Autor Tópico: As dúvidas do costume  (Lida 4201 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline AlphaMike

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 110
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Feminino
    • Ver Perfil
As dúvidas do costume
« em: Setembro 25, 2013, 04:28:15 pm »
Boa tarde,

há muito que ando com vontade de me iniciar na astrofotografia (para fins lúdicos e pessoais) e hoje, tal não foi o meu espanto, quando vi que a loja da Marinha Grande tinha fechado :(

Pois bem, tenho uma nikon D60 e um SkyWatcher MAK127.

1 - O que preciso e onde posso comprar?

2 - Também queria melhorar a minha montagem (é fraquinha, penso que uma EQ2............. mas pra passar para uma "mais a sério" só com o subsídio de férias/natal - já nem sei qual é que vamos receber em Novembro).

3 - Comprei um motor há uns anos mas não percebi nadinha das instruções daquilo e como ficou montado de pernas para o ar (é suposto???) ainda não percebi afinal para que lado aquilo está a rodar... ou seja, preciso de ajuda...

4 - Gostava de saber se há malta para os lados de Constância/Torres Novas/Entroncamento/Abrantes que queira dar-me uma ajuda...


Mak 127
iOptron Mini Tower Pro
Orion Sirius 26mm
Wide Angle Long Eye Relief 20mm
Long Eye Reflief 10mm

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1396
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: As dúvidas do costume
« Responder #1 em: Setembro 29, 2013, 09:16:04 pm »
Olá Alpha, tudo bem?
Olha, desculpa a demora em responder, mas infelizmente o fórum teve uma quebra muito acentuada, nas participações, e a culpa é toda do facebook.
Para te ajudar a iniciar na astrofotografia, posso te dar umas dicas, talvez ajude.
Infelizmente a Galáctica fechou mesmo, parece que o problema foi mesmo os impostos elevados do nosso país, o que faz com que se procure material astronómico lá fora.
O telescópio que tens, o Maksutov 127 , é bom para gravar vídeos de planetas, aliás, este tipo de telescópio, os chamados catadióptricos, assim como os schmitt-cassegrain, entre outros desenhos òpticos, são o ideal para planetas, porque têm uma focal longa , num tubo muito compacto. Os outros desenhos òpticos também são bons para planetas, tal como o newton e o refrator, mas a diferença é que para terem uma focal tão longa como os catadióptricos ( cat para abreviar), precisam de tubos muito longos e pesados, e por sua vez, precisam de montagens muito boas e caras, que tenham a capacidade de suportar devidamente o seu peso.
Isto tudo para dizer que o teu telescópio não é muito indicado para fotografar objetos do chamado céu profundo, tipo galáxias e nebulosas, porque como tem uma focal longa, e esses objetos são muito difusos, precisa de muito tempo para formar uma imagem decente; é possível, mas o problema é o mesmo, precisas de uma montagem muito boa, que mantenha o objeto que queres fotografar, no campo de visão, tempo suficiente para formar a imagem.
Por isso mesmo, a equatorial 2 não é grande coisa, talvez fosse bom pensar numa montagem melhor; aliás, ao contrário do que algumas pessoas pensam, a montagem deveria ser a maior aposta, porque a imagem final de qualquer objeto, será totalmente influenciada pela montagem que se usa, se fôr fraquinha, a imagem de certeza que vai sair tremida, mesmo que o telescópio seja muito bom; se pesquisares na net, os bons astrofotógrafos utilizam montagens muito boas, com capacidade de carga muito alta, tipo 20 kg ou mais, e utilizam nelas telescópios de 5, 6 , 7, 8 kg ou pouco mais; isto para quê? Para que a montagem faça o seu trabalho com o mínimo de esforço.
O que referes, de o motor ficar ao contrário, deve ser normal, digo eu, que nunca utilizei uma equatorial 2, o importante é que funcione bem. Se tem um só motor, em principio deverá estar acoplado ao eixo de RA ( do Inglês Right Ascension, ou ascenção recta) , e isto significa que o motor funcionará na velocidade Sideral, ou seja à mesma velocidade da rotação do nosso planeta, mas no sentido contrário, para poder acompanhar um determinado objeto, um planeta por exemplo. A ascenção recta nas montagens, é a longitude, que vai de 0 a 360 graus; no caso da RA, é medida em horas, das 00horas às 24horas; a finalidade é saber as coordenadas de um determinado objeto, assim como no outro eixo, o da Declinação, ou Altitude, que vai de 0 a 90 graus.
Bom, tens uma NikonD60? Para autilizares com o teu Mak ( abreviatura de Maksutov), necessitas de dois acessórios: primeiro de um anel T2 específico para Nikon, tal como este:

http://www.teleskop-express.de/shop/product_info.php/info/p195_T2-Adaptor-for-NIKON-Cameras.html

Depois, precisas um anel T para T2, no teu caso, penso que com medida 1,25", que é a medida do porta oculares do teu telescópio, tal como este:

http://www.teleskop-express.de/shop/product_info.php/info/p201_TS-Adaptor-1-25--to-T2---Focal-Adaptor-for-1-25--Focuser.html

Só tens que ligar tudo, colocar no porta oculares, focar imagem e fotografar.
 
Lojas onde comprar? Já percebeste que a Telescope-service, na Alemanha, é uma das favoritas, assim como a astroshop, também na Alemanha ( www.astroshop.de );
Em Portugal, tens a Astrofoto em Lisboa, e a Brighstar em Oiã, :

http://www.bs-astro.com

http://astrofoto.com.pt/_v2010/

Em relação a pessoal das zonas que referes, não te sei dizer, mas uma idéia seria perguntar no site de astronomia do facebook.
Um abraço :)
Takahashi FSQ 106 ED
Celestron AVX mount
Nikon D5300
Qhyccd Polemaster
Orion Starshoot autoguider
Omegon off-axis guider

Offline AlphaMike

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 110
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Feminino
    • Ver Perfil
Re: As dúvidas do costume
« Responder #2 em: Outubro 02, 2013, 02:20:21 pm »
Obrigadão pela resposta! Mais esclarecedora não podia ser!

Vou ver o material. Para já, gostaria de fazer astrofotografia planetária. Com "a aprendizagem do tempo", passar então para céu profundo.

Vou ver então material para me iniciar. :)


Vou ver os links e espero (quando o céu melhorar) poder postar umas fotos!
Mak 127
iOptron Mini Tower Pro
Orion Sirius 26mm
Wide Angle Long Eye Relief 20mm
Long Eye Reflief 10mm

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1396
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: As dúvidas do costume
« Responder #3 em: Outubro 02, 2013, 06:04:52 pm »
Ora essa, eu adoro ajudar! Qualquer dúvida é só perguntar!
E cá esperamos por umas belas fotos!
Um abraço  :)
Takahashi FSQ 106 ED
Celestron AVX mount
Nikon D5300
Qhyccd Polemaster
Orion Starshoot autoguider
Omegon off-axis guider

Offline AlphaMike

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 110
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Feminino
    • Ver Perfil
Re: As dúvidas do costume
« Responder #4 em: Outubro 13, 2013, 01:19:48 pm »
O próximo fim-de-semana vou buscar uma montagem já com GOTO, o adaptador e o anel t :)

Com sorte consigo umas fotos porreiras do ISON durante este inverno... vou testar em Júpiter que está a aparecer a boas horas :)

Para céu profundo, que ocular devia usar?
Apenas tenho uma 20mm Wide Angle e uma Super 10mm
Mak 127
iOptron Mini Tower Pro
Orion Sirius 26mm
Wide Angle Long Eye Relief 20mm
Long Eye Reflief 10mm

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1396
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: As dúvidas do costume
« Responder #5 em: Outubro 13, 2013, 04:44:54 pm »
Olá novamente Alpha,
Isso são boas notícias! Já agora, qual a Go-To que vais comprar?
Bem, para o teu telescópio, que tem 1500mm de distância focal, tens que ter em atenção alguns aspectos, na escolha de oculares;
Existe um limite mínimo, assim como um máximo, de ampliação, que podes utilizar nele, e que é influenciado pelo tamanho da pupila de saída do olho humano, normalmente 7mm , e também , no caso de um telescópio com espelho secundário, como o teu Maksutov, pelo espelho secundário.
Nunca te aconteceu observares por uns binóculos, e teres a sensação de estares a perder luz ou campo de visão? Isso acontece quando esses binóculos, ou outro tipo de instrumento de observação têm uma saída de pupila maior que o olho humano; isto é um pouco confuso, mas básicamente calcula-se desta forma: divides a distãncia focal do teu mak pela da ocular que usares, por ex 1500/20 ( a tua ocular de 20mm) =75X; depois divides o tamanho do teu telescópio pela ampliação que obtiveste antes, ou seja 127/75=1,69mm; bom ,a ideia é manter o valor abaixo dos 7mm de saída de pupila do olho humano, que é o valor médio utilizado, pode ir até aos 9mm, para quem tem excelente visão, e ir diminuindo até aos 5mm com o passar da idade;na prática, se o valor fôr mais alto que a saída de pupila do olho humano, muita da luz que o telescópio está a captar, será desperdiçada, não captada pelo olho, entendes?
A outra questão a ter em conta, é o espelho secundário, porque se fores para uma ampliação demasiado baixa, o que te pode acontecer, é teres uma imagem com uma mancha escura no centro, que é simplesmente o espelho secundário a começar a ser visível.
Estas dicas podem parecer fora de contexto, podia-te dizer simplesmente, utliza a fórmula dos 3,2X por polegada, e no caso do teu mak, que é um 5 polegadas, dizer-te que o mínimo de ampliação é 16X ( 5X3,2=16X ), mas também é conveniente para ti, começares a entender estes conceitos, ok?
Escolher uma boa ocular??? Agora tens que ser tu a escolher, normalmente uma que tenha um bom campo de visão, acima dos 30mm,com 60graus de campo ou mais; isto é um pouco subjetivo, porque com o aumento de campo da ocular, significa que mais elementos òpticos foram adicionados, o que a torna mais cara; as chamadas normais, tipo SuperPlossl, têm menor campo , mas são mais baratas, as Wide-Angle, que seriam a escolha ideal, são mais caras, e depende da marca, por norma, as mais cobiçadas são as da Tele Vue, mas têm preços muito altos; sinceramente não sei, depende de quanto queres gastar.
Um abraço  :)
Takahashi FSQ 106 ED
Celestron AVX mount
Nikon D5300
Qhyccd Polemaster
Orion Starshoot autoguider
Omegon off-axis guider

Offline AlphaMike

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 110
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Feminino
    • Ver Perfil
Re: As dúvidas do costume
« Responder #6 em: Outubro 14, 2013, 09:52:16 pm »
Emanuel, és uma máquina... consigo ler e perceber! :)

A montagem é uma ioptron minitower e vou adquirir, nesta fase "experimental" (e porque não me posso €sticar mais), uma orion sirius 26mm

Sexta ou sábado já devo andar a alucinar (se o céu permitir)

:)

Obrigadão pela ajuda, MESMO!!!! acho que é altura de dinamizar este fórum!
Mak 127
iOptron Mini Tower Pro
Orion Sirius 26mm
Wide Angle Long Eye Relief 20mm
Long Eye Reflief 10mm

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1396
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: As dúvidas do costume
« Responder #7 em: Outubro 15, 2013, 06:04:00 am »
Obrigado pelo elogio, eu apenas tento ajudar no que vou sabendo. ;D
Boa montagem que adquiriste, e a ocular também não é nada má, não senhor!
Um abraço  ;D
Takahashi FSQ 106 ED
Celestron AVX mount
Nikon D5300
Qhyccd Polemaster
Orion Starshoot autoguider
Omegon off-axis guider

Offline AlphaMike

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 110
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Feminino
    • Ver Perfil
Re: As dúvidas do costume
« Responder #8 em: Outubro 21, 2013, 04:01:05 pm »
Bem... equipamento em casa... só aventuras...

Depois de cerca de 300km, já na rua de casa... e com o telescópio no porta-bagagens (assim como todo o equipamento), um sr não travou a tempo e toca de me bater por trás... "ai o meu telescópio!!!".....

chegar a casa e mesmo com uma gripe doida, toca de ir para a varanda ver se estava tudo bem com o telescópio...

alívio....

no sábado (já era domingo, umas 3h40), tinha júpiter a espreitar por entre umas nuvens... e mesmo no meio da cidade, lá meti a nikon e dei uns 8 disparos... sem mexer em nada na máquina... mesmo só para testar...

agora é aprender e ir treinado... (e esperar por dias sem nuvens)...


Mak 127
iOptron Mini Tower Pro
Orion Sirius 26mm
Wide Angle Long Eye Relief 20mm
Long Eye Reflief 10mm

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1396
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: As dúvidas do costume
« Responder #9 em: Outubro 21, 2013, 08:59:18 pm »
Eh lá, belo teste, e que raio de sorte! O automóvel ficou muito danificado? E tu? Tás bem? Isso è o que importa! ???
Para começar, entraste com o pé direito... ;D
Utilizaste o Registax para conseguir essa imagem, ou foi com outro?
Bem, uma dica: eu percebo que a idéia foi conseguir Júpiter e as luas, mas o melhor é utilizar menos sensibilidade, ou melhor, menos ganho, de modo a conseguir detalhes na superfície do planeta; infelizmente, devido ao tamanho do teu espelho, de 127mm, acho que não conseguirás ter muito bons resultados, de conseguir o planeta bem visível e as luas, mas existe uma técnica, que é tratar a imagem, que foi captada de forma a mostrar os detalhes de Júpiter, com uma àrea selecionada, onde o planeta apareça, e com outra àrea, ou àreas, em que estejam as luas, e nesta àrea, exagerar no contraste, de modo a que as luas sejam visíveis.
Parece um pouco complicado, mas foi uma técnica que vi na net, para compensar a falta de captação de luz, nos telescópios mais pequenos; obviamente, se utilizares um maksutov de 8 polegadas ou mais, ou então um schmitt-cassegrain de 9 ou 11 polegadas, garanto-te que não precisarás de nada disso, tens um Júpiter e luas que até te tiram o fôlego. ;D
« Última modificação: Outubro 21, 2013, 09:07:18 pm por Emanuel »
Takahashi FSQ 106 ED
Celestron AVX mount
Nikon D5300
Qhyccd Polemaster
Orion Starshoot autoguider
Omegon off-axis guider

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1396
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: As dúvidas do costume
« Responder #10 em: Outubro 21, 2013, 09:03:32 pm »
Ah e já agora, para que vejas o nível de algumas pessoas, deixo-te o link de um dos mais conhecidos astrofotógrafos de planetas, chama-se Damian Peach, utiliza é um Schmitt-Cassegrain de diferentes polegadas:

http://www.damianpeach.com/best.htm

 8)
« Última modificação: Outubro 21, 2013, 09:05:21 pm por Emanuel »
Takahashi FSQ 106 ED
Celestron AVX mount
Nikon D5300
Qhyccd Polemaster
Orion Starshoot autoguider
Omegon off-axis guider

Offline AlphaMike

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 110
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Feminino
    • Ver Perfil
Re: As dúvidas do costume
« Responder #11 em: Outubro 21, 2013, 09:50:05 pm »
Eh lá, belo teste, e que raio de sorte! O automóvel ficou muito danificado? E tu? Tás bem? Isso è o que importa! ???
Para começar, entraste com o pé direito... ;D

Está tudo bem... o carro vai para peritagem sexta-feira... Não houve danos pessoais nem no telescópio...

Utilizaste o Registax para conseguir essa imagem, ou foi com outro?

Isto foi foco directo... foi a que ficou melhorzita... só tirei umas quantas com tempos de exposição diferentes para ir percebendo o efeito... Tanto que (ainda) nem sei o que é o Registax, mas o Dr. Google vai já elucidar-me...
Mak 127
iOptron Mini Tower Pro
Orion Sirius 26mm
Wide Angle Long Eye Relief 20mm
Long Eye Reflief 10mm

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1396
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: As dúvidas do costume
« Responder #12 em: Outubro 21, 2013, 10:37:34 pm »
Ok, se foi só chaparia, pronto, menos mal....
Em fotografia planetária, o truque é utilizar uma webcam modificada, e a modificação é apenas colocar um adaptador com medida 1,25", igual ao nosso porta oculares, para poder gravar um video em formato AVI, com um com número de frames, tipo 1000 ou mais.
Após isto,utiliza-se um programa específico, tipo o Registax, que é talvez o mais popular, e o que esse programa faz, após algumas selecções efetuadas por nós, é escolher as frames com melhor qualidade e empilhá-las umas nas outras para termos uma imagem mais limpa e nítida, que também pode ser retocada noutro programa, tipo o Photoshop. :)
Já agora, que tipo de máquina utilizaste para fazer a imagem?
Takahashi FSQ 106 ED
Celestron AVX mount
Nikon D5300
Qhyccd Polemaster
Orion Starshoot autoguider
Omegon off-axis guider

Offline AlphaMike

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 110
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Feminino
    • Ver Perfil
Re: As dúvidas do costume
« Responder #13 em: Outubro 21, 2013, 11:24:29 pm »
Já agora, que tipo de máquina utilizaste para fazer a imagem?

Usei uma nikon D60...

Disseram-me que com a Nikon e em foco directo consigo boas fotos de céu profundo... melhores que planetárias (estou a pensar - mês que vem, que este já foi um €stoiro na carteira - adquirir um adaptador para usar a D60 no tubo mas com oculares...) Passa tudo, portanto, pelo tempo de exposição...

Imaginemos que queria fotografar Andrómeda... seria possível com o meu telescópio? Foco directo? Imensas exposições de 5 minutos? A Nikon permite-me ter o obturador aberto imenso tempo...
Mak 127
iOptron Mini Tower Pro
Orion Sirius 26mm
Wide Angle Long Eye Relief 20mm
Long Eye Reflief 10mm

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1396
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: As dúvidas do costume
« Responder #14 em: Outubro 22, 2013, 06:05:37 am »
Ah, foi com a Nikon.
Olha, é assim, a Nikon, não é a melhor solução para planetas, realmente a webcam é o melhor.
Eu também tenho uma Nikon, uma D3100, e já a utilizei para planetas, com alguns resultados satisfatórios, mas a webcam que utilizei, e que já não tenho, uma Phillips SPC 900 NC modificada, consegui resultados melhores e muito mais rápidos.
O tipo de fotografia que falas, com oculares e Nikon, a chamada fotografia em modo afocal, também é possível, mas sinceramente acho que te dará mais trabalho e menos satisfação, até porque se pesquisares na net, não verás muita gente a utilizar esse método.
Fotografar Andrómeda com o teu Mak? Claro que é possível, com os acessórios que te tinha dito antes, o T2 e o anel T para T2; depois de teres tudo ligado no telescópio, devidamente ficado, com a montagem go-to a apontar para a galáxia, só tens que seleccionar o modo Bulb na Nikon, e efetuar as exposições : cuidados a ter- não seleciones um Iso muito elevado, até 1600 máximo, não efetues exposições muito longas, se calhar o melhor seria até fazer 30 segundos cada, em vez de colocar em Bulb e aumentar esse tempo; isto tudo, para evitar que a máquina grave muito ruído, que o vais ver de certeza, é a maior dor de cabeça nas nossas fotos, daí aquelas técnicas todas que falei no post da M27 do João. E vai tentando, só assim se aprende.
Ah, e já agora, infelizmente para ti e para mim, a Nikon não é a melhor escolha para astrofotografia, a Canon é melhor, e é a mais utilizada no mundo da astrofotografia, porque os sensores são mais sensíveis às emissões de Ha ( hidrogénio alfa ), que é a banda do espectro de luz em que a maior parte das nebulosas e galáxias emitem...
Lá vou eu ter de comprar uma Canon...
 ;)
Takahashi FSQ 106 ED
Celestron AVX mount
Nikon D5300
Qhyccd Polemaster
Orion Starshoot autoguider
Omegon off-axis guider

Tags: