Autor Tópico: O que poderei ver com binoculos!!!  (Lida 4598 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline The_Command

  • Astro-Novato
  • *
  • Mensagens: 6
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
O que poderei ver com binoculos!!!
« em: Junho 17, 2015, 01:15:41 am »
Boa Noite

Recentemente pensei adquirir um telescópio mas depois de uma intensa busca na net, vi que não valia a pena gastar dinheiro num. Sendo assim resolvi seguir os concelhos dos entendidos e optei por binóculos, neste caso um monóculo que encontrei a venda na net rigorosamente novo por apenas 15,00€ um Bresser 20X60.
Acabei de estar +-  hora na rua a observar o céu e com ajuda de uma aplicação da Google lá consegui saber a direcção em que se encontrava Saturno.
Parece-me que o encontrei mas sinceramente estou na dúvida se era realmente Saturno, pelo que vi notava-se um anel em redor de um ponto muito mais luminoso
mas ao mesmo tempo em redor de tudo isso parecia forma-se uma espécie de anel ligeiramente luminoso.

Podem-me dizer o que consigo ver +- com este monóculo?

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: O que poderei ver com binoculos!!!
« Responder #1 em: Junho 17, 2015, 08:32:41 pm »
Olá, bem vindo ao forum! :)
Bem, para começar, não sei quem indicou os binóculos, mas se calhar, não soube dar as devidas indicações.
Quando se inicia a Astronomia, realmente os binóculos são o primeiro instrumento que se deve utilizar, aliás, para começar nem se deve utilizar nenhum instrumento, deve-se pegar num bom mapa estelar, e tentar aprender a conhecer as constelações e principais objectos do céu nocturno.

Depois então, deve-se apostar nuns binóculos, mas deve-se escolher uns que tenham uma ampliação razoável, tipo 7X50mm ou talvez 10X50mm, sempre binocular, porque o objectivo dos binóculos é poder observar campos estelares, com mais alguma ampliação, e utilizando os dois olhos, que torna a observação muito agradável. Devem ser relativamente leves, daí se escolher 7X50mm ou 10X50mm, que são relativamente leves, caso contrario, começam a pesar nos braços.
Pode-se obviamente utilizar um tripé, mas com essa ampliação, ao fim de pouco tempo, os objectos saiem fora do campo de visão.

Além disso, as lentes devem ter tratamento anti-reflectivo,e um bom tratamento anti-reflectivo.Por norma, basta olhar para as lentes de lado, se tiverem uma típica côr violeta, então têm o tratamento correcto, com côres tipo verdes, amarelos, vermelhos, etc, é sempre de duvidar.

Esse monóculo que compraste, realmente não foi boa escolha, porque nem são binóculos, nem é telescópio, é assim uma coisa no meio, sabes? O problema é que tem muita ampliação para se poder observar sem tremer a imagem, coisa que não acontece com os binóculos normais, como têm ampliação baixa, é fácil de observar com eles, além de que para encontrar um objecto e conseguir que fique no campo de visão, com 20X de ampliação, não é muito confortável.

Básicamente, 20X de ampliação não te mostra muito, as crateras da Lua, qualquer coisa dos planetas maiores, tipo perceber que o objecto que observaste era Saturno, porque conseguiste detectar o que parecia um anel à volta de algo muito luminoso; talvez observar as fases de Vénus, os satélites de Júpiter, e depois conseguir observar os enxames de estrelas mais brilhantes, alguma galáxia ou nebulosa mais brilhante, e neste caso só vais conseguir vêr uma mancha difusa e pouco mais.

Quando se quer passar para outro nível e observar com mais detalhe, então aposta-se num bom telescópio, e aí sim, a observação torna-se muito mais interessante.
Espero que tenha ajudado em alguma coisa.
Um abraço  :)
« Última modificação: Junho 17, 2015, 08:36:54 pm por Emanuel »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Re: O que poderei ver com binoculos!!!
« Responder #1 em: Junho 17, 2015, 08:32:41 pm »

Offline The_Command

  • Astro-Novato
  • *
  • Mensagens: 6
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: O que poderei ver com binoculos!!!
« Responder #2 em: Junho 17, 2015, 10:31:21 pm »
Boas

Antes de mais obrigado pela explicação.
Quanto ao que comprei, comprei mesmo porque foi super barato, afinal dei 15,00€já com portes. Faltou dizer que tenho um tripé emprestado para e que ajuda bastante pois sem ele era impossível.
Quanto ao achar que possa ter visto Saturno eu orientei-me pela aplicação da google sky.

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: O que poderei ver com binoculos!!!
« Responder #3 em: Junho 18, 2015, 07:57:12 pm »
Com tripé ajuda bastante. Para procurar objectos, eu uso bastante o stellarium, muito bom, e funciona em tempo real.
Se o quiseres, vais a www.stellarium.org , é grátis! 😊
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline The_Command

  • Astro-Novato
  • *
  • Mensagens: 6
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: O que poderei ver com binoculos!!!
« Responder #4 em: Junho 18, 2015, 10:10:34 pm »
Bem Já decidi vou ter mesmo de comprar os binóculos isto com o monóculo tem de ter  sempre tripé e com um tripé não existe a mesma mobilidade.
Já agora alguém que tenha visto a ISS? Com ajuda da app que tirei pareceu-me vê-la a olho nú mas apenas via luzes vermelhas a deslocarem-se rápido, e numa breve pesquisa acho que
errei pois o que encontrei de fotos na net vê-se ela bem brilhante.

É impressão minha ou este fórum anda meio adormeçido?

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: O que poderei ver com binoculos!!!
« Responder #5 em: Junho 19, 2015, 10:17:53 pm »
Não, não é impressão tua, o fórum está mesmo......diria eu que quase morto, e a culpa é do facebook!
Criou-se uma página de Astronomia no facebook, e simplesmente as pessoas deixaram de vir aqui consultar as mensagens!
A ISS? Descarga o Stellarium, que o programa tem uma opção para satélites, em tempo real, e ficas a saber exactamente quando passa a ISS.
Abc 😊
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline The_Command

  • Astro-Novato
  • *
  • Mensagens: 6
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: O que poderei ver com binoculos!!!
« Responder #6 em: Junho 20, 2015, 07:18:50 pm »
Boas

Sim já instalei esse programa e só tenho bem a dizer excelentes funcionalidades e muito útil. Agora apenas tenho de aprender a inserir bem os dados para inserir uns binóculos, visto que vou comprar uns. Assim inserindo lá os dados sempre posso ter uma ideia de como irei conseguir visualizar o céu.
Já agora Samuel qual o nome do grupo no facebook sff.

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: O que poderei ver com binoculos!!!
« Responder #7 em: Junho 20, 2015, 08:44:14 pm »
Ahhhhhh, aha aha aha aha , não é Samuel, é parecido, é Emanuel, eh eh eh😆
A página do facebook chama-se Astronomia-Portugal, foi criada pelo Cristóvão Cunha, que eu conheço pessoalmente, uma pessoa impecável!
Regista-te lá que vais encontrar muito maluco das estrelas, assim como eu. 😜
Um abraço 😃
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline The_Command

  • Astro-Novato
  • *
  • Mensagens: 6
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: O que poderei ver com binoculos!!!
« Responder #8 em: Junho 21, 2015, 06:57:03 pm »
Boas

Peço desculpa por ter trocado o nome.
Já agora sabes como configurar uns binóculos no Stellarium é que vi que podemos adicionar e é uma boa ajuda se adicionar os que pretendo comprar para ter uma ideia do que irei conseguir ver +-.
No menu onde se adiciona os binóculos tenho:

Campo de visão aparente:
Distância Focal:
Paragem de campo:

Depois ainda há a parte para adicionar a lente mas penso que isso não seja necessário preencher.

Estava pensar em adquirir estes binóculos:
http://www.astroshop.pt/bresser-binoculo-hunter-10x50/p,2474#tab_bar_1_select

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: O que poderei ver com binoculos!!!
« Responder #9 em: Junho 22, 2015, 08:17:05 pm »
Ora essa, nada de desculpas. 😜
Sinceramente também não sei, mas encontrei uma página em Inglês, onde fazem a mesma pergunta, com uns binóculos muito parecidos aos que mencionas. Tenta colocar os mesmos valores, provavelmente funcionará bem.

http://sourceforge.net/p/stellarium/discussion/278769/thread/3e543960/

Ah, e o stellarium também tem uma página de ajuda, dá uma vista de olhos.

http://www.stellarium.org/wiki/index.php/Oculars_plugin

Abc 😃
« Última modificação: Junho 22, 2015, 08:19:05 pm por Emanuel »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline The_Command

  • Astro-Novato
  • *
  • Mensagens: 6
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: O que poderei ver com binoculos!!!
« Responder #10 em: Junho 22, 2015, 08:25:21 pm »
Boas

Pois eu já tentei inserir de várias maneiras e parece-me que ficou tudo mal inserido pois as vezes nem via alteração nenhuma.
 
Na minha maneira de ver eu estou a entender que:

Campo de visão aparente
Distância Focal = Campo de visão a 1.000m (m)
Paragem de campo = já aqui neste campo consegui entender que é sempre 0 pelas pesquisas que vi na net e videos inseriam sempre 0

Mais uma vez obrigada pela ajuda. Já adicionei o grupo no face vou expor lá este problema para ver se obtenho mais info de outros users.

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: O que poderei ver com binoculos!!!
« Responder #11 em: Junho 22, 2015, 09:07:57 pm »
O campo de visão aparente ou FOV, será os 6,8 graus que estão mencionados nas especificações dos binóculos.
A distãncia focal é a mesma coisa que num telescópio, o problema é que num telescópio tem sempre a sua distãncia focal descrita, ou em mm ou em F, tipo F/6; nos binóculos normalmente não vem, eu deduzo que possa ser 500mm, por ser um 10X50mm, mas não tenho mesmo a certeza de como se calcula a distãncia focal nuns binóculos.
Essa medida que mencionas, de ver a 1000 metros, desculpa que te diga, mas é um dos típicos truques de marketing para enganar o cliente. Qualquer binóculo ou telescópio vê a 1000 metros ou muito mais longe, aquilo que não se diz é que os objectos que se vão poder ver são minúsculos ou têm ampliação suficiente para ver detalhes.
A paragem de campo, ou do Inglês field stop, é tipo um diafragma, que controla a quantidade de luz que entra na objectiva; isto é mais utilizado em máquinas fotográficas, em determinados tipos de foto; neste caso é melhor ficar com valor 0.
Abc
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Re: O que poderei ver com binoculos!!!
« Responder #11 em: Junho 22, 2015, 09:07:57 pm »