Autor Tópico: Dúvidas na compra: Telescópio  (Lida 2979 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Gabriel Augusto

  • Astro-Novato
  • *
  • Mensagens: 2
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Dúvidas na compra: Telescópio
« em: Agosto 06, 2015, 07:14:14 pm »
Bom dia! Eu sempre tive vontade de ter um telescópio e passei muito tempo procurando qual seria o melhor pra mim. Muitos diziam que eu deveria antes comprar um binóculo e entender como funciona o céu noturno. Há cerca de 3 anos estou fazendo isso. Conheço a posição dos planetas, galaxias, nebulosas, sei identificar cerca de 20 constelações e sei o nome de muitas estrelas, sempre me disseram pra eu estudar isso. Então, a cerca de 2 anos eu ganhei meu primeiro telescópio. Um refrator com diâmetro de 60mm e focal de 600mm. Eu achei incrível e ainda tenho ele. A pouco tempo eu voltei a pesquisar sobre telescópios e muitas pessoas dizem que esse que tenho é ruim, mas eu acredito que depende de onde compra. Eu consigo ver as faixas equatoriais de Júpiter e suas 4 luas(as vezes consigo ver outras mais afastadas),eu consigo observar Saturno e seus anéis(eu consigo ver muito bem os anéis de saturno), eu já consegui observar a Galáxia de Andrômeda. As vezes eu me pergunto se este é realmente um 60600.

Bom, chega de histórias.(foi apenas pra mostrar que eu tenho um conhecimento sobre o céu, pois já li neste fórum diversos tópicos em que o pessoal dizia que antes de comprar um telescópio você deve conhecer o céu e acabavam não respondendo a pergunta. Eu conheço bem o céu, seu identificar MUITOS astros e outros objetos relacionados, mas tenho um conhecimento não tão forte sobre telescópios. Eu não me considero praticamente um Iniciante, sou um pouco mais que isso).


Bom, eu quero comprar um telescópio que não ultrapasse no máximo os R$2000,00.

Eu quero um telescópio de cerca de 150mm de abertura.(Para confirmar: Quanto maior a abertura maior a quantidade de luz que entra, mais Objetos do Céu Profundo eu consigo observar e mais nítida é a imagem!?)

Ainda não pretendo fazer astrofotografias.(Isto vai ser bem mais pra frente quando eu já tiver um telescópio apropriado e os conhecimentos necessários)

Eu quero um telescópio para observar o céu com frequência e pretendo observar Nebulosas, Galáxias, Aglomerados e Estrelas. Eu gostaria de observar corpos celestes, mas neste caso eu acredito que vão me sugerir um refletor e parece não ser bom para observar corpos celestes. Mas eu tenho uma maior vontade de observar nebulosas, etc.

Meu local de observação é em uma cidade chamada Catalão(cerca de 100.000 habitantes) e fica localizada no estado de Goiás. A poluição luminosa de onde estou de 0 a 10 fica cerca de 2 e 3. Eu observo do quintal de casa e consigo ver a olho nu estrelas de magnitude no máximo 4.5.


Eu procurei diversos telescópios diferentes e encontrei alguns que parece ser do tipo que eu quero. Deêm uma olhada por favor:

http://www.astroshop.com.br/Telescopios.asp?CodProd=SKP15012EQ3-2
http://agenaastro.com/meade-8-lx90-acf-advanced-coma-free-telescope-uhtc.html     (O preço está em dólar, certo? Se sim, nem falem sobre ele.)
http://www.telescopios.net/ecommerce_site/produto_14955_7886_Telescopio-Sky-Watcher-Dobsoniano-TD-153mm-RF-6-Traditional-DOB6   (Eu não curto muito a montagem debsoniana, mas me falem oque acham dele).

Eu tenho uma pequena noção sobre oque é um telescópio f/5", f/8", mas poderiam me explicar oque significa?


Bom pessoal eu gostaria que me respondessem e que me digam sobre oque acham desses telescópios e se poderiam me indicar algum. Caso saibam de outros de 150mm ou maior com um preço de até R$2000,00(no máximo máximo mesmo) me indiquem por favor. Pra quem tem algum de 150mm me digam como vocês vêem as imagens e até onde conseguem ver. Eu não sei se devo esperar e juntar mais dinheiro e comprar um de R$3000,00. Eu gostaria de um 150mm no mínimo, quero novas experiências. Chega um tempo que corpos celestes não ficam tão emocionantes, então eu gostaria de observar nebulosas e aglomerados. Quero algo novo. O meu de 60mm já não me deixa tão contente quanto na época que eu o ganhei.

Agradeço a todos.

