Autor Tópico: Diário de Bordo  (Lida 31359 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Diário de Bordo
« Responder #45 em: Maio 27, 2014, 12:54:45 am »
Bom, esta Nebulosa, tal como a da Alma, requer paciência e noites límpidas e calmas! Concerteza que mais tarde ou mais cedo vais conseguir!  ;)
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline AlphaMike

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 110
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Feminino
    • Ver Perfil
Re: Diário de Bordo
« Responder #46 em: Maio 27, 2014, 05:33:44 pm »
Experimentei o extensor... numa de carolice, como a d5200 permite filmar, fiz um vídeo de 1 minuto para depois stackar... o registrax borra-se todo e acho que bloqueou nos 88%... ainda vou perder umas horas a tentar stackar aquilo...
Mesmo com o extensor, identifico algumas dificuldades... ao mínimo toque, perco o objecto, a goto não fica bem alinhada e vejo os objectos a mover, o que me obriga a segui-los pelo visor da máquina fotográfica...
Já pensei comprar uma barlow x2, mas se sem a barlow me vejo grega, com a barlow ver-me-ia fenícia... a realidade é que mesmo com o tubo extensor com ocular, júpiter fica pequenino...
Entretanto vou voltar ao registrax... devo estar a fazer alguma coisa mal... é mais para perceber o funcionamento do registrax... porque as fotos nem estão muito nítidas...
Mak 127
iOptron Mini Tower Pro
Orion Sirius 26mm
Wide Angle Long Eye Relief 20mm
Long Eye Reflief 10mm

Re: Diário de Bordo
« Responder #46 em: Maio 27, 2014, 05:33:44 pm »

Offline AlphaMike

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 110
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Feminino
    • Ver Perfil
Re: Diário de Bordo
« Responder #47 em: Maio 28, 2014, 04:32:29 pm »
 :'(  :'(  :'(

o registax borra-se mesmo todo... já alterei as configurações 3 vezes... deixo a processar durante a  noite... acordo e tenho a mensagem:
"55% (Não responde)"

o melhor que consegui foi "84% (Não responde)"

Tenho 4Gb de RAM!!!! Como é possível? 1 minuto de filme apenas... Gosto tanto do do DSS mas não dá para vídeos...

Acho que vou tentar exportar frames e abrir no DSS...
Mak 127
iOptron Mini Tower Pro
Orion Sirius 26mm
Wide Angle Long Eye Relief 20mm
Long Eye Reflief 10mm

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Diário de Bordo
« Responder #48 em: Maio 29, 2014, 01:15:38 am »
Ahh, não faças assim! A tentação de efectuar video com a DSLR em planetas é muita, também já me deparei com o mesmo problema! Mesmo com Barlow, não é fácil ter um planeta grande o suficiente!
Para planetas utiliza uma webcam, os planetas aparecem naturalmente grandes( pelo menos os mais próximos ),funciona às mil maravilhas e o Registax não te vai dar qualquer problema! Os videos efectuados com a DSLR são realmente muito pesados, com a combinação de tempo e resolução, o Registax tem sérios problemas para digerir esta receita!
Outro problema que estou a vêr, é que a tua montagem tem algum tipo de problema; ou não estás a efectuar a calibração como deve sêr, antes de utilizares a função go-to, ou então a montagem, sendo alt-azimutal não consegue seguir um objecto....o que é muito mau, e por isso é que tens problemas em manter o planeta centrado e depois o Registax, como tem uma " janela" de referencia para alinhar as frames, deixa de ter o planeta visível em muitas dessas frames ,perde o alinhamento, e bloqueia!
Se tiveres paciência, em vez de deixar o Registax selecionar as melhores frames a utilizar no empilhamento, seleciona tu, manualmente, e não seleciones as que têm o planeta fora do centro da imagem, para vêr o resultado!
As fotos não estarem muito nítidas, em parte é normal, tem a vêr com transparência da atmosfera!
Utiliza sim a DSLR para fotografia de céu profundo, não em video, mas com exposições, o mais longo que a tua montagem permitir!
 ;)
« Última modificação: Maio 29, 2014, 01:30:12 am por Emanuel »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline AlphaMike

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 110
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Feminino
    • Ver Perfil
Re: Diário de Bordo
« Responder #49 em: Maio 29, 2014, 03:59:40 pm »


seja como for, troquei de pc... tenho um portátil atrás de mim a fazer o primeiro carregamento de bateria... este já se borra só porque sim, quanto mais com registax...

como disse, a gravação com a DSRL foi por carolice... mas nunca pensei que 1 minuto de vídeo - deu quase 4000 frames  :P - (converti para avi) fosse suficiente para "fritar o cérebro ao bicho"... especialmente porque cada frame fica com alguns kbs apenas...

Aqui por Leiria é só nuvens e nuvens e nuvens... não tarda é Junho e nem uma noite de céu limpo... é desmotivador quando se investe uns "trocos" e não se pode fazer nada...

A montagem é alt-azi e está configurada para tal... tenho sempre o cuidado de ver se as horas estão certas e de me afastar com a bússula para ver se está bem alinhada para não ter oscilações... uma das coisas que vou fazer com o pc novo vai ser ver se há actualizações do software da go-to... acho estranho "fugir tanto"... mas mais nas planetárias... céu profundo é +/- pacífico...

Hoje está de chuva... nem sei quando o bom tempo regressa...

Bah...
« Última modificação: Julho 24, 2014, 11:15:52 pm por João Clérigo »
Mak 127
iOptron Mini Tower Pro
Orion Sirius 26mm
Wide Angle Long Eye Relief 20mm
Long Eye Reflief 10mm

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Diário de Bordo
« Responder #50 em: Maio 29, 2014, 04:26:47 pm »
Ò Alpha, desculpa a minha sinceridade, mas se queres realmente apostar em astrofotografia.....troca a montagem! Alt-az normalmente utiliza-se para visual e não para fotografar. O não ter o eixo equatorial é mesmo um problema!
Se pesquisares, mesmo uma das empresas que mais utiliza montagens computorizadas alt-azimutais, senão a que mais utiliza, que é a Americana Meade, tem no seu leque de acessórios, para as montagens alt-az , acessórios específicos para a transformar em montagem equatorial!! Porque será?
Se fores ao mercado, encontras bons negócios a preços acessíveis, e se olhares nos usados, ainda melhor!
Se o fizeres, verás de certeza as diferenças!  ;)
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline waldju

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 376
  • Karma: +11/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Diário de Bordo
« Responder #51 em: Maio 29, 2014, 07:34:40 pm »
Tenho que concordar com o Emanuel!!!
Já tive as 2 opções e sei do que falo! Vendi uma equatorial para comprar uma alt-az. Agora, e por alguma razão, voltei a comprar uma equatorial motorizada (uma EQ3 Pro GoTo). A montagem equatorial é muito mais correta no seguimento, mais "soft" para fotografia...
Orion XT12i
Maksutov OMC140 Deluxe
Refrator SkyWatcher 102/500
Go-To Synscan Altazimutal
Cam Celestron NexImage
10X50 Bresser
Antares Speers Waler 9,4mm 82º
Baader Hyperion 24mm 68º

Offline waldju

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 376
  • Karma: +11/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Diário de Bordo
« Responder #52 em: Maio 29, 2014, 10:07:37 pm »
AlphaMike, reparei que tens uma EQ2 à venda (com motor de "seguimento"). Com essa montagem e uma Reflex já dá para fazer umas brincadeiras de wide fields  ;)
Agora, astrofotografia com telescópio (maior distância focal) é necessário uma boa montagem (preferencialmente equatorial) robusta e que tenha a capacidade tipo "o dobro do peso que colocas em cima" (não sei se me faço entender)...
Orion XT12i
Maksutov OMC140 Deluxe
Refrator SkyWatcher 102/500
Go-To Synscan Altazimutal
Cam Celestron NexImage
10X50 Bresser
Antares Speers Waler 9,4mm 82º
Baader Hyperion 24mm 68º

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Diário de Bordo
« Responder #53 em: Maio 29, 2014, 10:30:30 pm »
Exactamente! Excelente dica Waldju! É muito importante não sobrecarregar a montagem, e aqui falo eu com experiência própria; apesar de a montagem que tinha, ter capacidade de carga para aguentar( na altura era uma Vixen Sphinx go-to), o resultado era que ela tinha uma dificuldade enorme em manter centrados os objectos, por muito tempo; com a redução do peso para metade, funcionava às mil maravilhas!  :)
« Última modificação: Maio 30, 2014, 01:46:56 am por Emanuel »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline AlphaMike

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 110
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Feminino
    • Ver Perfil
Re: Diário de Bordo
« Responder #54 em: Maio 30, 2014, 12:54:11 am »
Comprei a iTower há uns 6 meses ....  :(

Sempre tive ideia que a EQ2 era "frágil" demais para o tubo...

