Autor Tópico: Binóculos para principiante  (Lida 4993 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline hayley

  • Mensagens: 4
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Binóculos para principiante
« em: Janeiro 12, 2013, 04:17:47 pm »
Olá! Sou nova neste fórum como também no mundo da astronomia... Tenho 17 anos e esta área sempre fascinou! Esta semana tomei a decisão de comprar o meu primeiro instrumento astronómico "a sério" :p . Inicialmente tinha a ideia de comprar um telescópio, pelas razões óbvias: cresci com a ideia que para observar o céu noturno era apenas com um telescópio, e a partir daí implantou-se em mim o comum estereótipo...  Após ler alguns artigos de Guilherme de Almeida, a ideia do telescópio desapareceu por agora, tendo em conta que sou mesmo muito novata nesta área e na minha opinião preciso de evoluir muito e saber distinguir o básico antes de avançar. Comecei a pesquisar algumas coisas neste fórum, encontrando também alguns sites, e gostava de saber a vossa opinião em binóculos para principiantes a um preço acessível, entre os 50€ e os 120€ se for possível.
Já possuo uns binóculos "Tasco" 10x25, que me ofereceram quando era pequena e imagino que não me sirvam de grande coisa para os propósitos que tenho em mente.

Encontrei estes na Astrofoto a um preço acessível, mas não sei se a marca é de confiança...

http://astrofoto.com.pt/_v2010/index.php?page=shop.product_details&flypage=shop.flypage&product_id=754&category_id=57&manufacturer_id=0&option=com_virtuemart&Itemid=26

http://astrofoto.com.pt/_v2010/index.php?page=shop.product_details&flypage=shop.flypage&product_id=1194&category_id=57&manufacturer_id=0&option=com_virtuemart&Itemid=26

Edit: Acabei de perceber que postei este tópico nos telescópios e não no dos binóculos... (imensa distração... :/)
« Última modificação: Janeiro 12, 2013, 04:20:40 pm por hayley »

Offline Anders

  • Mensagens: 39
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Binóculos para principiante
« Responder #1 em: Janeiro 12, 2013, 10:03:41 pm »
Olá
Sê bem vinda ao Forum
Já estás no caminho certo. Como já deves ter percebido, o primeiro passo para ser um Astrónomo Amador, não é obter um telescópio, mas sim familiarizares-te com céu. Normalmente os binóculos são uma boa forma de começar, pois são mais baratos do que um telescópio e já permitem ver alguns objectos interessantes no céu nocturno.
Infelizmente eu não percebo muito de binóculos, então não te vou aconselhar em nenhum, mas de certeza que alguém passará aqui em breve para te ajudar.
De qualquer forma, mesmo com os teus já deves ser capaz de ver pelo menos os Satélites de Júpiter e a Galáxia de Andrómeda (M31). Enquanto não compras mais nada, já podes começar por aí.

Re: Binóculos para principiante
« Responder #1 em: Janeiro 12, 2013, 10:03:41 pm »

Offline Anders

  • Mensagens: 39
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Binóculos para principiante
« Responder #2 em: Janeiro 12, 2013, 10:30:13 pm »
O forum tem andado um pouco parado.
Nós temos um grupo no Facebook para Astrónomos Amadores Portugueses.
Se perguntares lá não te vai faltar ajuda.

http://www.facebook.com/groups/196400023771177/

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Binóculos para principiante
« Responder #3 em: Janeiro 13, 2013, 04:08:47 pm »
Olá Hayley, bem vinda ao fórum! :)
Olha, como diz o Anders, realmente este fórum tem andado bastante parado, e a razão disso é do "fenómeno" Facebook, que atrai todas as atenções, astronomia incluída.
Existe por isso mesmo uma página de astronomia no facebook, através do link que o Anders indicou e que, mais rápidamente terás informação sobre qualquer questão....mas, já que colocaste aqui a questão...

Bem, como diz o Anders, todo o astrónomo amador que se preze e goste de fazer as coisas de forma correcta, não aposta num telescópio, para começar, mas sim num bom Atlas e nuns bons binóculos para conhecer o céu nocturno.