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Dúvidas na compra: Telescópio
« Responder #1 em: Agosto 08, 2015, 04:10:15 pm »
Olá Gabriel, tudo bem?
Olha, pelo k vejo, já tens bastante experiência para passar à fase seguinte.
Assim sendo, apresentas três telescópios distintos; o Newton de 6 polegadas da Skywatcher é o intermédio dos três, porque apesar de ser igual ao Dobson, a montagem faz muita diferença, principalmente se quiseres efetuar astrofotografia, em que uma montagem equatorial é imprecendível;
O Dobson é um telescópio do mais simples de utilizar, do maior e e mais barato que se consegue comprar, mas é limitado para fotografia, além de que se quiseres utilizar ampliações elevadas, para observar um objecto, torna-se irritante, porque como não tem motores para poder acompanhar o movimento desse objeto, tem que se estar constantemente a centrar a imagem.
O Schmitt-Cassegrain da Meade é o melhor dos três, mas por ser um telescópio composto,  que faz com que seja bastante curto, apesar de ter uma focal longa, é mais indicado para observação e fotografia planetária, apesar de também ser utilizado para fotografar objectos do céu profundo, tipo galáxias e nebulosas.É o mais caro, mas é o melhor.
Uma coisa que deves ter em atenção é o seu tamanho: já viste ao vivo este telescópio da Meade? Não é pequeno, e pode de alguma forma ser um problema.
Como funciona os F? Quando se designa um telescópio, por F/5 ou F/8, por exemplo, é uma forma de expõr a distãncia focal do telescópio. Para saber o F, simplesmente divide-se a distãncia focal do telescópio, pelo diãmetro da objectiva ou espelho, conforme o tipo de telescópio. Por exemplo, o telescópio que eu tenho, que é um refrator, é um F/5, porque a distãncia focal da objectiva é de 530mm, dividida pelo diãmetro de 106mm, igual a 5, entendes?
O que é importante saber é o seguinte: que tipo de fotografia queres fazer? Se fõr fotografia planetária, então convém ter um telescópio com focal longa. Porquê? Porque como os planetas são objectos brilhantes e relativamente próximos não são muito afetados pela poluição, e pode-se utilizar ampliações elevadas; se a intenção fôr fotografar objetos do céu profundo, tipo galáxias ou nebulosas, então convém utilizar um telescópio com focal curta.Porquê? Porque são objetos extensos e difusos, por isso é necessário ter um campo de visão amplo e o ter uma focal curta, faz com que o tempo de exposição para os fotografar seja o mais curto possível.
Caso se queira fazer um pouco de tudo, então, o mais indicado é um newton de 8 polegadas, com focal intermédia, tipo F/5 ou F/6.
Focais curtas, serão todas abaixo de F/4; focais longas, serão todas acima de F/7 ou F/8.
Todos os telescópios podem ser utilizados para qualquer tipo de fotografia, mas devido ao seu desenho òptico, uns são mais indicados para uma coisa que outros; por exemplo, imaginas um Newton de 8 polegadas com focal de F/10? Teria um tubo de tal forma longo e pesado, que seria preciso uma montagem enorme para o segurar devidamente, entendes?
Não sabendo o que pretendes fazer, será um pouco difícil indicar um telescópio, mas tendo uma idéia definida será mais fácil.
Dizes que ainda não está interessado em astrofotografia? Queres só observar, certo? Então provavelmente o Newton ou o Dobson serão mais indicados, com focal curta, já que também dizes que o teu interesse por agora é observar galáxias, nebulosas e enxames de estrelas.
Um abraço  :)
« Última modificação: Agosto 08, 2015, 04:14:24 pm por Emanuel »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Re: Dúvidas na compra: Telescópio
« Responder #1 em: Agosto 08, 2015, 04:10:15 pm »

Offline Gabriel Augusto

  • Astro-Novato
  • *
  • Mensagens: 2
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Dúvidas na compra: Telescópio
« Responder #2 em: Agosto 15, 2015, 02:03:04 am »
Bom dia Emanuel!
Muito obrigado pelas informações. Ainda não penso em fazer astrofotografias, não tenho um conhecimento amplo sobre o assunto e vou deixar isso pra daqui um tempo. Creio que ficarei com o debson mesmo, parece ser o melhor pra mim. Muito obrigado e até a próxima. :)

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Dúvidas na compra: Telescópio
« Responder #3 em: Agosto 15, 2015, 10:48:43 am »
Ora esa Gabriel, é um prazer poder ajudar.
Qualquer coisa, é só perguntar, k eu só não ajudo se não souber.
Um abraço  :)
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Re: Dúvidas na compra: Telescópio
« Responder #3 em: Agosto 15, 2015, 10:48:43 am »