Autor Tópico: Messier 27  (Lida 4603 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline joaovieira

  • Astro-Novato
  • *
  • Mensagens: 34
  • Karma: +2/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Messier 27
« em: Outubro 08, 2012, 03:18:25 pm »
Olá.
Tenho uma nova versão da Messier 27 que ficou com halo exterior muito mais evidente que a versão anterior.



Link para a galeria: http://joaovieira.zenfolio.com/p464547294/e46326a8e

Espero que gostem
Abraço

Offline Jorge

  • Astro-Novato
  • *
  • Mensagens: 36
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Messier 27
« Responder #1 em: Outubro 08, 2012, 07:47:00 pm »
Boas JoaoVieira
Mas que grande M27 esta mesmo fixe ;), melhor que isso é dificil.
esta mesmo detalhada , gostei 
A+

http://astrofotografia.eklablog.com/

Re: Messier 27
« Responder #1 em: Outubro 08, 2012, 07:47:00 pm »

Offline jonybernas

  • Mensagens: 34
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Messier 27
« Responder #2 em: Outubro 09, 2012, 12:57:11 am »
Que maravilha visual essa foto de M27. Que show....quem me dera ter um equipamento desse...

Offline joaovieira

  • Astro-Novato
  • *
  • Mensagens: 34
  • Karma: +2/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Messier 27
« Responder #3 em: Outubro 09, 2012, 10:53:02 pm »
Olá Jorge e Joel,
Agradeço os vossos comentários. :)
Abraços

Offline waldju

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 376
  • Karma: +11/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Messier 27
« Responder #4 em: Outubro 10, 2012, 04:25:26 pm »
Eu faço um like!!!  ;D
Muito bom esse haltere. Continua!
Orion XT12i
Maksutov OMC140 Deluxe
Refrator SkyWatcher 102/500
Go-To Synscan Altazimutal
Cam Celestron NexImage
10X50 Bresser
Antares Speers Waler 9,4mm 82º
Baader Hyperion 24mm 68º

Offline joaovieira

  • Astro-Novato
  • *
  • Mensagens: 34
  • Karma: +2/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Messier 27
« Responder #5 em: Outubro 11, 2012, 01:18:58 am »
Olá Waldju
Agradeço o like 8)
Abraço

Offline AlphaMike

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 110
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Feminino
    • Ver Perfil
Re: Messier 27
« Responder #6 em: Outubro 21, 2013, 04:17:19 pm »
Como é que se consegue 26h de exposição?
« Última modificação: Outubro 21, 2013, 04:19:20 pm por AlphaMike »
Mak 127
iOptron Mini Tower Pro
Orion Sirius 26mm
Wide Angle Long Eye Relief 20mm
Long Eye Reflief 10mm

