Autor Tópico: Compra de Telescopio  (Lida 3678 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Márcio

  • Mensagens: 10
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Compra de Telescopio
« em: Dezembro 17, 2012, 12:44:57 pm »
Bom dia a todos  :)
Gostaria aqui de uma(s) opiniões sobre que telescopios, e onde os posso comprar.
Desde pequeno que sou apaixonado pela atronomia e afins, e agora decidi adequirir um telescopio mas n sei qual o mais indicado, tb n quero comprar qualquer coisa, tenho consultado mas ficam sempre mtas duvidas, falam em telescopios refratores e refletores, aberturas e polegadas de 6" e 8", como sei se um telescopio é de 6 ou 8 polegadas. Gostaria aqui de uma orientação  ;D.
Obrigado.

Offline waldju

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 376
  • Karma: +11/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Compra de Telescopio
« Responder #1 em: Dezembro 17, 2012, 05:23:46 pm »
Boa tarde e bem-vindo  ;)

Pois, a velha questão de qual telescópio comprar... É sempre complicado de escolher e de aconselhar  ???
Mas posso dar umas dicas. Já tive vários tipos de telescópios, refratores, refletores e catadióptricos e todos eles têm os seus prós e contras. Mas o primeiro telescópio deverá ser aquele que nos deverá dar o clique para a observação noturna. Então tentamos sempre consiliar a qualidade/preço.
Acho que o mais indicado para isso será um dobson de 8"!!!

Ideias a ter em conta:
- A abertura de um telescópio é uma coisa que deveremos ter em conta, pois quanto maior a abertura, maior a quantidade de luz que entra na ocular e mais detalhe conseguirás ter;
- A distancia focal varia a "ampliação" das oculares. Quanto maior a distancia focal, maior o número de vezes que "a imagem é ampliada". Para céu profundo e enxames abertos usam-se amplificações mais baixas, para planetas e enxames globulares (mas mais para planetas) usa-se mais ampliações;
- O peso do OTA (tubo óptico) aumenta com a abertura e com o tipo de construção;
- Apenas detetarás cor nos planetas e estrelas (objetos brilhantes). Nãoi verás imagens de céu profundo com cor como vês nas fotos. As fotos são feitas com longo tempo de exposição e tratadas em softwares específicos;
- O melhor telescópio é aquele que dás mais uso. Não vale a pena teres um canhão se te custa pegar nele, nem tem lógica teres um telescópio pequeno que não te mostra o que pretendes ver.

Estás a pensar comprar o telescópio online?

É verdade, normalmente a abertura do telescópio vem em polegadas (X"). Cada polegada é aproximadamente 25mm, portanto 10" (10polegadas) é arredondado para 250mm (250milímetros)  ;)
Orion XT12i
Maksutov OMC140 Deluxe
Refrator SkyWatcher 102/500
Go-To Synscan Altazimutal
Cam Celestron NexImage
10X50 Bresser
Antares Speers Waler 9,4mm 82º
Baader Hyperion 24mm 68º

Re: Compra de Telescopio
« Responder #1 em: Dezembro 17, 2012, 05:23:46 pm »

Offline Márcio

  • Mensagens: 10
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Compra de Telescopio
« Responder #2 em: Dezembro 17, 2012, 06:13:31 pm »
Ja estive aqui a dar uma olhada online mas gostava msm de ir a uma loja ver e comprar, pk não quero comprar gato por lebre.
Tenho procurado mas não axo nenhuma loja que venda sem ser online porque costaria de o ver ao vivo pra saber o que compro, se tiveres ai uma dicas sobre lojas agradecia, eu ando km este em mente "telescópio reflector AstroMaster 130 EQ" e entre os dobson de 8 variam entre que preços?
Cumps  :)

Offline waldju

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 376
  • Karma: +11/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Compra de Telescopio
« Responder #3 em: Dezembro 17, 2012, 06:36:33 pm »
Pois...
Estamos a falar de 2 telescópios idênticos (ambos refletores newtonianos) mas com montagens diferentes. O Astromaster tem uma montagem equatorial e o dobson (como o próprio nome indica) está assente numa montagem altazimutal dobsoniana.
Em termos de qualidade/preço os dobsons batem toda a concorrência, devido à simplicidade da sua montagem. É apontar e observar!
E o que se vê com um telescópio de 8" é muito melhor do que com um de 5,12" (130mm)  ;)

Para teres uma ideia do preço de um dobson de 8":
http://www.teleskop-express.de/shop/product_info.php/info/p1992_Skywatcher-Skyliner-200P---Classic-8--f-6-Parabolic-Dobsonian.html
Esta loja é das melhores da europa!!! Eu próprio já lá fiz muitas compras. Não vais ficar decepcionado com o serviço deles, nem com esta máquina de céu profundo!

Muitas das vezes as pessoas ficam decepcionadas com as imagens que têm do céu noturno, pois o primeiro contacto fez-se com um telescópio de pequena abertura e sem muita qualidade. Mais vale gastar um pouco mais de dinheiro e ter algo bom e que dura, do que comprar um telescópio que decepciona e fica encostado...

Na FNAC existem telescópios à venda, mas os preços são muito puxados e não vendem acessórios, nem sabem dar conselhos/dicas de como utilizar nem como montar...

Se tiveres facebook acede ao grupo "Astronomia - Portugal" que estão lá sempre online malta que te poderá ajudar. E quem sabe alguem que mora perto de ti e que tenho um para to mostrar?
Orion XT12i
Maksutov OMC140 Deluxe
Refrator SkyWatcher 102/500
Go-To Synscan Altazimutal
Cam Celestron NexImage
10X50 Bresser
Antares Speers Waler 9,4mm 82º
Baader Hyperion 24mm 68º

Offline Márcio

  • Mensagens: 10
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Compra de Telescopio
« Responder #4 em: Dezembro 17, 2012, 06:53:27 pm »
Obrigado pelas dicas  :D, vou ja aderir ao grupo no face, pois porque uma má compra é o caminho certo pra uma desilusão  :-\ e assim ja fico com umas boas luzes do que comprar =) TKS

Offline waldju

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 376
  • Karma: +11/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Compra de Telescopio
« Responder #5 em: Dezembro 17, 2012, 06:58:20 pm »
E no grupo vais continuar a levar comigo!!!  ;D ;D ;D
De facto muitas vezes mais vale esperar, pensar bem e comprar algo "com pés e cabeça" para durar anos de observação  ;)
Abraço
Orion XT12i
Maksutov OMC140 Deluxe
Refrator SkyWatcher 102/500
Go-To Synscan Altazimutal
Cam Celestron NexImage
10X50 Bresser
Antares Speers Waler 9,4mm 82º
Baader Hyperion 24mm 68º

Re: Compra de Telescopio
« Responder #5 em: Dezembro 17, 2012, 06:58:20 pm »