Autor Tópico: Este telescópio é bom ? RF 150mm Toya Startec PRO 150LTEQ3-5  (Lida 23702 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline mariorgrossi

  • Astro-Novato
  • *
  • Mensagens: 11
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Deus criou o bigbang
    • Ver Perfil
Olá pessoal. Sou novo por aqui e gostaria de pedir a opinião de voces a respeido deste telescopio
http://www.telescopios.net/ecommerce_site/produto_4354_7886_Telescopio-RF-150mm-Toya-Startec-PRO-150LTEQ3-5
O preço está bom ?
Da pra ver muita coisa com ele ?
e o mais importante... é um bom telescópio ?
Eu ja tive um há muitos anos atras da marca csr e já tava feliz em ver a Lua mas, agora quero ir mais longe. Ao infinito e além.
Desde já agradeço pela ajuda.
obs. Posso gastar no máximo R$1500,00. se tiver um melhor por esse preço me indiquem  ;)
Valeu
Em breve.

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Este telescópio é bom ? RF 150mm Toya Startec PRO 150LTEQ3-5
« Responder #1 em: Junho 07, 2013, 08:45:43 pm »
Olá Maiorgrossi, bem vindo ao fórum!
Hummm, sabe, esse telescópio não é grande coisa, e eu explico porquê.
A marca Toya é mais uma daquelas marcas que têm aparecido e que são fornecidos pelos maiores fabricantes de telescópios do mundo, os Chineses da SYNTA.

O problema é que a maior parte dos telescópios que eles fabricam, não são de boa qualidade, são aceitáveis, mas.... entendeu?

Além disso, o preço pedido por esse telescópio é algo exagerado, em relação ao produto apresentado; a montagem por exemplo, que é uma Equatorial 3 ( e não liga ao 3-5, é só para enganar, é uma equatorial de tipo 3, igual a tantas outras utilizadas por outras marcas conhecidas,ok? ), o que quer dizer que tem uma determinada capacidade de carga; ora bem, esse telescópio é quase um 6" ( tem um espelho com quase 6 polegadas de diãmetro, mais exatamente 5,9") e por isso, já pesa um pouco; essa montagem não é a ideal para um telescópio desse tamanho, nem para observação visual, e nem para astrofotografia; uma boa maneira de vêr isso, é tocar no telescópio, ao mesmo tempo que se observa, e vêr quantos segundos demora a imagem  a ficar quieta, sem tremideira; qualquer montagem que o não consiga fazer até uns 4 segundos, mais ou menos, não é indicada para esse telescópio.

No entanto, eis algumas dicas para você perceber que não deve comprar esse telescópio:
1º no site deles diz que tem oculares do tipo Plossl, o que é bom, porque todo o telescópio deve ter no mínimo, oculares do tipo Plossl, para ter uma imagem decente; agora que as Plossl são as melhores do mundo??? Como dizem vocês, Brasileiros, "vai-te catar"!!! uma ocular Plossl de 20mm, por exemplo, custa normalmente algo como 100 reais, uma ocular Nagler do construtor Americano Tele Vue, de 20mm, custa cerca de 800 reais!!! Porque será???

2ºampliação máxima teórica de 562X ??? o tipo é burro ou quê?? a ampliação máxima de um telescópio é calculada baseada em dois fatores: o tamanho do espelho ou objetiva, e a qualidade do mesmo; isto significa que no caso deste telescópio, que tem 150mm de diãmetro, apenas tens de multiplicar esse valor por 2,4X, ou seja 360X!!! esse é que é o valor máximo teórico, porque o pratico depende do céu aonde você estiver a observar e normalmente não se deve ultrapassar as 300X de ampliação, devido à nossa atmosfera, que infelizmente tem todo o tipo de poluição, seja luminosa, seja poluição de emissão de gases, etc, etc. ao ampliar mais do que 300 X também se amplia esse problema, entendeu? No caso de o telescópio ter o tamanho em polegadas( " ), para se encontrar o máximo de ampliação, multiplica-se por 50 X ou então por 60X se as òticas do telescópio forem de qualidade  muito elevada.

