Autor Tópico: Perséiades 2012  (Lida 918 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline waldju

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 376
  • Karma: +11/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Perséiades 2012
« em: Agosto 06, 2012, 01:30:29 am »
Para os mais destraídos, ou mesmo para os que não sabem, estamos na fase das Perséiades (ou perseidas).  É um fenómeno anual que consiste numa chuva de meteoros associada ao cometa Swift-Tuttle. São assim denominadas devido ao ponto do céu de onde parecem vir, o radiante, localizado na constelação de Perseu. As chuvas de meteoros ocorrem quando a Terra atravessa um rasto de meteoros. Neste caso o rasto é denominado de nuvem Perseida e estende-se ao longo da órbita do cometa Swift-Tuttle. A nuvem consiste em partículas ejectadas pelo cometa durante a sua passagem perto do Sol. A maior parte do material presente na nuvem actualmente, tem aproximadamente 1.000 anos. No entanto, existe um filamento relativamente recente de poeiras neste rasto, proveniente da passagem do cometa em 1862.

O fenómeno é visível anualmente a partir de meados de Julho, registrando-se a maior actividade entre os dias 8 e 14 de Agosto, ocorrendo o seu pico por volta do dia 12. Durante o pico, a taxa de estrelas cadentes pode ultrapassar as 60 por hora. Podem ser observadas ao longo de todo o plano celeste, mas devido à trajectória da órbita do cometa Swift-Tuttle, é essencialmente observável no Hemisfério Norte.

A sua localização é mais consistente entre as constelações de Perseu e Cassiopeia. Aproveitem, pois a Lua irá contribuir  ;D


Orion XT12i
Maksutov OMC140 Deluxe
Refrator SkyWatcher 102/500
Go-To Synscan Altazimutal
Cam Celestron NexImage
10X50 Bresser
Antares Speers Waler 9,4mm 82º
Baader Hyperion 24mm 68º

Tags: