Astronomia > Galactica Caffe

O que poderei ver com binoculos!!!

(1/3) > >>

The_Command:
Boa Noite

Recentemente pensei adquirir um telescópio mas depois de uma intensa busca na net, vi que não valia a pena gastar dinheiro num. Sendo assim resolvi seguir os concelhos dos entendidos e optei por binóculos, neste caso um monóculo que encontrei a venda na net rigorosamente novo por apenas 15,00€ um Bresser 20X60.
Acabei de estar +-  hora na rua a observar o céu e com ajuda de uma aplicação da Google lá consegui saber a direcção em que se encontrava Saturno.
Parece-me que o encontrei mas sinceramente estou na dúvida se era realmente Saturno, pelo que vi notava-se um anel em redor de um ponto muito mais luminoso
mas ao mesmo tempo em redor de tudo isso parecia forma-se uma espécie de anel ligeiramente luminoso.

Podem-me dizer o que consigo ver +- com este monóculo?

Emanuel:
Olá, bem vindo ao forum! :)
Bem, para começar, não sei quem indicou os binóculos, mas se calhar, não soube dar as devidas indicações.
Quando se inicia a Astronomia, realmente os binóculos são o primeiro instrumento que se deve utilizar, aliás, para começar nem se deve utilizar nenhum instrumento, deve-se pegar num bom mapa estelar, e tentar aprender a conhecer as constelações e principais objectos do céu nocturno.

Depois então, deve-se apostar nuns binóculos, mas deve-se escolher uns que tenham uma ampliação razoável, tipo 7X50mm ou talvez 10X50mm, sempre binocular, porque o objectivo dos binóculos é poder observar campos estelares, com mais alguma ampliação, e utilizando os dois olhos, que torna a observação muito agradável. Devem ser relativamente leves, daí se escolher 7X50mm ou 10X50mm, que são relativamente leves, caso contrario, começam a pesar nos braços.
Pode-se obviamente utilizar um tripé, mas com essa ampliação, ao fim de pouco tempo, os objectos saiem fora do campo de visão.

Além disso, as lentes devem ter tratamento anti-reflectivo,e um bom tratamento anti-reflectivo.Por norma, basta olhar para as lentes de lado, se tiverem uma típica côr violeta, então têm o tratamento correcto, com côres tipo verdes, amarelos, vermelhos, etc, é sempre de duvidar.

Esse monóculo que compraste, realmente não foi boa escolha, porque nem são binóculos, nem é telescópio, é assim uma coisa no meio, sabes? O problema é que tem muita ampliação para se poder observar sem tremer a imagem, coisa que não acontece com os binóculos normais, como têm ampliação baixa, é fácil de observar com eles, além de que para encontrar um objecto e conseguir que fique no campo de visão, com 20X de ampliação, não é muito confortável.

Básicamente, 20X de ampliação não te mostra muito, as crateras da Lua, qualquer coisa dos planetas maiores, tipo perceber que o objecto que observaste era Saturno, porque conseguiste detectar o que parecia um anel à volta de algo muito luminoso; talvez observar as fases de Vénus, os satélites de Júpiter, e depois conseguir observar os enxames de estrelas mais brilhantes, alguma galáxia ou nebulosa mais brilhante, e neste caso só vais conseguir vêr uma mancha difusa e pouco mais.

Quando se quer passar para outro nível e observar com mais detalhe, então aposta-se num bom telescópio, e aí sim, a observação torna-se muito mais interessante.
Espero que tenha ajudado em alguma coisa.
Um abraço  :)

The_Command:
Boas

Antes de mais obrigado pela explicação.
Quanto ao que comprei, comprei mesmo porque foi super barato, afinal dei 15,00€já com portes. Faltou dizer que tenho um tripé emprestado para e que ajuda bastante pois sem ele era impossível.
Quanto ao achar que possa ter visto Saturno eu orientei-me pela aplicação da google sky.

Emanuel:
Com tripé ajuda bastante. Para procurar objectos, eu uso bastante o stellarium, muito bom, e funciona em tempo real.
Se o quiseres, vais a www.stellarium.org , é grátis! 😊

The_Command:
Bem Já decidi vou ter mesmo de comprar os binóculos isto com o monóculo tem de ter  sempre tripé e com um tripé não existe a mesma mobilidade.
Já agora alguém que tenha visto a ISS? Com ajuda da app que tirei pareceu-me vê-la a olho nú mas apenas via luzes vermelhas a deslocarem-se rápido, e numa breve pesquisa acho que
errei pois o que encontrei de fotos na net vê-se ela bem brilhante.

É impressão minha ou este fórum anda meio adormeçido?

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

Ir para versão completa