Autor Tópico: Refletor de espessura 12mm  (Lida 3598 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Nailton

  • Mensagens: 2
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Refletor de espessura 12mm
« em: Dezembro 13, 2012, 02:29:06 pm »
Olá a todos,

Estou iniciando a montagem de um refletor de 12mm de espessura e gostaria de saber se posso utilizar uma objetiva com relação em 1/7,5 da mesma.
Sendo assim Objetiva D= 90mm.

Por padrão ATM calculam 1/6 do diâmetro da objetiva(D) para encontrar a espessura do espelho, correto?

Offline joaovieira

  • Astro-Novato
  • *
  • Mensagens: 34
  • Karma: +2/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Refletor de espessura 12mm
« Responder #1 em: Dezembro 13, 2012, 10:56:44 pm »
Nailton,
A minha única experiência nesse campo foi há quase 30 anos quando construí o meu primeiro telescópio. Foi um, quase standard nessa altura, 150 f/8. Foi uma experiência muito boa, deu um trabalhão, demorei bastante mas o resultado ficou muito bom. Usei aquele telescópio durante anos. Depois ainda comecei a fazer outro, com 12,5 cm  f/5, que seria um RFT (Rich Field Telescope) para usar sem montagem, mas as circunstancias mudaram e não o acabei (ainda tenho esses vidros algures).
Para o 150 f/8, consegui encontrar na altura um pedaço de vidro de 25 mm do qual tive que cortar a bolacha para o primário porque na melhor vidraria de Lisboa recusaram fazer esse corte porque iria demorar a serra muito tempo. Não faz mal, pensei - muito tempo tinha eu. Para o secundário usei outro um pouco mais fino. Isto dá uma relação 1/6 como o que refere, mas quase por acaso porque foi o que apareceu.
Por comentários que li, a questão será que um vidro com uma relação diâmetro/espessura mais baixa necessitará de um apoio melhor, mas com diâmetro de apenas 90mm parece-me que não terá grande necessidade de um apoio diferente daquele mais básico de 3 pontos.
Por outro lado, a não ser por uma espécie de desafio pessoal, acho que actualmente não compensa fazer esse trabalho porque consegue-se comprar espelhos de alguma qualidade a um preço que desencoraja ter todo aquele trabalho.
Agora, se é pela tal espécie de desafio pessoal, acho muito bem e não quero desencorajá-lo porque é um trabalho muito bonito e interessante de se fazer. É como aquela frase dos viajantes que diz que não interessa tanto o chegar ao destino, mas sobretudo a viagem em si. Mas nesse caso eu tentaria fazer um diâmetro de 12 ou 15 cm, não sei se com esse vidro ou procurar melhor até encontrar mais espesso. Isto porque o trabalho que dá a fazer um de 90 ou um de 150 é o mesmo e um de 150 é "outro campeonato". Claro que maior ainda é melhor mas depois já entram considerações de portabilidade.
Pode ser que alguém com experiência em vidros mais finos diga alguma coisa.
Abraço



Re: Refletor de espessura 12mm
« Responder #1 em: Dezembro 13, 2012, 10:56:44 pm »

Offline Nailton

  • Mensagens: 2
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Refletor de espessura 12mm
« Responder #2 em: Dezembro 16, 2012, 02:25:20 pm »
Bom dia amigo, João Vieira

Obrigado pelo incentivo, segue abaixo meu objetivo e duvida.


Meu objetivo é construir um Telescópio Refletor, sendo que disponho apenas de um vidro com 12mm de espessura. Com esta espessura quero utilizar um tubo com diâmetro interno de 100mm. Partindo destes dois dados, quero construir  um telescópio com boa luminosidade, campo angular de 0,5 graus, mesmo sabendo que vou ter uma objetiva fora do tamanho ideal de 100mm. Então qual seria o diâmetro ideal da objetiva para este projeto sem que haja vinhetagem.
 
Antecipadamente agradeço pela atenção prestada este tópico.

Re: Refletor de espessura 12mm
« Responder #2 em: Dezembro 16, 2012, 02:25:20 pm »