Autor Tópico: compra do primeiro telscopio  (Lida 4423 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline maurilio silva

  • Mensagens: 24
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
compra do primeiro telscopio
« em: Novembro 18, 2012, 11:12:40 am »
bom dia a todos a estou a procura do primeiro telescopio encontrei um celestron astromaster 130 usado mas na amazon vejo que a dois tipos o 130 e o 130eq como distinguilos numa fotografia visto que a compra ira ser online e o preço varia bastante entre os dois alguem podera me ajudar por favor?

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: compra do primeiro telscopio
« Responder #1 em: Novembro 18, 2012, 08:59:30 pm »
Olá Maurílio, tudo bem? Bem vindo ao fórum!
Olha, o Celestron 130mm é um bom telescópio de iniciação à astronomia, se vais optar por ele, passarás boas horas de observação.
Em relação ao saber distinguir os modelos, tens que ter em mente, que a diferença reside no tipo de montagem que acompanha cada um deles. Por isso pode ser com montagem Equatorial, em que a montagem tem  três eixos, o da altitude o da longitude e o equatorial, tal como este:

http://www.teleskop-express.de/shop/product_info.php/info/p2577_Celestron-AstroMaster-130EQ---130-650mm-Newton-Telescope.html

Ou então o 130 mm SLT, que utiliza uma montagem alt-azimutal, em que a montagem tem apenas dois eixos, o da latitude e o da longitude; a vantagem deste modelo, é que é computorizado, ou seja, o que normalmente se chama Go-To, um sistema automático de busca e posicionamento dos objectos que se quer observar, tal como este:

http://www.teleskop-express.de/shop/product_info.php/info/p2579_Celestron-NexStar-130SLT---130-650mm-Newton-Goto-Telescope.html

Qualquer outra questão, é só perguntar, ok?
Um abraço  ;)


Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Re: compra do primeiro telscopio
« Responder #1 em: Novembro 18, 2012, 08:59:30 pm »

Offline maurilio silva

  • Mensagens: 24
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: compra do primeiro telscopio
« Responder #2 em: Novembro 18, 2012, 09:48:53 pm »
Mt obrigado pelo esclarecimento mas o que acontece e que vou ao site da amazon e deparo-me com dois telescópios um astromaster 130 de valor a rondar os 130 euros e outro idêntico por fora mas que diz no anuncio que 130 eq e o valor e anda a volta dos 210 e por q nao sei qual e o que me estão a vender no site do custo justo que no valor de185 euros ? Entretanto estive a ver no site da amazon um celestron powerseeker 129eq novo de 130 euros se podesse ajudar agradecia imenso qual o que deva comprar mt obrigado e desculpe do incomodo abraço

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: compra do primeiro telscopio
« Responder #3 em: Novembro 18, 2012, 11:25:25 pm »
Ora essa, eu gosto de ajudar no que puder! :D
Bom, na minha sincera opinião, eu não compraria num site que não é específico em material astronómico. Optaria sempre por um dedicado ao nosso passatempo, e existem vários, em Portugal temos a Galáctica, a Astrofoto e a Brighstar; fora do país existem inúmeros, eu pessoalmente gosto da Telescope-service e da Astroshop; sites de material usado também existem bastantes, em Portugal temos a astrusados, o site da Astrofoto também tem uma secção de usados, este fórum também tem uma secção de usados; fora do país, e na Europa, eu normalmente visito a página Espanhola "compraventastronomico", que é muito boa; o site Inglês AstroBuy&Sell, ou ainda a revista Francesa Ciel & Space que tem uma secção de "petites announces". Existem mais, estes são apenas alguns.
Se quiseres dar uma vista de olhos no mais famoso a nível mundial, então visita o site Americano da Astromart.
Para responder à tua pergunta, qual o melhor dos modelos, a minha resposta é um pouco contraditória. Eu explico: se estás a começar na astronomia, então o que tem montagem equatorial é o melhor, porque fará com que te esforces mais para conhecer o céu noturno, saber localizar constelações, galáxias, enxames estelares, nebulosas, planetas, etc.
Por outro lado, a montagem SLT, devido a ser Go-to, e ter uma extensa base de dados, facilita imenso a procura de qualquer objecto que se queira observar e esteja visível; obviamente depois de alinhar devidamente a montagem,que até neste caso é mais fácil que na montagem Equatorial, a própria montagem ensina a fazer este procedimento.
Como vês, tens que ser tu a fazer a escolha, a Slt é mais cara, por isso tens que ponderar se vale a pena ou não.
Se estiveres mesmo decidido a comprar na Amazon, talvez pudesses colocar o link dos telescópios em causa para se poder ter uma idéia melhor.
 :D
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider


Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: compra do primeiro telscopio
« Responder #5 em: Novembro 19, 2012, 08:40:28 pm »
Olá novamente.
Ok, assim já consigo dizer mais qualquer coisita. :)
Bem, o astromaster 127 mm da Celestron é o modelo mais antigo, os dois 130 mm são os mais recentes e são exactamente o mesmo modelo, seja 130,seja 130 eq.
A diferença de preço entre eles é algo de estranho, o que é importado de Inglaterra é mais barato que o que é importado da Alemanha??? O normal seria ao contrário, uma vez que o euro tem a cotação mais baixa que a libra!!!
Agora algo que deves saber : a Celestron, que é Americana, assim como dezenas de marcas de telescópios, têm todas um ponto comum, são fabricados pelos Chineses da empresa Synta, que é a maior empresa de fabrico de telescópios do mundo.
O que isto quer dizer, é que na maior parte das vezes, as pessoas compram um determinado artigo de um marca, e não de outa, porque pensam que é melhor, e no final são exactamente a mesma coisa com nome diferente.
Isto para te dizer o quê? Se vais realmente apostar num telescópio deste preço, porque não apostar num telescópio que tem as mesmas origens de fabrico, mas é maior e custa praticamente o mesmo?
Um exemplo disto é um telescópio que a Telescope-service tem, com o nome da casa, e que tem as mesmas origens da Celestron, com a diferença de ser de 6" ( 152mm ). Vê o link:

http://www.teleskop-express.de/shop/product_info.php/info/p5546_Starscope-6--F5-Newtonian-beginner-telescope-with-mount.html
 
No entanto, se estiveres mesmo decidido a comprar na Amazon, então eu optaria pelo 130 com o preço mais baixo.  ;D

Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline maurilio silva

  • Mensagens: 24
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: compra do primeiro telscopio
« Responder #6 em: Novembro 19, 2012, 09:50:36 pm »
muito obrigado acho que vou seguir o seu conselho. obrigadissimo abraço

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: compra do primeiro telscopio
« Responder #7 em: Novembro 19, 2012, 11:53:17 pm »
Nã, nã, nã! O "seu" conselho não, o "teu", que aqui somos todos amigos, e é um prazer ajudar! Um grande abraço  ;D
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline maurilio silva

  • Mensagens: 24
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: compra do primeiro telscopio
« Responder #8 em: Novembro 21, 2012, 10:36:19 pm »
boa noite podes me dar opiniao sobre este telescopio e que os outros estao acima do orçamento ?

http://www.telescopios.eu/skywatcher-skyhawk-1141000-eq1-telescopio-p-12796.html?BPPID=BZ38043163&BPCID=62&language=es

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: compra do primeiro telscopio
« Responder #9 em: Novembro 22, 2012, 08:41:08 pm »
Boa noite,
Bem, aqui está mais um exemplo daquilo que te dizia; a Skywatcher é mais uma marca de telescópios que são produzidos pela Synta!
Isto quer dizer que tem a mesma qualidade da Celestron neste tipo de telescópio ( newton ), mas, analizando o telescópio, que é um reflector de 4 " ( polegadas), tem uma montagem equatorial tipo 1, e custa 160 euros ( 159,99 ), o Celestron 130 mm continua a ser melhor opção, por todas as razões: consegues comprar ao mesmo preço,ou melhor; a montagem é mais sólida ( a eq1 é mesmo fraquinha, basta uma brisa de vento para que a imagem trema), e o telescópio é um pouco maior.
Inclusivé, o 127mm é melhor aposta, pelas mesmas razões.
Se o problema é o limite de orçamento, problema que todos nós sofremos, neste caso, até nem é.
Se vires bem, pelo mesmo preço consegues melhor que o da Skywatcher. :)
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline maurilio silva

  • Mensagens: 24
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: compra do primeiro telscopio
« Responder #10 em: Novembro 22, 2012, 08:48:58 pm »
Ok já fiquei esclarecido obrigado abraco

Re: compra do primeiro telscopio
« Responder #10 em: Novembro 22, 2012, 08:48:58 pm »