Autor Tópico: Colimação espelho secundário em reflector Newton  (Lida 6911 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline A.P.C.

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 55
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Colimação espelho secundário em reflector Newton
« em: Agosto 05, 2012, 01:22:57 pm »
Boas!

Como fazer para colimar um secundário num reflector Newton?
Tenho estado a ler o procedimento a seguir, explicado pelo Guilherme de Almeida no livro Telescópios.
Ele refere 3 "parafusos". Mas quais? Penso saber quais são, mas caso sejam de facto esses. No centro da "aranha" há de facto 1 peça redonda, com 1 parafuso no centro (esse bem visível, em estrelas - penso que se chama assim - ), e 3 furos à volta. Nem com os óculos de ver ao perto, nem apontando para lá a luz duma lanterna consigo perceber que tipo de "parafusos" possa lá haver dentro, e como tal não faço a mais pequena ideia de que tipo de chave possa utilizar! Alguém sabe?

Agradeço qualquer dica/conselho/sugestão desde já.

Obrigado,

A.P.C.

Offline waldju

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 376
  • Karma: +11/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Colimação espelho secundário em reflector Newton
« Responder #1 em: Agosto 05, 2012, 05:39:19 pm »
Caro amigo A.P.C.

Com um colimador laser (que parece-me que tens) tudo fica mais simplificado. O que se tem de fazer é o seguinte:

1 – Colocar o tubo na posição horizontal.


2- Colocar o colimador no porta oculares.


3- Verificar o estado de colimação.

Como podes reparar, está descolimado.
Olha-se pela parte frontal do tubo e vê se o ponto vermelho do laser está no centro do espelho primário. Se não estiver (como mostra a figura abaixo) temos que alinhar o espelho secundário.


4- Com uma chave “sextavada” alinham-se os 3 parafusos da aranha do secundário.



Espelho secundário colimado:


Mas o tubo ainda não está completamente colimado, como mostra a seguinte imagem:


5- Agora é necessário colimar o espelho primário. Desapertam-se os parafusos de travão:

E regula-se até estar colimado:

 

E está colimado!  ;)
Orion XT12i
Maksutov OMC140 Deluxe
Refrator SkyWatcher 102/500
Go-To Synscan Altazimutal
Cam Celestron NexImage
10X50 Bresser
Antares Speers Waler 9,4mm 82º
Baader Hyperion 24mm 68º

Re: Colimação espelho secundário em reflector Newton
« Responder #1 em: Agosto 05, 2012, 05:39:19 pm »

Offline A.P.C.

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 55
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Colimação espelho secundário em reflector Newton
« Responder #2 em: Agosto 05, 2012, 11:04:58 pm »
Caro amigo Waldju,

Isto é que foi uma resposta super, super, super elucidativa!
Com fotos e tudo a ilustrar cada uma das etapas... espectacular!
Fiquei completamente esclarecido, melhor explicação não podia ter tido.

Muito, muito obrigado!

Grande abraço,

A.P.C.

Offline waldju

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 376
  • Karma: +11/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Colimação espelho secundário em reflector Newton
« Responder #3 em: Agosto 06, 2012, 01:13:31 am »
Amigo A.P.C.

Não tem nada que agradecer! ;) É um prazer poder ajudar naquilo que tanto gostamos.
Contudo é assim que faço, pois quando pesquisei esta foi a sensação com que fiquei e acho que tem lógica.

Grande abraço
Waldju
Orion XT12i
Maksutov OMC140 Deluxe
Refrator SkyWatcher 102/500
Go-To Synscan Altazimutal
Cam Celestron NexImage
10X50 Bresser
Antares Speers Waler 9,4mm 82º
Baader Hyperion 24mm 68º

Offline A.P.C.

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 55
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Colimação espelho secundário em reflector Newton
« Responder #4 em: Agosto 06, 2012, 12:27:16 pm »
Olá Waldju,

Amigo, agradecer a quem nos ajuda, é (na minha humilde opinião, decerto terá a ver com o tipo de educação da minha geração  ;)) é o mínimo dos mínimos que uma pessoa educada deve fazer.
Ao contrário de muitos casos em que vejo (aqui como noutros Forums) membros fazerem perguntas, pedirem ajuda/conselhos, outros membros disponibilizam-se a ajudá-los e fazem-no o melhor que podem e sabem, e depois os que pediram ajuda nem nunca mais dizem nada, ou se o fazem nem sequer um simples obrigado dizem... isso, pelos meus padrões, é no mínimo má-educação (para nem dizer outras coisas piores...).
A educação não custa nada, e eu sei que tu também sabes isso  ;)

Mas adiante...

