Autor Tópico: Quais as oculares melhores para observação terrestre?  (Lida 8925 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline SkyInfinity

  • Mensagens: 13
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Quais as oculares melhores para observação terrestre?
« em: Agosto 10, 2012, 09:45:38 pm »
Comprei um telescópio reflector, um celestron astromaster 114eq e estou bastante satisfeito com o seu desempenho, mas comecei a fazer observação terrestre e reparei que se torna um pouco difícil de ver paisagens "largas", devido ao elevado número de magnificação (acho que é isso), porque estou a usar uma ocular de 20mm ( 20mm erecting eyepiece). Portanto gostaria que me dissessem que tipo de lentes devo comprar para ter uma visão de maior "abertura"... 

Cumps
Celestron AstroMaster 114EQ

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Quais as oculares melhores para observação terrestre?
« Responder #1 em: Agosto 11, 2012, 12:29:48 am »
Olá, tudo bem?
Maiores, ou seja, quando se fala de oculares, quanto maiores em diãmetro e com mais campo de visão, maior o campo, tipo 40mm; quanto mais pequenas, mais ampliação e menor o campo de visão, tipo 10mm.
 
A regra é simples, para saberes a ampliação que vais ter no teu telescópio, divides a distãncia focal dele pela da ocular que estiveres a utilizar: 1000mm/20mm=50X.  Se utilizares por exemplo uma de 40mm vais ter 25X de ampliação, e consequentemente maior campo de visão. A única preocupação que tens de ter, é a de não comprar oculares que ultrapassem o limite do teu telescópio, seja o máximo, seja o mínimo de ampliação. O máximo podes calcular através de uma fórmula simples: se o telescópio tiver as medidas em milímetros, multiplicas por 2,4X, ou seja 114mmX2,4= 273X ;se as medidas estiverem em polegadas, então multiplicas por 50X ou 60X se fôr um telescópio muito bom,ou seja, 4,5"X50=225X. // 4,5X60=270X.

Da mesma maneira que tens de ter cuidado com as baixas amplições, e só em telescópios do tipo newton, como o teu, e em catadióptricos, tipo maksutov ou schmitt-cassegrain; isto porquê? Porque estes telescópios têm um espelho secundário na composição do sistema òptico, e se utilizares uma ocular com ampliação muito baixa, fora desse limite, então vais vêr a sombra do espelho secundário no meio da imagem que estiveres a observar.

Esse limite pode ser calculado da seguinte forma: 3,5X por polegada, no teu caso , 4,5"X3,5=15X. Se utilizares a mesma equação, 1000mm/66=15X. Uma ocular de 66mm não é fácil de encontrar, mas esta equação serve para ficares com uma idéia dos limites do teu telescópio.

Outra coisa que também quero mencionar, é que, os valores de 2,4x ou 50X são valores que normalmente se atribuem a um reflector newton ou refractor ditos normais, ou mais acessíveis se quiseres chamar assim. Já vi em fóruns alguém dizer que, no caso de refractores apocromáticos, que são considerados os telescópios que melhores imagens produzem, daí serem tão caros, esse valor de calcular o máximo pode ir até aos 4X por polegada.E não têm mínimo de ampliação, por não utilizar nenhum espelho secundário. Mas talvez o factor mais importante, quando se tenta utilizar ampliações muito altas é a atmosfera, se não estiver estável o suficiente, não vale a pena utilizá-las, pois as imagens sairão muito más, e eu já tive várias experiências disso.
Um abraço  :D
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Re: Quais as oculares melhores para observação terrestre?
« Responder #1 em: Agosto 11, 2012, 12:29:48 am »

Offline SkyInfinity

  • Mensagens: 13
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Quais as oculares melhores para observação terrestre?
« Responder #2 em: Agosto 11, 2012, 01:14:37 am »
Olá, tudo bem?
Maiores, ou seja, quando se fala de oculares, quanto maiores em diãmetro e com mais campo de visão, maior o campo, tipo 40mm; quanto mais pequenas, mais ampliação e menor o campo de visão, tipo 10mm.
 
A regra é simples, para saberes a ampliação que vais ter no teu telescópio, divides a distãncia focal dele pela da ocular que estiveres a utilizar: 1000mm/20mm=50X.  Se utilizares por exemplo uma de 40mm vais ter 25X de ampliação, e consequentemente maior campo de visão. A única preocupação que tens de ter, é a de não comprar oculares que ultrapassem o limite do teu telescópio, seja o máximo, seja o mínimo de ampliação. O máximo podes calcular através de uma fórmula simples: se o telescópio tiver as medidas em milímetros, multiplicas por 2,4X, ou seja 114mmX2,4= 273X ;se as medidas estiverem em polegadas, então multiplicas por 50X ou 60X se fôr um telescópio muito bom,ou seja, 4,5"X50=225X. // 4,5X60=270X.

Da mesma maneira que tens de ter cuidado com as baixas amplições, e só em telescópios do tipo newton, como o teu, e em catadióptricos, tipo maksutov ou schmitt-cassegrain; isto porquê? Porque estes telescópios têm um espelho secundário na composição do sistema òptico, e se utilizares uma ocular com ampliação muito baixa, fora desse limite, então vais vêr a sombra do espelho secundário no meio da imagem que estiveres a observar.

Esse limite pode ser calculado da seguinte forma: 3,5X por polegada, no teu caso , 4,5"X3,5=15X. Se utilizares a mesma equação, 1000mm/66=15X. Uma ocular de 66mm não é fácil de encontrar, mas esta equação serve para ficares com uma idéia dos limites do teu telescópio.

Outra coisa que também quero mencionar, é que, os valores de 2,4x ou 50X são valores que normalmente se atribuem a um reflector newton ou refractor ditos normais, ou mais acessíveis se quiseres chamar assim. Já vi em fóruns alguém dizer que, no caso de refractores apocromáticos, que são considerados os telescópios que melhores imagens produzem, daí serem tão caros, esse valor de calcular o máximo pode ir até aos 4X por polegada.E não têm mínimo de ampliação, por não utilizar nenhum espelho secundário. Mas talvez o factor mais importante, quando se tenta utilizar ampliações muito altas é a atmosfera, se não estiver estável o suficiente, não vale a pena utilizá-las, pois as imagens sairão muito más, e eu já tive várias experiências disso.
Um abraço  :D


Muito obrigado! Foi 100% claro.

Cumps
Celestron AstroMaster 114EQ

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Quais as oculares melhores para observação terrestre?
« Responder #3 em: Agosto 11, 2012, 02:23:51 pm »
Ora essa, é um prazer poder ajudar.Qualquer outro assunto, é só dizer, que alguém ajuda.  :)
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline SkyInfinity

  • Mensagens: 13
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Quais as oculares melhores para observação terrestre?
« Responder #4 em: Agosto 11, 2012, 02:44:17 pm »
Gostaria de saber se me podia indicar uma ou mais oculares (modelos) que ache boas para este telescópio. E se souber, uma boa loja.
Celestron AstroMaster 114EQ

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Quais as oculares melhores para observação terrestre?
« Responder #5 em: Agosto 11, 2012, 07:57:16 pm »
Claro que sim, mas vou ser um bocadinho mauzinho. Primeiro, deixa de me tratar por você, que aki somos todos amigos e não gostamos de formalismos, ok?  ;D
Segundo, o teu telescópio é uma boa escolha para iniciar este hobbie, mas é um telescópio acessível, e por isso, não vale a pena comprares oculares muito caras, ok?
Eu diria que as melhores oculares que podes apostar no teu newton, são do tipo de design "plossl", muito populares no mundo astronómico e produzem boas imagens.
Em Portugal tens 3 lojas especializadas na venda de material astronómico, uma delas inclusivé é representante oficial da Celestron, a marca do teu telescópio, que é a Brightstar, em Bustos, Aveiro.
Ficam aqui os links das lojas, nas páginas das oculares em questão. A escolha será melhor seres tu a fazê-la, mediante as ampliações que necessitas:

http://loja.galactica.pt/pt/67-plossl#/

http://www.bs-astro.com/pt/loja/oculares

http://astrofoto.com.pt/_v2010/index.php?page=shop.browse&category_id=34&option=com_virtuemart&Itemid=26

Ah, a Galáctica fica na Marinha Grande e o dono é o João Clérigo, que também é o fundador e dono deste fórum.
A Astrofoto fica em Lisboa.
Uma coisa que eu também faço, é comprar fora do país, principalmente na telescope-service ( www.telescope-service.com ) ou na Astroshop (www.astroshop.eu ).
Um abraço  ;)

Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Re: Quais as oculares melhores para observação terrestre?
« Responder #5 em: Agosto 11, 2012, 07:57:16 pm »