Autor Tópico: Compra de Telescópio  (Lida 4753 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline lavadex

  • Mensagens: 3
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Compra de Telescópio
« em: Agosto 16, 2012, 04:25:57 pm »
Boa Tarde,

Sendo que há muitos anos tive o meu primeiro telescópio e quero renovar a minha curiosidade estelar gostaria de pedir a vossa opinião sobre a melhor escolha para a compra de um telescópio mais avançado que o que em tempo tive (o qual já nem m recordo da marca nem modelo).

O meu objectivo é a astrofotografia de planetas e eventualmente de estrelas / galáxias.

Os requisitos para mim são os seguintes:

1. As observações serão feitas em local rural, ou seja, com pouca poluição luminosa.
2. Utilização de Software para seguimento automatico de corpos celestes e também localização automática dos mesmos (caso exista)
3. Portabilidade -> poderei usá-lo em 2 locais distintos e por isso não pode ser demasiadamente grande / pesado
4. Magnificação superior a 500 vezes (se estiver a exagerar digam-me...) mas com uma abertura focal boa para a maximização de captação de luz
5. Orçamento -> até um máximo de 1500 euros com acessórios incluidos (O GPS já o tenho para saber a minha localiação com cerca de 0.5 metros de erro).

Obrigado pela ajuda.

Pedro Fernandes


Offline waldju

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 376
  • Karma: +11/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Compra de Telescópio
« Responder #1 em: Agosto 17, 2012, 01:08:26 am »
Olá Pedro,

Antes de mais, quem me dera poder escrever um texto como o teu, com 1500€ de orçamente para um tele novo  ;D lol
É bom haver alguém disposto a "investir" num hobbie que tanto gostamos...

Bem, é sempre difícil dar uma opinião sobre algo novo a adquirir, pois não queremos de todo dar uma má escolha! E há muita coisa à venda com preços também variados!!!
Contudo, quero deixar a minha opinião.

A minha escolha seria um Celestron 8". Um telescópio com excelente capacidade de observação planetária, motores go-to (de busca e seguimento) e excelente óptica Celestron. Um telescópio compacto, de fácil transporte e com 8" de abertura!!!

http://www.teleskop-express.de/shop/product_info.php/info/p5537_Celestron-NexStar-8-SE---GoTo-SC---203-2032mm-OFFER----.html

Para astrofotografia de céu profundo:

http://www.teleskop-express.de/shop/product_info.php/info/p4314_GSO-200mm-f-4-GoTo-Newtonian-on-Skywatcher-HEQ5-SynScan.html

Mas, para astrofotografia, tens que adquirir uma cam dedicada ou adaptar uma DSLR ao telescópio.

Abraço
Orion XT12i
Maksutov OMC140 Deluxe
Refrator SkyWatcher 102/500
Go-To Synscan Altazimutal
Cam Celestron NexImage
10X50 Bresser
Antares Speers Waler 9,4mm 82º
Baader Hyperion 24mm 68º

Re: Compra de Telescópio
« Responder #1 em: Agosto 17, 2012, 01:08:26 am »

Offline lavadex

  • Mensagens: 3
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Compra de Telescópio
« Responder #2 em: Agosto 17, 2012, 10:55:04 am »
Obrigado pela dica.

Na verdade estive ontem a analisar vários modelos e deparei-me com esse que referiu e outros 2, o CPC 925 GPS (XLT) Computerized Telescope e o CPC 800 GPS (XLT) Computerized Telescope.

O preço nesse site na Alemanha que refere, para o CPC925 é cerca de 300 euros mais barato que nas lojas em Portugal e a minha questão é saber se posso confiar comprando fora de Portugal uma vez que assim não deverei ter apoio directo por parte do vendedor.

Será que a diferença de preços entre o CPC925 e o CPC 800 se justifica em termos de aumento da capacidade do CPC925?

O mesmo modelo não me permite astrofotografia para planetas e céu profundo? Tenho de ter 2 modelos diferentes forçosamente?

Outra questão é se é possível posteriormente aumentar a magnificação do telescópio adaptando uma lente Barlow ou semelhante.