Vou ter de ver como corre quando deixar de chover e o céu estiver limpo... Porque quando fotografei a M42, não "fugiu"...

Desde que comprei a D5200 ainda não houve uma noite "decente"... vou ter de esperar para tirar a dúvida...
Mak 127
iOptron Mini Tower Pro
Orion Sirius 26mm
Wide Angle Long Eye Relief 20mm
Long Eye Reflief 10mm

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Diário de Bordo
« Responder #55 em: Maio 30, 2014, 01:50:27 am »
Sim, realmemte a eq2 é fraquinha para esse teu mak! O ideal seria por exemplo uma eq4 ou 5, ou talvez melhor...tipo a que eu tenho, a Avx da Celestron!  ;)
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline AlphaMike

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 110
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Feminino
    • Ver Perfil
Re: Diário de Bordo
« Responder #56 em: Junho 02, 2014, 07:29:55 pm »
Pois... mas a Mini Tower não foi um investimento "soft"... e não estou a contar trocar de montagem tão depressa... a verdade é que sem "brincar" muito, também não posso opinar conscientemente... vou aguardar por melhores céus...

dúvida... alimentação...

qual a melhor maneira de ter uma fonte de alimentação? ter a mini tower ligada ao isqueiro do carro não me parece a opção mais "segura" e, para poder levar o computador e ligá-lo à máquina fotográfica já estou a falar em ligar um transformador/conversor ao isqueiro para ter uma dupla (no mínimo)... e, eventualmente, arriscar-me a ficar a pé...

uma bateria daquelas pequenas de 12v? que têm uns 20cm? como é que a malta faz?
Mak 127
iOptron Mini Tower Pro
Orion Sirius 26mm
Wide Angle Long Eye Relief 20mm
Long Eye Reflief 10mm

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Diário de Bordo
« Responder #57 em: Junho 03, 2014, 12:59:40 am »
Sim, normalmente é dessas que a malta utiliza. Eu por exemplo comprei uma na Norauto, esta da imagem, aguenta bem o funcionamento da montagem Go-To a noite inteira, mas já não tenho a certeza de que também aguente o pc em simultâneo. Talvez o isqueiro seja uma boa alternativa.
Quando estou perto de casa, simplesmente coloco uma extensão elétrica e ligo tudo a ela.
Imagino k a mini tower pro tenha sido um grande investimento, mas mais tarde ou mais cedo vais ter que pensar em trocar por uma equatorial. Quando precisares diz, k eu ajudo no k puder,ok?
 :D
« Última modificação: Junho 03, 2014, 01:03:00 am por Emanuel »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline AlphaMike

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 110
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Feminino
    • Ver Perfil
Re: Diário de Bordo
« Responder #58 em: Junho 03, 2014, 02:24:44 am »
(...) mas mais tarde ou mais cedo vais ter que pensar em trocar por uma equatorial. Quando precisares diz, k eu ajudo no k puder,ok?
 :D


tens noção da "paródia" que foi ler esta parte? Há a interpretação que quando pensar em trocar, te chegas à frente com uns trocos.... hehehehehehe...

tenho de dar uma saltada ao StationMarché/Roady aqui do sítio... Antes tinha Norauto mesmo ao pé de mim, quando estava em Sta. Guida (e lá é que tinha céus brutais... felizmente, tenho acesso ad aeternum - podia-se fazer lá um encontro fixe)

vou dar uma vista de olhos nesse tipo de baterias... o pc tem a bateria própria, sempre aguenta um bocado... é indagar... :)
Mak 127
iOptron Mini Tower Pro
Orion Sirius 26mm
Wide Angle Long Eye Relief 20mm
Long Eye Reflief 10mm

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Diário de Bordo
« Responder #59 em: Junho 03, 2014, 10:22:20 am »
Eh eh eh eh, ai a minha bidinha a andar para trás... ;D
Eu queria dizer k quando quiseres, eu indico-te a pessoa correcta para trocares a tua mini tower pro, por uma equatorial, com o mínimo de gastos possíveis!
Pois, eu tenho um céu brutal também, mas o problema é que esse céu é Transmontano, eu tenho casa na Maia, e trabalho a maior parte do tempo fora do país! Tás a ver bem o filme, não é? ???
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Re: Diário de Bordo
« Responder #59 em: Junho 03, 2014, 10:22:20 am »