3º Astrofotografia com este telescópio??Ora bem, a astrofotografia é possível com qualquer telescópio, mas sinceramente, com este, e principalmente com esta montagem, não esperes bons resultados, e digo isto honestamente, para se conseguir bons resultados com ele, tens que ser uma pessoa já com bastante experiência;
4º na descrição daquilo que se pode vêr com ele, tem uma parte que diz ser possível vêr alguns detalhes em Urano... impossível com este telescópio...para vêr detalhes em Urano, já tem que ser um telescópio muuuuito maior...

Resumindo, a apresentação das caraterísticas desse telescópio, na minha modesta opinião, apenas demonstram, que este é um daqueles que se tenta enganar o comprador desprevenido, e o que você fez, se informar antes de comprar, foi a melhor coisa que poderia ter feito.
Bom, por 1500 reais?? Tem muito melhor, quer um exemplo?

Olha este, tem 8" ( 200mm de diãmetro) e custa 1400 reais, só não sei aonde no Brasil, você pode encomendar telescópios da Skywatcher, porque este link é da telescope-service, na Europa:

http://www.teleskop-express.de/shop/product_info.php/info/p2891_Skywatcher-Explorer-200P---200-1000mm-Newtonian-on-NEQ-5.html

E porque não um Dobson de 8"( 977 reais ), muito fácil de usar:

http://www.teleskop-express.de/shop/product_info.php/info/p39_GSO-Dobsonian-Telescope-200C---200mm-f-6---Special-offer.html

Ou mesmo de 10"( 1341 reais ):

http://www.teleskop-express.de/shop/product_info.php/info/p42_GSO-Dobsonian-250C---10--f-5-Dobsonian-Telescope---OFFER.html

Tem muito exemplo, sabe, talvez seja melhor tentar encontrar importadores no Brasil de várias marcas,tais como Meade, Skywatcher, Celestron, Orion, Vixen, GSO,etc, etc, que depois poderemos vêr se são boas escolhas ou não, o que você acha??
Um abraço  ;)

Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Re: Este telescópio é bom ? RF 150mm Toya Startec PRO 150LTEQ3-5
« Responder #1 em: Junho 07, 2013, 08:45:43 pm »

Offline mariorgrossi

  • Astro-Novato
  • *
  • Mensagens: 11
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Deus criou o bigbang
    • Ver Perfil
Re: Este telescópio é bom ? RF 150mm Toya Startec PRO 150LTEQ3-5
« Responder #2 em: Junho 08, 2013, 03:03:53 am »
 :o Muito obrigado mesmo pela explicação amigo, agora ficou tudo mais claro pra mim.
Eu ia mesmo comprar gato por lebre e graças a Deus existem pessoas honestas neste mundo que nos ajudam a tirar nossas dúvidas.
Vou dar uma olhada nos links que voce me passou e espero, o quanto antes, comprar o meu telescópio.
Muito, mas muito obrigado mesmo pelas dicas amigo. Não sei nem como agradecer.
Valeu mesmo  ;D
Em breve.

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Este telescópio é bom ? RF 150mm Toya Startec PRO 150LTEQ3-5
« Responder #3 em: Junho 08, 2013, 10:48:25 am »
Ora essa, é um prazer para mim poder ajudar.
 ;D
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline mariorgrossi

  • Astro-Novato
  • *
  • Mensagens: 11
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Deus criou o bigbang
    • Ver Perfil
Re: Este telescópio é bom ? RF 150mm Toya Startec PRO 150LTEQ3-5
« Responder #4 em: Junho 08, 2013, 10:18:06 pm »
Caros colegas, desculpas por estar incomodando novamente mas, não quero comprar gato por lebre.
o que vcs me dizem deste telescópio ?
http://www.astroshop.com.br/produto.asp?CodProd=21049
desde já agradeço.
 :D
Em breve.

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Este telescópio é bom ? RF 150mm Toya Startec PRO 150LTEQ3-5
« Responder #5 em: Junho 09, 2013, 09:26:33 am »
Bem, aki venho eu outra vez... ;D
A Celestron é uma das marcas de telescópios mais conhecidas no mundo, é Americana, mas também tem a Chinesa SYNTA , como fornecedor deste tipo de telescópio, o refletor newton.
Provavelmente você estará pensando....." Caramba, para esse tipo, nenhum telescópio serve..."
Claro que não!!! Eu explico: como te tinha dito, a SYNTA é o maior produtor de telescópios em massa, do mundo, mas , nem todas as marcas têm os mesmos níveis de qualidade, e o que isso quer dizer é que toda a vez que você compra de uma certa marca, que é bem conhecida no mundo astronómico, como é a Celestron, o risco de você receber um produto com defeito ou de baixa qualidade é muito menor, comparado com outra marca, que não tem as mesmas exigências de qualidade, apesar de terem o mesmo fabricante, entendeu? Na pratica, o que acontece, é que uma marca de baixa qualidade, simplesmente recebe o produto, e simplesmente reenvia para o comprador; por outro lado, uma marca decente, tem um departamento de qualidade, e todo o produto que é recebido do fabricante, é testado, e se não estiver com a qualidade exigida, é devolvida ao fabricante, e assim, o risco de o comprador receber um mau produto, é muito menor.
A fama da Celestron deve-se mais, não a este tipo de telescópio, mas aos Schmitt-Cassegrain, porque foi a empresa pioneira, nos anos 60 ou 70, que introduziu no mercado de telescópios amadores, este tipo de telescópios, que anteriormente eram considerados só para uso profissional; é talvez a marca mais popular no mundo, neste tipo de telescópio, assim como a Americana Meade.
Eu tenho produtos Celestron, tal como a montagem Cgem que utilizo com o meu refrator, já tive algumas coisas da Celestron, que não gostei muito, acessórios principalmente, nem tudo é bom.
Em relação ao telescópio que mencionas, o refletor de 127mm, é um telescópio de iniciante, é barato, mas é algo fraco, e com menos poder de mostrar objetos que o Toya de 150mm....
Realmente, nessa página, o newton de 6" seria muito melhor, mas com a montagem incluída, provavelmente o preço será muito maior...
Diria eu....procura, procura, pesquisa, pesquisa, não tenhas pressa em comprar, acabarás por fazer uma boa escolha, vais vêr. :)
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline mariorgrossi

  • Astro-Novato
  • *
  • Mensagens: 11
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Deus criou o bigbang
    • Ver Perfil
Re: Este telescópio é bom ? RF 150mm Toya Startec PRO 150LTEQ3-5
« Responder #6 em: Junho 09, 2013, 03:35:08 pm »
E a busca continua.  :D
Poderia me dizer algumas marcas boas pra eu poder refinar minha pesquisa ?
Muito obrigado
« Última modificação: Junho 09, 2013, 03:44:13 pm por mariorgrossi »
Em breve.

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Este telescópio é bom ? RF 150mm Toya Startec PRO 150LTEQ3-5
« Responder #7 em: Junho 09, 2013, 04:54:27 pm »
Celestron é boa marca, mas não optes por um telescópio dos mais baratos, se vais para um newton, tenta comprar de 6" ou talvez de 8", ficarás bem servido.
Posso tentar fazer uma lista de marcas com qualidade aceitável ou bastante boa:
Celestron, Meade, Orion, Skywatcher, GSO, Vixen,Orion UK,Williams Optics, Intes, Stellarvue,Astro-Tech,etc;
Com qualidade excelente, e preço muito alto:
Pentax, Astro-Physics, TMB, APM, Tele Vue, TEC, todas as marcas que utilizem òticas Russas da Lzos ou Lomo, Takahashi, etc.
Bom, em relação aos de muito boa qualidade, são extremamente bons, mas, infelizmente, são muito caros, e a menos que tenhas muito dinheiro para gastar......
Dos que mencionei com qualidade aceitável ou bastante boa, ficarás bem servido. Existem muitas outras boas marcas, estas são as que me lembro agora, e talvez as mais populares.
O meu conselho é que não apostes num telescópio típico de iniciante, tipo um newton de 114mm, ou um refrator de 60mm, porque provavelmente ficarás desapontado em relação às expetativas.
Da mesma forma não apostes num telescópio muito caro, a menos que a astronomia seja desde já um assunto mais sério para ti, porque muitas pessoas que começam com este hobbie, compram logo um telescópio muito bom e caro, mas depois perdem o interesse, e lá se vai o investimento que fizeram, entendeu?
Na minha modesta opinião, se queres um telescópio com poder de ampliação , que te mostre objetos com detalhes interessantes, e que seja fácil de usar, então nada melhor que um Dobson  de 6",de 8" ou talvez de 10";
Se queres um telescópio para observar, mas tens desde já a idéia de mais tarde começar com astrofotografia, então um telescópio com montagem equatorial é imprescendível, e nesse caso, um newton de 6" ou 8" seria o ideal;
Também é bom saber que o telescópio newton é a melhor escolha, de uma forma geral, em relação a preço/tamanho/qualidade, mas se quiseres ser mais específico, então tens melhores escolhas, mas os preços são de outro nível totalmente diferente, e isto tem a ver com a qualidade das òticas e com a complexidade da construção desses telescópios.
Por exemplo, se quiseres um telescópio muito bom para planetas, então um Schmitt-Cassegrain ou Maksutov-Cassegrain será a melhor escolha, porque devido a ser um sistema muito compacto , têm uma distância focal muito elevada, ideal para ampliações elevadas , o que é necessário para se poder vêr detalhes na superfície dos planetas;
Por outo lado, se quiseres um telescópio para os chamados objetos de céu profundo, tipo nebulosas e galáxias, então o melhor, para observar, será um newton com um espelho grande, tipo 10 ou 12", mas com uma distãncia focal curta, para poder captar a totalidade do objeto que queremos observar e ao mesmo tempo com muito poder de captar luz, devido ao seu tamanho; ou um refrator apocromático com focal curta para efetuar fotos, que é de resto o melhor tipo de telescópio para fotografia, porque utiliza as melhores e mais caras òticas de qualquer tipo de telescópio, e tem uma focal curta, para poder captar uma imagem, no menor tempo possível. Obviamente que o preço de um refrator apocromático é muito alto.
Outro conselho que também costumo dar, porque não dar uma vista de olhos no mercado de usados?
Aparecem excelentes negócios, por exemplo, o telescópio e montagem que eu tenho, foram comprados no mercado de usados, e estão impecáveis, quer vêr?
Porque não tentar?
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline mariorgrossi

  • Astro-Novato
  • *
  • Mensagens: 11
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Deus criou o bigbang
    • Ver Perfil
Re: Este telescópio é bom ? RF 150mm Toya Startec PRO 150LTEQ3-5
« Responder #8 em: Junho 09, 2013, 05:37:01 pm »
Ola, sou em incomodando novamente.
Achei muito bonito o seu telescopio ai na foto. qual a marca dele?
Encontrei esse que achei interessante e cabe no meu orçamento

http://www.casadoastronomo.com.br/ecommerce_site/produto_8778_10168_Telescopio-Sky-Watcher-Refrator-Acromatico-102mm-BKP1025AZ3-

Mas ainda estou à procura. Até o fim deste ano quero ter o meu telescópio e acho que com a ajuda de profissionais como voce eu acertarei em um bom equipamento e que caiba no meu orçamento.
 ;D
valeu amigo.
Em breve.

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Este telescópio é bom ? RF 150mm Toya Startec PRO 150LTEQ3-5
« Responder #9 em: Junho 09, 2013, 08:38:35 pm »
ôi! Incomoda, que eu só não ajudo se não souber... ;D
O telescópio que eu tenho, é um refrator apocromático de 132mm da Williams Optics, e a montagem é uma Celestron Cgem Go-To ( caso você não saiba, montagem  Go-To significa que é automatizada, após eu ter alinhado a montagem pela estrela polar, e ter efetuado o alinhamento pelo software da própria montagem, toda a vez que eu quiser observar um determinado objecto, só tenho que selecionar no comando da montagem o que quero vêr, selecionar go-to, que ela busca para mim esse objeto, além de o manter no campo de visão, através do movimento dos motores da montagem).
Eu comprei ele, a montagem primeiro, e o tubo òtico, uns meses depois, no mercado de usados, por 1/3 do preço. :D

Esse Skywatcher que você menciona, é uma boa escolha, porque é um telescópio conhecido, com qualidade aceitável, e inclusivé, pode ser utilizado para astrofotografia, por ter uma focal curta.
Mas a montagem não....
Desculpa eu ser assim, mas eu prefiro dizer verdadeiramente o que penso e não o contrário! ???
A questão é a seguinte: você quer um telescópio só para observar de vez em quando ou vai querer algo mais?
Esta montagem é alt-azimutal e movimenta-se através de dois eixos, o da altitude e o do azimute, ou se preferir, da altitude e da longitude, tal como o telescópio Dobson, inventado por um senhor Americano chamado John Dobson, em que a ùnica diferença, é que o Dobson tem uma caixa de madeira para segurar o tubo òtico, em vez de um tripé, mas funciona também nos dois eixos mencionados.

Agora, este tipo de montagem tem uma coisa boa e duas más:
a boa, é que é a montagem mais fácil de usar, é só apontar ao objeto que você quer vêr e observar; até aqui tudo bem, desde que você esteja observando com baixas ampliações, o que fará com que esse objeto demore algum tempo a sair do campo de visão da sua ocular; mas imagine que você está observando Júpiter, com baixa ampliação, e então terá na sua imagem, o típico disco pequenino do planeta, ladeado por 4 estrelinhas, que não são nada mais que as 4 maiores luas de Júpiter, Calisto,Ganymedes, Europa e Io; aí você pensa...caramba, eu quero vêr a superfície do planeta, quero vêr as bandas típicas da superfície de Júpiter, que são os diferentes tipos de gases que as formam....o que eu tenho que fazer? colocar uma ocular que me dê maior ampliação!! você coloca, foca a imagem novamente e tenta observar, mas...2 segundos depois o planeta já não está mais no campo de visão da ocular, tenta novamente e...a mesma coisa...tenta outra vez e...caramba, que chatice...melhor voltar a usar uma ocular de baixa ampliação...
Você entendeu aonde eu quis chegar???

Uma montagem alt-azimutal é simples de usar, mas não é motorizada, nem é equatorial, que é imprescendível para  seguir um objeto com ampliações médias ou altas , e totalmente imprescendível para astrofotografia.
As duas coisas más  desta montagem então, é não ser motorizada, e não ter um terceiro eixo, o equatorial.
Bom, o eixo equatorial de uma montagem, não é nada mais, que um eixo que simula a posição do telescópio e observador, em relação à curvatura do nosso planeta.
No meu caso será de 40 Graus Norte, no seu não sei, mas facilmente você saberá a sua latitude.
Devido a essa curvatura, as estrelas e todos os objetos do céu noturno, descrevem uma curvatura aparente no céu, que se deve, obviamente à rotação do nosso planeta, e que será de 0 graus nos pólos e 90 graus na linha do equador; por isso mesmo existe esse terceiro eixo.
Na prática isto significa que,depois de selecionar a nossa latitude  nesse eixo e depois de alinhar devidamente a nossa montagem pela estrela polar ( no hemisfério norte ), para seguir um objecto, basta movimentar o eixo da longitude/azimute; e se a nossa montagem fôr motorizada ainda é mais fácil, o motor fará isso por nós. :D
Mas você é que tem que decidir qual a finalidade do telescópio que vai comprar...

