Autor Tópico: Diário de Bordo  (Lida 15060 vezes)

Offline Emanuel

• Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
    • Ver Perfil
Re: Diário de Bordo
« Responder #45 em: Maio 27, 2014, 12:54:45 am »
Bom, esta Nebulosa, tal como a da Alma, requer paciência e noites límpidas e calmas! Concerteza que mais tarde ou mais cedo vais conseguir!  ;)
Takahashi FSQ 106 ED
Celestron AVX mount
Nikon D5300
Qhyccd Polemaster
Orion Starshoot autoguider
Omegon off-axis guider

Offline AlphaMike

• Astro-Curioso
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #46 em: Maio 27, 2014, 05:33:44 pm »
Experimentei o extensor... numa de carolice, como a d5200 permite filmar, fiz um vídeo de 1 minuto para depois stackar... o registrax borra-se todo e acho que bloqueou nos 88%... ainda vou perder umas horas a tentar stackar aquilo...
Mesmo com o extensor, identifico algumas dificuldades... ao mínimo toque, perco o objecto, a goto não fica bem alinhada e vejo os objectos a mover, o que me obriga a segui-los pelo visor da máquina fotográfica...
Já pensei comprar uma barlow x2, mas se sem a barlow me vejo grega, com a barlow ver-me-ia fenícia... a realidade é que mesmo com o tubo extensor com ocular, júpiter fica pequenino...
Entretanto vou voltar ao registrax... devo estar a fazer alguma coisa mal... é mais para perceber o funcionamento do registrax... porque as fotos nem estão muito nítidas...
Mak 127
iOptron Mini Tower Pro
Orion Sirius 26mm
Wide Angle Long Eye Relief 20mm
Long Eye Reflief 10mm

Offline AlphaMike

• Astro-Curioso
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #47 em: Maio 28, 2014, 04:32:29 pm »
 :'(  :'(  :'(

o registax borra-se mesmo todo... já alterei as configurações 3 vezes... deixo a processar durante a  noite... acordo e tenho a mensagem:
"55% (Não responde)"

o melhor que consegui foi "84% (Não responde)"

Tenho 4Gb de RAM!!!! Como é possível? 1 minuto de filme apenas... Gosto tanto do do DSS mas não dá para vídeos...

Acho que vou tentar exportar frames e abrir no DSS...
Mak 127
iOptron Mini Tower Pro
Orion Sirius 26mm
Long Eye Reflief 10mm

Offline Emanuel

• Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
    • Ver Perfil
« Responder #48 em: Maio 29, 2014, 01:15:38 am »
Ahh, não faças assim! A tentação de efectuar video com a DSLR em planetas é muita, também já me deparei com o mesmo problema! Mesmo com Barlow, não é fácil ter um planeta grande o suficiente!
Para planetas utiliza uma webcam, os planetas aparecem naturalmente grandes( pelo menos os mais próximos ),funciona às mil maravilhas e o Registax não te vai dar qualquer problema! Os videos efectuados com a DSLR são realmente muito pesados, com a combinação de tempo e resolução, o Registax tem sérios problemas para digerir esta receita!
Outro problema que estou a vêr, é que a tua montagem tem algum tipo de problema; ou não estás a efectuar a calibração como deve sêr, antes de utilizares a função go-to, ou então a montagem, sendo alt-azimutal não consegue seguir um objecto....o que é muito mau, e por isso é que tens problemas em manter o planeta centrado e depois o Registax, como tem uma " janela" de referencia para alinhar as frames, deixa de ter o planeta visível em muitas dessas frames ,perde o alinhamento, e bloqueia!
Se tiveres paciência, em vez de deixar o Registax selecionar as melhores frames a utilizar no empilhamento, seleciona tu, manualmente, e não seleciones as que têm o planeta fora do centro da imagem, para vêr o resultado!
As fotos não estarem muito nítidas, em parte é normal, tem a vêr com transparência da atmosfera!
Utiliza sim a DSLR para fotografia de céu profundo, não em video, mas com exposições, o mais longo que a tua montagem permitir!
 ;)
« Última modificação: Maio 29, 2014, 01:30:12 am por Emanuel »
Takahashi FSQ 106 ED
Celestron AVX mount
Nikon D5300
Qhyccd Polemaster
Omegon off-axis guider

Offline AlphaMike

• Astro-Curioso
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #49 em: Maio 29, 2014, 03:59:40 pm »

seja como for, troquei de pc... tenho um portátil atrás de mim a fazer o primeiro carregamento de bateria... este já se borra só porque sim, quanto mais com registax...

como disse, a gravação com a DSRL foi por carolice... mas nunca pensei que 1 minuto de vídeo - deu quase 4000 frames  :P - (converti para avi) fosse suficiente para "fritar o cérebro ao bicho"... especialmente porque cada frame fica com alguns kbs apenas...

Aqui por Leiria é só nuvens e nuvens e nuvens... não tarda é Junho e nem uma noite de céu limpo... é desmotivador quando se investe uns "trocos" e não se pode fazer nada...

A montagem é alt-azi e está configurada para tal... tenho sempre o cuidado de ver se as horas estão certas e de me afastar com a bússula para ver se está bem alinhada para não ter oscilações... uma das coisas que vou fazer com o pc novo vai ser ver se há actualizações do software da go-to... acho estranho "fugir tanto"... mas mais nas planetárias... céu profundo é +/- pacífico...

Hoje está de chuva... nem sei quando o bom tempo regressa...

Bah...
« Última modificação: Julho 24, 2014, 11:15:52 pm por João Clérigo »
Mak 127
iOptron Mini Tower Pro
Orion Sirius 26mm
Long Eye Reflief 10mm

Offline Emanuel

• Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
    • Ver Perfil
« Responder #50 em: Maio 29, 2014, 04:26:47 pm »
Ò Alpha, desculpa a minha sinceridade, mas se queres realmente apostar em astrofotografia.....troca a montagem! Alt-az normalmente utiliza-se para visual e não para fotografar. O não ter o eixo equatorial é mesmo um problema!
Se pesquisares, mesmo uma das empresas que mais utiliza montagens computorizadas alt-azimutais, senão a que mais utiliza, que é a Americana Meade, tem no seu leque de acessórios, para as montagens alt-az , acessórios específicos para a transformar em montagem equatorial!! Porque será?
Se fores ao mercado, encontras bons negócios a preços acessíveis, e se olhares nos usados, ainda melhor!
Se o fizeres, verás de certeza as diferenças!  ;)
Takahashi FSQ 106 ED
Celestron AVX mount
Nikon D5300
Qhyccd Polemaster
Omegon off-axis guider

Offline waldju

• Astro-Principiante
    • Ver Perfil
« Responder #51 em: Maio 29, 2014, 07:34:40 pm »
Tenho que concordar com o Emanuel!!!
Já tive as 2 opções e sei do que falo! Vendi uma equatorial para comprar uma alt-az. Agora, e por alguma razão, voltei a comprar uma equatorial motorizada (uma EQ3 Pro GoTo). A montagem equatorial é muito mais correta no seguimento, mais "soft" para fotografia...
Orion XT12i
Maksutov OMC140 Deluxe
Refrator SkyWatcher 102/500
Go-To Synscan Altazimutal
Cam Celestron NexImage
10X50 Bresser
Antares Speers Waler 9,4mm 82º
Baader Hyperion 24mm 68º

Offline waldju

• Astro-Principiante
    • Ver Perfil
« Responder #52 em: Maio 29, 2014, 10:07:37 pm »
AlphaMike, reparei que tens uma EQ2 à venda (com motor de "seguimento"). Com essa montagem e uma Reflex já dá para fazer umas brincadeiras de wide fields  ;)
Agora, astrofotografia com telescópio (maior distância focal) é necessário uma boa montagem (preferencialmente equatorial) robusta e que tenha a capacidade tipo "o dobro do peso que colocas em cima" (não sei se me faço entender)...
Orion XT12i
Maksutov OMC140 Deluxe
Refrator SkyWatcher 102/500
Go-To Synscan Altazimutal
Cam Celestron NexImage
10X50 Bresser
Antares Speers Waler 9,4mm 82º
Baader Hyperion 24mm 68º

Offline Emanuel

• Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
    • Ver Perfil
« Responder #53 em: Maio 29, 2014, 10:30:30 pm »
Exactamente! Excelente dica Waldju! É muito importante não sobrecarregar a montagem, e aqui falo eu com experiência própria; apesar de a montagem que tinha, ter capacidade de carga para aguentar( na altura era uma Vixen Sphinx go-to), o resultado era que ela tinha uma dificuldade enorme em manter centrados os objectos, por muito tempo; com a redução do peso para metade, funcionava às mil maravilhas!  :)
« Última modificação: Maio 30, 2014, 01:46:56 am por Emanuel »
Takahashi FSQ 106 ED
Celestron AVX mount
Nikon D5300
Qhyccd Polemaster
Omegon off-axis guider

Offline AlphaMike

• Astro-Curioso
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #54 em: Maio 30, 2014, 12:54:11 am »
Comprei a iTower há uns 6 meses ....  :(

Sempre tive ideia que a EQ2 era "frágil" demais para o tubo...