Obrigado pela resposta.

Pedro Fernandes


ClovesJr

  • Visitante
Re: Compra de Telescópio
« Responder #3 em: Março 11, 2013, 09:21:33 pm »
Eu tambem desejo comprar um telescopio, só que não tenho nenhum conhecimento na area, além de morar no interior e não ter nenhuma loja que venda esse tipo de equipamento... ai pesquisei na internet e achei esse telescopio ai, ele é bom?Quais seriam os corpos celestes possiveis para se observar com eles?
Telescópio Refrator 70mm f/D 10
Especificações

Abertura
70mm

Razão Focal
F/10

Maior Ampliação Útil
140x

Resolução
1,66

Tamanho do Focalizador
1,25pl

Buscadora
5x20

Diagonal
90º

Oculares
Plossl 10mm e 20mm

Tipo de Montagem
Alta-Azimutal

Controle para Ajustes Finos
Azimute e Elevação

Bandeja de Acessórios
Sim
 
Altura do Tripé
70-127cm

Peso Bruto
3,5Kg

•Lentes fabricadas com vidro óptico com revestimento anti-reflexivo.
 •Duas oculares Plossl de 10mm e 20mm. Ter um par de Plossls de vidro é melhor que ter quatro ou cinco oculares de acrílico e barlow de plástico.
 •Focalizador e diagonal padrão 1.25" assim poderá utilizar barlows e oculares extras 1.25" que são facilmente encontradas.
 •Tripé com montagem alta-azimutal feita em alumínio e com slow-motion para ajustes e movimentos finos sem tremer ou sair do lugar. Superior às montagens mais baratas do tipo forquilha.
 •Não necessita colimação periódica
 •Fácil de manter. Apenas proteja de umidade excessiva.
 •Muito leve com 3,5Kg no total e pode ter seu OTA retirado para ser usado como guidescope  ou telescópio solar com o filtro apropriado.
 
Comprimento do tubo: 77cm até a diagonal.

Se puderem me ajudar....

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Compra de Telescópio
« Responder #4 em: Março 12, 2013, 12:17:35 am »
Olá pessoal, tudo bem convosco?
Bom, eu vou tentar ajudar da forma que puder!
Pedro, em relação ao teu orçamento, tal como disse o Waldju, 1500 euros é uma excelente quantia para investir num bom telescópio; aquilo que tens que decidir, antes de comprar, é o saber que tipo de observação, e que tipo de fotografia, a que te queres dedicar, e as diferenças são algo a considerar, quando se fala em fotografia.

Ora bem, assim como na fotografia normal, isto é de objectos terrestres, em que se utilizam objetivas com baixas distãncias focais, para se conseguir ter o menor tempo de exposição possível, em astrofotografia, que talvez seja o tipo de fotografia mais exigente, a idéia é ter um telescópio com uma distãncia focal curta, porque o efeito é similar, quanto menor fôr a focal, menor o tempo de exposição necessário para captar um objeto; além de que, da mesma forma, devido ao fato de que é necessário ter uma montagem equatorial motorizada, para seguir o movimento aparente do objeto que estamos a fotografar, quanto menor fôr o tempo de exposição da fotografia, menor o tempo em que essa mesma montagem terá que manter centrado no campo de visão, esse mesmo objeto; digo isto, porque todas, ou quase todas as montagens têm o problema do que se chama erro periódico, que é nada mais a capacidade de uma montagem conseguir manter um objeto centrado no campo de visão, sem que ele se desvie; conforme a qualidade da montagem , ao fim de algum tempo, acabará por acontecer; a nível da observação, não é nada demais, mas a nível fotográfico, já é outro assunto.