Assim sendo, há umas coisas a saber, já que tens interesse nuns binóculos.
A primeira coisa é tentar saber a qualidade das lentes, e uma boa forma é ler as especificações delas:
- as lentes devem ser construídas em BAK4 ou similar, e tentar evitar as construídas em BAK7, pela simples razão de que as BAK7 têm qualidade mais baixa; uma boa maneira de o detectar, se as específicações dos binóculos não o mencionarem, é olhar por ambas, a BAK7 apresentará por exemplo um objecto que deveria ser redondo, "quadrado", enquanto que as de BAK4 não...
- os prismas utilizados nos binóculos, que têm a função de os tornar mais compactos, devem ser de "Porro" e não de "Roof", porque os que têm o sistema de Porro fazem com que o campo de visão seja maior e mais luminoso;

- o tratamento anti-reflectivo das lentes também é muito importante; se possível escolher umas que tenham tratamento "multi-coated" ou melhor ainda " fully multi-coated"; basicamente isto quer dizer que todas as superfícies que compõem as objectivas dos binóculos têm tratamento anti-reflectivo; uma boa maneira de o saber, é olhar de lado para as lentes e tentar procurar a típica côr "violeta" nas lentes; isto significa que têm um bom tratamento; por outro lado, se apresentarem côres do tipo amarelo vivo, azuis, vermelhos ou algo tipo "benetton", são de evitar;

- outra recomendação, escolher uns em que a ampliação versus tamanho das lentes faça com que o campo de visão desses binóculos seja igual à pupila de saída da pessoas que os vai utilizar; isto parece complicado, mas não é, eu explico: tens 17 anos, certo? quer dizer que à noite, com os teus olhos adaptados à visão nocturna, a tua pupila vai-se contrair até aos 7mm de diãmetro; com idades mais avançadas esse valor tem a tendência a diminuir até aos 5mm; ora, tu vais querer escolher uns binóculos em que a ampliação versus tamanho das lentes tenham o mesmo valor para poderes aproveitar todo o campo de visão desses binóculos; assim sendo, se escolheres uns 7X50mm, em que 7 é a ampliação e 50mm o diãmetro das lentes, logo 50/7= 7,1 , que é bastante aproximado do tamanho da pupila de 7mm, percebes? qualquer outra medida pode funcionar bem, se no final tiveres esses 7mm, por exemplo 9X63mm...

- não escolhas uns binóculos muito grandes, porque a menos que tenhas um tripé, ao fim de algum tempo o peso deles vai-se tornar incómodo; uns 7X50mm são o ideal;
- finalmente, e porque o preço conta, e muito, a marca a escolher; existem centenas de marcas diferentes, muitas a evitar, por serem rascas e sem qualidade, outras a evitar, por serem demasiado caras; a boa notícia, quando se fala de binóculos, é que se conseguem bons binóculos, por um preço razoável; o meu conselho para ti, já que te queres dedicar a observação astronómica, é escolher uns de um constructor de material astronómico; diria eu que Celestron, Orion, Meade, Vixen, Skywatcher,Bresser, etc, será o ideal.

No entanto, se tiveres mais dúvidas, pergunta, que eu ajudo no que souber, ok? ;)
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline hayley

  • Mensagens: 4
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Binóculos para principiante
« Responder #4 em: Janeiro 13, 2013, 06:17:33 pm »
Muita obrigada pelas respostas, são uma grande ajuda! Provavelmente não vou conseguir comprar numa loja física, logo estava a pensar adquirir os binóculos no site da astroshop... Eu tentei procurar dentro das marcas e dos critérios que sugeriste e até agora encontrei estes:

http://www.astroshop.eu/bresser-binoculars-corvette-7x50/p,2215#tab_bar_1_select da Bresser   
http://www.astroshop.eu/celestron-binoculars-nature-10x50-porro/p,19930#tab_bar_1_select da Celestron

Porém os últimos já são 10x50. O meu orçamento também não é muito grande, por isso não queria comprar algo que fosse acima do 100€ ( se bem que com os portes já ultrapassa...). O sítio onde vivo também não é dos melhores para este hobbie, logo só teria mais tempo para me dedicar a ele em fins de semana prolongados ou nas férias escolares, quando saísse da cidade.

