Autor Tópico: Compra de Telescopio  (Lida 2692 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Márcio

  • Mensagens: 10
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Compra de Telescopio
« em: Julho 19, 2013, 04:30:46 pm »
Boas Pessoal!
Alguem pode tirar-me aqui uma duvida, entre estes dois telescopios qual o que devo comprar  ::).
-Orion Telescópio N 130/900 SpaceProbe 130 EQ-1
-Celestron AstroMaster 130 EQ
 Obrigado ;)

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Compra de Telescopio
« Responder #1 em: Julho 20, 2013, 03:58:47 pm »
Olá Merlin, tudo bem? Bem vindo ao fórum. :)
Olha, os dois telescópios que mencionas são iguais; a parte òtica, se não me engano, é construída pelos Chineses da Synta, por isso, não deve haver diferença.

Agora, o que realmente é diferente, é a montagem:
a equatorial 1, incluída no Orion, é realmente fraquinha, com muito pouca capacidade de carga; a parte òtica, ou como normalmente é chamada, de OTA, do Inglês " Optical Tube Assembly ", até é leve, não pesa muito; o problema é, se quiseres fazer qualquer tipo de fotografia, ou utilizar outros acessórios pesados,vai adicionar peso à montagem,e vai provocar duas coisas: que ela trema muito quando se lhe toca, e que, se tiver motores nos dois eixos, o de declinação e o de altitude, ou só no de declinação, o motor ou motores, não vão conseguir mover a OTA e todos os acessórios montados nela; ???

 Eu sei que provavelmente vais comprar este telescópio para observar a Lua , uns planetas e os objetos mais brilhantes, mas a menos que desistas da idéia, mais tarde ou mais cedo vais querer fotografar alguma coisa, e aí é que vais vêr a importãncia de ter uma montagem decente;  :P

a equatorial incluída no Celestron, se não estou em erro, é uma equatorial de tipo 3, o que significa, que já tem maior capacidade de carga, exatamente aquilo que mencionei antes; além de movimentar muito mais folgadamente a OTA ( habitua-te a este termo, pois vais vê-lo muitas vezes, é para abreviar ), também poderás adicionar acessórios mais pesados, tais como uma cãmara fotográfica, sem comprometer os motores a própria montagem. ???

Normalmente, o que se diz, é que a OTA e todos os acessórios que formos usar, em termos de peso, não deve exceder metade do peso recomendado pelo fabricante da montagem, para prevenir, em primeiro lugar, que os motores avariem por excesso de esforço, e em segundo lugar, para que a montagem tenha boa estabilidade ( uma òtima forma de perceber isso, é tocar na montagem, enquanto se observa, e verificar quantos segundos demora até que a imagem pare de tremer: até 4 segundos é òtimo, acima disso deixa de o ser,ok? ).

Eu sei que só perguntaste qual dos dois telescópios é melhor, mas achei por bem falar nestes aspectos, quanto mais informação melhor, não é?
Neste caso, e seguindo estes princípios, o Celestron será melhor, não pela OTA, que é igual, mas pela montagem, mais robusta e com maior capacidade de carga.
Se continuares com dúvidas é só dizer.
Um abraço :)
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Re: Compra de Telescopio
« Responder #1 em: Julho 20, 2013, 03:58:47 pm »

Offline Márcio

  • Mensagens: 10
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Compra de Telescopio
« Responder #2 em: Julho 20, 2013, 11:56:03 pm »
obrigado pelas dicas, que todos os aspectos sao importantes, eu ja estava mais pro celestron, e agora tirei as duvidas todas. agora e so encomendar.
Obrigado msm  :D

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Compra de Telescopio
« Responder #3 em: Julho 21, 2013, 12:25:20 am »
Ora essa, ora essa, é um prazer ajudar!
Um abraço  ;D
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Re: Compra de Telescopio
« Responder #3 em: Julho 21, 2013, 12:25:20 am »