Autor Tópico: As dúvidas do costume  (Lida 12122 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline AlphaMike

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 110
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Feminino
    • Ver Perfil
Re: As dúvidas do costume
« Responder #15 em: Outubro 22, 2013, 02:09:13 pm »
Eh pá.... canon?????

Isso não.......


 :'(  :'(  :'(

é o mesmo que ser sócia do benfica e de repente me dizerem que tenho de mudar para o fcp



......................................

Vou esperar por céus mais limpos... esta semana tem sido horrível... parece de propósito...

Tenho uma webcam algures em casa... vou tentar "desmontá-la" e captar imagens no tablet para não ter de andar com o pc atrás... Mas, para já, vai ser com a Nikon... (nem me imagino a comprar uma Canon)...

Ontem estive até à 1h da matina (na realidade, hoje) a tentar "brincar" com o Registrax e as várias fotos que tirei na madrugada de Sábado para Domingo... mas acho que o sono já não me deixava perceber muito do que estava a fazer...

Queria mesmo era ter uma horinha de céu limpo hoje...
Mak 127
iOptron Mini Tower Pro
Orion Sirius 26mm
Wide Angle Long Eye Relief 20mm
Long Eye Reflief 10mm

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: As dúvidas do costume
« Responder #16 em: Outubro 22, 2013, 04:49:47 pm »
Pois é...eu tive o mesmo dilema com a Canon. Eu prefiro,de longe, Nikon, inclusivé, troquei a D40 que tinha antes, pela D3100,na esperança de que com o novo sensor Cmos, a Nikon já estivesse ao mesmo nível. Infelizmente tal não aconteceu, porque apesar de se conseguir muito boas fotos,mesmo assim, a Canon leva vantagem. Inclusivé, os tipos da Canon foram tão inteligentes, que lançaram no mercado, já por duas vezes, dois modelos específicos para astrfotografia, primeiro a Canon 20 Da e mais recente a 60 Da. O que têm de diferente, é que não têm o IR cut filter, o filtro para eliminar os vermelhos. O que me dá pena, é que, sabendo que a comunidade astrofotógrafa tem um número muito elevado de utilizadores de DSLRs, a Nikon nada fez para competir com a Canon.....
Enfim, eu mantenho a minha Nikon, mas para céu profundo vou mesmo apostar num corpo Canon modificado...
Ah, e já agora, conseguiste entender o funcionamento do Registax? Não é muito difícil, e na net podem-se ver videos em que se explica o funcionamento básico do programa.
Um programa a ter também, que é grátis, e se calhar já conheces, é o Stellarium, que funciona em tempo real, dá-te a localização exacta e actualizada de todos os objectos do céu nocturno, inclusivé satélites. ( www.stellarium.org )
 ;)
« Última modificação: Outubro 22, 2013, 07:45:00 pm por Emanuel »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Re: As dúvidas do costume
« Responder #16 em: Outubro 22, 2013, 04:49:47 pm »

Offline AlphaMike

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 110
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Feminino
    • Ver Perfil
Re: As dúvidas do costume
« Responder #17 em: Outubro 22, 2013, 10:17:11 pm »

Ah, e já agora, conseguiste entender o funcionamento do Registax? Não é muito difícil, e na net podem-se ver videos em que se explica o funcionamento básico do programa.
Um programa a ter também, que é grátis, e se calhar já conheces, é o Stellarium, que funciona em tempo real, dá-te a localização exacta e actualizada de todos os objectos do céu nocturno, inclusivé satélites. ( www.stellarium.org )
 ;)

só cheguei agora "a casa" (leia-se "o quarto" porque sou militar). Vou indagar no youtube.

Quanto ao Stellarium, já tenho e uso. Tenho também o CD de instalação (algures em casa dos meus pais) de um programa semelhante que vinha com um daqueles livros enormes sobre astronomia que me ofereceram há uns 10 anos. Qualquer coisa backyard penso eu.

Hoje o céu está com poucas nuvens aqui na zona... aproveitei logo para a 2ª utilização do material, tanto que Saturno ainda estava bem acima do horizonte...

Toca a tirar tudo do carro... prepara tudo... deixei o EzFinder em casa... agora só quinta-feira à noite porque pedi a sexta para deixar o carro na oficina para a peritagem... ou seja, frustração....

Mak 127
iOptron Mini Tower Pro
Orion Sirius 26mm
Wide Angle Long Eye Relief 20mm
Long Eye Reflief 10mm

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: As dúvidas do costume
« Responder #18 em: Outubro 22, 2013, 10:24:32 pm »
Eh eh eh, há sempre imprevistos...
Backyard? Hum....parece-me o software "backyard astronomy", talvez...
Olha, desculpa eu ser intrometido, mas, és militar? De que ramo? Só pergunto,porque eu estive 6 anos na Força Aérea, na base da Ota e em Monte Real, daí eu ter hoje em dia a profissão de técnico de manutenção aeronáutica.
Ah, e também sou do Benfica... ;D
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline AlphaMike

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 110
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Feminino
    • Ver Perfil
Re: As dúvidas do costume
« Responder #19 em: Outubro 22, 2013, 11:00:14 pm »
Eh eh eh, há sempre imprevistos...
Backyard? Hum....parece-me o software "backyard astronomy", talvez...
Olha, desculpa eu ser intrometido, mas, és militar? De que ramo? Só pergunto,porque eu estive 6 anos na Força Aérea, na base da Ota e em Monte Real, daí eu ter hoje em dia a profissão de técnico de manutenção aeronáutica.
Ah, e também sou do Benfica... ;D

Exército, saio entretanto...

