Autor Tópico: Turistas com os olhos postos no céu(Astrónomo sofre)  (Lida 1356 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Iridium

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 84
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Turistas com os olhos postos no céu(Astrónomo sofre)
« em: Setembro 26, 2006, 11:40:51 pm »
Astrónomo sofre...Ora vejam lá este artigo  :lol:

Turistas com os olhos postos no céu


Cristiano Pereira

É noite na Praia de Mira e pela marginal junto ao oceano deambulam famílias de emigrantes, turistas e campistas em férias. Há algo que cativa a atenção e provoca um ajuntamento: é um telescópio apontado ao céu. David Nunes, astrónomo amador, vai explicando ao povo aquilo que se pode ver no espaço imenso. À vista desarmada, o planeta Júpiter não passa de um pequeno ponto branco. Mas quando se lhe aponta o telescópio, o planeta ganha outra dimensão e até é possível observar quatro das suas luas. "É um planeta extremamente luminoso", frisa o astrónomo.O povo não quer perder o espectáculo e faz fila. "Aquilo é Júpiter? Como é que você sabe que aquela bolinha é Jupiter?", pergunta o homem bastante desconfiado e com ar de gozão. O astrónomo explica-lhe que existem formas que nos indicam o exacto local de cada planeta. Mas o homem não se convence e sai de lá a rir-se bastante. David encolhe os ombros. Está habituado a este tipo de reacções. Ou a outras bem piores: "Há gente que me tenta convencer que o homem nunca foi à lua e no outro dia esteve aqui um senhor a dizer-me que não é a Terra que orbita à volta do sol mas que é o sol que orbita à volta da Terra - ele dizia que tinha lido isso em livros antigos; eu tive que lhe dizer para comprar uns livros novos porque essas teorias já foram alteradas". O astrónomo conta ainda outro episódio curioso: "Uma noite estava aqui sozinho e aparece-me a brigada da GNR de G3 em punho. Perguntaram-me o que é que eu estava a fazer e eu disse que estava a observar estrelas". Os agentes da autoridade serviram-se do material: "Pediram-me para apontar o telescópio para um barco ao fundo porque estavam desconfiados que descarregavam qualquer coisa".

A fila para o telescópio é cada vez maior. Algumas pessoas não se inibem em apoiar o corpo no telescópio, desviando-o completamente de Júpiter. Com muita paciência, o astrónomo volta a colocá-lo no sítio. "Daqui por um bocado vamos apontar para um enxame de estrelas e, mais tarde, para a Lua", anuncia. "As crianças adoram ver a Lua toda esburacada com as crateras", prossegue. Mas há outra coisa que faz furor junto da criançada: uma espécie de caneta-lanterna que projecta um raio laser verde lembrando vagamente uma espada de um Jedi. O objecto tem o seu encanto. Sempre que o astrónomo o aponta para uma estrela ou um planeta, cria-se a ilusão de que o raio chega a tocar no espaço. Os putos adoram e querem brincar com o laser.

David Nunes chegou há poucos dias da NASA. Com ele levou dois jovens da zona Centro para um curso de formação no International Space Camp. E veio de lá maravilhado: "Construímos foguetões com as crianças, frequentámos workshops para compreender o sistema de propulsão do Space Shutle, simulámos várias missões e fizemos voos de gravidade zero nos quais durante 20 segundos estivemos a flutuar dentro do avião".

Fonte: Jornal de Noticias
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Iridium »
Espaço...
A ultima fronteira...

º

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #1 em: Setembro 27, 2006, 12:30:40 am »
oo.. oo.. oo..  um Sabre de Luz!!.. :)
Não tenho essa experiencia de contactar com um maranhal de curiosos, mas certamente também tem o seu lado menos cansativo e recompensador! :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

(sem assunto)
« Responder #1 em: Setembro 27, 2006, 12:30:40 am »