Autor Tópico: SKGoToKit » Alinhamento e outras questões  (Lida 7883 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline A.P.C.

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 55
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
SKGoToKit » Alinhamento e outras questões
« em: Fevereiro 23, 2013, 08:04:16 pm »
Boas tardes!

Adquiri recentemente este SynScan da Skywatcher, para o meu telescópio (este: http://www.teleskop-express.de/shop/product_info.php/info/p2891_Skywatcher-Explorer-200P---200-1000mm-Newtonian-on-NEQ-5.html) numa montagem NEQ-5:

http://www.teleskop-express.de/shop/product_info.php/info/p415_Skywatcher-SynScan-GoTo-upgrade-kit-for-GP---EQ-mounts.html

Bom, da Teleskop-Service garantiram-me que este modelo, e este outro à venda na Astroshop são a mesma coisa:

http://www.astroshop.eu/drive-motors-with-goto/skywatcher-neq-5-pro-synscan-goto-upgrade-kit/p,11662

Eu francamente não tenho a certeza absoluta que sejam, isto porque lendo a descrição do produto em ambos os sites há detalhes que não parecem corresponder.
Por exemplo na Teleskop-Service dizem que o SynScan tem 13.436 objectos na base de dados, enquanto que na Astroshop dizem que tem 42.900...
Outro exemplo, na Astroshop dizem que este kit é para a montagem NEQ-5, na TS dizem no descriptivo do produto que é para montagens EQ-4 e EQ-5...

Seja como for, e como da TS me disseram que com os últimos updates de facto a base de dados vinha com os tais 42.900 objectos, e que ambos os kits eram a mesma coisa, e como o preço na TS é mais interessante, acabei por comprar o da TS.

Claro que comprei também uma bateria para poder pôr tudo a funcionar.


O kit não trazia manual de instruções para a montagem dos motores, apenas para o GoTo, de modo que tive de pedir as ditas instruções, que enviaram por mail em ficheiro PDF.

E lá meti mãos à obra para montar a coisa, seguindo rigorosamente as instruções.

Como o tempo não tem ajudado (tanta nuvem que não dá para ver nada!) tenho andado a adiar para ligar o motor, mas ontem como houve umas breves abertas (logo depois o céu voltou a cobrir-se de nuvens não me permitindo terminar o Set Up  >:( ) lá me decidi a tentar.

Primeiro fui ao site da Skywatcher baixar um update para esta versão do SynScan e um outro programa que permite fazer a instalação dos ditos updates no SynScan.
Depois de instalado o que me pareceu ser o último update lancei-me então (seguindo o Manual de Instruções) no Setup. Longitude, latitude, data, hora... até aí correu tudo relativamente bem.

Já agora, caso alguém esteja familiarizado com este Kit Skywatcher, e com o update para o mesmo, eu carreguei e instalei o "EQ SynScan Firmware V3.27".
Por acaso inicialmente carreguei e instalei também o "SynScan Firmware V3.34", mas como ao tentar fazer o Setup, aquilo me dizia que não detectava GPS, e não saía dali, nem me dava outras opções para continuar, voltei a ligar o Comando ao PC, e instalei apenas a V3.27.
Ao reler a descrição para a V3.34, fiquei a pensar se aquilo não será apenas para montagens EQ-6, daí ter voltado a instalar a V3.27 (ao fazê-lo desinstala automaticamente a V3.34).
Será que este é o update correcto?

http://www.skywatcher.com/swtinc/customer_support.php?class1=1

Veio então a fase de "Star Alignement".

E aí é que a "porca começou a torcer o rabo"...

De casa (da marquise) apenas tenho acesso ao céu a Leste (ou por outra, também posso ter acesso ao Oeste, mas para isso teria de andar com o monstro dum lado para o lado oposto da casa, o que já com tudo montado não é praticável), de modo que optei pelo alinhamento só com uma estrela. (Em relação ao alinhamento com a Polar, utilizei uma bússola para alinhar correctamente os pés da montagem)
Escolhi Vega porque a tenho mesmo em frente durante boa parte da noite.

O motor lá levou o tubo mais ou menos a apontar para Vega. O passo seguinte é corrigir utilizando as Setas Direccionais do Comando.
O problema é que quando carrego em qualquer uma delas, ouço o som dos motores, mas o tubo não mexe!

Como não sou do género de me pôr a inventar ou improvisar nestas coisas, e sigo à risca todas as instruções, estou convencido que a montagem dos motores foi bem efectuada.

Qual poderá neste caso ser o problema, para o tubo não mexer quando carrego nas tais Setas Direccionais do Comando?!
Devo desmontar tudo e rever de novo todo o processo de montagem dos motores?
Já estive a rever pelo Manual em PDF, e não vejo onde possa ter errado ou falhado!

Logo que o céu permita ver alguma coisa vou tentar de novo, e se possível tentar alinhar com 2 estrelas, só que ambas terão de ser visíveis a Leste, eventualmente uma um pouco a Nordeste e outra um pouco a Sudeste.
Melhor (ou seja, alinhamento com 3 estrelas) só mesmo quando sair com o telescópio e conseguir ter o céu todo disponível ao meu alcance.


