Autor Tópico: ESA TELESCOPE 225X da Loja Imaginarium  (Lida 4365 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Takuara

  • Astro-Novato
  • *
  • Mensagens: 2
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
ESA TELESCOPE 225X da Loja Imaginarium
« em: Outubro 02, 2017, 10:36:01 am »
Boas,
O meu filho (6anos) recebeu um telescopio de presente igual ao que esta no link abaixo:

https://www.imaginarium.pt/telescopio--esa-telescope-225x-60955.htm

É a primeira vez que tenho contacto com um objecto destes, andei a ler algumas coisas por aí, mas não consegui perceber o que poderei ver com isto.

A lua consigo ver com algum detalhe, mas nada mais que isso, planetas nem vê-los, uma das lentes barrow 3x que vem como acessório, nao sei como utilizar.. quando a coloco nem a lua consigo ver.

Será que alguem me pode ajudar?

Obrigado

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: ESA TELESCOPE 225X da Loja Imaginarium
« Responder #1 em: Outubro 02, 2017, 10:19:55 pm »
Olá Takuara,bem vindo ao forum.
Bem,  não sabendo quem ofereceu esse telescópio, tenho que infelizmente lhe dizer que comprou banha da cobra, como se costuma dizer.
Eu explico:
Esse telescópio em concreto, mesmo eu não conhecendo essa marca, tem tudo de errado. O primeiro sinal que indica que é mau, é ser anunciado como um telescópio que amplia muito. 225X num telescópio com uma objectiva/lente com um diãmetro de 50mm, é como dizer que um Fiat Punto pode atingir os 300 km/h. Não dá, né? 

As leis da física simplesmente não o permitem. Para calcular o máximo que uma objectiva pode ampliar é multiplicar o diãmetro dela por 2,4X , se o diãmetro fôr dado em milímetros, ou então multiplicar por 40 ou 50 X, se o diãmetro da objectiva ou espelho, conforme o tipo de telescópio, for dado em polegadas.
Isto significa que esse telescópio só pode aumentar até um máximo de 120X ( 50X2,4=120 ). Em noites muito boas e límpidas, talvez se possa ir um pouco mais, mas não é aconselhável.

Outra das coisas que também indicam que é mau telescópio, é a montagem dela ( o tripé). A montagem, ao contrário do que algumas pessoas pensam, é o elemento mais importante. Deve ser sempre comprada a pensar na estabilidade que vai proporcionar, quando se está a observar e mais ainda se for utilizada para fazer fotos dos objetos do céu. Por isso mesmo, o telescópio que se irá utilizar nessa montagem, deverá ser sempre 3/4 da capacidade de peso dela, para evitar que ao observar, qualquer vento ou brisa, ou então algum toque acidental, faça com que ela trema por todo o lado, e consequentemente,também  o objecto que estivermos a observar.

Mais um indício da fraca qualidade dela: as oculares e a barlow. A de 4mm e a de 12,5mm devem ser do tipo R ( Ramsden) ou então um desenho um pouco melhor, mas mesmo assim fraquinhas. A Barlow de 3X, não ajuda nada. Ela utiliza-se assim: coloca-se no porta oculares e depois dentro dela uma das oculares.

 O que ela faz é aumentar a distãncia focal do telescópio ( que é a distãncia que vai da lente até ao ponto em que a luz fica focada num ponto, tal como uma lupa quando se utiliza para queimar papel), e como é de três vezes, aumenta os 300mm que o telescópio tem, para 900mm. Porque não consegue ver nada ou quase nada? Porque como o máximo que se deve utilizar nesse telescópio é de 120X, se se exagerar na ampliação, a imagem fica tão escura que não se vê nada de jeito. A ampliação de uma objectiva ou espelho, é proporcional à àrea do mesmo, isto significa que quanto maior a àrea, mais luz consegue captar e mais ampliação se pode utilizar.

Pode-se ver bem a Lua, e dos planetas, Júpiter consegue-se ver com as 4 luas principais, se bem que o planeta parece uma bolinha pequena. Saturno consegue-se ver com o anel, muito pequeno, mas dá para perceber que tem um anel. Vénus consegue-se ver as fases, que tem, tal como a Lua. E depois consegue-se ver alguns objectos do céu profundo, tal como enxames de estrelas . Em relação ao Sol, muito cuidado, o aconselhado é projectar a imagem do Sol numa cartolina branca e nunca olhar directamente na ocular. Com um filtro próprio tudo bem, mas todo o cuidado é pouco. Normalmente só se erra uma vez, a primeira e a ùltima, porque a cegueira pode ser permanente. Eu, por exemplo, já não observo o Sol, praí à uns 20 anos, ou talvez mais.

