Autor Tópico: Novo livro de Guilherme de Almeida2013  (Lida 1132 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Guilherme de Almeida

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Principiante
  • *****
  • Mensagens: 316
  • Karma: +6/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Novo livro de Guilherme de Almeida2013
« em: Junho 10, 2013, 11:25:30 pm »
Caríssimos, é com o maior prazer que vos apresento o meu novo livro (2013) "O Céu nas Pontas dos Dedos":

BREVE SÚMULA
É agora este o livro de entrada. Mas é um livro inovador: na verdade, não é "só um livro", mas sim um pack livro+planisfério celeste multifuncional que permite tudo aquilo que vai indicado no anexo "O que se pode fazer...". A sua função mais básica é a seguinte: marca-se a hora e a data e o dispositivo mostra as estrelas e constelações que nesse momento específico estão acima do horizonte. Mas isso é apenas uma entre 24 funcionalidades possíveis. O planisfério celeste é válido pelo menos durante os próximos 100 anos, assim os materiais durassem tanto.
 
Contém uma abordagem sugestiva e directa, levando o leitor a olhar para cima ao fim de poucas páginas, mas amparando sistematicamente a sua evolução. Esta obra tem capacidade evolutiva, adaptando-se a diferentes níveis de utilização e a diferentes tipos de utilizador, desde o nível mais básico até aos observadores experientes que verão nele uma útil ferramenta para planear oportunidades de observação.
As posições dos planetas, obviamente variáveis com o tempo, são disponibilizadas online até ao ano 2024, segundo indicações dadas no próprio livro.
 

Para os mais curiosos, aqui vão mais dados sobre o novo livro:

Almeida, Guilherme de — "O Céu nas Pontas dos Dedos", 1.ª Edição, Plátano Editora, Lisboa, 2013.
(pack livro+planisfério celeste multifuncional)
Já disponível na Astrofoto (www.astrofoto.com.pt) e praticamente em todas as livrarias nacionais. ISBN: 978-972-770-928-1
Referência e sinopse em: http://www.platanoeditora.pt/?q=C/BOOKSSHOW/7595   
Indice: http://www.platanoeditora.pt/files/271/7612.pdf

Informação essencial: http://www.platanoeditora.pt/files/271/7613.pdf
O que se pode fazer com o Planisfério Celeste_GA: http://astrofoto.com.pt/livrosGA/planisferio_celeste_GA.pdf

Este último Link é especialmente recomendável, pois mostra as potencialidades do produto e desfaz o mito de que é só para principiantes.
Na verdade, quem conhece o céu "como as palmas das suas mãos", ainda encontra utilidade no produto para planear e organizar as suas oportunidades de observação. Para prever com antecedência a hora ou a data Uma em função da outra e vice-versa) em que aquilo que pretende estará disponível, horas antes ou até mesmo a largos meses de distância dos factos...
Ou seja, o produto ajuda imenso que nada conhece do céu, mas quanto mais se conhece o seu mais "sumo" se tira daquela "laranja"... Além disso, há o gozo de manejar a  mimificação do céu com as pontas dos nossos dedos... E quando verificarem na prática, poderão confirmar o rigor dos resultados obtidos...


Reviews/Recensões deste livro:
http://www.obaluarte.net/pagina/edicao/2/20/noticia/9431

http://www.papelonline.pt/revista/o-ceu-na-ponta-dos-dedos/

http://www.bomdia.lu/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=122&Itemid=160
 
http://dererummundi.blogspot.pt/2013/05/o-ceu-na-ponta-dos-dedos.html

http://www.sulinformacao.pt/2013/05/astronomia-o-ceu-na-ponta-dos-dedos/

http://www.odespertar.com/jornal/index.php?option=com_content&view=article&id=2454:o-ceu-na-ponta-dos-dedos&catid=29:opiniao&Itemid=136

Abraço
Guilherme de Almeida
http://www.platanoeditora.pt/?q=N/AUTHORSHOW/92&maid=292


Guilherme de Almeida

Offline Guilherme de Almeida

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Principiante
  • *****
  • Mensagens: 316
  • Karma: +6/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Novo livro de Guilherme de Almeida 2013
« Responder #1 em: Novembro 02, 2013, 10:49:27 pm »
Caríssimos,

Quem é que já experimentou "O Céu nas Pontas dos Dedos" e a útil ferramenta que vem lá dentro?
Ainda não apareceu nenhuma Review de uso real deste produto...

