Autor Tópico: LUNETA TERRESTRE - Dúvida  (Lida 7833 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline aleguedes

  • Astro-Novato
  • *
  • Mensagens: 1
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
LUNETA TERRESTRE - Dúvida
« em: Janeiro 03, 2013, 03:13:54 am »
Olá amigos!
Sou iniciante e gostaria de tirar algumas dúvidas com vocês.
Estou querendo comprar uma luineta terrestre, para observação de paisagens, pássaros, e corpos celestes simples. Gostaria de algo com um bom alcance. Também gostaria, se possível de acoplar (através de um anel adaptador) o corpo da minha câmera digital Cannon EOS (de 52mm), para fotografar.

Dessas relacionadas abaixo, qual o melhor custo/benefício para satisfazer o meu objetivo?

Luneta 100mm Orion GrandView 20-60x100mm
http://www.astrobrasil.com/ecommerce_site/produto_13396_4527_Luneta-100mm-Orion-GrandView-20-60x100mm-

Vanguard 20-60x82mm Waterproof Spotting Scope with Angle Eyepiece (esta é possível acoplar a câmera)
http://www.amazon.com/Vanguard-20-60x82mm-Waterproof-Spotting-Eyepiece/dp/B005F3IDTW/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1357160149&sr=8-1&keywords=Vanguard+Endeavor+Spotting+Scopes+-+20-60x82mm

Luneta Celestron 100mm 45 graus zoom 22-66x
http://www.astroshop.com.br/produto.asp?CodProd=52252&Luneta-100mm-45-graus-zoom-22-66x-Lunetas

Luneta 90mm Silstar Laguna DT 30-90x90 WR
http://www.astrobrasil.com/ecommerce_site/produto_9853_4527_Luneta-90mm-Silstar-Laguna-DT-30-90x90-WR-Dark-Green-

Obrigado pela ajuda!
Abraços

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: LUNETA TERRESTRE - Dúvida
« Responder #1 em: Janeiro 06, 2013, 10:36:27 am »
Ôi Aleguedes, tudo bem?
Bem vindo ao fórum! Olha, eu ainda não tinha dito nada , porque estava à espera que mais alguém, com mais experiência com lunetas terrestres desse uma opinião.

A minha experiência resume-se mais a telescópios , mas , se o teu interesse é sobretudo observar a natureza e eventualmente tirar fotos dos objectos mais fáceis do céu noturno, então uma luneta terrestre é mesmo a melhor opção.

A razão para isso, é simplesmente devido ao fato de que um telescópio, devido a ter uma objectiva, seja espelho ou lente, um espelho secundário nalguns tipos de telescópio e um espelho diagonal, para conforto na observação, faz com que a imagem na ocular apareça invertida, o que, em termos astronómicos, não tem qualquer influência, certo? Tanto faz vêr uma estrela de cima para baixo ou vice-versa, certo? Se fôr um planeta, talvez haja algum interesse em ter a imagem direita, mas mesmo assim é irrelevante.

Mas no caso da observação terrestre, o caso muda de figura, pois não queremos vêr uma paisagem de pernas para o ar, por isso as lunetas terrestres utilizam desenhos òticos específicos para que a imagem fique direita.

Sendo assim, a escolha de uma luneta terrestre deve ser feita, baseada em alguns critérios:
-a construção das lentes deve ser um fator predominante na escolha, e sempre uma luneta que tenha tratamento anti-refletivo , normalmente com a designação " multi-coated" ou melhor ainda " fully multi-coated"; outro critério a ter em conta, também em relação às lentes, é tentar escolher umas que sejam ED ( que significa extra low dispersion, e que básicamente tem a ver com a qualidade dos materiais utilizados na sua construção; neste caso a objectiva é composta por duas lentes em que uma é construída de um tipo especial de vidro, ex. Fluorite ou FPL53; a idéia é eliminar a aberração acromática inerente a todas as superfícies òticas), ou se as lentes forem acromáticas, pelo menos que tenham essa especificação de fully multi-coated.

O ideal é serem de Fluorite ou Apocromáticas ( as objectivas são compostas, por norma, por três lentes, em que a lente central é de FPL53), para minimizar essa aberração acromática. O ùnico senão, é o preço deste tipo de luneta.
Dito isto, o próximo critério a ter em conta, já que estás interessado em fotografar com a tua Canon EOS ( já agora qual o modelo? ), então tens que selecionar uma luneta em que seja possível trocar as oculares, ou então que esteja preparada para isso, tal como a da Celestron, em que a ocular tem rosca específica para acoplar máquina fotográfica.

Das que mencionaste, não sei se reparaste, mas a da Vanguard só pode ser comercializada nos USA, tal como está escrito mais abaixo na página do link que enviaste.... Talvez através de outro website se consiga comprar...
A Celestron e a Orion são fabricantes específicos para astronomia, mas também têm uma àrea mais virada para a natureza; a Vanguard é mais específica para caça , natureza e desporto; a Silstar, sinceramente não conhecia, mas parece-me a mais fraquinha de todas. Uma regra de ouro que eu utilizo é: se não conheço, ou nunca ouvi falar, não compro....
Existem também outras opções, que se calhar vale a pena considerar, por exemplo este da Celestron

http://www.celestron.com/sports_outdoors/celestron-c90-mak.html

Apesar de ser um pouco menor em diãmetro, tem uma distãncia focal maior, e é mais compacto que o refrator, devido ao seu desenho òtico ( Maksutov ), e também tem rosca específica para acoplar uma DSLR.

Outra coisa que deves ter em mente, é que se comprares uma luneta terrestre, quando a utilizares para astronomia, não a vais poder utilizar para grandes fotografias de objectos muito específicos, a menos que compres uma montagem equatorial, que basicamente é um tripé específico para segurar a luneta ou telescópio, utiliza motores para poder seguir o movimento de rotação do nosso planeta( de outra forma as imagens saiem totalmente borradas, a menos que faças fotos instantãneas) , e normalmente são tão caras ou mais que o próprio telescópio ou luneta.

Em todo caso, pensa um pouco nisto, e se tiveres alguma dúvida, é só dizer, ok?
Um abraço :)
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Re: LUNETA TERRESTRE - Dúvida
« Responder #1 em: Janeiro 06, 2013, 10:36:27 am »