Estive aqui à procura duma chave dessas, "sextavada", que sobram sempre de coisas que se compram em kits que é preciso montar em casa, encontrei 3 ou 4, mas destas nenhuma tem o "diâmetro" apropriado, ou seja, das que aí tenho (devo ter mais, mas onde?...) nenhuma cabe nos buraquinhos onde estão os 3 parafusos da "aranha".
Reparei também que das que aí tenho há pelo menos 2 "diâmetros" diferentes, o que me leva a concluir que haverá tamanhos para essas chaves.
Tenho pois mais uma pergunta para ti: sabes se o "diâmetro" desses parafusos nos reflectores Newton são dum tamanho standard?
É que estou a ver que vou ter de ir comprar uma chave dessas, e suponho que havendo "diâmetros" diferentes terei de dar uma referência/um tamanho/uma medida, certo?
Sabes qual o "diâmetro" dessa que utilizaste na colimação do teu Newton?


Mais uma vez muito obrigado.

Abraço,

A.P.C.

Offline A.P.C.

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 55
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Colimação espelho secundário em reflector Newton
« Responder #5 em: Agosto 06, 2012, 12:34:38 pm »
Comentário Off Topic:

Isto de ter de se esperar 1 hora para se poder agradecer (applaud) em mais do que um post, a um utilizador que nos ajuda, é a coisa mais descabida, mais sem sentido, que alguma vez vi num Forum!...
Navego na Net desde que ela existe, já frequentei e frequento dezenas de Forums, e dos que disponibilizam essa função, é a 1ª vez que vejo tal disparate sem sentido!...
Enfim...


A.P.C.


Offline waldju

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 376
  • Karma: +11/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Colimação espelho secundário em reflector Newton
« Responder #6 em: Agosto 09, 2012, 11:39:59 am »
Amigo A.P.C.

A chave que pretendes deve ser a mais fininha das imagens abaixo. A medida não te sei dizer, pois já verifiquei a minha e não tem lá referência nenhuma a medidas. Mas um set destes compram-se nos chineses por 2/3€...



ou



Abraço
Orion XT12i
Maksutov OMC140 Deluxe
Refrator SkyWatcher 102/500
Go-To Synscan Altazimutal
Cam Celestron NexImage
10X50 Bresser
Antares Speers Waler 9,4mm 82º
Baader Hyperion 24mm 68º

Offline A.P.C.

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 55
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Colimação espelho secundário em reflector Newton
« Responder #7 em: Agosto 09, 2012, 02:57:56 pm »
Mais uma vez, meu caro amigo, bem hajas! Muito obrigado!

Já tinha visto conjuntos desses, agora já sei para que podem servir  :D

Havia uma loja de chineses mesmo aqui ao lado, passei lá há pouco mas mudaram-se... Daqui a pouco a ver se dou um salto à rua, a tentar descobrir para onde se mudaram, ou se há por aqui perto outro chinês, ou até uma loja de ferragens.

Obrigado!


A.P.C.

Offline Guilherme de Almeida

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Principiante
  • *****
  • Mensagens: 316
  • Karma: +6/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • artigosediversos
Re: Colimação espelho secundário em reflector Newton
« Responder #8 em: Agosto 10, 2012, 10:40:22 pm »
Boa noite
Os parafusos de colimação do secundário estão apontados na figura 12.23 do livro Telescópios" (página 470), exemplos  4 e 6. A seta aponta um desses parafusos e os ouros dois são os ques estão em situação similar.
Mas em geral, para apertar um deles há que afrouxar um dos dois restantes (ou até mesmo os dois restantes), dependendo do sentido do movimento que se quer dar ao spot do laser na superfície do primário, encaminhando-o para o centro da marca de referência do primário.

Abraço

GA

Guilherme de Almeida

Offline A.P.C.

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 55
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Colimação espelho secundário em reflector Newton
« Responder #9 em: Agosto 10, 2012, 11:44:41 pm »
Boa noite Guilherme,

Muito obrigado pela resposta.

É como lhe digo por mail, os parafusos do secundário do meu Newton não são visíveis, como os da Fig 12.23 da página 470 do "Telescópios".  São como os da 6ª foto do Waldju acima, ou seja, estão escondidos dentro duns buraquinhos à volta do parafuso central, não os consigo ver, nem pondo os óculos para ver ao perto e apontando lá para dentro o feixe de luz duma boa lanterna.

E não consegui mover nenhum deles nem sequer um milionésimo de milímetro, nenhum dos 3 periféricos, nem sequer o central (esse visível) com cabeça em forma de estrela. Nada! Nenhum deles cedeu nem um bocadinho! Talvez eu não tenha aplicado força suficiente, mas como tenho a noção que tudo isto é frágil (e caro!) não quis de forma alguma forçar.


Obrigado.

Abraço,

A.P.C.



Offline joao marum

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 388
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Colimação espelho secundário em reflector Newton
« Responder #10 em: Agosto 11, 2012, 08:36:36 pm »
Olá. Se conseguires desapertar um pouco o parafuso central, os outros 3 também deverão depois ficar mais folgados, pois o parafuso central deve enroscar na peça de plástico que segura o secundário numa rosca e os outros 3 devem estar a pressiona-la.
------------------
João Marum
GOAAA

Re: Colimação espelho secundário em reflector Newton
« Responder #10 em: Agosto 11, 2012, 08:36:36 pm »