Autor Tópico: Avaliação do telescópio Skywatcher Newtoniano 150mm  (Lida 4345 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Fábio Lima

  • Astro-Novato
  • *
  • Mensagens: 2
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Avaliação do telescópio Skywatcher Newtoniano 150mm
« em: Junho 12, 2017, 08:52:50 pm »
Olá amigos Lusitanos!

Estou iniciando no mundo da Astronomia e há duas semanas tenho procurado um telescópio para comprar. Tenho pesquisado bastante e já aprendi um bocado, especialmente neste forum, sobre que tipo de marca é interessante comprar e quais não são. Com isso já descartei marcas como a Toya, Skylife, etc. As marcas que cabem no meu orçamento são a Skywatcher e a Orion, porém esta última não é muito vendida por aqui, especialmente a Newtoniana, que é a que quero comprar. Com isso, sobrou a Skywatcher e gostaria de saber a opinião de vocês sobre este modelo em particular: http://www.telescopios.net/produto/telescopio-sky-watcher-refletor-150mm-bkp150750eq3-2/14865. Gostaria de saber se com a abertura de 150mm, luminosidade F/5 e distancia focal de 750mm é suficiente para ver planetas como Saturno, Júpter e Marte, se o tele é apropriado apenas para ver nebulosas e estrelas, ou se consigo ver ambos (planetas e nebulosas) com o mesmo telescópio. Achei o mesmo modelo num site da Alemanha, o Teleskop-Express, por aproximadamente 400 Euros, o que numa conversão direta dá R$ 1500,00. (Isso mesmo, só com impostos e lucro do importador, pagamos mais de 100% do valor cobrado na Europa  :'() A esse valor vcs recomendariam esse Telescópio? Ele não vem com as oculares Plossl, o que vcs acham desta que vem com ele? E quanto a montagem EQ3, suporta bem o peso deste tele específico?
Qualquer dica que puderem dar, eu agradeço!

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Avaliação do telescópio Skywatcher Newtoniano 150mm
« Responder #1 em: Junho 12, 2017, 10:16:13 pm »
Oi Fabio, tudo bem? Bem vindo ao forum.
Olha, pra começar, pooso dizer que fez muito boas escolhas de marcas, além da Orion e Skywatcher, eu também sugeria a Celestron, também Americana.
A Orion também tem bons reflectores, mas entre uma ou outra, eu optaria pela mais acessível, simplesmente pelo facto de que a origem das três mencionadas, são todas da Chinesa Synta, que é o maior fabricante mundial de telescópios para amadores.
Existem muitas marcas com esta origem, mas o controlo de qualidade da Skywatcher, da Orion ou da Celestron é melhor que a maioria, por isso tens menos chances de comprar um mau produto.
Em relação à Telescope service, eu recomendo vivamente, é o meu site de eleição para produtos astronómicos, mas para vocês, a importação pode ser um caso caro, não sei exactamente.
O 150mm não é mau, é bom telescópio para iniciação, o ter uma focal curta, é melhor para céu profundo e não tão bom para planetas, mas com uma boa barlow, consegue-se ver bem os principais planetas.
As oculares não são grande coisa, se tivesse pelo menos uma plossl, seria bem melhor, mas enfim, isto é algo que podes facilmente negociar no acto da compra.
A montagem é um pouco fraquinha, serve, mas se pudesse ser uma equatorial 5 , seria muito melhor.
Obviamente que tudo depende de quanto podes gastar.
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Re: Avaliação do telescópio Skywatcher Newtoniano 150mm
« Responder #1 em: Junho 12, 2017, 10:16:13 pm »

Offline Fábio Lima

  • Astro-Novato
  • *
  • Mensagens: 2
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Avaliação do telescópio Skywatcher Newtoniano 150mm
« Responder #2 em: Junho 12, 2017, 11:37:12 pm »
Obrigado pela pronta resposta Emanuel.
Tenho acompanhado o Forum e vejo que vc é o mais solícito em responder. Sem perguntar vc tirou uma dúvida que eu tinha, a que com uma Barlow eu poderia "consertar" o problema da distância focal curta não ver muito bem os planetas. Eu pesquisei o site que vc recomendou, mas realmente é difícil a importação para o Brasil, pois a taxa Alfandegária é de 60% e pedir para um amigo que esteja a passeio na Europa trazer um encomenda de mais de 1m de altura e 35kg, é forçar um pouco a amizade, rsrsrsrs. Mas quanto a acessórios, como oculares, Barlow, GoTo, etc, certamente irei comprar pelas suas bandas.
Obrigado novamente,
Abraço

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Avaliação do telescópio Skywatcher Newtoniano 150mm
« Responder #3 em: Junho 13, 2017, 09:49:40 pm »
Ora essa, é sempre um prazer para mim saber que pude ajudar!
Sempre que precisar é só perguntar, que eu só não ajudo se não souber.
Um abraço  :)
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Re: Avaliação do telescópio Skywatcher Newtoniano 150mm
« Responder #3 em: Junho 13, 2017, 09:49:40 pm »