Desde já um muito obrigado a quem puder dar umas dicas ou conselhos sobretudo sobre as eventuais razões para as Setas Direccionais não fazerem mexer o tubo.



A.P.C.

« Última modificação: Fevereiro 23, 2013, 08:06:18 pm por A.P.C. »

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: SKGoToKit » Alinhamento e outras questões
« Responder #1 em: Fevereiro 24, 2013, 04:53:21 pm »
Olá A.P.C., tudo bem?
Olha, eu tive um caso semelhante com a montagem Celestron Cgem Go-To, mas no meu caso, foi distração minha, porque me esqueci de bloquear o eixo da Declinaçao! O resultado foi que apesar de o motor estar a funcionar corretamente, como não estava bloqueado, não conseguia movimentar nada!
Quem sabe, se calhar é o mesmo problema!
Se não fôr, poderá ser um problema de software, algo incompatível, não sei! Muitas vezes o problema é mesmo este, porque são kits desenhados para uma determinada montagem, que também é compatível com outras; só que às vezes não o são....
 :)
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Re: SKGoToKit » Alinhamento e outras questões
« Responder #1 em: Fevereiro 24, 2013, 04:53:21 pm »

Offline A.P.C.

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 55
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: SKGoToKit » Alinhamento e outras questões
« Responder #2 em: Fevereiro 24, 2013, 10:40:39 pm »
Olá Emanuel,

Obrigado pela resposta.

Quando te referes a bloquear o "eixo da Declinação", queres dizer aquela peça "Dec. Lock Knob"?
Nas montagens equatoriais há duas peças dessas, uma é portanto o "Dec. Lock Knob", e o outro é o "R.A. Lock Knob". Tenho ambas bem apertadas. Não posso é garantir sem margem para dúvidas que ambas estivesses bem apertadas quando tentei pôr isto a funcionar no outro dia  ???
Nas montagens equatoriais há também dois outros complementos a estes "parafusos", que se chamam "R.A. Control Knob" e "Dec. Control Knob", que servem para afinações finas, digamos assim, quando se pretende centrar o buscador, ou a ocular num objecto. Estes dois, segundo o Manual de Intruções tiveram de ser retirados, porque como diz o Manual, estes ajustamentos finos passam a ser feitos com os motores (penso que será justamente utilizando as "Setas Direccionais" no Comando, as tais que não estão a responder).
Há ainda dois outros "parafusos" (um mais longo, outro menos), "Altitude Adjustment T-bolts", ambos estão também apertados porque é com esses dois "parafusos" que se regula a latitude a que se quer a montagem dependendo da área onde estamos.
Se por acaso tiveres o livro "Telescópios", do Guilherme de Almeida, tens o esquema todo na página 269, com as traduções para português dos nomes destas peças.

Ontem, com o céu coberto de nuvens nem sequer voltei a tentar, e hoje, para já, vamos pelo mesmo caminho... :'(

Vou ter de aguardar uma noite com céu limpo para voltar a tentar. Até porque ainda tenho de fazer o Alinhamento, com uma ou com 2 estrelas.
Raio de tempo...  >:( Por estas e por outras é que devia ser sempre Primavera ou Verão, sem Inverno... ;D

Mais uma vez obrigado.


A.P.C.

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: SKGoToKit » Alinhamento e outras questões
« Responder #3 em: Fevereiro 25, 2013, 03:51:53 pm »
Ora essa, é um prazer ajudar!
Sim, é exatamente a esses bloqueadores que me referia, a mim aconteceu isso, pura distracção, e os motores não conseguiam ter "tracção" suficiente (chamemos-lhe assim) , para conseguir movimentar o tubo.
Todos os outros que mencionas, são os que se utilizam para os ajustes manuais ou finos da montagem!
Não sei, tenta novamente, pode ser que seja isso, mas se dizes que os tinhas bloqueados......
O que me aconteceu exatamente é que desbloquei ambos , o da declinação e o da ascensão recta, para movimentar manualmente e mais rápidamente o tubo, na direção pretendida, e depois utilizei os motores para efectuar o alinhamento final, mas esqueci-me foi de bloquear o da delinação, como tinha dito, e o tubo não se mexia nesse sentido; depois de uns momentos, lá percebi aonde estava o erro.  ;D
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline waldju

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 376
  • Karma: +11/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: SKGoToKit » Alinhamento e outras questões
« Responder #4 em: Fevereiro 25, 2013, 05:08:40 pm »
Olá amigo A.P.C.

Bem gostaria de puder ajudar, mas ainda não tive nenhuma montagem equatorial com GoTo. Logo isso passa-me um pouco ao lado...  :-\
Boa sorte com a tua nova aquisição.