Entretanto, porque não vêr o site da Astromart, Americana, que é a maior página de telescópios e acessórios usados do mundo? Talvez você encontre algo interessante.
Realmente eu não sei como são os preços dos telescópio aí no Brasil; aqui em Portugal sempre foram algo exagerados, muito por culpa dos impostos, e por isso mesmo é que eu compro fora do país, que mesmo com os portes de envio, fica mais barato. :P

http://www.astromart.com/

Ps. não sou profissional não, sou muito amador mesmo, eu apenas adoro telescópios e astronomia... ;D
Abração
« Última modificação: Junho 09, 2013, 08:43:30 pm por Emanuel »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline mariorgrossi

  • Astro-Novato
  • *
  • Mensagens: 11
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Deus criou o bigbang
    • Ver Perfil
Re: Este telescópio é bom ? RF 150mm Toya Startec PRO 150LTEQ3-5
« Responder #10 em: Junho 10, 2013, 12:45:57 pm »
Puxa, finalmente acertei na escolha do telescópio  :) mas na montagem ele peca  :-\
Agora uma dúvida. Caso eu compre esse telescópio, seria possivel eu mudar a montagem dele para uma mais apropriada ?
Algo que resolveria o problema que você descreveu no exemplo de Júpiter ?  ???
Se for possível mudar a montagem dele, eu não teria problemas em utiliza-lo da maneira que esta e num futuro bem próximo modificar a montagem dele para algo mais apropriado às minhas necessidades.

Uma dúvida... em relação a este http://www.armazemdotelescopio.com.br/loja/index.php?option=com_virtuemart&view=productdetails&virtuemart_product_id=164&virtuemart_category_id=9#kmt-8935
qual é o melhor ???

E como sempre... muito obrigado por estar me ajudando na jornada para a aquisição do meu telescópio.   ;)


Obs: As coias aqui no Brasil também são bem caras por causa dos impostos. Na verdade 50% do valor é puro imposto.
« Última modificação: Junho 10, 2013, 12:54:04 pm por mariorgrossi »
Em breve.

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Este telescópio é bom ? RF 150mm Toya Startec PRO 150LTEQ3-5
« Responder #11 em: Junho 10, 2013, 02:00:58 pm »
Pois, infelizmente aqui em Portugal é a mesma coisa, os impostos são bem altos... :(
Bem, passemos a coisas sérias:
quando se pergunta a uma pessoa qual a finalidade do telescópio que vai comprar, tem uma razão de ser, porque existe diferença na observação de objetos;
Entenda que todo o telescópio serve para todas as finalidades, seja observar, seja fotografar, mas nunca com os mesmos resultados, entendeu?

Se você tiver mais interesse em observar planetas,  estrelas duplas ou enxames globulares, em que é necessário ter ampliações altas, para poder observar detalhes, principalmente nos planetas, então você vai querer comprar um telescópio que tenha uma distãncia focal alta, tipo F/10 ou mais ( o F significa foco e o número é o valor da distãncia focal em relação ao telescópio; por exemplo, se fôr um de 150mm de diãmetro, e F/10, significa que tem uma distãncia focal de 1500mm ); isto significa que você pode comprar qualquer tipo de telescópio, seja Newton, Refrator ou Catadióptrico, mas tem que ter uma distãncia focal alta;

Agora o problema é que , para ter uma focal alta, nem todos os tipos de telescópio são convenientes: um catadióptrico, por exemplo, seja Schmitt-Cassegrain ou Maksutov-Cassegrain ( existem muitas variantes deste desenho òtico, ok? estes são os mais populares) é a melhor escolha, porque é um sistema que utiliza uma combinação de espelhos e lentes, o que faz que mesmo com focais muito altas, tipo F/15, o tubo é muito curto, o que é excelente para qualquer montagem, tem menos peso e tubo muito mais curto, o que impede oscilações;
Se você optar por um Newton de focal muito alta, também vai poder observar da mesma forma os planetas, mas o tubo será muito comprido e muito pesado; neste caso, você teria de comprar uma montagem muito boa e cara, que tivesse a capacidade de segurar o tubo devidamente;
O refrator já é assim um meio termo, é bom, mas também precisa de uma boa montagem;
Mas tudo isso, se você tiver mais interesse em planetas, ok?

