Autor Tópico: Ajuda! KONUS MOTOR-500 e Nikon D7000  (Lida 8565 vezes)

0 Membros e 3 Visitantes estão a ver este tópico.

apocal1pse

  • Visitante
Ajuda! KONUS MOTOR-500 e Nikon D7000
« em: Dezembro 13, 2012, 10:41:17 am »
olá a todos  8)

estou a tentar iniciar-me na astrofotografia e como tenho algumas duvidas, venho pedir a vossa ajuda se possivel

andei a ver uns telescópios mas como o meu irmão tem um KONUS MOTOR-500 que não usa, pretendia saber se vale alguma coisa ou se é melhor nem ir por aqui... na altura que o meu irmão comprou, há uns aninhos, aquilo nunca me inspirou muita "confiança" mas também não estava muito para lá virado

como gosto bastante de fotografia, principalmente nocturna, gostaria de experimentar desta vez astrofotografia (sabendo que é uma matéria complexa).

já agora, pelo que percebi, terei que comprar um T RING NIKON para a minha câmara (Nikon D7000) http://loja.galactica.pt/pt/aneis/544-anel-t-nikon.html e mais um adaptador... ora este tal adaptador é que não consigo perceber muito bem ainda qual é.. ou pelo menos compatível com este telescópio...

onde vejo nas características essa especificação?  :P

Technical Features
Ø114mm (4.5") F.500 f/4,3 Newton
· Multi-coated mirror.
· Equatorial mount with R.A. motor drive.
· Two section metal tripod from 67 to 107cm (2.3ft to 3.8ft)
· Red dot finderscope "Stardot"
· Moon filter.
· Two Ø31.8mm (1.25") eyepieces Plossl 10mm and Plossl 17mm.

será a medida 1.25" da ocular, também por vezes designado por 1-1/4"?

será que é algo como isto http://loja.galactica.pt/pt/adaptadores/536-adaptador-de-camera-universal-125.html ?
existe mais modelos/marcas? que atenção deverei ter ao escolher este tipo de adaptador? (para além das medidas)

um Celestron T-Adapter, Universal 1-1/4" por exemplo, daria para a minha situação? mesmo sendo de outra marca que não a KONUS?

 ::)

Offline waldju

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 376
  • Karma: +11/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Ajuda! KONUS MOTOR-500 e Nikon D7000
« Responder #1 em: Dezembro 13, 2012, 12:43:21 pm »
Caro amigo,

Come disseste, e bem, a astrofotografia não é nada fácil e bastante exigente!!! Mas, como tudo, terá que haver um início para se ganhar experiência  ;)
Eu nunca fiz astrofotografia de céu profundo (apenas planetária - que é bastante diferente), logo não sou a pessoa mais indicada para te retirar as dúvidas  ???
O telescópio (principalmente a montagem) deixa um pouco a desejar, mas tem uma coisa boa - tem uma distância focal curta (f/4,3) que "facilita" a fotografia de céu profundo. Depois de bem alinhado podes de facto captar algumas coisas. A Lua por exemplo para começar a ver como tudo funciona, depois os mais fáceis de apontar e depois, quem sabe, os mais ténues  :D

O que eu acho que precisas são:
http://www.teleskop-express.de/shop/product_info.php/info/p195_T2-Adaptor-for-NIKON-Cameras.html
Adaptador Nikon - como referiste em cima
http://www.teleskop-express.de/shop/product_info.php/info/p201_TS-Adaptor-1-25--to-T2---Focal-Adaptor-for-1-25--Focuser.html
Adaptador para 1,25"

Mas espera pelas dicas dos astrofotógrafos mais experientes, pois só eles te retirarão as dúvidas  ;D
Abraço

PS- Acho que devias começar por ler este livro http://loja.galactica.pt/pt/livros/1447-fotografar-o-ceu.html
Orion XT12i
Maksutov OMC140 Deluxe
Refrator SkyWatcher 102/500
Go-To Synscan Altazimutal
Cam Celestron NexImage
10X50 Bresser
Antares Speers Waler 9,4mm 82º
Baader Hyperion 24mm 68º

