Autor Tópico: Compra 1º Telescópio  (Lida 2633 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline DMenu

  • Astro-Novato
  • *
  • Mensagens: 2
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Compra 1º Telescópio
« em: Maio 18, 2015, 04:32:31 pm »
Boa tarde a todos

A astronomia é uma área pela qual me interesso muito e há já algum tempo que estava interessado em comprar um telescópio. Agora surgiu essa oportunidade e o vosso forum pareceu-me que seja a melhor forma de conseguir conselhos no que diz respeito à compra de telescópios.
Ando a procurar um telescópio para me iniciar e que me possibilite ver os planetas do sistema solar, a lua, o sol ( já agora que tipo de filtro recomendam?) alguns elementos do espaço profundo e efemérides que possam vir a ocorrer.

desta forma comecei a consultar o vosso forum e alguns sites da especialidade.
posto isto, venho vos pedir a vossa opinião sobre estes telescópios que encontrei.

1 - Omegon Telescópio N 114/900 EQ-1 - Novo - 200€
2 - Skywatcher maksutov mc 127/1500 - Usado - 200€
3 - Celestron Telescópio N 130/650 Astromaster - Usado - 170€

Obrigado

David Menúrias


« Última modificação: Maio 18, 2015, 05:16:23 pm por DMenu »

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Compra 1º Telescópio
« Responder #1 em: Maio 24, 2015, 08:37:46 am »
Olá David, bem vindo ao fórum.😊
Olha, se o principal interesse é observar planetas, então o Maksutov é a escolha ideal, pelo simples fato de ter a maior distãncia focal, que é o indicado para obsevar detalhes nos planetas, se bem que será nos mais próximos, como Júpiter, Saturno, Marte e Vénus.
Dos outros telescópios que mencionas, o Omegon, é fraquinho, não só o tubo òptico, de 114mm, mas principalmente a montagem: uma equatorial 1 é mesmo fraquinha, qualquer toque ou uma brisa de vento, faz com que trema e demore muito tempo a estabilizar, e por sua vez a observação é um pouco aborrecida; o Celestron Astromaster é um bom telescópio, e aqui é que tens de decidir: por ter uma distãncia focal mais curta, é melhor para os objectos do céu profundo, como as nebulosas e galáxias, mas também não é mau nos planetas; tem um espelho um pouco maior que o Maksutov, mas a diferença nem se nota; no entanto nos planetas o Mak é melhor.
Filtro? Para o Sol? Bem, se vais mesmo fazer observação Solar direta, ou seja observar MESMO na ocular, só existe uma maneira segura, isto, se fores utilizar, por exemplo, o Maksutov, que é comprar um filtro solar . Porque digo eu isto? Porque há alternativas muito mais baratas, a muito popular folha de Baader, que parece uma folha de alumínio, e que se adapta à objectiva do telescópio. Neste caso, seria melhor fazer observação de projecção, ou seja, projectar a imagem do Sol numa parede branca e observar desta forma. Um bom filtro Solar, é bastante mais caro que a folha de Baader, não te vou recomendar nenhum, pelo simples fato de que eu, não observo o Sol, desde há muitos anos. O que tens que ter em mente, é que,se te enganares quando estás a observar o Sol na ocular, só te enganarás uma vez, a primeira e a última, porque o Sol, pode-te cegar instantaneamente.
A outra forma? É comprar um telescópio solar, construido apenas para esse efeito! São é telescópios bastante caros.
Um abraço 😀
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Re: Compra 1º Telescópio
« Responder #1 em: Maio 24, 2015, 08:37:46 am »

Offline DMenu

  • Astro-Novato
  • *
  • Mensagens: 2
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Compra 1º Telescópio
« Responder #2 em: Maio 27, 2015, 12:09:42 pm »
Bom dia

Muito obrigado pela resposta.
Acabei por comprar o Celestron, vamos ver como corre  :P
Quanto à questão do filtro a opção seria sempre pôr um filtro no tubo e não na ocular, mas isso é algo que ainda não tenciono fazer, foi mesmo uma questão de curiosidade.

Mais uma vez obrigado pelas respostas.

Abraço


Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Compra 1º Telescópio
« Responder #3 em: Maio 27, 2015, 08:28:50 pm »
Ora essa, sem problema.
Acho que não te vais arrepender, o Celestron é um bom telescópio.
O filtro solar deve ser sempre usado na objectiva e não na ocular. O objectivo é diminuir drásticamente a intensidade e a "potência" da luz do sol , quando aumentada por um espelho ou lente, o que pode provocar queimaduras horríveis. Quem nunca experimentou queimar uma folha de papel com uma lupa? Ai está um bom exemplo do que pode acontecer.
Um abc 😃
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Re: Compra 1º Telescópio
« Responder #3 em: Maio 27, 2015, 08:28:50 pm »