Autor Tópico: Mais um rocky na astronomia... :)  (Lida 1886 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline nonnus

  • Astro-Novato
  • *
  • Mensagens: 4
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Mais um rocky na astronomia... :)
« em: Junho 29, 2017, 11:24:47 am »
Olá bom dia... já sou membro deste fórum quase à 10 anos e por incrível que pareça só "hoje" me vou aventurar no universo da observação astronómica. Claro, sempre fui fã deste assunto, sempre com ideias de comprar um telescópio, mas infelizmente sempre adiando por esta ou aquela razão, mas nunca desisti da ideia, até que chegou o dia.
Para meu 1º telescópio (mediante o orçamento disponível) a escolha recaiu para o Skywatcher Star Discovery 150P\750 AZ Goto. As razões, a 1ª já disse (€), depois escolher um tubo com uma abertura já razoável para iniciados e por fim a característica AZ Goto motorizado já que não tenho experiência de procura de objectos astronómicos o sistema computarizado me vai facilitar (https://www.youtube.com/watch?v=mhhs65AWdCk).
Também estão a caminho 2 filtros, um filtro lunar e outro filtro para poluição luminosa.
Bom, tendo em conta que a minha ideia tanto é explorar o espaço profundo como planetas, apesar de já ter lido alguma coisa sobre oculares e barlows (mas algumas dúvidas sempre prevalecem), tendo em conta que o máximo de potência de ampliação deste telescópio é de 300X, gostaria da vossa opinião para quais oculares seriam a melhor opção(upgrade) para tirar o melhor partido deste tubo tanto para espaço profundo como planetas.

Cumps... ;)
« Última modificação: Junho 29, 2017, 11:28:19 am por nonnus »

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Mais um rocky na astronomia... :)
« Responder #1 em: Junho 30, 2017, 09:35:44 pm »
Olá Nonnus, bem vindo ao forum.
Olha, eu começo por dizer que o telescópio que escolhe ate não foi má escolha, mas se calhar, em vez da montagem Az, deverias ter escolhido uma equatorial. A diferença não é para observação, mas sim , se mais tarde o quiseres utilizar para astrofoto. As montagens azimutais não são grande coisa para este fim, mas pronto...
Bom, sendo um F/5, é obviamente um telescópio para céu profundo. Para planetas, terás que utilizar uma boa barlow, que aumente um bocado a distãncia focal, para poderes observar os planetas mais próximos.
No geral, um 6 polegadas é um bom telescópio, portátil e fácil de manejar, ainda mais com o Go-to.
Não sei que oculares acompanham esse telescópio, se forem plossl são boas, se forem do tipo MA( modified achromatic) , então convém ter uma ou duas plossl, que são relativamente acessíveis, dependendo da marca e dos graus que consegue captar.
🙂
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Re: Mais um rocky na astronomia... :)
« Responder #1 em: Junho 30, 2017, 09:35:44 pm »