Se o seu interesse são os objectos de céu profundo, tipo Nebulosas ou Galáxias, então você precisa comprar um telescópio de focal curta, tipo F/4 ou F/5; porquê? porque este tipo de objeto, normalmente, é bastante extenso, e por isso você precisa de um telescópio que lhe mostre um campo de visão amplo; além disso, para certo tipo de objetos, você precisa de um telescópio que tenha poder de captar grandes quantidades de luz, e para isso precisa de um que tenha um espelho ou lente com uma àrea grande ( a quantidade de detalhes visíveis nesses objetos, é diretamente proporcional à quantidade de luz que o telescópio consegue captar, por isso quanto maior a àrea, mais luz e mais detalhe); isto significa que de todos os tipos de telescópios, o Newton é o melhor nesta àrea, pela simples razão de que na relação preço de construção/tamanho, não existe melhor opção; os outros tipos também são bons, mas são bastante mais caros.
Sem querer complicar muito, o que normalmente se faz, é comprar um telescópio que seja o meio termo, tipo um faz tudo; assim sendo, normalmente a escolha de um telescópio com focal intermédia, tipo F/6 ou F/8, é a melhor escolha; o Newton é a melhor escolha, por ser relativamente barato, mas o refrator também poderá ser boa escolha, em termos de preço, desde que você não opte por um apocromático, porque apesar de ser o melhor telescópio para astrofotografia, também é muito caro.

Digo tudo isto, porque o telescópio que você mencionou antes, o Skywatcher 102mm curto, é bom para objetos de céu profundo e astrofotografia, pelas razões que mencionei;
Este que você menciona agora, por ter uma focal mais alta, é bom para planetas, além de que tem uma montagem equatorial, que apesar de ser uma equatorial 3, tal como no Toya, por ser um telescópio mais leve, poderá ser uma boa aposta, e na globalidade é melhor que o de 102mm curto.
Todo o tubo òtico pode ser retirado de uma montagem e substituído por outro, e toda a montagem pode ser substituída por outra, com o mesmo tubo òtico; o único cuidado que se tem que ter, é o tamanho do que se chama de "dovetail",que básicamente é a barra que segura o tubo òtico à montagem; nos telescópios de menores dimensões, tornou-se popular dizer que têm um tamanho do "tipo Vixen" ( empresa que inventou este tipo de acessório ); nos telescópios de tamanho maior, são "do tipo Losmandy" ( que é uma empresa Americana, muito conhecida por construír montagens para telescópios muito boas...e caras ).
Se você comprar este telescópio, com montagem equatorial, pode modificar o que quiser, quando quiser; o senão é que para estas montagens, mais acessíveis, não existem assim tantas opções; por exemplo, se mais tarde você quiser comprar motores, ou mesmo o sistema Go-To, será um pouco difícil de encontrar , mas....
 ;)
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline mariorgrossi

  • Astro-Novato
  • *
  • Mensagens: 11
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Deus criou o bigbang
    • Ver Perfil
Re: Este telescópio é bom ? RF 150mm Toya Startec PRO 150LTEQ3-5
« Responder #12 em: Junho 13, 2013, 09:46:22 pm »
Olá de novo.
Com a sua ajuda e dicas resolvi que vou ficar com este
 http://www.armazemdotelescopio.com.br/loja/index.php?option=com_virtuemart&view=productdetails&virtuemart_product_id=164&virtuemart_category_id=9#kmt-8935
Já fiz a encomenda e assim que chegar na loja serei notificado e ele chegara em casa.  ;D
Tem alguma coisa que eu poderia comprar para dar um upgrade nele tipo filtros, lentes ou outras coisas ?
E valeu pela ajuda. agora sei que não comprei gato por lebre.
Obrigado mesmo.
Em breve.