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Messier 27
« Responder #7 em: Outubro 21, 2013, 08:46:29 pm »
Bom, o João é mesmo a pessoa indicada para te responder, pois a foto é dele, no entanto, para se conseguir uma exposição tão longa, tens de fazer várias exposições, em diferentes noites, e não uma só exposição;  por norma, para se conseguir uma foto tão fantástica, como a que o João efetuou, efetuam-se várias exposições, que se chamam sub-frames, com um determinado tempo; vamos imaginar que cada exposição é de 60segundos, e o tempo de cada exposição nunca é demasiado longo, para evitar que o CCD ou a DSLR não capte muito ruído; efetuam-se então uma série de exposições de 60 segundos cada, a que se chamam de lights; depois, para eliminar o ruído que sempre aparece nas exposições, efetuam-se as chamadas Darks, em que também têm de ter o mesmo tempo de exposição, de 60 segundos neste exemplo, à mesma temperatura ambiente que as lights, o mesmo ISO, mas com a diferença de ter o telescópio ou objectiva tapada ( a finalidade destas exposições é detectar os chamados hot-pixels que são produzidos pelo software da máquina, e eliminá-los no programa que utilizarmos para formar a nossa imagem) ; além destas, também se efetuam exposições que se chamam de flats e bias; as flats são efetuadas com um acessório específico que parece um painel luminoso, para formar uma imagem uniforme e eliminar as imperfeições de sensibilidade que os sensores dos CCDs e DSLRs têm; um dos problemas é o que se chama de vinhetagem, que são os bordos das imagens mais escuros que no centro;outro problema que os flats também eliminam, são aquelas imperfeições que se notam nas imagens causadas por poeiras presentes no sensor, e na imagem parece um nódulo escuro;estas exposições, de flats, efetuam-se com os mesmos settings anteriores, de temperatura, tempo e Iso, mas em vez de ter a objetiva tapada, têm-se esse projetor de luz; bom, finalmente, efetuam-se as denominadas bias, também com a mesma temperatura, com a objetiva tapada,com o menor Iso possível, e em vez dos 60 segundos, do nosso exemplo, as exposições são efetuadas com a maior velocidade de obturação permitida na máquina que estivermos a utilizar; estas exposições servem para eliminar o ruído vermelho presente em todas as sub-frames;
Para ser ainda mais elaborado, as chamadas lights,que são as nossas exposições principais, podem, e nas melhores fotos são, efetuadas por partes, nos chamados canais RGB, red, green e blue: ora bem, seria várias exposições de 60 segundos no canal vermelho( red ), várias exposições (sempre o mesmo número de exposições para cada canal, ok? )de 60 segundos no canal verde(green), e o mesmo para o canal azul (blue); mais elaborado ainda ( só para complicar mais um bocadinho, eh eh eh) seria efetuar as lights utilizando para cada um dos canais, filtros específicos, que só deixam passar uma determinada banda do espectro de luz, e neste caso, utilizaria-se um filtro de Ha ( hidrogénio alfa) , um filtro de O-III ( oxygen tipo  III) e um filtro  S-II ( sulfur tipo II);a cada um destes filtros seriam atribuídos um canal, e no final, o conjunto das exposições com estes filtros, formariam as nossas lights ou light.
Ora bem, então o tempo total da nossa imagem seria, todas as exposições somadas, de lights ( independentemente da técnica utilizada, só com exposições normais, com filtros RGB ou com filtros Ha, O-III e S-II), as darks, os flats e as bias, e no final, então teriamos as tais horas de exposição total, entendes?
Para podermos ter uma imagem, em que se possa trabalhar, para ajuste de níveis, ou balanceamento de côr, todas essas exposições são empilhadas ( se se pode chamar assim) em programas específicos, e um dos mais populares é o DSS ( deep sky stacker ); após este processo,que normalmente é longo, então a imagem pode ser tratada com outro programa, tipo o Photoshop.
Isto parece muito complicado, e no início até o é, mas a idéia é ir passo a passo, ir adquirindo conhecimentos, experiência, ir comprando este ou aquele acessório, e quando deres por ela, tás um astrofotógrafo.  ;D
Espero não ter complicado muito as coisas, e o João que me corrija se eu estiver a dizer asneiras.
 ;D
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline joaovieira

  • Astro-Novato
  • *
  • Mensagens: 34
  • Karma: +2/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Messier 27
« Responder #8 em: Outubro 23, 2013, 12:07:51 am »
Olá AlphaMike,
Bem o Emanuel já deu uma resposta muito completa (obrigado Emanuel).
Só tenho que comentar um pormenor. O total de tempo de exposição que eu apresento nos detalhes das minhas fotos é apenas referente à soma dos "light frames". Embora já tenha visto outros que também juntam o tempo de exposição dos frames de calibração (darks, flats e bias), que eu também uso, acho que não faz muito sentido somar esses como tempo de exposição.
Neste caso, podes então ver que foram utilizados dois filtros, o Halfa com 75 exposições de 10 minutos e o OIII com 82 exposições de 10 minutos. Se não me enganei, isso tudo somado dá as tais 26h10m.
Claro que isto tudo foi feito ao longo de várias noites. Ter um observatório facilita este tipo de coisas porque não é necessário montar, alinhar, desmontar etc, etc...
Já agora, acrescento que os canais RGB correspondem ao seguinte: R=Halfa, G=Halfa+OIII, B=OIII.

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Messier 27
« Responder #9 em: Outubro 23, 2013, 05:47:50 am »
Obrigado pelo comentário João!
E concordo totalmente contigo, eu também acho que as darks, flats e bias não deveriam ser adicionadas ao tempo total de exposição, uma vez que servem apenas para calibrar as lights, mas enfim, cada um é que sabe.
Um abraço  :)
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Re: Messier 27
« Responder #9 em: Outubro 23, 2013, 05:47:50 am »