Autor Tópico: Iniciando na astronomia  (Lida 6268 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Ramon Costa

  • Mensagens: 6
  • Karma: +0/-1
    • Ver Perfil
Iniciando na astronomia
« em: Fevereiro 27, 2013, 12:34:51 am »
Boa noite à todos!
É com grande prazer que começo minha jornada no mundo da astronomia postando aqui nesse fórum.
Sempre tive paixão pelo céu e agora pude adquirir um telescópio bem simples, mas creio que vai me ajudar muito, pois pesquisei bastante para comprá-lo.
Conto com a ajuda de todos para que eu possa aprender a admirar o espaço da maneira correta.
Meu telescópio é um refletor de 76mm da marca Silstar. Desde já agradeço qualquer dica e comentário que me ajude nessa empreitada, pois sou totalmente novato.
Tenho e quero aprender desde o básico.

Obrigado ;)

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Iniciando na astronomia
« Responder #1 em: Fevereiro 28, 2013, 05:40:05 pm »
Olá Ramon, bem vindo ao fórum e ao mundo fascinante da Astronomia!
Aqui tentamos ajudar todos, da melhor maneira possível, tudo o que quiser perguntar, pergunta que alguém sempre vai responder!
Normalmente, a melhor maneira de começar, é comprar, se não tiver, um bom mapa ou Atlas do céu noturno, para começar a aprender a conhecer constelações, planetas e objectos mais fáceis de encontrar.
Um bom programa que também deve descarregar, é o Stellarium, que é grátis, e que te dá, em tempo real, dependendo da sua localização, o céu que pode ser observado nesse momento; inclusivé, te ajuda a buscar qualquer objeto ( www.stellarium.org ).
O passo seguinte, que se aconselha, é uns bons binóculos, não só porque te ajuda a procurar objetos mais fácilmente, mas também porque proporcionam visão binocular, muito confortável para nós!
Só depois, se aconselha a compra de um telescópio, mas isto não é uma crítica, ok? Eu também comecei por comprar um telescópio, e só depois comprei binóculos.
A razão para isto, é que se deve ir progredindo de forma faseada, além de que, se você, por alguma razão ( não imagino qual :)  ), deixar de apreciar Astronomia, então não terá gasto muito dinheiro, entende?
Eu conheço um caso de um amigo, que teve o bichinho da Astronomia, quis comprar desde logo um bom e caro telescópio, mas como não teve o devido acompanhamento, uns meses depois arrumou tudo e não voltou a observar!
Por isso, se fôr por fases, o interesse ira aumentar e quando chegar a altura, saberá dar o real valor a um instrumento de observação.
Com disse antes, tudo o que quiser perguntar, faz favor, que aqui a gente gosta de ajudar!
Um abraço  ;)
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Re: Iniciando na astronomia
« Responder #1 em: Fevereiro 28, 2013, 05:40:05 pm »

Offline Ramon Costa

  • Mensagens: 6
  • Karma: +0/-1
    • Ver Perfil
Re: Iniciando na astronomia
« Responder #2 em: Fevereiro 28, 2013, 06:19:13 pm »
Olá Emanuel!
Obrigado pela atenção, e suas opiniões e dicas serão muito bem vindas.
Essa minha compra desse telescópio se deu da seguinte forma: Estava olhando o mercado livre, quando vi o anúncio de um telescópio que aumentava a visão 675x
Achei barato e quis comprar. Mas antes resolvi pesquisar para ver se valia a pena, e a partir daí comecei a pesquisar mais à fundo o assunto.
Mesmo já tendo lido e recebido o conselho do binóculos, resolvi começar com o telescópio mesmo, tendo tentado escolher o melhor para minha necessidade (aprender). Já tenho o stellarium instalado, e já venho estudando nele há algum tempo.
Na verdade o telescópio ainda não chegou, e eu não vejo a hora de testá-lo. Mais uma vez conto com a sua ajuda e de todos do fórum para que eu possa cada vez mais gostar da astronomia.
obg


Offline Anders

  • Mensagens: 39
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Iniciando na astronomia
« Responder #3 em: Fevereiro 28, 2013, 06:58:21 pm »
Sê muito bem vindo.
É sempre bom conhecer novos aficcionados pela Astronomia.
O mais importante em Astronomia é a curiosidade e a vontade de aprender que é algo que que já vi que não falta.
Podes procurar aqui outros Astrónomos Amadores membros da tua zona. Há membros de Norte a Sul.
Temos também um grupo no Facebook onde os membros costumam ser mais activos.
http://www.facebook.com/groups/196400023771177/
Qualquer duvida, não hesites em perguntar :)

Offline Anders

  • Mensagens: 39
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Iniciando na astronomia
« Responder #4 em: Fevereiro 28, 2013, 07:26:18 pm »
Uma nota: Tem atenção a telescópios que prometem amplificações enormes. Na verdades os telescópios têm um aumento máximo útil para amplificação a partir do qual deixas de ver mais detalhes.

Por exemplo, eu tenho um Orion XT8 que tem um espelho primário com um diâmetro de 200 mm.
Para saber a amplificação máxima útil, multiplico esse valor por 2.5 (penso que existem várias formas para fazer este calculo, mas não tenho a certeza de qual será mais correcta)
Então, 200 x 2.5 = 500

Ou seja com o meu telescópio só posso obter uma amplificação de até 500x (nota que para fazer um aumento destes já preciso de um céu absolutamente perfeito, o que é algo raro).
Depois ainda posso ampliar para lá deste valor, mas embora os objectos fiquem maiores, não vão ser visíveis novos detalhes que é o que se pretende. Vale mencionar que este tipo de amplificação extrema só servem para objectos muito brilhantes como a Lua ou Júpiter.

Durante um observação, geralmente são usadas amplificações mais modestas, entre 50x a 150x
« Última modificação: Fevereiro 28, 2013, 07:36:40 pm por Anders »

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Iniciando na astronomia
« Responder #5 em: Fevereiro 28, 2013, 08:27:48 pm »
Sim, isso é algo a ter em conta!
Reiterando o que o Anders disse,quando se trata de telescópios, há que ter algum cuidado, um telescópio não amplifica exageradamente, apesar de que, em teoria é possível.
Ora bem, a ampliação de um espelho ou lente, é proporcional ao diãmetro do mesmo; isto quer dizer que a capacidade de ampliação é diretamente proporcional à quantidade de luz que esse espelho ou lente consegue captar; quanto maior fôr, mais luz consegue captar e mais ampliação se pode utilizar; se se ultrapassar os limites praticos para um determinado diãmetro, o resultado são imagens tão escuras que não se consegue vêr nada.
Normalmente a fórmula que se utiliza para calcular quanta ampliação podemos utilizar num determinado espelho ou lente, é multilicar o diãmetro por 2,4X, se o diãmetro fôr em milímetros, ou multiplicar o diãmetro por 50x , se o diãmetro fôr em polegadas; também convém dizer que estes valores não são aplicáveis a todos os telescópios, variam de acordo com a qualidade dos mesmos; escusado será dizer que o tipo de telescópio com mais qualidade que s pode ter, o refrator apocromático, aguenta perfeitamente 60X por centímetro do seu diãmetro;
Na prática, o teu telescópio, de 76mm, aguenta com 182x , mais coisa , menos coisa; se utilizares ampliações acima disso, a imagem escurece até níveis que não são praticáveis.
Também convém dizer que, mesmo nos telescópios em que se pode utilizar ampliações elevadas, na maior parte das vezes, não se pode utilizar acima de 300X, pelo simples fato de que a nossa atmosfera, aliada à poluição , tanto luminosa como atmosférica, impedem que se utilize valores muito altos, só mesmo em casos de exceção, em zonas muito boas para observação.
 :)
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline Ramon Costa

  • Mensagens: 6
  • Karma: +0/-1
    • Ver Perfil
Re: Iniciando na astronomia
« Responder #6 em: Fevereiro 28, 2013, 11:49:45 pm »
Boa noite, amigos.
Obrigado pelas dicas. Como eu disse, antes de comprar pesquisei alguma coisa sobre a amplificação dos telescópios. Sobre as diferenças entres os refratores e os refletores, sobre distância focal, enfim, dei uma lida superficial em muita coisa.
Eu ia comprar um refrator de 70mm e na última hora resolvi comprar esse refletor de 76mm. Vocês acham que vai dar pra ver alguma coisa com ele?
abç

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Iniciando na astronomia
« Responder #7 em: Março 01, 2013, 12:12:06 am »
Sim, claro que sim, vai dar para ver um número elevado de objetos; o que é importante é perceber os seus limites e acima de tudo, perceber que aquelas fotos fantásticas que se vêm na net e nas revistas de astronomia , não é o que se vê numa ocular; aquilo é o resultado de exposições fotográficas captadas por um sensor digital, extremamente sensível e tratadas com programas específicos, tipo Photoshop.
No entanto, com esse refletor, também dá para fazer umas boas fotos, tudo depende da pessoa que as efetua.
Um abraço  :)
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline Ramon Costa

  • Mensagens: 6
  • Karma: +0/-1
    • Ver Perfil
Re: Iniciando na astronomia
« Responder #8 em: Março 04, 2013, 03:46:55 pm »
 ;D Meu telescópio finalmente chegou!!! Já está montado e logo mais à noite, vou fazer minha primeira observação.

Depois eu conto como foi!!!
abç

Offline Ramon Costa

  • Mensagens: 6
  • Karma: +0/-1
    • Ver Perfil
Re: Iniciando na astronomia
« Responder #9 em: Março 05, 2013, 12:46:34 am »
Boa noite,
Hoje, pela primeira vez olhei para o céu com um telescópio. No início não conseguia ver nada, nem com buscadora. O início da noite aqui estava uma beleza. Céu limpo e pouco vento. Quando comecei a enxergar algumas estrelas na ocular, comecei a tentar focalizar júpiter. Foi uma tarefa bem difícil no começo, mas quando consegui a emoção foi grande. Maior ainda quando coloquei a ocular de 10mm!! Deu pra ver suas luas e em certos momentos suas faixas.
Pena que o céu foi tomado de nuvens e a brincadeira vai ficar pra amanhã. Não vejo a hora de olhar pra lua!! Tem tanta coisa pra ver e pra aprender também!!! Conto com vocês.

abç

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Iniciando na astronomia
« Responder #10 em: Março 05, 2013, 05:12:53 pm »
Olá Ramon,
Fico contente de saber que seu telescópio chegou,  é sempre uma emoção olhar por um instrumento pela primeira vez!
É claro que pode contar connosco  para o ajudar no que precisar; tenho a certeza de que vai passar belos momentos de observação.
Um abraço   ;)
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline Anders

  • Mensagens: 39
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Iniciando na astronomia
« Responder #11 em: Março 08, 2013, 09:33:46 pm »
É uma experiência fantástica.
Como já viu, aquilo que se observa por uma ocular é apenas uma amostra das imagens espectaculares que se vem nos livros, no entanto não há imagem nenhuma de alta definição que dê mais emoção do que ver um planeta com os próprios olhos.
Se o tempo o permitir, tente procurar a Nebulosa de Orion (M42). É fantástica e em breve vai deixar de ser visível por vários meses.

Offline Ramon Costa

  • Mensagens: 6
  • Karma: +0/-1
    • Ver Perfil
Re: Iniciando na astronomia
« Responder #12 em: Março 09, 2013, 02:28:58 am »
Boa noite amigos.
O tempo não tem ajudado, mas tenho observado o céu quando as nuvens dão uma trégua. Mas mesmo assim ainda não tive oportunidade de pegar uma noite daquelas...
Assim mesmo tenho tido experiências fantásticas! Júpiter com a ocular de 10mm ficou ainda mais visível com suas luas. Por falar em lua, a nossa foi outro grande momento. Ela é linda!!! Porém só está saindo aqui de madrugada.
Quanto à M42, ontem mesmo tentei observá-la, mas não sei se consegui ao certo. Eu acho que sim, pois eu via muitas estrelas e de acordo que ia movendo o telescópio ia vendo mais, envoltas de uma aparente nuvem. Será isso?
obg

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Iniciando na astronomia
« Responder #13 em: Março 09, 2013, 11:24:47 am »
Sim, normalmente quando se observa a M42, Nebulosa de Orion, na ocular, dá mesmo essa idéia, de uma pequena nuvem! As suas côres tornam-se visíveis quando se fotografa!  :D
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Re: Iniciando na astronomia
« Responder #13 em: Março 09, 2013, 11:24:47 am »