Vou ter de ver como corre quando deixar de chover e o céu estiver limpo... Porque quando fotografei a M42, não "fugiu"...

Desde que comprei a D5200 ainda não houve uma noite "decente"... vou ter de esperar para tirar a dúvida...
Mak 127
iOptron Mini Tower Pro
Orion Sirius 26mm
Long Eye Reflief 10mm

Offline Emanuel

• Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
    • Ver Perfil
« Responder #55 em: Maio 30, 2014, 01:50:27 am »
Sim, realmemte a eq2 é fraquinha para esse teu mak! O ideal seria por exemplo uma eq4 ou 5, ou talvez melhor...tipo a que eu tenho, a Avx da Celestron!  ;)
Takahashi FSQ 106 ED
Celestron AVX mount
Nikon D5300
Qhyccd Polemaster
Omegon off-axis guider

Offline AlphaMike

• Astro-Curioso
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #56 em: Junho 02, 2014, 07:29:55 pm »
Pois... mas a Mini Tower não foi um investimento "soft"... e não estou a contar trocar de montagem tão depressa... a verdade é que sem "brincar" muito, também não posso opinar conscientemente... vou aguardar por melhores céus...

dúvida... alimentação...

qual a melhor maneira de ter uma fonte de alimentação? ter a mini tower ligada ao isqueiro do carro não me parece a opção mais "segura" e, para poder levar o computador e ligá-lo à máquina fotográfica já estou a falar em ligar um transformador/conversor ao isqueiro para ter uma dupla (no mínimo)... e, eventualmente, arriscar-me a ficar a pé...

uma bateria daquelas pequenas de 12v? que têm uns 20cm? como é que a malta faz?
Mak 127
iOptron Mini Tower Pro
Orion Sirius 26mm
Long Eye Reflief 10mm

Offline Emanuel

• Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
    • Ver Perfil
« Responder #57 em: Junho 03, 2014, 12:59:40 am »
Sim, normalmente é dessas que a malta utiliza. Eu por exemplo comprei uma na Norauto, esta da imagem, aguenta bem o funcionamento da montagem Go-To a noite inteira, mas já não tenho a certeza de que também aguente o pc em simultâneo. Talvez o isqueiro seja uma boa alternativa.
Quando estou perto de casa, simplesmente coloco uma extensão elétrica e ligo tudo a ela.
Imagino k a mini tower pro tenha sido um grande investimento, mas mais tarde ou mais cedo vais ter que pensar em trocar por uma equatorial. Quando precisares diz, k eu ajudo no k puder,ok?
 :D
« Última modificação: Junho 03, 2014, 01:03:00 am por Emanuel »
Takahashi FSQ 106 ED
Celestron AVX mount
Nikon D5300
Qhyccd Polemaster
Omegon off-axis guider

Offline AlphaMike

• Astro-Curioso
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #58 em: Junho 03, 2014, 02:24:44 am »
(...) mas mais tarde ou mais cedo vais ter que pensar em trocar por uma equatorial. Quando precisares diz, k eu ajudo no k puder,ok?
 :D

tens noção da "paródia" que foi ler esta parte? Há a interpretação que quando pensar em trocar, te chegas à frente com uns trocos.... hehehehehehe...

tenho de dar uma saltada ao StationMarché/Roady aqui do sítio... Antes tinha Norauto mesmo ao pé de mim, quando estava em Sta. Guida (e lá é que tinha céus brutais... felizmente, tenho acesso ad aeternum - podia-se fazer lá um encontro fixe)

vou dar uma vista de olhos nesse tipo de baterias... o pc tem a bateria própria, sempre aguenta um bocado... é indagar... :)
Mak 127
iOptron Mini Tower Pro
Orion Sirius 26mm
Long Eye Reflief 10mm

Offline Emanuel

• Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
    • Ver Perfil
« Responder #59 em: Junho 03, 2014, 10:22:20 am »
Eh eh eh eh, ai a minha bidinha a andar para trás... ;D
Eu queria dizer k quando quiseres, eu indico-te a pessoa correcta para trocares a tua mini tower pro, por uma equatorial, com o mínimo de gastos possíveis!
Pois, eu tenho um céu brutal também, mas o problema é que esse céu é Transmontano, eu tenho casa na Maia, e trabalho a maior parte do tempo fora do país! Tás a ver bem o filme, não é? ???
Takahashi FSQ 106 ED
Celestron AVX mount
Nikon D5300
Qhyccd Polemaster
Omegon off-axis guider

Tags: