Autor Tópico: Lembrete de Astrofotografia e Astronomia  (Lida 2739 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Guilherme de Almeida

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Principiante
  • *****
  • Mensagens: 316
  • Karma: +6/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • artigosediversos
Lembrete de Astrofotografia e Astronomia
« em: Agosto 13, 2012, 11:37:30 pm »
Anos e comemorações: a lembrar
 
1. Comemora-se, neste mês de Agosto, o 10.º aniversário do lançamento do livro "Fotografar o Céu – Manual de Astrofotografia", de Pedro Ré, cobrindo quase todos os vários campos da astrofotografia: wide field, traços estelares, astrofotografia solar, lunar, de cometas, planetária e céu profundo (abrangendo aqui  nebulosas, galáxias e enxames de estrelas).
Link directo: http://www.platanoeditora.pt/index.php?q=C/BOOKSSHOW/19

 
Curiosamente, dez anos depois, eis que surge à luz do dia "ASTROFotografia – Imagens à luz das estrelas" de Miguel Claro, especialmente dedicado à astrofotografia de wide field, integrando harmoniosamente elementos da esfera celeste, paisagens terrestres e enquadramento arquitectónico, numa especialidade actualmente conhecida como "SkyScape".
Link directo: http://www.centroatl.pt/titulos/tecnologias/astrofotografia/index.html
 
Tanto um livro como o outro foram lançados em astrofestas. O do Pedro Ré na IX Astrofesta, em Nisa (2002); o do Miguel Claro na XIX Astrofesta, em Constância (2012). E os preços, não menos curiosamente, são também quase iguais. Precisamente dez anos separam estes dois interessantes livros.
 
A pergunta óbvia é: será preciso que passem mais 10 anos para surgir outro?
Na verdade, perfilam-se algumas dificuldades no horizonte: o mercado nacional é curto; as grandes superfícies impõem condições espartanas e quase inquisitoriais às editoras; a crise aperta; as carteiras esvaziam-se demasiado depressa; as dificuldades distorcem as prioridades. Vamos esperar para ver...
 

-----------------------------------------
 
2. De caminho, este Agosto  comemoram-se 19 anos do lançamento da "Introdução à Astronomia e às Observações Astronómicas" (agora em 7.ª edição revista). Em Novembro próximo será a vez do "Roteiro do Céu" fazer 17 anos (actualmente em 5.ª edição remodelada). E no Julho que passou,  o nosso "Observar o Céu Profundo" completou os seus 12 anos (2.ª edição revista). A obra "Telescópios", muito mais jovem, vai este Outono fazer os seus 8 anos.
 

Boas observações para todos
Guilherme de Almeida
Guilherme de Almeida

Lembrete de Astrofotografia e Astronomia
« em: Agosto 13, 2012, 11:37:30 pm »