nave ligou os seus motores para estabelecer uma órbita entre 250 e 316 quilómetros sobre a superfície marciana.

"Chegar a este ponto foi um grande alcance", disse Dan Johnston, subdirector da missão.

Ele acrescentou que uma das operações mais difíceis será o posicionamento de uma antena de 10 metros e a liberação da tampa que cobre uma das lentes do espectrómetro da nave.

As principais pesquisas científicas começarão em Novembro. Dentro de dois anos a sonda proporcionará mais informação sobre Marte que todas as missões até agora no planeta, disse o JPL.

Antes de chegar à órbita final, a sonda, que tem o tamanho de um vaivém, girou em órbitas elípticas, entre 45 e 486 quilómetros da superfície, para aproveitar o atrito da atmosfera marciana e economizar combustível.

Segundo o comunicado, para usar somente a potência dos motores até alcançar a órbita desejada a sonda precisaria de pelo menos 600 quilos a mais de combustível.

A sonda conta com uma série de câmeras e dispositivos para analisar a composição da atmosfera marciana. O JPL explicou que durante os próximos quatro anos estes instrumentos estudarão os processos que afectam o planeta.

Além disso, a nave vai ajudar nas comunicações com outras missões não tripuladas na superfície.

Fonte: Agência EFE in Yahoo News
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Sonda da Nasa estabelece órbita circular em torno de Marte.
« em: Setembro 13, 2006, 01:02:19 pm »