Re: Ajuda! KONUS MOTOR-500 e Nikon D7000
« Responder #1 em: Dezembro 13, 2012, 12:43:21 pm »

apocal1pse

  • Visitante
Re: Ajuda! KONUS MOTOR-500 e Nikon D7000
« Responder #2 em: Dezembro 13, 2012, 12:58:50 pm »
antes demais, muito obrigado pela resposta  ;D

de facto esqueci-me de dizer mas para já a ideia era a fotografia planetária e não espaço profundo... até porque pelo que já vi exige muitoooo mais e queria ir aos poucos mas bem (se for possível claro)

quanto ao livro, deverei receber hoje ou amanha em casa :) e também tenho lá um que me aconselharam para começar a identificar os "pontos brilhantes" no céu nocturno.

só fiquei com uma duvida relativamente ao anel para a Nikon... esse refere-se a um T2 RING e não o que pensava que era T RING... ou será que o "2" aqui não é nada demais? penso que já li sobre isso e o T2 será para alguns modelos especificos de camaras mas agora não sei se é bem assim

já vi alguns modelos em que só muda o preço (que eu pensava que tinha a ver com o material em que seria feito), mas pelos vistos se calhar não e tenho que ver melhor  ::)


Offline waldju

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 376
  • Karma: +11/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Ajuda! KONUS MOTOR-500 e Nikon D7000
« Responder #3 em: Dezembro 13, 2012, 01:30:07 pm »
Para foto planetária podes usar uma webcam. O que se faz é filmar o objeto (quanto mais tempo e centrado melhor) e depois existe um programa que faz o apanhado das frames (um vídeo é composto por muitas frames) e faz uma só imagem.
No meu caso uso uma camera própria (uma Celestron NexImage) mas irei experimentar com uma LifeCam HD - 5000

Mas como tens uma focal curta vai ser complicado obteres detalhes planetários.
Orion XT12i
Maksutov OMC140 Deluxe
Refrator SkyWatcher 102/500
Go-To Synscan Altazimutal
Cam Celestron NexImage
10X50 Bresser
Antares Speers Waler 9,4mm 82º
Baader Hyperion 24mm 68º

Offline wanderson.campos

  • Mensagens: 2
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Ajuda! KONUS MOTOR-500 e Nikon D7000
« Responder #4 em: Abril 16, 2013, 01:21:06 pm »
Para foto planetária podes usar uma webcam. O que se faz é filmar o objeto (quanto mais tempo e centrado melhor) e depois existe um programa que faz o apanhado das frames (um vídeo é composto por muitas frames) e faz uma só imagem.
No meu caso uso uma camera própria (uma Celestron NexImage) mas irei experimentar com uma LifeCam HD - 5000

Mas como tens uma focal curta vai ser complicado obteres detalhes planetários.

o que seria uma focal adequada para fotografia de planetas e seus satelites?

se puder me de uma ajuda com o meu post

http://forum.galactica.pt/index.php/topic,3963.msg26511.html#msg26511

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Ajuda! KONUS MOTOR-500 e Nikon D7000
« Responder #5 em: Abril 16, 2013, 11:09:01 pm »
Bom, eu já postei no seu tópico, mas para complementar aquilo que o Waldju já disse, e muito bem, os melhores telescópios para planetas são todos os que tiverem focal longa, independentemente do seu desenho òtico;  na pratica, os mais polpulares são os catadióptricos ou também chamados de compostos, tal como o Maksutov-cassegrain ou o Schmitt-Cassegrain, porque utilizam um jogo de lentes e espelhos que os tornam muito compactos, e o resultado final é um telescópio com um espelho grande , num corpo compacto, fácil de transportar e fácil de ser operado por uma montagem com capacidade média;
Os outros tipos de telescópios, tipo o refractor ou o newton, com focal longa, são também excelentes para fotografia de planetas, mas a grande diferença é que, devido a não serem compactos como os catadiòptricos, têm tubos muito longos, e por isso não é qualquer montagem que tem capacidade de os operar devidamente, já tem de ser uma montagem com muita capacidade de peso; na prática, isto significa uma montagem muito pesada e cara.
Concluíndo, os catadióptricos, também conhecidos em astronomia, por Cat, são o ideal, por conseguirem ter focais muito longas num tubo muito curto, tipo F/10 ou mais ( para exemplificar melhor, um newton que também fosse F/10, teria um tubo três vezes mais longo que um Cat).
 ;)
« Última modificação: Abril 16, 2013, 11:11:37 pm por Emanuel »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Re: Ajuda! KONUS MOTOR-500 e Nikon D7000
« Responder #5 em: Abril 16, 2013, 11:09:01 pm »