Autor Tópico: Filtro para Deep Sky  (Lida 9059 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Filtro para Deep Sky
« em: Maio 09, 2006, 12:10:01 pm »
Boas.
Está nos meus planos adquirir a médio/curto prazo um filtro q melhore a performance em deep sky.
No fundo, gostaria de um bom produto p realçar os detalhes mais ténues das nebulosas, galáxias, etc. Ouço mt falar dos O-III e dos UHC mas pela pesquisa q fiz na galáctica, encontrei alternativas mais acessíveis (a metade do preço), como a Sirius Optics Nebula - NEB1 1.25, a Sirius Optics Contrast Enhancement - CE1 1.25. Tendo em conta q o local onde me encontro (vila) tem uma poluição luminosa bastante moderada,, qual seria a melhor opção p mim? Será q vale a pena gastar o dobro nos conceituados filtros q referi primeiramente ou as alternativas não ficam mt atrás?
Agradeço desde já.
Cumps :wink:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #1 em: Maio 09, 2006, 03:07:47 pm »
Filtro visual, certo?
Eu não tenho muitos conhecimentos de filtros e afins, então para visal ainda menos.. Tenho visto umas comparacoes entre lumicons, baader, astronomik, e os Lumicon e astronomik sao muito bons.. Mas as comprações que vi são com gráficos que ilustram as transmissões e tal.. aquilo é mais virado para astrofotografia..  Por isso, para visual não faço ideia..

Em geral um olho é menos sensivel do que uma película com umas horas de exposição, portanto acho que um filtro visual tenha que deixar passar mais luz (banda mais larga) que um filtro para astrnomia. Em geral, e em especial para astro-fotometria, o que se quer até é banda muito estreita, para isolar uma dada frequência (estes são mais caros e duram menos tempo).

Portanto filtros para visual e fotografia são líquidos diferentes..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

(sem assunto)
« Responder #1 em: Maio 09, 2006, 03:07:47 pm »

Offline joao marum

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 388
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #2 em: Maio 10, 2006, 12:09:32 am »
Olá. Tal aqui com o amigo Fil, eu não tenho muita experiencia com diferentes filtros. No entanto posso dar umas luzes. Os filtros de poluição luminosa bloqueam certos comprimentos de onda enquanto que deixam passar outros. Isto quer dizer que bloqueam a maior parte da poluição luminosa e deixam passar os comprimentos que interessam. No entanto, objectos como as galaxias e os enxames, emitem em espectro contínuo, pelo que os filtros de poluição luminosa não o vão ajudar muito. Onde os filtros realmente ajudam é nas nebulosas, pois estas só emitem em certos comprimentos de onda. O que os filtros fazem no fundo é escurecer a imagem mas aumentando o contraste por bloquearem mais a luz que não interessa. Isto faz com que a nebulosa se destaque mais contra o fundo preto.
Eu tenho um filtro de banda larga: Orion skyglow.
Os filtros de banda larga não têm uma acção tão agressiva no bloqueio à poluição luminosa, pelo que não dão um aumento de contraste tão grande em nebulosas como os filtros de banda estreita ou os de linha ( OIII por exemplo). No entanto os filtros de banda larga não bloqueam tanto a luz das estrelas que estão no campo, podendo dar por isso imagens mais agradáveis, enquanto que o OIII por exemplo bloqueia quase totalmente a luz das estrelas mas pode aumentar mais o contraste das nebulosas. É uma questão de prós e contras. Qualquer filtro que compre, irá verificar que o filtro ajuda mais ou menos consoante o objecto. Alguns objectos em que eles ajudam bastante são por exemplo a nebulosa do véu e a nebulosa américa do norte ( esta ultima então, se não tiver um céu muito escuro, pode passar de invisivel sem filtro para bem visivel com filtro)
Espero que tenha ajudado. Se alguma afirmação não está correcta, não me hesitem em corrigir.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por joao marum »
------------------
João Marum
GOAAA

Offline andrehss2006

  • Mensagens: 4
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.vibeflog.com/ANDREHSS2006
Re: Filtro para Deep Sky
« Responder #3 em: Maio 10, 2006, 01:22:28 am »
Citação de: "PauloSantos"
Boas.
Está nos meus planos adquirir a médio/curto prazo um filtro q melhore a performance em deep sky.
No fundo, gostaria de um bom produto p realçar os detalhes mais ténues das nebulosas, galáxias, etc. Ouço mt falar dos O-III e dos UHC mas pela pesquisa q fiz na galáctica, encontrei alternativas mais acessíveis (a metade do preço), como a Sirius Optics Nebula - NEB1 1.25, a Sirius Optics Contrast Enhancement - CE1 1.25. Tendo em conta q o local onde me encontro (vila) tem uma poluição luminosa bastante moderada,, qual seria a melhor opção p mim? Será q vale a pena gastar o dobro nos conceituados filtros q referi primeiramente ou as alternativas não ficam mt atrás?
Agradeço desde já.
Cumps :wink:


olá Paulo, já pesquisou o Ultrablock da Órion, conheces?, fiz uma grande pesquisa aquí no Brasil e encomendei esse para meu tele.

abraço,

André
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por andrehss2006 »
"o verdadeiro truque para a vida não é saber tudo e sim, o mistério...."

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #4 em: Maio 10, 2006, 10:02:59 am »
Boas.
Obrigado pelas respostas. Estou a tirar todas as informações importantes antes de me decidir. Não tenho pressa em adquirir o filtro. Só quero ter a certeza q faço a melhor compra. Eu sei q há sempre prós e contras em qq filtro. Resta decidir qual o melhor pró :)

Citação de: "andrehss2006"
olá Paulo, já pesquisou o Ultrablock da Órion, conheces?, fiz uma grande pesquisa aquí no Brasil e encomendei esse para meu tele.

Sim, já li a respeito desses filtros. Sei q é um filtro de PL q aumenta o contraste em nebulosas de emissão.
Assim q a receber não hesite em postar a sua opinião pq estou curioso.
Cumps
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Offline Keyser

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 210
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Filtro para Deep Sky
« Responder #5 em: Dezembro 19, 2007, 08:13:44 pm »
Estou a pensar comprar o filtro Orion skyglow Broadband, para um ETX-70, será que valera a pela, alguem já tentou??

Será que vou ter alguma melhoria com um telescópio com a abertura tão pequena ??
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Newton 8" para Astrofotografia + Refractor 70mm Acromático Guia
EQ5 Dual Axis
ETX-70
Canon 450D + Phillips SPC900NC

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: Filtro para Deep Sky
« Responder #6 em: Dezembro 19, 2007, 10:02:25 pm »
Citação de: "Keyser"
Estou a pensar comprar o filtro Orion skyglow Broadband, para um ETX-70, será que valera a pela, alguem já tentou??

Será que vou ter alguma melhoria com um telescópio com a abertura tão pequena ??

Olá Keyser. Eu usei um filtro relativamente "agressivo", um Lumicon OIII, num ETX70 e a melhoria é significativa para a maior parte das nebulosas e até mostra algumas pequenas nebulosas planetárias que são totalmente invisiveis sem o filtro. Um "broadband" concerteza que terá algum efeito, mais subtil, mas deverá manter a cor globalmente mais natural do que o tom fortemente esverdeado causado pelo filtro OIII. Era bom experimentares primeiro se conseguisses...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Re: Filtro para Deep Sky
« Responder #6 em: Dezembro 19, 2007, 10:02:25 pm »