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Binóculos para principiante
« Responder #5 em: Janeiro 13, 2013, 10:27:03 pm »
Olá novamente,
Sim, realmente ir a uma loja para escolher uns binóculos, pode ser dispendioso, isto se se tiver essa possibilidade.
Os binóculos que mencionas são uma òptima escolha, com todas as características que se devem escolher; o modelo da Bresser, por ser 7X50mm e ter 7,1mm de saída de pupila, talvez seja melhor escolha que o da Celestron, e também é mais barato; a Bresser, se não o sabes, é um fabricante Europeu, que foi recentemente comprado pelos Americanos da Meade, que se não me engano, ainda são o maior fabricante de telescópios do mundo de telescópios para astrónomos amadores ( como distribuidor, porque quem é o maior fabricante e fornecedor de dezenas, se não mesmo centenas de marcas em todo o mundo, são os Chineses da Synta); a Celestron, que também é Americana, é também das marcas mais conhecidas no mundo astronómico ( eu tenho várias coisas deles), mas além de ser mais caro, é de 10X50mm, com menor saída de pupila; não deixam de ser uma boa opção, mas talvez o Bresser seja melhor.
A Astroshop é uma loja em que eu faço compras várias vezes, além da Telescope-Service e da APM Telescope; devo dizer que , pessoalmente, tanto o Wolfi Ransburg da Telescope-Service, como o Markus Lhudes da APM, são excelentes profissionais e muito simpáticos.
 ;)
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline hayley

  • Mensagens: 4
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Binóculos para principiante
« Responder #6 em: Janeiro 14, 2013, 08:11:31 pm »
Então provavelmente irão ser esses que irei comprar, agora é só estudar e conseguir identificar mais alguma coisa no céu sem ser a Lua... :p 
Só por curiosidade, e assim fico já com uma noção, que telescópios aconselharias para principiantes? Eu tenho lido que os que recomendam mais são os dobson, ou desencorajam comprar os equatoriais, mas eu sou uma total leiga na matéria...

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Binóculos para principiante
« Responder #7 em: Janeiro 15, 2013, 02:24:26 pm »
Telescópio? Bom, o meu conselho para já, é não apostares num; tenta arranjar um bom Atlas e conjuntamente com os binóculos, tentar conhecer o céu nocturno.
No entanto, em relação a telescópios, realmente costuma-se aconselhar a compra de um Dobson, pela simples razão que é muito fácil de utilizar, é só apontar e olhar, e normalmente são o tipo de telescópio maior e mais barato que se consegue comprar; a razão para isso, é a sua montagem, que básicamente  é uma " caixa" , se lhe posso chamar assim, que suporta o tubo òptico e funciona sobre dois eixos, o da altitude e o da longitude! Tens aqui um exemplo:

http://www.teleskop-express.de/shop/product_info.php/info/p39_GSO-Dobsonian-Telescope-200C---200mm-f-6---Special-offer.html

Aconselha-se mais este tipo de telescópio do que o equatorial, porque a montagem equatorial é mais complicada, porque funciona sobre três eixos, o altitude, o da longitude e o equatorial, e este não faz nada mais do que simular a curvatura da terra, dependendo do ponto aonde nos encontremos, que no nosso caso , de Portugal, é entre os 37 graus Norte e os 42 graus Norte; exemplo:

http://www.teleskop-express.de/shop/product_info.php/info/p1865_Celestron-150mm-f-5-Newton-Telescope-on-OMNI-CG4-Mount.html

Estes telescópios utilizam ambos o mesmo sistema òptico, do tipo Newton, ou reflector, que foi inventado por Sir Isaac Newton em 1668, apenas a montagem difere e obviamente o preço.

Eu tenho uma idéia um pouco diferente , e acho que se deve apostar num telescópio equatorial, sou do tipo de enfrentar as dificuldades o mais depressa possível, para mais depressa se tornar mais fácil; a dificuldade com este tipo de montagem tem apenas a vêr com o seu alinhamento antes de observar, porque se deve apontar a montagem para a estrela polar, regular o eixo equatorial para a latitude aonde nos encontremos e acertar as indicações da montagem ( de ascensão recta ou longitude, que é medida em horas, minutos  e segundos; e o da declinação ou latitude que é medido em graus positivos, no hemisfério Norte, de 0 a 90 graus, e negativos, no hemisfério Sul , de 0 a -90 ) com os objectos que estivermos a abservar; para isso utiliza-se um bom mapa, em que tenha mencionado as coordenadas para um determinado objecto e acertam-se esses valores com os da montagem;

a vantagem desta montagem, é que ela simula a curvatura da Terra e após a termos alinhado, para seguir um objecto, quando o estamos a observar, basta utilizar o eixo da ascensão recta, ou longitude; se mais tarde quisermos efectuar fotografia, então ter uma montagem destas, é imprescendível, porque normalmente as montagens equatoriais têm motores em ambos os eixos, que são sincronizados com a velocidade de rotação do planeta; o efeito imediato é que um objecto se vai manter no campo de visão da ocular por um determinado tempo, dependendo de quão boa a nossa montagem é, e quão boa alinhagem efectuámos; se fôr mal efectuada, ao fim de pouco tempo, esse objecto vai ficar fora do campo de visão ;

por outro lado, a montagem Dobson, por funcionar em apenas dois eixos e não ter motores, não consegue manter um objecto no campo de visão, mais que uns segundos, e se a ampliação fôr baixa, porque se fôr média ou alta, é extremamente frustante tentar manter um objecto centrado no campo de visão.

No entanto, há muito mais a dizer sobre este tema, mas para já, espero que tenhas percebido, e se eu não me expliquei bem, por favor pergunta que tenho todo o gosto de ajudar, ok?
 ;)
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline Anders

  • Mensagens: 39
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Binóculos para principiante
« Responder #8 em: Janeiro 15, 2013, 07:21:04 pm »
Eu não desaconselho a compra de um telescópio, mas é importante escolher um de acordo com o que estás a pensar gastar e mais importante, saber se a Astronomia é mesmo algo que gostas de fazer. Não faltam bons telescópios arrumados nas garagens de pessoas que perderam o interesse pelo Hobby ao fim de umas semanas. Se nunca usaste um telescópio, era boa ideia procurar alguém que tenha um para teres uma noção daquilo que podes e não podes ver.
Pessoalmente quando comprei o meu nunca tinha usado um telescópio antes. Comprei um um Dobson, um Orion XT8 do qual gosto muito e com o qual tenho passado optimos momentos, mas admito que tive sorte, pois não percebia muito do assunto e podia ter facilmente gastado dinheiro algo de baixa qualidade ou que não me permitisse fazer o que quero.

No caso dos telescópios, há de tudo um pouco para todos os gostos e preços e é importante saberes que tipo de uso lhe vais dar como por exemplo, se estás a pensar em concentrar-te mais na observação de planetas ou céu profundo ou se te vais dedicar à astro-fotografia.
Depois à pormenores que à primeira vista não parecem relevantes, mas com o tempo revelam-se importantes, como o tamanho por exemplo. Quanto maior for o telescópio, mais luz vai recolher e vai permitir mais ampliação, mas com o tempo, mover constantemente um telescópio grande e pesado ou com montagens complexas, começa a desmotivar e tornam-se mesmo num fardo para quem não está disposto a tudo para fazer algumas observações e muitas vezes é o suficiente para nos fazer pensar duas vezes antes de ir lá fora.

Entre Dobsons e Equatoriais, geralmente os equatoriais são melhores, mas não necessariamente em qualidade de observação. Equatoriais, são mais complexos e dão mais trabalho a montar, mas uma vez montados, são bem mais práticos para observar e se estiveres a pensar em fazer astro-fotografai, então são essenciais, no entanto isso também se vai refletir muito no preço. Os Dobsom tendem a ser bem mais baratos, o que significa que pelo preço que compras um equatorial, podes comprar um Dobson maior e quanto maior for, mais luz vais conseguir captar (o que é essencial para céu profundo, por exemplo).

Offline hayley

  • Mensagens: 4
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Binóculos para principiante
« Responder #9 em: Janeiro 15, 2013, 09:36:57 pm »
Por agora não irei comprar um telescópio, porque tenho a certeza que não lhe iria dar muito uso devido ao sítio onde vivo e por ainda não ter prática. Estive a pensar e neste momento provavelmente irei apenas comprar alguns livros e os binóculos talvez mais tarde, e no Verão dedicar-me verdadeiramente à observação. Tenho pensado em começar a explorar o grupos de astronomia ou visitar o observatório e tentar integrar-me nesta área e conhecer algumas pessoas...

Muito obrigada pela vossa ajuda, foi preciosa! :)

Offline Anders

  • Mensagens: 39
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Binóculos para principiante
« Responder #10 em: Janeiro 17, 2013, 01:33:52 am »
Pessoalmente acho que a melhor forma de aprender astronomia é através do convívio com Astrónomos mais experientes.
Existem associações de Astrónomos um pouco por todo o País que ficam sempre felizes por acolher novos membros. Tenta procurar a associação da cidade onde vives.
Eis alguns grupos que podes procurar:
Orion  - Braga
Ofiuco - Viseu
Alpha Centauri - Coimbra
AD Astra - Marinha Grande
Viastro - Montijo
GOAAA - Algarve
...
Entre outros
Nota que alguns destes grupos não fazem actividades no Inverno

Re: Binóculos para principiante
« Responder #10 em: Janeiro 17, 2013, 01:33:52 am »