Abraço
Waldju

PS- Já colocaste a questão à TS? Talvez eles te saibam informar melhor  ;)
Orion XT12i
Maksutov OMC140 Deluxe
Refrator SkyWatcher 102/500
Go-To Synscan Altazimutal
Cam Celestron NexImage
10X50 Bresser
Antares Speers Waler 9,4mm 82º
Baader Hyperion 24mm 68º

Offline A.P.C.

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 55
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: SKGoToKit » Alinhamento e outras questões
« Responder #5 em: Fevereiro 25, 2013, 06:05:29 pm »
Olá Emanuel e Waldju!

Desde já obrigado a ambos pelas respostas.


Emanuel, no meu caso, voltei a repetir o Initial Setup ontem à noite. Confirmei que tanto o R.A. Lock Knob, como o Dec. Lock Knob estavam bloqueados.
Abri ambas as tampas dos dois motores, para ver se as engrenagens (as rodas dentadas) funcionavam.
Na fase em que escolho a estrela para o Star Alignement (Vega), e clico Enter no Comando, o tubo mexe-se e aponta (mais ou menos!) na direcção de Vega. E pude confirmar que ambos os motores funcionam sem problema, as rodas dentadas estão bem fixas e bem encaixadas e posicionadas, portanto o problema não será daí.
A fase seguinte, para o ajustamento preciso, para ter Vega mesmo no centro do buscador e da ocular, é feito utilizando as tais Setas Direccionais (que pelo que percebo substituem o que antes era feito pelos R.A. Control Knob e Dec. Control Knob; ambas estas peças foram retiradas, seguindo as instruções do Manual, pois com isto instalado esse alinhamento de precisão passa a ser feito justamente através das Setas Direccionais).
Mas carregando em qualquer uma delas o tubo não mexe nem um milímetro, e com as tampas dos motores abertas pude constatar que as rodas dentadas também não se movem, embora ao carregar nas Setas Direccionais os motores produzam som!
Com as tampas dos motores abertas, aproveitei também para verificar se as ligações estavam todas bem feitas, e estão. Aliás se não estivessem os motores não mexeriam quando escolho Vega, nem o tubo apontaria para lá, mas como referi, essa parte passa-se bem, sem problema.


Waldju, sim, contactei a TS. Tive a resposta (curta) hoje. A única coisa que me disseram para já tem a ver com a hipótese da velocidade dos motores escolhida. Ora bem, eu ainda não escolhi velocidade nenhuma, mas ao aceder a essa função pude constatar que por defeito a velocidade está em 4. Creio (sem certeza mas penso não me enganar) que isto tem 8 velocidades possíveis. Não alterei nada. Até porque reparo que quando escolho Vega como estrela para o One-Star Alignement, o tubo mexe-se a boa velocidade. Depois, para os ajustes de precisão, com as Setas Direccionais, é que nada mexe!

Francamente não sei mais o que fazer!
Em princípio só há aqui 2 hipóteses:
-Ou as Setas Direccionais do Comando, por qualquer razão não estão a funcionar (o que francamente me parece duvidoso porque quando carrego em qualquer uma delas, como digo, oiço o som dos motores).
-Ou há algo no processo de montagem que possa ter falhado. Seja lá o que for. Embora já tenha revisto todo o processo e não me pareça ter havido falhas, porque como referi, não sendo perito (nem sequer amador ;D ) nestas coisas técnicas, sigo sempre à risca, rigorosamente (diria quase "religiosamente" :) ) todas as etapas, passo a passo, das instruções.

Entretanto já respondi à TS, e vou aguardar novo mail deles, a ver o que dizem.


Abraço,

A.P.C.

 

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: SKGoToKit » Alinhamento e outras questões
« Responder #6 em: Fevereiro 25, 2013, 09:58:40 pm »
Hummmm, realmente é estranho, essa também poderia ser o problema, a utilização de uma velocidade muito baixa, o que poderia fazer com que a velocidade fosse demasiado baixa para ser visível.
Outra sugestão, que também só agora me lembrei, e que me aconteceu com o montagem Sphinx da Vixen que tive antes da Cgem da Celestron, que foi a falta de potência da unidade de bateria que acompanham a montagem; talvez por causa do peso do tubo ótico que na altura eu tinha montado nela, que até nem era muito, um Maksutov de 6", Intes Mk66 deluxe, com cerca de 7kilos, + máquina fotográfica, talvez um total de 9kilos, a verdade é que os motores literalmente "patinavam", e moviam tudo com bastante esforço, e às vezes nem o conseguiam fazer; por sugestão de uma pessoa que também teve o mesmo problema, comprei uma bateria portátil, daquelas para automóveis, na Norauto, e o resultado foi totalmente surpreendente, parecia que tinha comprado um turbo para a montagem, os motores passaram a funcionar como um relógio Suíço, nunca mais tive o mesmo problema.
No entanto, pode ser que a TS lhe envie a solução para o problema!
Um abraço  :)
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline waldju

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 376
  • Karma: +11/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: SKGoToKit » Alinhamento e outras questões
« Responder #7 em: Fevereiro 26, 2013, 12:41:09 am »
Eu tenho uma montagem azimutal com GoTo (SynScan). Quando vou escolher a primeira estrela as setas direcionais "andam mais rápido". Quando vou escolher a segunda estrela, os motores (por natureza) começam a andar lentamente. Muitas das vezes, porque a distancia é considerável, tenho que aumentar a velocidade dos mesmos até chegar à estrela em questão.
O que aconselho é, ao mexer nas setas direcionais, olhar pela ocular e ver se realmente o tubo está a andar ou não. Muitas das vezes o movimento é tão lento que mal se dá conta...
Mas realmente é estranho!
Orion XT12i
Maksutov OMC140 Deluxe
Refrator SkyWatcher 102/500
Go-To Synscan Altazimutal
Cam Celestron NexImage
10X50 Bresser
Antares Speers Waler 9,4mm 82º
Baader Hyperion 24mm 68º

Offline A.P.C.

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 55
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: SKGoToKit » Alinhamento e outras questões
« Responder #8 em: Fevereiro 26, 2013, 07:56:11 pm »
Olá Waldju e Emanuel,

Mais uma vez obrigado a ambos.

Novidades: veio então hoje a resposta da TS.
Aconselharam-me a mudar a "Slew Speed" (a velocidade a que a coisa mexe) para 8 ou 9.
Convêm dizer que isto tem 10 velocidades, desde "Rate 0" a "Rate 9".
Esta tarde, só para testar se alterar a velocidade punha a coisa a funcionar (neste caso, como referi antes apenas as Setas Direccionais não obedeciam ao Comando) lá subi a velocidade para 8.
E assim já funcionam as Setas Direccionais.

Entretanto já lhes respondi a agradecer, e com mais algumas questões que entretanto isto levantou.

Por exemplo, e se eu quiser fazer astrofotografia? Não sei nada sobre o assunto, mas imagino que para seguir um objecto possa ser necessário baixar a "Slew Speed" para as velocidades mais baixas (estou correcto Waldju?). Se for esse o caso, como faço? E porque diacho é que tendo isto 10 velocidades as Setas Direccionais não funcionam nas velocidades mais baixas? Estranho, não é? Nesse caso para que serve o Kit ter 10 velocidades? E vou ter sempre de utilizar uma velocidade alta, mesmo que não seja para utilizar as Setas Direccionais? É que quando começo o "Star-Alignement", após escolher a(s) estrela(s) referência, o tubo mexe para se posicionar mais ou menos a apontar para a(s) estrela(s). Tenho de deixar isto fazer esse movimento a 8 de velocidade? É que a 4 ele já mexe relativamente rápido nessa fase! A 8... não sei! O problema é que durante o "Star Alignement", uma vez iniciado, não posso alterar a velocidade a meio do processo, tipo a velocidade 4 para o tubo apontar mais ou menos para a estrela e depois passar para velocidade 8 para o ajustamento com as Setas Direccionais! Tenho de fazer tudo de seguida sem interromper, porque se interrompo volta tudo à estaca zero e há que recomeçar de novo.

Enfim, hei-de ver o que eles dizem amanhã na resposta. Infelizmente o meu contacto inicial na TS (que era um fulano bastante simpático e que respondia a todas as minhas muitas perguntas) já não é quem agora tem respondido aos mails. Este agora é curto, demasiado curto nas respostas. Típico alemão?... ::)


Bom, mais uma vez um grande obrigado a ambos.

Abraço,

A.P.C.

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: SKGoToKit » Alinhamento e outras questões
« Responder #9 em: Fevereiro 26, 2013, 09:26:10 pm »
Olá novamente!
Bem, se bem me lembro, quem normalmente respondia a emails era o Wolfgang Ransburg, agora é outra pessoa!
No entanto, relativamente a essa confusão de velocidades, e pela experiência que tenho da montagem Cgem, as velocidades de 0 a 10, servem essencialmente para facilitar a busca de determinado objecto, esteja mais distante da zona aonde estivermos a observar,ou menos longe.

Ora bem, durante a fase de alinhamento, por defeito, a montagem assume uma determinada velocidade para efetuar o alinhamento, e na fase final desse alinhamento é permitido utilizar velocidades maiores ou menores,para chegar mais rápidamente ao alinhar de uma estrela, quer no buscador, quer na ocular! Não fiques confundido com as várias velocidades que se podem selecionar, elas apenas servem para essas duas funções, o alinhamento inicial da montagem, e a possibilidade de utilizar diferentes velocidades , quando queremos buscar outro objecto; sempre que a montagem  estiver ligada, mesmo que não se tenha efetuado o alinhamento inicial, ela vai estar sempre, automáticamente, a funcionar na velocidade pre-determinada, sideral!