DADOS INFORMATIVOS
Almeida, Guilherme de — "O Céu nas Pontas dos Dedos", 1.ª Edição, Plátano Editora, Lisboa, 2013.
(pack livro+planisfério celeste multifuncional). ISBN: 978-972-770-928-1
Referência e sinopse em: http://www.platanoeditora.pt/?q=C/BOOKSSHOW/7595   
Indice: http://www.platanoeditora.pt/files/271/7612.pdf
Informação essencial: http://www.platanoeditora.pt/files/271/7613.pdf


Encarem esta ferramenta como um mapa ajustável por medida à data e hora de observação, válido para qualquer ano. Uma calculadora do aspecto do céu optimizada para o território português, muito fácil de utilizar. Mas com mais 23 (vinte e três)  modos de utilização além deste tipo de uso acabado de referir.

Vejam esta LISTA DE FUNCIONALIDADES: http://www.platanoeditora.pt/files/271/7946.pdf

Ainda ninguém fez os testes e uma Review do Produto?


PLANETAS
As posições dos planetas  não se podem colocar em mapas de uso permanente, pois as suas mudanças de posição em relação às constelações tornariam os mapas apenas válidos para alguns meses ou até poucas semanas. A questão é ultrapassada pelo LINK que disponibilizado no livroo (página 21 que permite aceder online às posições dos planetas de Mercúrio a Saturno) relativamente às constelações (para o dia 15 de cada mês), até ao ano 2024.

O TEMPO E O LOCAL DE OBSERVAÇÃO
Nada como experimentar perante um céu real e horizonte desafogado... Com máximo rigor (2-3 min) para a longitude 8º W.  Para  a faixa de latitudes de Elvas ao Cabo da Roca Mesmo sem fazer nenhuma correcção de longitude os resultados são bastante bons (diferença máxima de 7 a 8 minutos). Querendo resultados ainda mais rigorosos, não esqueçam a correcção temporal (indicada na página 41 do livro) se a vossa latitude diferir significativamente dos 8º W da optimização:

a) Se se pretende o aspecto em função da hora, subtrai-se a correcção.
b) Se se pretende a hora em função do aspecto, soma-se a correcção.

Por exemplo, a correcção para Lisboa, arredondada ao minuto, é +5 min.
Leve-se em conta a hora de Verão, quando esse regime da hora legal estiver em vigor.


DESFAZER O MITO

O  Link http://www.platanoeditora.pt/files/271/7946.pdf é especialmente recomendável, pois mostra as potencialidades do produto e desfaz o mito de que é só para principiantes. Na verdade, quem conhece o céu "como as palmas das suas mãos", ainda encontra utilidade no produto para planear e organizar as suas oportunidades de observação. Para prever com antecedência a hora ou a data Uma em função da outra e vice-versa) em que aquilo que pretende estará disponível, horas antes ou até mesmo a largos meses de distância dos factos...
Ou seja, o produto ajuda imenso que nada conhece do céu, mas quanto mais se conhece o seu mais "sumo" se tira daquela "laranja"... Além disso, há o gozo de manejar a  mimificação do céu com as pontas dos nossos dedos... E quando verificarem na prática, poderão confirmar o rigor dos resultados obtidos...


NOTAS ÚTEIS
PS1--  Na produção, os planisférios celestes foram colados com cola de gel à face interna da contracapa.
A ideia é que o utilizador descole o planisfério celeste da contracapa, para poder usar o planisfério livremente nas mãos.  Para isso, basta girar ligeiramente o planisfério (agarrando o disco de baixo) para a esquerda e para a direita,  e puxar gradualmente,  até soltar a cola. Ou levantar gradualmente esse disco. Os restos da cola de gel limpam-se esfregando com os dedos. Não ficará nenhuma marca nas costas do planisfério e pouca ou nenhuma marca no lado interno (branco) da contracapa.

PS2-- Para os mais puristas, as modificações do céu decorrentes do movimento de precessão da Terra, incluindo a variação da posição dos pólos celestes e do equador celeste, são insignificantes numa escala de –120 anos a +120 anos em relação ao presente, para os objectivos do produto.


Um abraço com  boas observações e bela REVIEW do produto...

Guilherme de Almeida
Guilherme de Almeida

Tags: