Autor Tópico: Livro "Mitos no Céu": obra extraordinária  (Lida 2853 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Guilherme de Almeida

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Principiante
  • *****
  • Mensagens: 316
  • Karma: +6/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • artigosediversos
Livro "Mitos no Céu": obra extraordinária
« em: Fevereiro 23, 2013, 11:42:41 pm »
Caríssimos

É altura de revisitarem esta pérola que tem andado esquecida:

MITOS NO CÉU
(Autor: António Magalhães)
 
Gradiva - Publicações, Lda., Lisboa, 2004.
15,5 cm x 23 cm, 436 páginas, 180 figuras.
ISBN: 972-662-989-6

 
Este é um livro muito interessante que passo a descrever.
 
Embora não seja imediatamente  evidente,  todos  os dias (dia e noite) "passam sobre as nossas cabeças" vários heróis  e  figuras  lendárias, princesas e guerreiros, lutas e artefactos geralmente associados a lendas que os  nossos
antepassados imaginaram para encontrar alguma ordem no caos aparente do céu nocturno. Essa primeira compreensão permitiu-lhes interpretar  os ciclos das estações do ano, orientar os seus rumos, organizar sementeiras e migrações, elaborar  calendários  e  até celebrar rituais religiosos. Tais conhecimentos foram-lhes essenciais para sobreviver num mundo nostálgico e  talvez romântico, mas também agreste e duro. Mitos no Céu, da autoria de António Magalhães, é  uma  obra  grande  e completa,  com  436  páginas,  que nos conta as lendas e mitos associados às constelações e às suas origens. Estas histórias fabulosas têm um encanto muito especial  e transportam-nos a um passado distante e glorioso: o céu, visto a olho nu, nunca mais será o mesmo. 
 
O livro está dividido em três partes. A primeira parte esclarece as noções fundamentais  de  astronomia necessárias a uma melhor compreensão da obra por quem se aproxima do tema pela primeira vez. 
A segunda parte aborda todas as constelações (88), uma  a  uma,  por  ordem alfabética, e os seus mitos. Para cada constelação, o autor apresenta-nos a origem mitológica  (quando  existente), a origem do nome da constelação, uma breve descrição da mesma em termos astronómicos, diversos objectos de interesse para observar com binóculos ou pequenos  telescópios, assim como algumas curiosidades relevantes, entre as  quais  as características das estrelas mais relevantes de  cada constelação. Foi também incluído um mapa de cada constelação, acompanhado pela sua representação antiga segundo  atlas celestes dos tempos clássicos, de Hevelius ou de Johann Bode. Esta estrutura mantém-se coerente ao longo de  toda a obra, o que facilita a sua consulta.

O reconhecimento e identificação visual das constelações no céu nocturno sai do âmbito deste livro  (e torná-lo-ia demasiado extenso), mas tal informação pode obter-se em obras expressamente dedicadas a essa temática, disponíveis em Portugal. A  terceira parte contempla as constelações obsoletas, que actualmente já não são consideradas pela União Astronómica  Internacional (IAU). No final da obra encontramos três apêndices acompanhados pela bibliografia, uma referência aos autores incluídos no texto e um índice remissivo.

António Magalhães é licenciado em medicina desde 1974 e especialista em oftalmologia. Entusiasta da astronomia desde muito jovem, é director da revista Astronomia de Amadores, publicada pela Associação Portuguesa de Astrónomos Amadores (APAA), da qual já foi presidente e continua sócio. Também foi colaborador do jornal Diário de Notícias, onde escreveu  uma  coluna  semanal de astronomia (geralmente aos domingos), e da revista  do Automóvel Clube Médico Português. O autor tem-se empenhado na divulgação  da  astronomia  e  é também um dos autores do livro  Eclipses, igulamente publicado pela Gradiva (1999). O presente livro é prefaciado por Nuno Crato, professor do departamento de Matemática do ISEG (actual Ministro da Educação), conhecido divulgador científico e colaborador do Jornal Expresso.

O estilo do autor e a riqueza da informação, exposta com entusiasmo, fazem da leitura deste livro um verdadeiro prazer. O Autor ANTÓNIO MAGALHÃES está de parabéns. O livro não é de agora (saíu em 2004), mas nesse tempo não lhe foi dada a devida e bem merecida importância. Continua perfeitamente actual e fascinante, pois estes assuntos não se desactualizam. Podem encontrá-lo na Astrofoto ( www.astrofoto.com.pt, procurando em "livros"), que o envia para vossa casa. Podem ainda procurá-lo na Bertrand ou em outras livrarias, ou ainda encomendar à Editorial Gradiva http://www.gradiva.pt/index.php?q=C/BOOKSSHOW/968.

Mitos no Céu é uma obra muito interessante que será procurada por divulgadores do céu nocturno e astrónomos amadores,  nostálgicos  dos tempos clássicos e muitas outras pessoas que querem saber mais sobre a história da astronomia, sobre as constelações e as curiosidades que lhe estão associadas.

Uma obra a não perder, que talvez poucos conheçam e a que não tem sido dado o devido valor.

Guilherme de Almeida
« Última modificação: Dezembro 17, 2013, 11:43:40 pm por Guilherme de Almeida »
Guilherme de Almeida

Livro "Mitos no Céu": obra extraordinária
« em: Fevereiro 23, 2013, 11:42:41 pm »