Autor Tópico: Tripulação do Atlantis descansa antes de voltar à Terra  (Lida 1085 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Tiago Dias

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 166
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Tripulação do Atlantis descansa antes de voltar à Terra
« em: Setembro 16, 2006, 08:49:46 pm »
Agência EFE



Washington, 16 set (EFE).- A tripulação do ônibus espacial Atlantis descansa hoje na Estação Espacial Internacional (ISS) antes de começar amanhã o retorno à Terra, informou a Nasa.

Os seis tripulantes dormiram hoje uma hora a mais após uma dura semana de trabalho, na qual realizaram três caminhadas espaciais em quatro dias.

O centro de controle em Houston despertou a tripulação com a música "Twelve Volt Man", escolhida pela família do astronauta Dan Burbank, que descreveu a música como "uma ótima maneira de começar o dia aqui no espaço".

Os astronautas terão metade do dia livre e poderão desfrutar da experiência de estar no espaço sem gravidade e ver o planeta e as estrelas de uma perspectiva acessível a poucas pessoas.

Na segunda metade do dia, a tripulação finalizará as tarefas de carga e descarga do Atlantis.

Às 8h50 de Washington (9h50 de Brasília) está previsto que o Atlantis se desprenda da ISS e comece sua viagem de volta à Terra. A aterrissagem está prevista para as 5h57 (9h57 de Brasília) no Centro Espacial Kennedy na Flórida.

O objetivo central desta missão foi o posicionamento de dois painéis solares colocados nesta quinta-feira na ISS, que ajudarão a duplicar a potência energética da estação.

Os painéis, com um custo de US$ 372 milhões, só gerarão eletricidade após a próxima missão da Nasa, prevista para dezembro.

Os painéis solares medem 73 metros e são sustentados por duas vigas de quase 14 metros de comprimento. O peso total do conjunto é de 17,5 toneladas.

Foram as primeiras tarefas de reconstrução após a suspensão das missões à ISS, devido ao desastre da nave Columbia, em 2003.

A missão "STS-115" do Atlantis é liderada pelo comandante Brent Jett, e integrada pelo piloto Christopher Ferguson, e os especialistas Heidemarie Stefanyshyn-Piper, Joseph Tanner, Daniel Burbank e Steven G. Maclean, da Agência Espacial do Canadá. EFE mv mac/an
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Tiago Dias »

Tripulação do Atlantis descansa antes de voltar à Terra
« em: Setembro 16, 2006, 08:49:46 pm »