E se a montagem fôr alinhada,também fica a funcionar, por defeito, na velocidade sideral, ou seja, na velocidade pre-determinada em que a velocidade de rotação da terra é simulada; na prática, isto significa que a montagem vai manter no campo de visão da ocular um determinado objecto, durante um determinado tempo, e esse tempo vai depender de dois fatores: de quão bom o nosso alinhamento foi bem efetuado, e quão boa a nossa montagem é; obviamente que umas montagens são melhores que outras; infelizmente todas sofrem de desvios, ou seja, ao fim de algum tempo, o objecto que estamos a observar, vai ficar fora do centro da ocular , e mesmo ficar completamente fora do campo de visão; a isso deve-se a que os motores não são capazes de acompanhar, exatamente, essa velocidade de rotação da Terra, e eventualmente esses pequenos erros causarem esses desvios; as melhores montagens têm incluído no seu software,o que se chama de PEC, que significa, em Inglês, Periodic Error Correction, e tal como diz o nome, tem a função de corrigir esses desvios típicos dos motores da montagem.

Quem não tem montagens com esse tipo de função, utiliza um truque para corrigir esses problema, que básicamente consiste em utilizar um tubo guia, tipo um buscador, montado paralelamente ao tubo òtico principal, e ligado a esse tubo guia, liga-se uma cãmara, que por sua vez se liga ao computador;ao mesmo tempo, no painel aonde se conecta o comando do go-to , numa porta paralela, específica para o efeito,liga-se um cabo, USB, acho eu,também conectado ao pc;ora bem, no computador, através de software específico, tipo o Iris, depois de alinhar a montagem numa determinada estrela, o próprio software vai ficar a controlar a montagem, e aciona os motores sempre que a nossa estrela se desviar do centro da imagem! Se tudo fôr bem efetuado, só temos de ligar ao tubo principal, uma cãmara fotográfica, e fotografar!Basicamente é isto.

Assim sendo, e respondendo à tua resposta, é claro que a astrofotografia é possível, aliás , uma montagem go-to é ideal para isto, porque após termos alinhado a montagem, a mesma vai manter o objecto que queremos fotografar, no campo de visão.
Obviamente que, o fotografar um objecto, tem muito mais que se lhe diga, e se quiseres posso dar algumas dicas.
Um abraço  ;)
« Última modificação: Fevereiro 26, 2013, 11:43:50 pm por Emanuel »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline A.P.C.

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 55
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: SKGoToKit » Alinhamento e outras questões
« Responder #10 em: Fevereiro 26, 2013, 11:52:38 pm »
Olá Emanuel,

Excelente! Muito obrigado pela resposta detalhada!

"Bem, se bem me lembro, quem normalmente respondia a emails era o Wolfgang Ransburg, agora é outra pessoa!"

No meu caso, quem respondia inicialmente aos meus mais era o Patrick Woitala. Agora tem sido um tal Rudiger MaaB (enfim, não é um B no fim, é aquela letra alemã esquisita que parece um B maiúsculo, mas que não tenho no meu teclado).


"Ora bem, durante a fase de alinhamento, por defeito, a montagem assume uma determinada velocidade para efetuar o alinhamento, e na fase final desse alinhamento é permitido utilizar velocidades maiores ou menores,para chegar mais rápidamente ao alinhar de uma estrela, quer no buscador, quer na ocular!"

Ainda bem que me dizes isso, porque como referi antes estava convencido que era impossível alterar a velocidade a meio do Alinhamento.
Vou ter de descobrir como posso interromper o Alinhamento, entre a 1ª e a 2ª fases, sem ter de recomeçar do zero. Se calhar basta carregar no botão "Rate" no Comando! Confesso que não experimentei, limitei-me a seguir as indicações que aparecem no visor do Comando, e aí entre a 1ª e a 2ª fases não aparece essa opção. Apenas diz (se bem me lembro) para utilizar as Setas Direccionais para o alinhamento final (ter o objecto centrado tanto no buscador como na ocular). Mas vou então carregar na tecla "Rate" nessa fase a ver o que dá.


"Depois de a montagem estar alinhada, a montagem, fica a funcionar, por defeito, na velocidade sideral, ou seja, na velocidade pré-determinada em que a velocidade de rotação da terra é simulada;"

Já aprendi mais uma coisa importante! É que ainda não tinha percebido isso :-[
Assim já não fico surpreendido se mais tarde voltar ao "Rate" e reparar que entretanto a velocidade se alterou sozinha :D

Como mencionei antes, a velocidade ("Slew Speed") com que isto vem, por defeito, parece-me ser 4. Ou seja, se bem percebo pelo que diz no Manual, 4 = 32X.


"as melhores montagens têm incluído no seu software,o que se chama de PEC, que significa, em Inglês, Periodic Error Correction, e tal como diz o nome, tem a função de corrigir esses desvios típicos dos motores da montagem."

Este Kit (ou o SynScan, ou o GoTo, ou o software incorporado) tem de facto essa função, PEC. Há um capítulo no Manual dedicado a isso, e como se faz. Ainda não cheguei a essa fase... :)

Mas tu referes-te a isto como sendo uma coisa da montagem. É da montagem, ou do software do Kit?

Também há duas outras funções, a que o Manual chama "PAE" (Pointing Accuracy Enhancement) e "Cone Error Calibration". Ainda estou longe dessa fase :) Para já a prioridade é mesmo conseguir fazer o "Star Alignement".