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Este telescópio é bom ? RF 150mm Toya Startec PRO 150LTEQ3-5
« Responder #13 em: Junho 14, 2013, 01:22:25 am »
Olá novamente!
Acho que você fez uma boa compra, a Skywatcher é uma marca bem conhecida no mundo astronômico.
Ele tem um bom buscador, 9X50mm, muito bom para procurar o objeto que você quer vêr; tem duas boas oculares Plossl de 26 e 10 mm, suficiente para começar; tem um focador de 2", um bom indício da qualidade do telescópio ( existem básicamente 3 tipos de medidas standard nos telescópios de amadores: 0,965", usado nos telescópios mais baratos e sem qualidade; 1,25" usada na maior parte dos telescópios comercializados; e 2", que antigamente, só os melhores telescópios tinham focadores dessa medida, agora já existem muitos ) ; essas medidas também se aplicam a todos os acessórios que podem ser usados nesses focadores, obviamente as oculares também, e conforme o seu tamanho, o preço vai subindo; de uma forma geral, as de 2" são as mais caras ( na verdade, atualmente os telescópios mais caros, já incluem focadores maiores, tipo 3", mas as oculares maiores ainda são as de 2"; neste caso utiliza-se um redutor de 3" para 2", entendeu?
Olha, de upgrade, você pode comprar de tudo, desde filtros, a lente Barlow ( acessório muito útil, pois duplica, triplica, ou mais, a distãncia focal do seu telescópio, e na prática, se tiver uma Barlow de 2X, neste refrator, em vez de duas oculares, de 26 e 10, você terá quatro, de 26, 13, 10, e 5, entendeu? quando você utiliza a de 26 juntamente com a barlow de 2X, é como se tivesse utilizando uma de 13mm, e assim sucessivamente; o único cuidado a ter, é não comprar oculares e barlow, de maneira a ter as mesmas medidas: por exemplo, comprar uma ocular de 20mm e outra de 10mm e uma barlow de 2X; não dá, né?  a ocular de 20mm, mais a barlow de 2X é igual à de 10mm, por isso ficou na mesma, porque já tinha uma de 10mm, entendeu? ); talvez mais uma ocular, sei lá, existe muita coisa que você pode comprar para melhorar o refrator..
Quer meu conselho? Para já, não compra nada, aproveita ele da forma que está, pelo que vejo, parece bom para começar;
Agora, o que você deve comprar, assim que fôr possível, são os motores para a montagem, porque ele não tem, é opção, e são muito convenientes mesmo, sem eles, você terá que seguir os objetos manualmente, que é um pouco mais chato, mas mesmo assim, é melhor fazê-lo numa montagem equatorial, do que numa alt-azimutal, porque só tem de movimentar um dos eixos.
Um abraço e parabéns pela compra  ;D
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline waldju

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 376
  • Karma: +11/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Este telescópio é bom ? RF 150mm Toya Startec PRO 150LTEQ3-5
« Responder #14 em: Junho 14, 2013, 01:57:43 am »
Sim, acho que fez uma boa compra!
Tenho acompanhado o desenrolar "da vossa conversa" e estou de acordo com tudo o que o Emanuel disse. Eu próprio tenho um refrator da SkyWatcher de 102mm (mas mais rápido que esse - apenas 500mm de distância focal) e estou satisfeito com ele.
Vai poder ver muita coisa com ele. Se tiver um céu escuro, vai poder maravilhar-se com ele!
Grande abraço e que dê um bom uso ao seu novo "brinquedo"  ;D
Orion XT12i
Maksutov OMC140 Deluxe
Refrator SkyWatcher 102/500
Go-To Synscan Altazimutal
Cam Celestron NexImage
10X50 Bresser
Antares Speers Waler 9,4mm 82º
Baader Hyperion 24mm 68º

Re: Este telescópio é bom ? RF 150mm Toya Startec PRO 150LTEQ3-5
« Responder #14 em: Junho 14, 2013, 01:57:43 am »