Estou aqui num dilema... reparei que a mini tower não está a trabalhar bem a nível de azimute... faz barulho, mas não roda... :/ devo estar a fazer alguma coisa mal...

Dr.Google...

Edit: o Dr. Google diz que provavelmente não apertei o azimuth clotch... Não foi bem o Dr. Google, foi mais o manual de instruções... mas pronto... sempre a aprender...

A ver se quinta-feira tenho um céu limpinho para fazer as coisas como deve ser... amanhã, sem ezfinder, não sei se me aventuro novamente...

Ainda virei o tubo com a nikon na direcção do braço da via láctea e disparei umas quantas vezes só mesmo para ir vendo o efeito das diferenças de exposição, ISO, bulb, etc...
« Última modificação: Outubro 22, 2013, 11:27:59 pm por AlphaMike »
Mak 127
iOptron Mini Tower Pro
Orion Sirius 26mm
Wide Angle Long Eye Relief 20mm
Long Eye Reflief 10mm

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: As dúvidas do costume
« Responder #20 em: Outubro 23, 2013, 06:03:31 am »
Eh eh eh, também já me aconteceu esquecer de apertar o eixo da ascenção recta....é normal!
Pois, parece que não, mas o buscador, independentemente do tipo que se use, o EZfinder no teu caso, faz uma diferença enorme, mesmo tendo uma montagem go-to.
E fazes bem ir experimentando fotos com diferentes settings, aliás, deverias consultar o Mr.Google neste aspecto, e deixo aqui um link, que está em Inglês, sobre o uso de DSLRs na astrofotografia.
E não te chateies, porque vais ver muita Canon e pouca Nikon....

http//:cs.astronomy.com/asy/astro_imaging/f/16/t/45250.aspx

 ;)
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline AlphaMike

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 110
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Feminino
    • Ver Perfil
Re: As dúvidas do costume
« Responder #21 em: Novembro 09, 2013, 03:10:25 pm »
Dúvida:
- em foco directo, Júpiter fica pequenino... A nebulosa de orion vai ficar ainda mais pequenina, certo? Como é que consigo detalhe?

- como faço para desmontar um avi em frames? e para "stack" essas frames manualmente? há algum programa para encaixar tipo puzzle?
Mak 127
iOptron Mini Tower Pro
Orion Sirius 26mm
Wide Angle Long Eye Relief 20mm
Long Eye Reflief 10mm

Offline joaorrpinto

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 522
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • Astrofotografia & Fotografia
Re: As dúvidas do costume
« Responder #22 em: Novembro 09, 2013, 04:59:38 pm »
Em foco directo Júpiter fica pequenino porque normalmente as ópticas das webcam's utilizam uma distância focal muito curta, daí em trabalhares com ela em modo afocal, ficas sujeita ao campo aparente do teu sensor, mais o campo aparente da tua ocular.
Por isso, em fotografia planetária, normalmente utiliza-se o método de projecção em Foco Principal no telescópio. Ou seja, retira-se a ocular e toda a óptica que envolve a webcam ou outro equipamento de aquisição de imagens, fazendo com que o telescópio, seja uma objectiva da tua câmara. Ficando assim a imagem mais fiel às características do teu sensor CCD e do teu telescópio.

Para desmontar o Avi em em frames normalmente eu uso o software AutoStakkert:
http://www.autostakkert.com/

Aqui, costumo fazer a selecção de pontos de alinhamento e o respectivo stack. Depois guardo o output em Tiff e passo-o para o Registax:
 http://www.astronomie.be/registax/ , onde aqui mexo nos Wavelet's que é o que realmente vai dar detalhes à imagem. 

O stack das imagens no Autostakkert é feito automaticamente, de modo que não precisas de andar a alinhar à mão os frames.

Espero ter ajudado. Mais alguma coisa, apita!


Castelo Branco - Penamacor
Latitude:40.167
Longitude:-7.167
Altitude:494 m


Offline AlphaMike

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 110
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Feminino
    • Ver Perfil
Re: As dúvidas do costume
« Responder #23 em: Novembro 09, 2013, 05:07:23 pm »
Foco directo com a nikon, ainda não estou a fazer nada com a webcam (só invenções)... Mas sim... tenho de arranjar um adaptador para fotografia planetária para poder ter oculares ao mesmo tempo... só consigo alguma coisa com a 10mm porque por ser pequena, cabe dentro da máquina...

Resumindo, falta-me um adaptador para fotos planetárias...

Em foco directo consigo apanhar a nebulosa de orion?
« Última modificação: Novembro 09, 2013, 05:10:52 pm por AlphaMike »
Mak 127
iOptron Mini Tower Pro
Orion Sirius 26mm
Wide Angle Long Eye Relief 20mm
Long Eye Reflief 10mm

Offline joaorrpinto

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 522
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • Astrofotografia & Fotografia
Re: As dúvidas do costume
« Responder #24 em: Novembro 09, 2013, 05:14:50 pm »
Foco directo com a nikon...
Sim! E com estes adaptadores:
http://www.astroshop.eu/camera-mounted-t-adaptors/baader-planetarium-baader-t-ring-nikon/p,10716
http://www.astroshop.eu/t-adaptors/omegon-adapter-of-2-on-t2-optical-path-only-3-mm/p,4573

Para fotografia planetária, é só acabares esse DIY da webcam!

só consigo alguma coisa com a 10mm porque por ser pequena, cabe dentro da máquina...

Não entendi  :-\
Castelo Branco - Penamacor
Latitude:40.167
Longitude:-7.167
Altitude:494 m


Offline AlphaMike

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 110
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Feminino
    • Ver Perfil
Re: As dúvidas do costume
« Responder #25 em: Novembro 09, 2013, 06:51:03 pm »
só consigo alguma coisa com a 10mm porque por ser pequena, cabe dentro da máquina...

Não entendi  :-\

Quando meto a ocular de 10mmm, como é muito "baixinha", tenho espaço para enroscar a nikon com o t2 sem a ocular tocar no espelho dentro da máquina e consigo focar... é uma das fotos que está no "diário de bordo"...
« Última modificação: Novembro 09, 2013, 06:52:42 pm por AlphaMike »
Mak 127
iOptron Mini Tower Pro
Orion Sirius 26mm
Wide Angle Long Eye Relief 20mm
Long Eye Reflief 10mm

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: As dúvidas do costume
« Responder #26 em: Novembro 09, 2013, 10:20:40 pm »
Ah, não faças assim, dá-te muito mais trabalho, corres o risco de danificar alguma coisa e os resultados com uma webcam modificada, em planetas, é muito melhor!
Para fotografia de céu profundo, tipo a nebulosa de orion, a Nikon é o ideal, mas com os adaptadores que o João te indicou! Posso te dar um conselho? Esquece a fotografia afocal, muito pouca gente o faz, porque os resultados estão longe de serem satisfatórios, além de serem muito limitados!
 ;)
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline joaorrpinto

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 522
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • Astrofotografia & Fotografia
Re: As dúvidas do costume
« Responder #27 em: Novembro 09, 2013, 10:31:59 pm »
Mas esses adaptadores T2, normalmente são usados sem oculares, ou seja, tens o anel com o encaixe da objectiva da tua máquina que se acopla a ela (partindo do pressuposto de que a tua Nikon é de objectivas intermutáveis). Depois tens o barril que pode principalmente ter dois diâmetros, de 2" (polegadas) ou 1,25" (polegadas). Usualmente para Dslr's o pessoal costuma usar o barril de 2", caso o porta-oculares aceite, devido à vinhetagem que poderá provocar com um barril de menor diâmetro.
Eu costumo usar este tipo de layout com DSLR:


Como podes ver, não preciso de nenhuma ocular pelo meio, pois a minha Canon está em "Prime Focus" com o telescópio.
Se quiser mais ampliações, o que terei de recorrer é a umas lentes Barlow's que aumentam a distância focal e que se acoplam também a este tipo de encaixes. :)

Para foto planetária, como eu gosto mais de utilizar a webcam que a dslr, pois ela permite-me fps na ordem dos 60 frames por segundo, uso este tipo de layout:
Castelo Branco - Penamacor
Latitude:40.167
Longitude:-7.167
Altitude:494 m


Offline joaorrpinto

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 522
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • Astrofotografia & Fotografia
Re: As dúvidas do costume
« Responder #28 em: Novembro 09, 2013, 10:33:57 pm »
Ah, não faças assim, dá-te muito mais trabalho, corres o risco de danificar alguma coisa e os resultados com uma webcam modificada, em planetas, é muito melhor!
Para fotografia de céu profundo, tipo a nebulosa de orion, a Nikon é o ideal, mas com os adaptadores que o João te indicou! Posso te dar um conselho? Esquece a fotografia afocal, muito pouca gente o faz, porque os resultados estão longe de serem satisfatórios, além de serem muito limitados!
 ;)

Exactamente, inteiramente de acordo contigo Emanuel!
Além de ser mais prático fazer foto em foco primário, é mais fácil para nós prever-mos cálculos.

Castelo Branco - Penamacor
Latitude:40.167
Longitude:-7.167
Altitude:494 m


Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: As dúvidas do costume
« Responder #29 em: Novembro 09, 2013, 11:03:27 pm »
É isso João, e uma webcam é provavelmente o meio mais barato, com os melhores resultados, em fotografia planetária! :)
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Re: As dúvidas do costume
« Responder #29 em: Novembro 09, 2013, 11:03:27 pm »