A propósito disto, como referi antes, de casa só optando pelo Alinhamento com só uma estrela (o que já reparei que me vai obrigar a fazer um alinhamento correcto com a Polar, e a fazer o tal "Cone Error Calibration" referido acima  ::) ), eventualmente 2 estrelas, se puder escolher 2 estrelas visíveis a Leste. Mas suponho que a qualquer momento (por exemplo quando sair com o Telescópio para observação no exterior) posso refazer tudo de novo, e nesse caso optar pelo Alinhamento a 3 estrelas, certo?


Pois, Astrofotografia para já ainda é apenas um sonho. Isto tem de ser por fases. E agora as opções eram ou comprar o Kit GoTo, ou uma boa câmara, que as finanças não dão para tudo duma só vez... :'(
E como para se poder fazer Astrofotografia é preciso um GoTo, comecei então por este. A máquina será para uma outra ocasião.

A que tenho, já experimentei fotografar a Lua, por exemplo, utilizando um adaptador que se segura à ocular dum lado, e no outro segura-se a câmara, mas a coisa não é simples e as fotos não ficam nada de jeito :-[
Ficam melhor se puser a câmara num tripé, e utilizar o zoom para fotografar a Lua...

Já agora, que câmara sugeres para um principiante?
Eu devo dizer que tenho pequena paixão pelas Canon. E por acaso andei recentemente a pesquisar sobre o que a Canon tem.
Bom, vi o modelo entrada de gama deles, a 1100D. Cá anda na casa dos 400€, apenas com a objectiva básica de 18-55mm. Um outro modelo também Canon, que já é um pouco melhor, será a 600D. Mas essa, também com a mesma objectiva básica de 18-55mm, já vai para a casa dos 600€...

Onde é que estes gajos pensam que a gente vive? No Bahrain ou quê?! Com os mais baixos salários da Europa, é onde pagamos tudo mais caro?!...
Noutros países da Europa, onde o nível de vida é muito superior ao nosso, estas coisas custam bastante menos!

Enfim... é melhor nem ir por aí...


Mais uma vez um grande obrigado.


A.P.C.



Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: SKGoToKit » Alinhamento e outras questões
« Responder #11 em: Fevereiro 27, 2013, 02:16:20 am »
Bom, cada fabricante tem as suas funções específicas, mas no caso de alguns, tipo a Celestron e a Skywatcher, que são fornecidos pelos Chineses da Synta, os produtos são básicamente os mesmos.
Não consigo perceber porque queres parar o alinhamento da montagem, entre a 1 e a 2 fase, não há necessidade disso, porque após a 1 fase, quando te indica para utilizares as setas direcionais, para alinhares a estrela no buscador e depois na ocular, nessa altura, podes alterar a velocidade, para que seja mais rápido o alinhamento nessa estrela; quando finalizares o alinhamento, independentemente da velocidade que estavas a utilzar, ela fica no modo sideral.
Este procedimento é muito parecido ao que eu faço, na montagem Cgem da Celestron.
A função PEC vem com o kit Go-To, mas essas funções que mencionas, o PAE e o cone error calibration, eu desconhecia, mas parecem funções com a finalidade de melhorar o desempenho da montagem ou melhorar o alinhamento.
Para efetuar a fotografia que mencionas, que se chama fotografia em modo afocal, existem acessórios específicos para isso, que consiste em colocar a cãmara em frente da ocular, focar, e tirar a foto.
O acessório que mencionas é o deste  link:

http://www.teleskop-express.de/shop/product_info.php/info/p219_Digiklemme---Universal-Digital-Camera-Adaptor.html

Eu nunca fiz foto com modo afocal, mas sempre tive a idéia de que seria mais fácil....parece que não...

Para efetuar fotos com DSLR, escolhe Canon, não só porque gostas, mas por uma razão mais importante; eu pessoalmente, gosto muito de Nikon, e por isso tenho uma D3100, mas as Nikon não são tão sensíveis ao espectro vermelho como as Canon; por essa razão, as Canon, são as mais utilizadas no mundo.
Tanto que, a própria Canon, construíu dois modelos, específicos para astrofotógrafos, a primeira foi a EOS 20Da, que já não é comercializada, e recentemente lançou a 60Da; básicamente o que a Canon fêz, foi colocar um filtro "low pass" em frente do sensor, tornando-o mais sensível ao infravermelho.
O problema da 60Da, é que o preço ultrapassa os 1000 euros.
No entanto, se comprares a 1100D, ficas muito bem servido, tenho visto fotos fantásticas tiradas com esta cãmara.O problema dos preços em Portugal, é o raio dos impostos, que encarece tudo,e por isso mesmo, normalmente compro fora do país. Mas é o país que temos....
Um abraço  ;)
« Última modificação: Fevereiro 27, 2013, 02:23:17 am por Emanuel »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline A.P.C.

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 55
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: SKGoToKit » Alinhamento e outras questões
« Responder #12 em: Fevereiro 27, 2013, 05:43:21 am »
Olá Emanuel,

"Não consigo perceber porque queres parar o alinhamento da montagem, entre a 1 e a 2 fase, não há necessidade disso, porque após a 1 fase, quando te indica para utilizares as setas direccionais, para alinhares a estrela no buscador e depois na ocular, nessa altura, podes alterar a velocidade, para que seja mais rápido o alinhamento nessa estrela;"

Se calhar exprimi-me mal, ao dividir o Alinhamento em fase 1 e 2.
Mas o que eu queria dizer é justamente isso que dizes. Ou seja, eu estava a chamar fase 1 do Alinhamento àquela fase em que se escolhe a(s) estrela(s) para alinhar, e depois de clicar em OK no Comando, o tubo se alinha (mais ou menos) com a (s) estrela(s) escolhida(s). E estava a chamar fase 2, àquela em que de seguida o Comando indica para se utilizar as Setas Direccionais para o ajustamento final (ou seja, a estrela no centro do buscador e da ocular). Estamos a falar da mesma coisa, só que eu provavelmente não me exprimi bem, provocando este equívoco  :D

De facto, e como dizes, depois de escolher a estrela e do tubo se alinhar (mais ou menos) com ela, posso efectivamente alterar como quiser a velocidade, sem interromper o Alinhamento. Basta clicar no botão "Rate" do Comando, escolher a velocidade, e aquilo volta à tal fase de ajustamento fino com as Setas Direccionais.

Afinal é fácil, eu é que sendo novato nestas coisas estava a fazer um bicho de 7 cabeças duma operação elementar  :-[


"quando finalizares o alinhamento, independentemente da velocidade que estavas a utilzar, ela fica no modo sideral."

Já agora, o modo sideral, corresponde a que velocidade nestes Kits (o teu pelos vistos será basicamente igual ao meu, como referes: "a Celestron e a Skywatcher, que são fornecidos pelos Chineses da Synta, os produtos são básicamente os mesmos.") ? A velocidade 4 = 32X, que me parece ser a que vinha por defeito?


"A função PEC vem com o kit Go-To, mas essas funções que mencionas, o PAE e o cone error calibration, eu desconhecia, mas parecem funções com a finalidade de melhorar o desempenho da montagem ou melhorar o alinhamento."

Pois, neste caso essas 2 funções vêm no Manual deste Kit. Ainda não li tudo, e claro, não me pus ainda a fazer isso, mas de qualquer modo deu para perceber hoje uma coisa, é que de casa (da marquise) estou bastante limitado, pois só posso escolher estrelas a Leste e nada mais, portanto só posso mesmo fazer o Alinhamento com uma estrela, o que como sabes, é bastante incompleto e a coisa não fica como deve ser. Tenho mesmo de sair para o exterior e fazer isto como deve ser com um Alinhamento a 3 estrelas e eventualmente até o tal "Cone Error Calibration", para a coisa ficar em condições.

Já agora, depois de fazer o Alinhamento a 3 estrelas no exterior, de regresso a casa, o GoTo guarda isso em memória, e continua alinhado? Ou de cada vez que acender a coisa tenho sempre de fazer de novo um Alinhamento? É que como para ir para o exterior tenho de desmontar tudo, incluindo tubo, contra-pesos, provavelmente até o Kit (motores, GoTo, etc), e depois montar de novo tudo no exterior, calibrar o tubo, etc, para ao regressar a casa voltar a desmontar de novo tudo, e depois em casa, voltar mais uma vez a montar tudo de novo... Isso implica novo alinhamento de cada vez que tal acontece, ou não?


"Para efetuar a fotografia que mencionas, que se chama fotografia em modo afocal, existem acessórios específicos para isso, que consiste em colocar a cãmara em frente da ocular, focar, e tirar a foto.
O acessório que mencionas é o deste  link:
"

Correcto, é esse mesmo que tenho.
Mas a câmara não fica bem segura, é preciso mantê-la segura à mão, para a objectiva ficar mesmo alinhada com o centro da ocular... Não é decerto assim que o pessoal faz aquelas fantásticas fotos de galáxias, até de planetas do nosso sistema solar, ou da Lua, que se vêm por aí! :D


"Para efetuar fotos com DSLR, escolhe Canon, não só porque gostas, mas por uma razão mais importante; eu pessoalmente, gosto muito de Nikon, e por isso tenho uma D3100, mas as Nikon não são tão sensíveis ao espectro vermelho como as Canon; por essa razão, as Canon, são as mais utilizadas no mundo."

Óptimo, é bom saber isso ;D


"Tanto que, a própria Canon, construíu dois modelos, específicos para astrofotógrafos, a primeira foi a EOS 20Da, que já não é comercializada"

Sim, já vi fotos tiradas com esse modelo da Canon, e de facto são de ficar de boca aberta! ::)

"recentemente lançou a 60Da; básicamente o que a Canon fêz, foi colocar um filtro "low pass" em frente do sensor, tornando-o mais sensível ao infravermelho. O problema da 60Da, é que o preço ultrapassa os 1000 euros."

Também já vi fotos tiradas com esse modelo e são de facto espectaculares!
Mas a esse preço... só se me sair o Euromilhões... ;)


Sobre a Canon 600D tens alguma informação?
Claro que a objectiva de base com que vem não será decerto o ideal, e mesmo assim, cá ronda os 600€... Há por aí um Kit em que traz a objectiva de 18-55mm que mencionei, e uma 2ª objectiva, de 55-250mm, e essa já vai para cerca dos 1.000€...
A 60D na Fnac está a cerca de 900€, mas também vem com a mesma objectiva de base das outras, 18-55mm...
60Da, não estou a ver o que seja!


"normalmente compro fora do país. Mas é o país que temos...."

Pois... e depois ainda querem que compremos tudo nacional... :o

Mais uma vez um grande obrigado.


Abraço,

A.P.C.



 

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: SKGoToKit » Alinhamento e outras questões
« Responder #13 em: Fevereiro 27, 2013, 02:10:36 pm »
Sim, realmente estamos a falar do mesmo, é mesmo assim que se efetua o alinhamento.
A velocidade que referes, 4X,não tenho a certeza de que seja a velocidade sideral, só por uma razão, que podes ver nas especificações do Skyscan, em que se referem que o sideral é igual a 1,5X ou 3,4 graus por segundo:

http://www.teleskop-express.de/shop/product_info.php/info/p415_Skywatcher-SynScan-GoTo-upgrade-kit-for-GP---EQ-mounts.html

Mas não tenho a certeza, tenta ver no manual, pode ser que tenha informação mais detalhada.

O alinhamento por uma estrela, não é que seja mau, se fica bom ou não, também depende se colocámos anteriormente a montagem devidamente alinhada com a polar; no entanto, na prática, este alinhamento é bom para observar e tirar fotos de planetas, em que o alinhamento não é tão exigente.
A fotografia de céu profundo, tipo nebulosas e galáxias, também é possível, mas o objectivo aqui, é tentar alinhar a montagem o mais preciso possível.

Se o teu sistema fôr parecido com o da Celestron, depois de alinhar, observar/fotografar, e desmontar tudo, da próxima vez, vais ter que repetir todo o procedimento, que até nem é difícil, só custa as primeiras vezes, depois de entender como as coisas funcionam, até é fácil; mas, estes sistemas têm também outras opções, que são mais específicas para quem tem um observatório ou um local próprio, em que pode deixar tudo montado; neste caso, existem duas opções, se bem me lembro, uma em que memoriza o último alinhamento efectuado, e assim sendo, no fim de uma sessão, podemos desligar a montagem, que da próxima vez, clicando nesta opção, a montagem vai automaticamente carregar todos os parãmetros da última vez; e a outra opção, que temos, é colocar a montagem em "estação"( se não me engano no nome), isto quer dizer que podemos parar a meio de uma sessão e voltar, que a montagem também se vai lembrar do alinhamento que efetuámos; acho que esta função tem a finalidade de poupança de energia!

Em termos de fotografia, realmente tem muito que se lhe diga, normalmente são utilizadas uma série de técnicas para conseguir os resultados que se vêm na net.
A 600D é realmente melhor, se não me engano, é a sucessora da 500D, e em relação à 1100D, tem coisas melhores, como o sensor, talvez mais pontos de focagem, possibilidade de gravação de vídeo, não sei exatamente se as diferenças serão assim tantas, mas é melhor na globalidade.
O que te posso dizer é que as fotos tiradas com a 1100D não ficam em nada atrás, em relação à 600D, tem muito a ver com quem as tira e com as técnicas que utiliza.
As objectivas que acompanham as DSLR, seja Canon, seja Nikon, quase sempre são a 18-55mm, a menos que queiras um kit mais específico, com outra objectiva diferente. Eu por exemplo comprei a Nikon com uma objectiva 18-105mm, que é um pouco mais versátil.
A boa notícia, é que nestas máquinas podes alterar a objectiva para a que quiseres, sendo da própria marca ou não; por exemplo a Sigma tem um número muito elevado de diferentes objectivas que se podem utilizar.
 :)
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline A.P.C.

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 55
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: SKGoToKit » Alinhamento e outras questões
« Responder #14 em: Abril 07, 2013, 02:38:58 am »
Olá Emanuel,

Entretanto resolvi todas as questões com o alinhamento, etc.

Quanto à máquina, acabei por ir para a Canon 600D. Neste pack vem com a objectiva de base, 18-55.
Veio de fora, que são mais baratas.

http://www.darty.com/nav/achat/photo_camescope/appareil_photo_reflex-appareil_photo_reflex/reflex/canon_eos_600d_18-55_ii_is.html

Ainda estou no início, a coisa vai devagarinho que o tempo também não é muito. E o tempo (atmosférico) de qualquer modo também não ajuda a experiências...  :( Céu nublado, dia sim... dia sim...  :'(


Abraço,

A.P.C.


Re: SKGoToKit » Alinhamento e outras questões
« Responder #14 em: Abril 07, 2013, 02:38:58 am »