Assim sendo, quando se fala de observar, ou fotografar objetos do céu noturno, quanto mais próximos de nós, tal como a Lua e os planetas, em que podemos visualizar detalhes na sua superfície, maior distãncias focais queremos ter num telescópio, para se poder utilizar ampliações elevadas;

No sentido inverso, quando queremos observar ou fotografar objetos do chamado céu profundo, tipo nebulosas e galáxias, em que o que conta não são ampliações elevadas, mas sim o poder de captar a maior quantidade de luz possível, para se poder visualizar um objeto dessa natureza, a idéia principal é ter um telescópio com distãncia focal curta, para se ter um campo de visão amplo em que se possa visualizar totalmente esse objeto e ao mesmo tempo um telescópio que tenha um espelho ou objetiva grande o suficiente para captar grandes quantidades de luz.

Para responder à tua resposta, as pessoas mais exigentes e com recursos, provavelmente têm mais que um telescópio, e provavelmente para cada situação específica, mas na realidade, eu acho que não é necessário, um telescópio pode ser utilizado para todas as situações; agora o que tens que te mentalizar é que se tiveres um telescópio com focal curta e dedicado a fotografia de céu profundo, não fiques à espera de conseguir tirar fotos de Júpiter, por exemplo, com ampliações elevadas e muito bem definidas, ok? Consegues fazer fotos de Júpiter, mas não da mesma forma, se tivesse a utilizar um telescópio com distãncia focal elevada, como esse CPC 925 que mencionas, ok? Da mesma forma, que se fôr o inverso, um telescópio dedicado para planetas, também consegue bons resultados de objetos de céu profundo, mas não da mesma forma que se utilizares um de focal curta, ok?

Na internet podem-se vêr excelentes resultados, que contradizem o que acabei de mencionar, mas é preciso ter em atenção alguns fatores: primeiro, por norma são fotos efetuadas por pessoas com muita experiência, que conseguem fazer grandes fotos independentemente do telescópio que utilizem, utilizando várias técnicas fotográficas aprendidas ao longo de muito tempo; outro fator que também faz muita diferença, é que utilizam montagens equatoriais de elevada qualidade, o que faz com que mesmo esses telescópios que têm focais elevadas e necessitam muito tempo de exposição para formar uma imagem, possam fazer excelentes fotos, uma vez que essa montagem consegue manter por muito tempo no campo de visão um objeto, sem que ele se desvie!

Em relação à diferença de preço que se verifica, entre um telescópio de 8" e um de 9", na verdade é difícil de explicar, muitas vezes a diferença é demasiado elevada e eu acho que não se justifica; é verdade que um telescópio de 9" tem maior capacidade de captar luz que um de 8", mas na prática, e vendo os resultados que vejo em imagens tiradas com um e com outro, não sei sinceramente se se justificará essa diferença; obviamente que uma opção é optar por uma montagem mais acessível, com um bom sistema òtico, por exemplo, em vez do CPC 925, porque não um C 9,25" GT? É apenas uma sugestão!! Outra sugestão? Porque não procurar no mercado de usados? Conseguem-se excelentes negócios e telescópios impecáveis! O que eu tenho, telescópio e montagem, Williams Optics FLT 132mm e montagem Celestron CGem, foram ambos comprados no mercado de usados!

Comprar fora de Portugal? Claro que sim! Parece mau eu dizer isto, mas infelizmente o nosso governo faz com que tudo seja mais caro, e por essa razão, eu compro várias coisas fora de Portugal, principalmente na Telescope-Service!

Em relação à ampliação, obviamente que podes utilizar uma Barlow para duplicar ou triplicar a ampliação de um telescópio, mas pelo que consigo perceber, parece-me que queres utilizar ampliações muito elevadas! Ora bem, deves ter em mente que não se devem utilizar ampliações elevadas, por diversas razões; a principal é que todos os telescópios têm um limite, conforme a àrea do seu espelho ou lente, têm um limite de luz que conseguem captar e obviamente uma ampliação limite; acima desse limite, as imagens ficam demasiado escuras; outro fator muito importante, é que a nossa atmosfera raramente nos deixa utilizar ampliações acima das 300X, devido à poluição atmosférica, luminosa, etc,etc; por isso, não penses em demasiado em ampliações elevadas,ok?

ClovesJr, esse telescópio que mencionas pode ser uma boa compra, mas antes de mais, talvez fosse bom se pudesses dizer que tipo de orçamento estás a pensar gastar e também, se fôr possível, que marca de telescópio é este refrator?
Aquilo que se pode visualizar através de um refrator de 70mm, são inúmeros objetos, mas obviamente, devido ao seu tamanho, o que melhor se puderá visualizar, serão a Lua e os planetas principais!
No entanto,o fato de este telescópio vir acompanhado por oculares do tipo Plossl, já é um bom indício!
Cumprimentos :)
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

ClovesJr

  • Visitante
Re: Compra de Telescópio
« Responder #5 em: Março 12, 2013, 12:18:26 pm »
Será que com esse telescopio eu consigo ver nebulas e aglomerados??
Quanto ao preço, ele está custando R$320,00.

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Compra de Telescópio
« Responder #6 em: Março 12, 2013, 04:00:53 pm »
Sim, consegues vêr nebulosas e conglomerados de estrelas! Naturalmente que serão as mais fáceis de observar, tipo a nebulosa de Orion, ou então o enxame globular M13, entre muitos outros!
O que deves ter em mente, é que não terás uma imagem na ocular, como vês nas fotos , em magazines ou na net, ok?
O preço que mencionas, não me parece exagerado, 320 reais , em euros são 125, que é mais ou menos os preços que se vêm na Europa, para um telescópio como esse!
Um abraço  :)
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

ClovesJr

  • Visitante
Re: Compra de Telescópio
« Responder #7 em: Março 12, 2013, 08:20:09 pm »
Quando você diz que a imagem não vai ser como vejo na internet.... A imagem vai ficar sem foco?Ou outro?

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Compra de Telescópio
« Responder #8 em: Março 12, 2013, 09:59:00 pm »
Não não, talvez me tenha explicado bem!
Ora bem, as belas imagens que se vêm em fotos, em revistas ou magazines, ou ainda na internet, muito bem definidas e com côres espectaculares, são o resultado de exposições fotográficas, muitas vezes de vários minutos ou horas, ok?
O que eu queria explicar, é que, independentemente do telescópio que se use, pequeno, grande, com fraca qualidade, com qualidade excepcional, tanto faz, quando se observa um objeto, tipo uma nebulosa, ela sempre aparecerá de duas formas, difusa e a preto e branco; as verdadeiras côres e a totalidade desse objeto só se torna visível através de exposições fotográficas, porque o sensor de uma máquina fotográfica é muito mais sensível que o olho humano, e com uma exposição fotográfica, toda a luz é acumulada, para formar essa mesma imagem.
Obviamente que, à medida que o telescópio que se utilize fôr maior, também serão os detalhes visíveis na ocular, mas mesmo assim, à excepção dos planetas, é muito difícil conseguir detetar côr, só com a observação na ocular.
Com esse telescópio de 70mm, você vai ver objetos sim, mas não com essas cores das fotos que vemos na net!
Quer um exemplo?
Essa foto do enxame de estrelas aberto M45, eu fiz com o meu telescópio, mas toda a nebulosidade à volta das estrelas, quando eu observo por ele, nem consigo detetar a preto e branco, só mesmo com a exposição fotográfica, que neste caso foi de um minuto.  :)
« Última modificação: Março 12, 2013, 10:01:37 pm por Emanuel »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

ClovesJr

  • Visitante
Re: Compra de Telescópio
« Responder #9 em: Março 12, 2013, 11:01:45 pm »
Muito obrigado pela ajuda!!

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Compra de Telescópio
« Responder #10 em: Março 13, 2013, 04:08:27 pm »
Ora essa, é um prazer ajudar!
Qualquer coisa, é só perguntar, que eu só não ajudo se não souber!
Um abraço  ;)
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

ClovesJr

  • Visitante
Re: Compra de Telescópio
« Responder #11 em: Março 13, 2013, 10:23:38 pm »
Vou confessar que fiquei um pouco decepcionado, por que eu achava que iria ver as nebulosas igual as que vi na internet.... Mas não desisti de comprar o telescopio ainda.....

Re: Compra de Telescópio
« Responder #11 em: Março 13, 2013, 10:23:38 pm »