Em resumo, esse telescópio tem todos os ingredientes de ser um telescópio para criança, mas na prática é mau para a observação astronómica. Se foi oferta, tudo bem, costuma-se dizer que a cavalo dado, não se olha aos dentes, agora se foi uma compra , foi mesmo má escolha, pode até influenciar pela negativa, um interesse na Astronomia.
Se a minha explicação não tiver sido clara, por favor diga, que eu tento de outra forma.
 :)
« Última modificação: Outubro 02, 2017, 10:29:59 pm por Emanuel »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Re: ESA TELESCOPE 225X da Loja Imaginarium
« Responder #1 em: Outubro 02, 2017, 10:19:55 pm »

Offline Takuara

  • Astro-Novato
  • *
  • Mensagens: 2
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: ESA TELESCOPE 225X da Loja Imaginarium
« Responder #2 em: Outubro 07, 2017, 10:32:35 am »
Muito obrigado pelo trabalho de tanta escrita, para algo com tao pouco valor :) , acho que fiquei esclarecido.
Mas já agora gostava de ouvir algumas opinioes em que posso investir até 200€ para conseguir uma observaçao razoavel/boa. Obrigado

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: ESA TELESCOPE 225X da Loja Imaginarium
« Responder #3 em: Outubro 08, 2017, 11:52:05 am »
Ahhhh, não tem problema, não. Eu é que falo muito.  ;D

Bem, 200 eurinhos?
Se a compra for aqui na Europa, a Telescope service tem boas opções, mas para ter um bom telescopio, novo, se calhar eu faria como fiz com um dos primeiros telescopios que tive. Comprei a parte òtica primeiro e mais tarde comprei a montagem. Demora é mais tempo.
Com esse orçamento, a melhor opção é procurar no mercado de usados. Normalmente. Os astrónomos amadores são muito cidadosos com o equipamento, e encontra-se muito bom material a uma fracção do preço original.
Uma excelente escolha é um Newton de 6 ou 8 polegadas, e bastante bom para observação de uma forma geral, mas 200 euros não é suficiente para o telescópio completo, montagem e òtica, mas no mercado de usados acho que se pode encontrar.
Nos Estados Unidos, de certeza absoluta, é só consultar o Astromart.com. Mas os USA são provavelmente a maior comunidade astronómica do planeta .
É tudo uma questão de procura  :)
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline Guilherme de Almeida

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Principiante
  • *****
  • Mensagens: 316
  • Karma: +6/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • artigosediversos
Re: ESA TELESCOPE 225X da Loja Imaginarium
« Responder #4 em: Dezembro 17, 2017, 08:47:19 pm »
Caro Takuara
Usado dentro dos seus limites técnicos, esse telescópio (apesar de inevitavelmente limitado) pode dar muitas alegrias ao seu filho e a si próprio.
Primeiro, não o use com mais de 100x. E nas primeiras observações com o seu filho, não vá além das 50x. Com baixas amplificações, a observação interpreta-se melhor por quem não está habituado. Não se esqueça de alinhar o buscador
É preciso conhecer o céu a olho nu para explorar devidamente um telescópio. Ode estão os planetas para apontar o telescópio para eles? Como os distinguir a olho nu?
Evite usar a lente de Barlow, que leva a amplificações irrealistas.

Muito haveria a dizer, que não cabe num post. Mas o meu livro "Telescópios" dar-lhe-á respsota a tudo isso e muito mais:
Foi para todas essas questões e muitíssimas outras que, entre os livros de que sou autor, escrevi e publiquei a obra "Telescópios", que pode ver aqui:
https://www.platanoeditora.pt/?q=C/BOOKSSHOW/15
E mais dados aqui:
Apresentação do livro: http://www.astrosurf.com/re/telescopios.pdf
Índice do livro: http://www.astrosurf.com/re/indice_telescopios.pdf
Introdução do livro: http://www.astrosurf.com/re/introducao_telescopios.pdf   
Capa e contracapa: http://www.astrosurf.com/re/capa%20final_telescopios_small.jpg

Boas observações
Guilherme de Almeida
https://www.platanoeditora.pt/?q=N/AUTHORSHOW/861&maid=292
Guilherme de Almeida

Re: ESA TELESCOPE 225X da Loja Imaginarium
« Responder #4 em: Dezembro 17, 2017, 08:47:19 pm »